Pokémon Blast

Battle Institute, Shiny Fishing e roupas, é o que conheceremos hoje em Kalos

Há dois meses que Pokémon X/Y foram lançados, mas ainda continuamos a descobrir mais e mais coisas a cada dia. Ainda há pessoas com dúvida... (por Unknown em 24/12/2013, via Nintendo Blast)

Há dois meses que Pokémon X/Y foram lançados, mas ainda continuamos a descobrir mais e mais coisas a cada dia. Ainda há pessoas com dúvidas sobre onde e como obter o Hatching Power (e você pode ler sobre isso aqui). Pessoalmente, eu tenho gostado muito da comunidade atual, tendo como espelho o nosso grupo no Facebook. Pessoas se ajudando, doando Pokémon bons, oferecendo-se para breedar para quem tem menos habilidade, trocando dicas sobre como melhorar suas equipes, isso tudo é muito bom. Ainda assim, há algumas dúvidas gerais sobre o jogo, e em razão disso aqui está nosso segundo coquetel de dicas sobre Pokémon X/Y.

Aqui você pode testar suas habilidades

Não é de hoje que ao completar a história principal do jogo temos acesso à Battle Tower (e variações, como Battle Frontier, Battle Maison). Basicamente é um local onde enfrentamos vários treinadores em troca de Battle Points (que podem ser trocados por itens) ou medalhas por termos alcançado um certo número de vitórias. Essa é uma tentativa da Game Freak para prolongar a experiência do jogo, um desafio mais duradouro e menos repetitivo que a batalha contra o  Elite Four (que é o último desafio da história principal na maioria dos jogos).

Em Pokémon X/Y temos um outro local que rende Battle Points e é, como posso dizer, um tanto quanto diferente das experiências anteriores se você não conheceu aquele que funcionava de forma similar em Nimbase City (Unova). Battle Institute se encontra no norte de Lumiose City, quase ao lado da Lumiose Station. Nesse local você realiza o Battle Test que, assim como o nome sugere, é um teste prático de combate. Você deve passar por cinco batalhas em sequência, e suas ações durante essas batalhas valem pontos. Quanto mais pontos, maior será o rank atingido e mais BPs receberá ao concluir o teste. Diferente das Battle Tower e suas variações, no Battle Institute o jogo analisa sua equipe e escolhe equipes baseadas nas fraquezas de sua equipe, mesmo que isso envolva usar lendários e Pokémon não acessíveis nas versões X/Y. É uma ótima experiência para quem está se preparando para um torneio.

Para atingir o Beginning Rank (1 estrela) é necessário fazer de 0 a 999 pontos. Para o Novice Rank (2 estrelas) você precisa se esforçar um pouco mais e fazer de 1000 a 1999 pontos. Para o Normal Rank (3 estrelas) são necessários de 2000 a 2999 pontos, e esse não é muito difícil de atingir. O Super Rank (4 estrelas) é quando você precisa realmente ter alguma noção do que está fazendo, pois são necessários de 3000 a 3999 pontos. Treinadores mais preparados conseguem atingir o Hyper Rank (5 estrelas) fazendo 4000 a 4999 pontos. Aqueles que provavelmente já tiveram alguma experiência no cenário competitivo (ou já estão prontos para torneios sérios) conseguem atingir o Elite Rank (6 estrelas) fazendo de 5000 a 5999 pontos. E o máximo é o Master Rank (7 estrelas) fazendo mais de 6000 pontos.

Vale citar que o Battle Institute é acessível apenas depois de vencer Elite Four e conquistar ranks maiores (quanto maior score [pontuação], maior o Style Points). Mas não adianta sair batendo em tudo pra aumentar seu rank, você precisa saber como ganhar esses pontos para ter sucesso. O jogador ganha 1000 pontos por batalha vencida, e mais 30 pontos se ela for vencida com o oponente tendo pelo menos um turno pra executar ação, ou 15 pontos se ele não teve turno pra atacar. Você também ganha 80 pontos por derrubar um Pokémon oponente. Ganha 5 pontos por cada troca. Ganha 1 ponto por dano super efetivo. Ganha 4 pontos por receber um ataque "imune" (caso um oponente use Earthquake e você decida trocar de Pokémon por um Levitate) ou perde 10 pontos se quem fizer isso for você (dar Thunderbolt em um ground-type, por exemplo). Ganha 2 pontos por receber um dano "It's not very effective" ou perde 2 pontos se quem fizer isso for você. Perde 80 pontos cada vez que um Pokémon seu morre. Perde 10 pontos por turno que a batalha durar. A porcentagem de HP restante de seus Pokémon ao fim da batalha é convertida em pontos. Cientes disso, é muito mais simples focar na vitória e fazer pontos ao mesmo tempo. Atualmente meu maior score é 6752, Master Rank - vejam como ter a noção do que vale pontos e do que remove pontos pode fazer a diferença. E claro, é uma experiência excelente para descobrir as fraquezas de sua equipe que você acredita ser perfeita.

Você pode pescar shinies

Na Route 16, em uma das saídas ao norte de Lumiose City, é possível encontrar uma casa na qual um NPC te desafiará para bater o recorde (streak) dele. Ele diz que se você conseguir pescar 7 Pokémon sem perder uma mordida, ele te entregará 20 Dive Balls. Com isso aprendemos não apenas que um cara que dedicou sua vida à pesca de Pokémon é um fracassado (pois é muito fácil atingir 7 fisgadas), como também ele dá um dica de que Pokémon raros podem aparecer pescando dessa maneira. E quando ele fala isso, está se referindo aos Pokémon shiny.

Há uma regra especial para que isso (pescar um shiny) funcione, e é basicamente pescar em um mesmo local (spot) sem se mover e não perder uma fisgada sequer! A chance do Pokémon shiny vir fica maior a cada fisgada. Assim como os outros encontros com shinies, isso pode estar conectado ao seu Trainer ID, mas também é levado em conta uma certa habilidade do jogador, pois há um momento certo para apertar o botão. Claro, isso não torna ninguém melhor que ninguém, quem se gaba por "ser bom em pescar shinies" está se gabando por apertar um botão - e convenhamos, é cômico se gabar por isso. Contudo, depois de certa pratica, é possível entender o timing (tempo) correto para apertar o botão e dá a impressão de que ficou mais fácil com o tempo. Então, sim, se você está com dificuldade para pegar, peça para aquele seu amigo que já fez várias vezes, ele provavelmente conseguirá mais rápido.

Como dito, a cada fisgada a chance fica maior. Quanto mais você pescar sem errar a fisgada e sem se mover do local, a chance vai ficar maior, exceto se você quebrar a sequência ou corrente (chain). Além da ação de mudar de local quebrar a sequência (e recomeçar a contagem do zero), perder uma fisgada também conta. E isso é identificado com as mensagens "Nothing seems to be biting..." (aleatório), "No! You reeled it in too fast!" (apertar o botão antes de algum Pokémon morder a isca), "No! You reeled it in too slow!" (apertar o botão tarde demais). Não é necessário citar que fechar o jogo ou participar de uma batalha in-game também quebra a corrente. Ainda não testei se interações online também quebram a sequência, mas provavelmente sim. Em contrapartida, você não precisam ficar preocupados sobre fugir das batalhas, isso não recomeça a contagem, então você podem matar o Pokémon selvagem ou correr, mas se capturá-lo, isso recomeçará a contagem. E eu não testei se encontrar um shiny e fugir recomeça a contagem, preciso fazer isso quando tiver mais tempo.

Agora que já entendem como funciona, peguem suas rods e vamos pescar.

Primeiro, há algumas abilities que têm efeitos fora de combate. Esses efeitos funcionam apenas se o Pokémon estiver no primeiro espaço (slot) de sua equipe (party). Então, nada de acumular efeitos. Um bom exemplo é o Flame Body e Magma Armor que você conhecem muito bem para chocar ovos. Suction Cups e Sticky Hold funcionam da mesma forma fora de combate: aumentam as chances de fisgar um Pokémon, seja pelo tempo que ele morde a isca ou pela frequência para encontrar um. Synchronize (tem 50% de chance do Pokémon selvagem vir com a mesma nature que o usuário) pode ser uma boa opção também, afinal de contas, um shiny com nature errada é só um Pokémon com uma cor diferente, apesar de incomum. Vale citar que essas abilities que têm efeito fora de combate funcionam mesmo se o Pokémon estiver nocauteado: ele precisa estar no primeiro espaço e, mesmo que não esteja vivo, a ability continuará tendo efeito.

Então, seu segundo Pokémon será aquele que irá enfrentar o oponente. Uma sugestão que posso dar é equipar Smoke Ball (está no Lost Hotel) para garantir a fuga do Pokémon selvagem e não perder tempo (ou PP) contra selvagens aleatórios. A ability desse segundo Pokémon pode ser Shadow Tag, para evitar que ele fuja, ou qualquer uma que você julgar mais útil, mas tomem cuidado com abilities como Flame Body: se seu shiny surgir e ficar burn, você pode perder ele antes de conseguir capturar.

Lembrem-se que cada rod pode pescar 2 ou 3 espécies diferentes de Pokémon, dependendo do local. Raridade deve ser levada em conta: é mais garantido que encontrará Pokémon comum com mais frequência que raros. A raridade do Pokémon, mesmo que em uma mesma Route, pode variar de acordo com a rod, então escolham bem qual rod usar para não trocar e quebrar a sequência. Old Rod está em Ambrette Town, Good Rod em Courmarine City e Super Rod na Route 16, no mesmo lugar onde você pega as Dive Balls ao atingir o streak.

Assim como Sticky Hold e Suction Cups facilitam (e muito) a chance de fisgar um Pokémon, escolher o local certo também é importante. Você deve escolher locais cercados: locais onde, se tivesse um Pokémon ali, ele não teria pra onde fugir. Essa "cerca" pode ser rochas, o mar inacessível (água escura), solo, ou você próprio. Pescando em um local assim com Sticky Hold ou Suction Cups, o seu Pokémon brilhante deve vir logo. Como exemplo prático, eu consegui todos por volta de 30 a 50 fisgadas, mas ainda não tenho a habilidade para fazer tantas vezes sem errar: algumas vezes eu erro (aperto muito cedo ou muito tarde) por volta da 20, fico chateado, mas começo de novo. E eu costumo usar Synchronize em vez de Sticky Hold ou Suction Cups: deixo o fator da chance de fisgada para o local, sempre uso locais cercados.

Diferente dos Pokémon encontrados no Friend Safari, esses Pokémon são como os selvagens encontrados em graminhas, então não tem garantia de vir com algum IV 31 ou Hidden Ability. Sem o Synchronize, a chance deles virem com a nature que você desejaria são bem menores (considerando que existem 25 natures diferentes), e mesmo com Synchronize a chance é 50%. Então, em resumo, esses shinies obtidos por pesca, não costumam ter um valor tão elevado para quem costuma participar de torneios e para aqueles que fazem breeding buscando Pokémon com melhores IVs e natures. Em minha opinião, chega a ser tolice alguém trocar mais de um Pokémon com 5 IVs 31 por um desses shinies, já que o tempo e trabalho para conseguir um desses shinies é muito pouco (apesar de algumas pessoas superestimarem demais). No mais, cada um se diverte da maneira que bem deseja no jogo, e troca qual (ou quantos) Pokémon desejar. Parece-me interessante para quem coleciona shinies, já que é possível conseguir alguns shinies repetidos da mesma espécie exclusivamente para trocar (ainda mais aqueles que são exclusivos por versão). Então, se você está começando a jogar Pokémon e quer focar em torneios, não perca tempo com "cor diferente": pode ser mais bonitinho, mas é mais valioso um Pokémon com potencial elevado (IVs, nature, ability corretos) do que um Pokémon que entra na arena, brilha, e morre. Mas se você é um colecionador e quer ter todos os Pokémon em suas versões shinies, invista algum tempo praticando pescaria e troque os repetidos com seus amigos.

Personalizar seu treinador é um dos atrativos de X/Y

Foi uma surpresa para muitos poder ter um treinador com um tom de pele mais escuro em Pokémon por ser um RPG oriental. Isso, de fato, não é muito comum nesse tipo de RPG, mas quando acontece, o máximo que temos é a cor da pele, e não vimos muito além disso nos trailers antes do lançamento do jogo. Até mesmo em Ragnarok Online (sempre que tenho um tempo, jogo ele), aquele responsável que difundir o gênero MMORPG por essas bandas, o máximo de customização que temos por lá é a cor e penteado do cabelo do seu personagem, e depois, durante o jogo, mudar chapéu que ele está usando (pois a roupa é sempre a mesma, independente de sua armadura ou escudo). Cerca de dez anos atrás, isso era incrível para um jogo online: eu poderia trocar meu chapéu, e aquela pessoa, em outro lugar, veria essa mudança em tempo real. Para os moldes atuais, esse nível de customização é risório (apesar de eu ser muito feliz colecionando chapéus por lá, já tenho quase todos).

Entretanto, fiquei desapontado com Kalos ao perceber que as garotas têm um número de opções muito superior aos garotos. Garotos tem até quatro cortes de cabelo diferentes (que são acessíveis conforme você avança no jogo e cumpre alguns requisitos), enquanto garotas têm doze. Sobre a quantidade de roupas, prefiro não comentar para não entrar em depressão, já que elas têm cerca do triplo. O valor dessas roupas variam de $500 a $300.000. O valor pode parecer assustador no começo, mas estejam certos de que é muito simples conseguir dinheiro em Pokémon X/Y e não demora muito para que você tenha todas as roupas do jogo (aliás, estou com $9.999.999 por falta do que comprar). Para quem ainda está com dificuldades para conseguir dinheiro, eu posso aconselhar o restaurante Le Wow (voe para o Pokémon Center ao norte de Lumiose City e siga para direção do Battle Institute, mas vire na primeira à direita), onde, apesar de você pagar $90.000 para um jantar, você acaba por recuperar essa quantia (com juros!) pelos cogumelos que são entregues no fim do jantar. Claro, há outros locais e maneiras de fazer dinheiro (e deixem nos comentários suas dicas), mas o Prize Money Lv3 e Inkay com Happy Hour sempre podem ajudar.

Além das roupas obtidas gratuitamente no inicio do jogo, é possível conseguir uma nova peça sem custo algum em Kiloude City, na praça ao norte da cidade. Há uma artista que pede para você mostrar para ela um visual colorido para inspirá-la. Essa pequena quest tem como recompensa o Bamboo Spring Hat (ou "Panda Hat" como é mais conhecido) para garotos e Sundae Dress (o vestido de Slurpuff) para garotas. Aqui temos uma discussão bem frequente: "por qual razão os rapazes pegam apenas um chapéu enquanto as garotas pegam um vestido completo?" E que é retrucado por garotas com "nós, garotas, temos as roupas mais caras do jogo". E há uma equívoco nessa discussão. As peças de $300.000 das garotas são vestidos, peças completas - parte superior e inferior. Em contrapartida, rapazes tem conjuntos de camiseta e calça que somando os preços chegam em $300.000. Sim, ainda assim as garotas têm bem mais peças que nós, garotos, e podemos odiar a Game Freak eternamente por isso. Eu queria pelo menos a opção de ficar sem chapéu.

Por fim, já falamos várias vezes que para ter acesso a Boutique de Lumiose City é necessário ter uma quantidade elevada de Style Points, e uma explicação mais detalhada sobre como conseguir isso está na matéria indicada no começo. As roupas disponíveis em cada loja variam de acordo com o dia. Algumas peças podem ser encontradas apenas em certos dias da semana, então visitem todas as lojas todos os dias até comprar todas as roupas. O Checked Fedora Hat, por exemplo, eu verificava todos os dias na Boutique de Lumiose City procurando por ele, até me dar conta de que ele estava em Snowbelle City aos domingos. Há boatos pelos próprios NPCs (Snowbelle, Lumiose) sobre um cupom de desconto para comprar roupas na loja. Até hoje ninguém conseguiu esses cupons, mesmo com as side quests do jogo. Pode ser que esse item seja entregue por evento no futuro ou em um jogo compatível (como um Stadium pro Wii U).
Não deixem de ler o outro artigo explicando sobre O-Powers e stylish, e o aquele outro explicando sobre breeding. Não deixem de compartilhar suas dicas sobre Battle Institute, Shiny Fishing e como conseguir dinheiro no jogo com outros leitores nos comentários. E o que mais levanta dúvidas no jogo para vocês? Battle Maison? Friend Safari? Rollerskates? Super Training? Deixem suas dúvidas nos comentários! Smell ya later!

Ask Me-owth

Aproveitando o fim de ano e a época de festas? Não esqueçam da Operação Jynx que combinamos semana passada. É nessa época que começam a surgir vários ranking relacionados aos jogos do ano e até premiações de "jogo do ano". E na opinião de vocês, dentro os jogos que vocês jogaram em 2013, quais foram os melhores? Não vale falar Pokémon! Sei que vocês jogaram algo além de Pokémon em 2013, pois o jogo foi lançado há dois meses apenas. Não deixem de conferir a lista de recomendações de presentes pela redação GameBlast. Deixando o papo de lado, vamos para as perguntas.
Andre Cristiano: Opa, acho q não entenderam a minha pergunta "Como os golpes que se baseiam em felicidade (ex: return) são calculados nas batalhas multiplayer?" eu quis dizer como a felicidade é calculada no modo online, se é de forma normal ou se ha algum tipo de calculo diferenciado, já que no modo online não existe aqueles "bônus" do tipo de seu pokémon sobreviveu ao ataque pela grande amizade que tem por vc, que é baseado no nivel de amizade.
Sheen: Como o Afonso Oliveira explicou nos comentários, há uma diferença entre afeição (Pokémon Amie) e amizade (friendship). Os resultados de afeição elevada funcionam apenas no in-game, batalhando contra NPCs, e não tem relação com o dano do Return.
Jonathan Alis: Pow, tira o steel wing e deixa o earthquake mesmo. Vc mesmo disse pra ter cuidado com o o aftermatch, king shield e etc, que sempre te ferram ao atacar com contato. Earthquake vai ser a opção pra esses casos. Como vc disse, use o tough claws com flare blitz, dragon claw. Sem contar que ajuda na coverage, e nao tem recoil, e ja é suficientemente forte os 100 pontos, dá praticamente no mesmo que os 75 +30% do tough claws de steel wing ou brick break.
Sheen: Permita-me citar que eu acabei por seguir seu conselho (em partes). Steel Wing, de longe, não é uma opção ofensiva, não tem vantagem efetiva contra muitos tipos, ao contrário de golpes ground ou fighting. Então, o Earthquake não se aproveitar do Tough Claws. Testei com Brick Break nos últimos dias e acabei usando mais do que usava o Steel Wing mesmo. Ainda não fica um moveset tão bom, mas apresenta bons resultados.

Arena Blast

E bem-vindos ao Arena Blast. Essa é a parte na qual planejo divulgar alguns códigos de batalha para vocês assistirem no Vs. Recorder. Compartilhem suas batalhas mais interessantes com outros leitores! E, como dito semana passada, não esqueçam de colocar sua cidade e um comentário sobre a batalha.
WMRW-WWWW-WWW3-PJJF por Andre Cristiano, de Jacareí.
"Tai um video para mostrar que lendarios so por serem lendarios não definem jogo (so para constar esta batalha não foi combinada, essa japonesa loka me parou do nada no meio da minha plantação de berrys e quis lutar comigo)"
24WG-WWWW-WWW3-ALRK por Jonathan Alis, de Brasília
"O charizard X é o exemplo clássico. Tenho pelo menos uns 10 videos aqui em que o cara usa um golpe eletrico ou de água no charizard que vira dragao, enquanto eu uso dragon dance e sweepo o time inteiro. Greninja e protean é outro. spikes é ground, ganhar a imunidade de elétrico, e colocar hazards ao mesmo tempo é demais, heheh! Aqui um exemplo de duas dessas coisas num só vídeo"
FX3W-WWWW-WWWX-QU8Y por Pedro Brandão, de Campinas
"quem quiser ver minha unica batalha o codigo esta ai, mas nao é nada demais, pois nao teve muita estrategia de minha parte, ate acho que o oponente teve mais estrategia do que eu!"
MD7W-WWWW-WWW3-2RJV por Jéssica, de Londrina
"Fiquei com medo quando olhei o time do cara ( metade do meu time era do in-game e não tinha natures boas). Acabou de uma forma que nem eu esperava..."
HEEG-WWWW-WWW3-ZY5D por Sheen
"Hoje falamos sobre shiny fishing e comentei sobre Pokémon que entra na arena, brilha e morre. Nessa batalha temos um bom exemplo disso: o oponente usa um time apenas com shinies, mas todos morrem para um único Pokémon."

Curiosidade da semana

Na Battle Maison, em Kiloude City, há um NPC um tanto quanto curioso. É a Nurse Joy, a mesma do Pokémon Center, mas em seu dia de folga. E, bem, ela não está no melhor dos dias. Basta subir as escadas e seguir o corredor para encontrar ela em seu cantinho reservado. Falando com ela, a conversa é um tanto quanto desagradável: "Huh? Você quer que eu restaure a energia de seu Pokémon? ...Ouça. Como você pode ver, eu estou de folga hoje. Quando eu saio do Pokémon Center, eu sou uma garota comum, entendeu? Eu estou um pouco estressada sobre trabalho. Hoje eu estou aliviando o stress assistindo batalhas. Quando eu voltar pro trabalho, eu farei o que devo fazer, mas por agora, apenas me deixe sozinha, certo?" em uma tradução livre, sendo o texto original o seguinte: "Huh? Do you want me to restore your Pokémon's health? ...Listen. As you can see I'm taking a day off today. Once I leave the Pokémon Center, I'm an ordinary, OK? I'm quite stressed out from work. Today, I'm letting the stress out by watching battles. When I go back to work, I'll do my job, so please leave me alone today, OK?" Pois é, vida de Nurse Joy não é fácil.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É quando entro na boutique de Pokémon X/Y que penso como é bom ser uma garota gamer!
    :v

    ResponderExcluir
  2. Essa seção com os códigos de Vs. Recorder foi uma ótima ideia parabéns continue com essa seção amigo :)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google