É tempo de festas, de juntar os amigos e de comer bolo nos finais de semana: o que a série Mario Party trouxe de valor até os dias de hoje?

Seja em encontros familiares, festas de seus primos ou amigos ou em reuniões gamers, se há uma série que traz muito bem a proposta de dei... (por Jaime Ninice em 21/11/2013, via Nintendo Blast)

Seja em encontros familiares, festas de seus primos ou amigos ou em reuniões gamers, se há uma série que traz muito bem a proposta de deixar todos bem “conectados” em frente à TV para uma boa dose de diversão por turnos, esta série é Mario Party. A franquia, capaz de agradar os mais variados tipos de jogadores, está prestes a receber sua 13ª versão. Mas será que depois de tanto tempo após seu último título, Mario Party 9, ela conseguirá o sucesso esperado e talvez até retornar aos consoles de mesa, superando sua série rival, o Wii Party?

Juntando os amigos para a festa!

Não se engane, foi aqui que tudo começou. Nos tempos longínquos dos anos 90 - quando muitos que estão lendo esta matéria ainda eram crianças felizes que se divertiam assistindo desenhos animados durante as manhãs, trocando tazos com os amigos e alugando games diversos nas locadoras - é que a festa tinha início. Lançado em fevereiro de 1999 no ocidente para o Nintendo 64Mario Party foi o responsável por atrair um novo público e criar um gênero até então pouco explorado no mundo dos games digitais. Saem as disputas pelo pódio de Mario Kart 64, as brigas mano a mano de Super Smash Bros., entram os jogos de tabuleiro estratégicos de Mario Party, regados a muita disputa e minigames a perder de vista. Prato cheio para os sedentos por boas reuniões entre amigos.


A proposta de levar um tipo de jogo mais voltado à ideia da busca por tesouros, aquisição de moedas, roubo de itens dos amigos, atalhos e rotas com surpresas, era um delírio para a galera. Os já familiarizados com o clássico jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário" (Monopoly), agora podiam se entreter com os efeitos especiais e a possibilidade de utilizar os personagens da turma do Mario na tela da TV. Além de se divertir com os minigames na pele de um dos integrantes da turma do bigodudo para apimentar a disputa.

A partir daí, a franquia seguiu seu caminho: Mario Party 2 e Mario Party 3 foram os próximos a aparecer também no Nintendo 64. Dificilmente uma série havia ganhado tantas versões em uma mesma plataforma e geração de consoles. Mario Party 2 juntava tudo de bom que seu antecessor possuía, adicionando cenários mais incrementados, possibilidade de armazenar itens para serem usados no decorrer da partida, entre outros aspectos. Completasso, o terceiro game trouxe, além de um novíssimo modo História, maior interação entre os jogadores, agregando aí 70 novos minigames e esquema de grupos nas partidas.
Muitos sorrisos nos rostos das pessoas foram obtidos apenas com a arte desta caixa.

A era cubística e seu glamour

O GameCube seguiu bem a linha de festas do bigodudo da Nintendo, sendo o console que possuiu a maior quantidade de títulos até hoje: foram quatro jogos da linha MarioParty lançados, todos com diferentes propostas e qualidades que os tornaram únicos. Mario Party 4, considerado por muitos como o melhor desta geração, soube agregar bem diversos elementos característicos do jogo de tabuleiro de forma interessante. Ele não cansava, possuía bons minigames e abusava dos gráficos da nova geração e maior fator épico aos confrontos.

Já Mario Party 5 trouxe um aspecto diferenciado ao favorecer a jogatina individual. Novos personagens, itens e minigames, além de um modo História mais refinado, foram as atrações. Estavam presentes também as cápsulas, elementos que guardavam itens e formavam um aspecto crucial na nova estratégia do jogo.
Koopa's Seaside Soiree: um dos estágios mais legais de Mario Party 4!
Os jogos seguintes, Mario Party 6 e Mario Party 7 inovaram não apenas nos minigames e cenários, mas também na inclusão de um microfone pela primeira vez nos jogos da série. Mario Party 6 manteve um ótimo singleplayer, além de mudanças visuais, enquanto que Mario Party 7 elevou os gráficos ao máximo, incluindo também tabuleiros mais complexos, opções de customização e multiplayer para até oito jogadores.

Juntos, NÓS venceremos!

A era Wii trouxe uma quantidade tremenda de jogos casuais, como os da série Wii - Wii Party, WiiSportsWii Play, entre outros, mas nem por isso a série que tanto alegrou famílias e amigos com a turma de Mario poderia desaparecer, certo? Bom, vamos em partes:
  • Primeiro fato: novos controles. Tudo bem que a série Mario Party foi realizando mudanças na sua jogabilidade ao longo dos anos, incluindo até microfones, mas ainda assim faltavam aquelas doses de fazer de tudo com o Wii Remote, como balançar, equilibrar, apontar, entre outros.
  • Segundo fato: os Miis. Esses seres fofos, que formam nossos avatares, fizeram um sucesso tamanho que hoje seria impensável um console da Nintendo ser lançado sem seus personagens, em moldes carismáticos, figurando os perfis dos jogadores.
  • Terceiro fato: inovação. Era fato que, após tantos títulos da série Mario Party já terem sido lançados, a série precisava passar por uma renovação. E a franquia Wii veio com tudo neste aspecto, unindo uma jogabilidade ousada com os benefícios de avatares fazendo a festa.
Através destes fatores, novos jogos da série Wii foram sendo lançados e, por que não, jogos de tabuleiro? A ideia deu certo e seguiu adiante e com sucesso até hoje através do Wii Party U. Mesmo assim, não foram impedidos de serem lançados os jogos de tabuleiro Mario Party 8, com adições de personagens e seus inovadores usos do Wii Remote nos minigames, e Mario Party 9, agora produzido pela mesma desenvolvedora por trás de Wii Party, a ND Cube, e trazendo um automóvel onde todos andam juntos no tabuleiro.


Os portáteis e a revolução na jogatina em grupo

Os portáteis estão cada vez mais dominando a área quando se trata de jogatina em grupo. Seja pelos StreetPass ou pela facilidade de encontros com outros gamers e seus portáteis em qualquer canto, estes fatores trouxeram uma enorme popularidade destes pequenos notáveis hoje em dia. Entre as novidades, estão os games, as telas individuais, as possibilidades de trocas entre jogadores, sem ninguém ficar apenas assistindo são características favoráveis nesta plataforma.


Mario Party Advance não deixava de ter seu charme!
No passado, tivemos três títulos da série para os portáteis. O primeiro foi Mario Party Advance. Ainda que mais simples, o jogo trazia uma jogabilidade mais controlável pelo jogador, onde este podia se mover pelo tabuleiro, além de elementos mais estratégicos estarem mais à vista, como acontecia com muitos jogos portáteis do nosso amigo bigodudo, vide Mario Tennis, Mario Golf. Houve também uma versão para o acessório leitor de cartas especiais do GBA, o e-Reader, chamada Mario Party-e, que vinha com um deck de 64 cartas e um tabuleiro para a jogatina.
Propaganda de Mario Party-e
Logo depois, tivemos o Mario Party DS, este ficando de frente com os jogos das plataformas de mesa, com variados modos e extras. A adição de elementos com uso na tela de toque trouxe novo gás à franquia, porém, a ausência de um modo online é algo preocupante até os dias de hoje.

Aqui as coisas começam a se endireitar para o lado dos portáteis...
Um aguardado título está a caminho. Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, será lançado o mais novo jogo da série Party da turma do Reino do Cogumelo: Mario Party: Island Tour. Um novo sopro de diversão virá, com novos recursos e a volta de antigos. Estarão presentes outra vez as caminhadas individuais, inclusão de mais de 81 novos minigames, uso dos AR Cards, do microfone do 3DS e também de seu acelerômetro e giroscópio. E o melhor: Download & Play com conteúdo completo para todos os jogadores aproveitarem a conexão sem fio do 3DS.


Possível retorno triunfal da série? Por favor!

Estamos num momento em que séries consagradas da Nintendo aparentam dar o ar de sua graça em uma plenitude maior. Super Smash Bros. for Nintendo 3DS/WiiU e Donkey Kong Country: Tropical Freeze estão aí para confirmar, e não seria estranho se víssemos outras séries de sucesso aparecendo também, como EarthBound ou até mesmo F-Zero. Não custa sonhar.

Mesmo com o sucesso dos jogos da franquia Wii, sempre haverá um espaço para os divertidos tabuleiros de Mario em nossos corações – aqui também incluímos o carismático Fortune Street para Wii, que trouxe personagens da Nintendo e da Square Enix para um mesmo tabuleiro. Cair nos blocos Bowser, ganhar mais estrelas e ainda perder no final, criar duplas na hora com amigos para um trabalho conjunto, dar risadas da atuação tosca em minigames desconhecidos, juntar tudo e muito mais para uma boa diversão em dose festiva é o que agrada aqui.



A série Mario Party trouxe, ao longo dos anos, muitas das principais ideias utilizadas nos games multiplayer de hoje, criando uma escola. E que venham muitos mais jogos da série, queremos nos divertir e “zoar de montão” com Mario e sua trupe!
E vocês, leitores, o que esperam do novo Mario Party e da franquia como um todo? Conte-nos suas experiências com a série nas linhas abaixo e vamos viver mais uma vez um mundo de tabuleiros recheados de diversão e festa, muita festa!
E vamos jogar Mario Party!
Revisão: Rafael Neves
Capa: Daniel Machado

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google