Vem aí

Prévia: Nove meses, dois jogos, um sentimento: a ansiedade explosiva por Pokémon X/Y (3DS)!

A Prévia é escrita a partir do instante que um jogo foi anunciado e se tem uma boa quantidade de detalhes do mesmo: assim é possível disse... (por Fellipe Camarossi em 03/10/2013, via Nintendo Blast)

A Prévia é escrita a partir do instante que um jogo foi anunciado e se tem uma boa quantidade de detalhes do mesmo: assim é possível dissertar sobre como ele será. Considerando isso, tenho certeza de que poderia fazer uma Prévia de Pokémon X/Y (3DS) por mês desde o seu lançamento e todas elas seriam diferentes, graças ao excelente trabalho da Game Freak em deixar as informações fluírem aos poucos para o público. Bem, enfim é chegada a hora de juntar tudo que nos foi apresentado. E valeu a pena esperar tanto.

Novo mundo de aventuras

O continente de Kalos. Baseado na França mais ou menos como Unova foi inspirada em Nova Iorque, ele é o segundo da linhagem a não ter referências em uma região específica do Japão, mas parece ainda mais promissor que seu antecessor. O mapa diversificado e sem rotas pré-determinadas já traz um ar de liberdade, podendo seguir seu caminho sem ficar preso na linearidade (que tanto atormentou os treinadores da quinta geração).

Sério, olha que confusão de mapa!
Uma aproximação no mapa e chegamos a Vila Vaniville, um lugar isolado e simplório nas extremidades de Kalos. Se você já é fã da série, sabe onde quero chegar: aqui começamos nossa aventura. Diferente das outras histórias até hoje, nosso protagonista não vai iniciar sua jornada sozinho, já que tem um verdadeiro grupo de amigos interessados em desbravar o mundo e perseguir seus objetivos. Inclusive, foi revelado que o personagem principal receberá seu primeiro pokémon de um dos companheiros! A questão é como isso vai funcionar e quais serão os iniciais de seus amigos – visto que são três Pokémon para um grupo de cinco pessoas.

“Mas e o professor?” você deve perguntar se já jogou qualquer outra versão de Pokémon até hoje, e aqui vai o choque: ele aparece e te dá um monstrinho, mas não da região de Kalos. Os nostálgicos vão enlouquecer, pois ganharão do professor Sycamore um dos iniciais de Kanto, da primeira geração! Bulbasaur, Charmander ou Squirtle, escolha um deles e se aventure com seus companheiros por uma região totalmente nova!

Mesmo com este detalhe retrô, a ambientação e o visual estonteante de Kalos fazem até o mais conservador dos treinadores querer provar do que essa geração é capaz. Dos personagens aos cenários, a arte impecável e o design dentro e fora das batalhas levaram a série para outro nível – e é claro que as novidades não param por aqui, pois Pokémon sem inovação não é Pokémon.

A franquia evolui

Sylveon, praticamente
símbolo do Fairy-type.
Vamos começar pela maior polêmica de X/Y que balançou o mundo durante a E3 deste ano: tipo Fairy (“Fada”) confirmado. Após mais de dez anos sem nenhuma alteração no delicado equilíbrio dos elementos Pokémon – sendo a última mudança a adição dos tipos Dark (“Noturno”) e Steel (“Metálico”) –, enfim temos algo novo. Um décimo oitavo tipo que veio para trazer a ordem ou o caos, depende do ponto de vista. Estrelado pela nova evolução do Eevee, Sylveon, a classificação que, comprovadamente, tem vantagem contra o tipo Dragon (“Dragão”) vai ser mostrada em diversos monstrinhos das antigas gerações, como Gardevoir, Marill e Jigglypuff.

Haverá muitas chances de testar os novos tipos, já que temos mais dois modos de combate em X/Y: as Horde Battles e as Sky Battles. A primeira, até então só comprovada contra Pokémon selvagens, permite ao treinador enfrentar cinco adversários simultaneamente com apenas um monstrinho, sendo um desafio e tanto até para os mais experientes. Já a segunda é um estilo de luta exclusivo para Pokémon voadores e similares (os que têm Levitate, “Levitação”) e acontece somente no ar. Ainda não se sabe ao certo como estas formas de combate serão exploradas, mas é uma excelente oportunidade para testar suas MegaEvolutions.

Não, você não leu errado e essa Prévia não é de um jogo da franquia Digimon. MegaEvolutions são a nova mecânica introduzida em X/Y . Elas permitem aos monstrinhos que estejam segurando Mega Stones, ganhar uma nova forma, mais poderes, habilidades e até tipos, mas somente enquanto estão no combate. Para isso o treinador precisa ativar a Mega Stone com um bracelete chamado Mega Ring, que entra em ressonância com o monstrinho; esse vínculo faz o Pokémon mudar de forma. É sério, não se trata de uma Prévia de Digimon.

Mas já que mencionamos a palavra “vínculo”, permita-me apresentá-los ao Pokémon-Amie, a última das novas mecânicas apresentadas até então para Pokémon X/Y. Semelhante à interação com os Dream Eaters de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS), este modo permite aos treinadores brincarem com seus Pokémon, os alimentarem e aumentar a ligação com seus parceiros. Apesar de parecer trivial, há indícios de que essas interações vão influenciar em combate, como chances de evasiva, acertar golpes críticos, se livrar de status anormais e alguma relação com as MegaEvolutions. Porém ainda não há nada confirmado e teremos de aguardar o lançamento do jogo para verificar isso. Espero que a ansiedade não nos mate.

"Quem merece uma MegaEvolution? É você! É você sim Dunsparce!"

Atendendo a todos os gostos

Digo e repito: a Nintendo, Game Freak e Pokémon Company fizeram um trabalho excelente em levantar a empolgação de seu público no decorrer dos últimos meses. A princípio achei que anunciar um jogo novo com tanto tempo de antecedência faria a chama esfriar, mas eu devia saber que os criadores do Charizard só a aumentariam cada vez mais. Soltando informações aos poucos, a interação com o público foi excelente.

Através dos Nintendo Directs e Pokémon Directs, as empresas se aproximaram da audiência com sua política de “Direct To U” (“diretamente para você”) e fizeram uma legião de fãs aguardar ansiosamente pelos próximos comunicados. A divulgação em redes sociais e a interatividade com o público-alvo marcaram a campanha de marketing para X/Y, e com certeza renderam ótimos frutos.

Isso aí Iwata!
Triste porque apenas o Japão estava recebendo versões especiais do 3DS? Não se preocupem, vocês vão ganhar também! No Pokémon Direct de novembro, foram confirmadas duas versões especiais do 3DS XL para o resto do mundo, nas cores vermelho e azul. Além de uma cor a mais do que a versão japonesa, estes foram lançados em 27 de Setembro, bem antes que no Oriente. Mas diferente de lá, os aparelhos não vêm com jogos já instalados.

E claro, precisa haver uma forma de migrar seus monstrinhos entre as gerações sem as costumeiras “frescuras” das anteriores, minigames para a passagem dos Pokémon. Quem utilizou Pokémon Box: Ruby & Sapphire (GC) vai se adaptar, pois será lançado o Pokémon Bank, um aplicativo para 3DS com estocagem de monstrinhos e espaço para três mil (!) monstrinhos. Permitindo inclusive transferir para lá seus parceiros de Pokémon Black/White (DS) e Pokémon Black 2/White 2 (DS)! O único contra é que o programa terá uma taxa anual, mas haverá um período gratuito para quem só quiser mover os velhos companheiros ao novo jogo.

Mas ainda temos que pegar e ser dos mestres o melhor!

Se mesmo depois de tudo isso você não ficou com as expectativas lá na Torre Eiffel, eu não sei o que mais o animaria. Pouco a pouco essa chama foi alimentada, em doses certas e esporádicas, ao ponto de conseguirmos muitos indícios sobre o título, nos empolgarmos com ele e sem revelar informações cruciais quanto a história e desenvolvimento do jogo. Mesmo após nove meses, a ansiedade apenas aumentou e a expectativa cresceu; Pokémon conseguiu ensinar para os homens como uma mulher grávida se sente.

Agora é esperar pacientemente – mesmo que com um esforço descomunal – pelo lançamento do que pode ser uma nova página na história da franquia. E nos sentirmos novamente como treinadores iniciantes, aprendendo tudo de novo, buscando todos eles e lutando para sermos os melhores. Que venha X/Y!


Pokémon X/Y (3DS)
Desenvolvimento: Game Freak
Gênero: RPG 
Lançamento: 12 de Outubro
Expectativa: 5/5
Revisão: Bruna Lima
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google