Stage Select

Conheça melhor o Castelo da Princesa Peach, lar da realeza do Reino do Cogumelo

Mesmo não sendo o fã mais ávido dos jogos do Mario, é muito improvável que você nunca tenha visitado ou sequer ouvido falar de... (por Anônimo em 08/12/2013, via Nintendo Blast)

Mesmo não sendo o fã mais ávido dos jogos do Mario, é muito improvável que você nunca tenha visitado ou sequer ouvido falar de tal local. Com uma identidade visual e sonora inconfundível, é praticamente impossível não reconhecer essa estrutura, seja onde ela estiver. E como um símbolo de ostentação do Reino do Cogumelo e servindo como um gigantesco alvo apontando para a Princesa Peach em todas as tentativas de raptá-la por parte de Bowser, o Castelo da Princesa Peach é a localização primordial e o ponto de encontro óbvio para qualquer atividade que Mario e sua turma planejem, desde corridas à partidas de tênis. Descubra mais do ilustríssimo lar que tem a honra de abrigar a realeza do Reino do Cogumelo e vossa majestade, a Princesa Peach!

Nasce um ícone de pedra e tijolos

Até meados de 1996, o Castelo da Princesa Peach nunca fora explicitamente e detalhadamente mostrado em algum jogo da série Mario. Até mesmo spin-offs que hoje são recorrentes em incluir essa localidade como referência utilizavam versões inventadas e pouco consistentes do que realmente representaria o palácio real do Reino do Cogumelo.

Com o lançamento da tecnologia tridimensional do Nintendo 64, o universo de Mario pôde finalmente se enriquecer de detalhes. E não é por menos que o foco principal de Super Mario 64 era, pela primeira vez na franquia, a exploração interativa e imersiva do próprio castelo que servia de moradia para a querida Princesa Peach. Mas o que faz a representação do castelo em Super Mario 64 ser considerada a “oficial”, descartando as antigas tentativas de alusão a esse importante cenário?

A versão de Super Mario 64 do Castelo da Princesa Peach facilmente se tornou o padrão para a série, sem dúvida, pela fantástica impressão imersiva e exploratória que nos causou lá de volta à 1996, quanto por sua identidade icônica marcante. Não era nem necessário jogar Super Mario 64 para entender que o castelo tinha por posse a princesa do Reino do Cogumelo, já que o vitral em sua frente indicava a feição da bela dama, o que fez com que o prédio de cinco torres no telhado logo se tornasse um cenário de fundo estampado em quase todas as aventuras de Mario.

A primeira aventura tridimensional do encanador foi enriquecida pelo vasto ambiente expansivo do castelo

Entre, fique à vontade!

Mesmo com tantas referências em tantos jogos e títulos diferentes da série, o Castelo da Princesa Peach ainda não é muito bem definido e padronizado em seu interior. Até hoje, existem poucos jogos que possam nos esclarecer melhor como de fato é a moradia da princesa e seus súditos-cogumelos. Para isso, usaremos as duas melhores e mais detalhadas referências que o castelo já teve: A de Super Mario 64 e a de Paper Mario, também para o Nintendo 64.

A versão de Super Mario 64, apesar de ser a mais referida em todos os outros jogos com o bigodudo, lembra muito mais um museu em seu interior. Talvez tenha sido uma obra de Bowser ao ter conquistado as Power Stars que protegem o palácio, mas o fato é que todo o castelo é composto de grandes corredores, escadarias e, na maior parte, salas vazias com quadros. Salas “normais” como cozinha ou quartos não podem ser vistos, possivelmente por interferência do vilão monstruoso. Apesar disso, é possível identificar importantes áreas do castelo, como o jardim de quintal, o porão com vazamentos e a mística sala do relógio, no topo da torre central. O remake para o portátil Nintendo DS, o Super Mario 64 DS, fez algumas mudanças significativas, como nos revelar onde fica a sala de recreação da princesa e adicionar alguns segredos extras pelo castelo já bem cheio deles, mas ainda assim não nos explica, por exemplo, a utilidade de existir, em seu castelo, uma sala com quatro portas, uma para cada protagonista da versão portátil. Quem sabe a princesa é tão atenciosa a ponto de ter construído um quarto de visitas particular para cada um de seus principais hóspedes?

O salão principal também é característico por sua grande escadaria e sua decoração peculiar
Já em Paper Mario, a aparência icônica exterior é reduzida e simplificada, mas o interior sofre mais alterações. O castelo, apesar de ainda ser enorme e ter salas e corredores expansivos, mostra locais comuns de vivência como a cozinha, o quarto da princesa, almoxarifados, bibliotecas e o que mais você imaginar que uma regente de um reino de fungos precisa em seu retiro. A própria princesa, em certa parte da espera pelo seu resgate pelo herói de papel, decide comparecer à cozinha para assar um bolo. Nesse jogo, também não é possível encontrar o fosso que circunda o castelo, um elemento que continua inconsistente até agora, nos jogos mais recentes. Aqui também é possível acessar as terras do castelo diretamente a pé pela capital do Reino do Cogumelo, a Toad Town, um padrão que veio a ser seguido posteriormente nos principais jogos da franquia, como em Super Mario Galaxy, por exemplo.

Mesmo no redesign de Paper Mario, os elementos principais do salão central se mantiveram

Um é pouco, dois é bom…

E três é muito mais do que as vezes que o Castelo de Peach já apareceu em suas diferentes formas espalhados em diversos spin-offs ou aparições na série principal. Sendo realocado diversas vezes para pistas de corrida, quadras de tênis, campos de golfe e o que mais vier na telha da princesa do Cogumelo, a teoria mais aceita pelos estudiosos do “Marioverso” é de que a princesa é tão rica que pode construir quantas réplicas de seu castelo ela quiser. Afinal, quem não teria todo esse dinheiro em um mundo onde moedas brotam de tijolos? Confira algumas das diversas versões do castelo pela franquia:
  • Na série New Super Mario Bros., o castelo aparece novamente distante e remoto de qualquer civilização, e não aparenta ter seu fosso de água e muito menos a notável cachoeira ao seu lado. Desde a primeira versão de DS, o castelo se tornou a paisagem principal do World 1-1 dessa série de plataforma. A única exceção a isso é em New Super Mario Bros. U, onde o enredo nos leva a começar a aventura longe do castelo.
New Super Mario Bros. Wii
  • Em Super Mario Galaxy, o castelo volta a ter seu fosso, sua cachoeira e diversos elementos herdados de Super Mario 64. Ele também agora tem uma varanda onde antes havia o vitral da princesa. Suas torres são um pouco mais rebaixadas, assimilando-se mais à estrutura de Paper Mario. Outra influência de Paper Mario é que, mesmo com tantos elementos de Super Mario 64, o castelo também se encontra conectado com uma parte de Toad Town, o que o torna uma das representações mais híbridas do local até hoje.
Super Mario Galaxy
  • A série Mario Kart conta com a presença do castelo em diversas formas e tem o maior número de redesigns de sua estrutura. A primeira aparição, em Royal Raceway de Mario Kart 64, mantinha a aparência idêntica à de Super Mario 64. Em Mario Kart: Super Circuit, a influência dessa vez foi trazida puramente de Paper Mario, onde é possível vê-lo até mesmo nos céus de Rainbow Road sob as “costas” do castelo de Bowser. Em Mario Kart: Double DashMario Kart DS e Mario Kart 8, o circuito dá uma volta no castelo, enquanto o Mario Circuit de Mario Kart 7 chega até mesmo a entrar no castelo. Já em Mario Kart Wii, a influência de Paper Mario se mantêm no aspecto da conexão com Toad Town, vila por onde o Mario Circuit dessa versão também atravessa.
Mario Kart 7
  • Quase todas as festanças de Mario em Mario Party também já incluíram o castelo de alguma forma. Em Mario Party 2, ele marca presença no tabuleiro Mystery Land e em Mario Party 3, serve como o menu principal do jogo. Em Mario Party 4, 7 e 9, ele aparece durante custscenes de introdução ou de vitória e em Mario Party 5 e 8 o castelo é visto durante certos minigames.
Mario Party 3
  • Nas aventuras de Mario ao lado de seu irmão Luigi na série Mario & Luigi, o castelo varia em sua importância. Em Superstar Saga, ele aparece apenas no início do jogo. Já em Partners in Time, ele é usado como uma área central, assim como em Super Mario 64. Em Bowser’s Inside Story, ele é uma das áreas finais dominadas pelo vilão.
Mario & Luigi: Partners in Time
  • Partidas de Mario Tennis já foram disputadas na quadra da Peach e na quadra de Mario e Luigi, que ficam “secretamente escondidas” nos jardins do castelo. Em Mario Tennis Open, uma quadra também foi construída dentro do castelo.
Mario Tennis Open
  • Já nos jogos de Mario Golf, o castelo esteve presente em campos de golfe da versão de Nintendo 64 e na versão Toadstool Tour de GameCube. Já no portátil Advance Tour para Game Boy Advance, ele aparece sob nuvens no céu como a conexão entre o nosso mundo e o Reino dos Cogumelos!
Mario Golf: Toadstool Tour

Uma fortuna real

Com um espaço tão grande e tantas salas, você já parou para pensar em quanto isso tudo custaria para a tesouraria real do Reino do Cogumelo? É claro que não podemos converter nosso dinheiro “humano” para o valor das moedas do mundo de Mario e seus amigos, mas o site especializado em consultoria de imóveis Movoto se deu o trabalho de comparar as principais características da imensa estrutura e estimar quantos tostões a princesa do Cogumelo precisaria desembolsar para construir seu castelo em nosso mundo.

Para conseguir ter uma estimativa aproximada do valor do imóvel, três coisas são necessárias: Os metros quadrados, a localização e o preço por metro quadrado. Usando as proporções das portas de entrada para calcular o resto do tamanho do castelo, podemos chegar a incríveis 138 092 m², aproximadamente o tamanho de Hogwarts! Já em sua localização, se considerarmos que o castelo é rodeado de montanhas floridas, colinas, cogumelos e uma cachoeira, o lugar no planeta Terra que pode perfeitamente replicar essas características seria em Oslo, na Noruega. Já o preço do metro quadrado, levando em consideração os empreendimentos mais luxuosos do lugar, chegaria em torno de 2 mil dólares. Levando tudo isso em consideração, apenas um castelo custaria em torno de 950.972.940 dólares, o que custaria para nós brasileiros aproximadamente 2.216.337.556,06 reais! Agora imagine só o quanto a princesa ricaça deve ter gastado para reconstruir todas essas outras réplicas, sem contar nos constantes reparos que os ataques de Bowser acabam exigindo…

Não é tão difícil imaginar o castelo em uma região dessas...
Como cartão-postal não só do Reino do Cogumelo mas como praticamente de toda a franquia de Mario, o Castelo da Princesa Peach é uma das localidades mais icônicas não só das marcas da Nintendo mas de toda a história dos videogames. Sua imersiva primeira impressão causada em Super Mario 64 o deixou marcado na memória de qualquer fã da Nintendo e sua constante referência em outros jogos do Mario o tornaram o ponto de encontro perfeito para a turma do Reino do Cogumelo comemorar festas, apostar corridas ou elaborar quaisquer outras formas de atividade. Aguardemos ansiosos para o próximo convite de bolo da Princesa Peach em sua excelentíssima residência!

Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google