Pokémon Blast

Competitivo 101: Pokémon grama e inseto mostram suas qualidades hoje

Já falamos sobre Pokémon dos tipos rock , ground , water e ice . Hoje é a vez dos tipos grass e bug , que são tão subestimados pelos tre... (por Unknown em 28/01/2014, via Nintendo Blast)

Já falamos sobre Pokémon dos tipos rock, ground, water e ice. Hoje é a vez dos tipos grass e bug, que são tão subestimados pelos treinadores por causa de suas fraquezas comuns. Mas não precisa ser tão experiente para saber que há alguns Pokémon são muito úteis, especialmente por suas combinações com outros tipos (o que ajuda a reduzir suas fraquezas). Peguem seus Squirtbottle para regar plantinhas e suas redes do Bug-Catching Contest e vamos entender melhor esses dois tipos.

Dois tipos opostos?

Vocês já devem ter passado pela situação na qual o seu golpe é super efetivo contra um tipo do Pokémon oponente, mas ao mesmo tempo é pouco efetivo contra o outro tipo dele. Nesse caso, não temos a mensagem de "It's super effective" e muito menos "It's not very effective". Quando um Pokémon tem dois tipos e um tipo é resistente contra a fraqueza do outro tipo, essa fraqueza se anula e o Pokémon passa a receber o dano neutro, dano comum. Claro, quando o seu golpe é efetivo contra o tipo do Pokémon, ele receberá dano dobrado e você terá a mensagem "It's super effective". E quando o seu golpe é fraco contra o tipo do Pokémon, ele recebe o dano pela metade, "It's not very effective". Há casos bem comuns nos quais os dois tipos do Pokémon têm uma fraqueza em comum: por exemplo, um Dragonite é dragon/flying e ambos os tipos tem fraqueza contra golpes do tipo ice. Dessa forma, ao ser atingido por um golpe ice-type, Dragonite não recebe o dano dobrado, mas quadruplicado. O mesmo se aplica ao oposto: ambos tipos (dragon/flying) tem resistência contra ataques do tipo grass, logo, ele recebe cerca de 25% (1/4) do que aquele golpe poderia causar.

Vale lembrar que há exceções! Freeze-Dry, um novo golpe introduzido nas versões X/Y, é ice-type e em razão disse deveria causar dano reduzido em Pokémon do tipo water. Gyarados, por exemplo, é water/flying. Sendo que flying é fraco contra ice, mas water é resistência, ele recebe dano neutro. O mesmo caso se aplica em Ludicolo que é water/grass e, mesmo grass sendo fraco contra ice, water consegue sanar isso. No entanto, Freeze-Dry mesmo sendo ice-type, tem uma característica especial que permite que cause dano super efetivo contra water-type (além de suas vantagens ofensivas comuns). Assim sendo, um Freeze-Dry causa dano quadruplo em Gyarados e Ludicolo.

Flying Press, golpe exclusivo do Hawlucha, está catalogado como um golpe do tipo fighting, mas sua fórmula de dano considera fighting e flying (um golpe com dois tipos ao mesmo tempo). Sua catalogação como fighting-type é válida para calcular o STAB (same-type attack bonus) e usada por situações que mudem o tipo do golpe (como Ability Normalize). Por ser fighting-type, ele causa dano dobrado em normal, ice e dark, mas, por também ser flying-type, ele não causa dano dobrado em rock-type, pois esse tipo tem resistência aos golpes flying. Aqui temos uma anulação inversa: rock-type não recebe dano dobrado de Flying Press pois, mesmo ele sendo fighting, ele também é flying, e isso resulta em um dano neutro. Pelo lado do flying-type, ele causa dano dobrado em grass e fighting, mas não causa dano dobrado em bug-type por também ser fighting-type (que causa dano reduzido em bug). Então, resumindo: Flying Press causa dano dobrado em Pokémon do tipo normal, grass, ice, fighting e dark; Causa dano reduzido nos tipos electric, poison, flying, psychic e fairy e não causa dano em ghost-type. E uma curiosidade: sempre acerta e causa dano dobrado em quem usa Minimize!

Começando pelos insetos

Bug-type é visto por muitos treinadores como um tipo fraco e de pouca utilidade, mas essa realidade mudou bastante nas últimas gerações. Na primeira geração, os golpes desse tipo eram efetivos contra os imperadores daquela época, os psychic-type. No entanto, os pouco golpes disponíveis (menos que cinco) não chegavam a ter 30 pontos como base de dano. Na segunda geração, introduzida pelas versões Gold/Silver, esse cenário começou a mudar com a chegada de Heracross com Megahorn, mas ainda não foi o suficiente para encorajar pessoas a usarem Pokémon desse tipo. Na terceira geração, bug-type chamou atenção novamente com Ninjask e sua combinação de Speed Boost e Baton Pass (além de sua Speed absurda para aquela época). Em uma época na qual internet não era tão popular (muito menos banda larga no Brasil), não foram tantas pessoas que entenderam de primeira como Shedinja funcionava (ter uma vaga na equipe, Wonder Guard), e por essa razão ele continuou pelas sombras por algum tempo. Até os dias atuais, poucos Pokémon são apenas bug-type (menos que dez) e, nas recentes versões X/Y, esse grupo recebeu apenas a família de Vivillon. Apesar de chegarem timidamente em Gold/Silver e ganharem cada vez mais destaque nas versões seguintes, Scizor e Forretress estão entre os mais populares desse tipo, especialmente em competições. Ambos possuem a mesma combinação com steel-type, mas, enquanto Scizor executa funções ofensivas, Forretress tem um excelente potencial defensivo. Já Volcarona, diferente desses dois, faz sua combinação com fire-type e é excelente quando usado de forma ofensiva aproveitando-se de Special Attack ao contrário do Scizor.

Golpes desse tipo são efetivos contra grass, psychic e dark, mas causam dano reduzido nos tipos fire, fighting, poison, flying, ghost, steel e fairy (muita coisa, não?). E Pokémon desse tipo têm resistência contra ataques do tipo grass, ground e fighting, mas fraqueza contra os tipos fire, flying e rock. Como podem ver, eles têm resistências contra os dois tipos bem comuns em batalhas: fighting e ground, ao mesmo tempo que tem apenas três fraquezas (fire, flying e rock). Como Pokémon, eles são bons, mas usar ataques desse tipo sem nem mesmo se aproveitar do STAB não parece uma boa (exceto se for para cobrir uma deficiência ofensiva, claro) já que causam dano reduzido em sete tipos.

Alguns Pokémon desse tipo que eu recomendo que vocês conheçam: Accelgor, Scyther, Shuckle, Yanmega, Scolipede, Galvantula e Vivillon.

O subestimado tipo grama

Quando peguei minha versão Blue tantos anos atrás, eu comecei com o Bulbasaur. Não por achar ele o melhor: eu era uma criança que não tinha muita noção do idioma estrangeiro, apenas peguei a primeira Pokéball no canto da mesa. Meu rival veio com o tão amado Charmander. Anos depois eu tive a oportunidade de perceber como Bulbasaur tem facilidade contra os primeiros ginásios: seu ataque STABeado causa dano dobrado no primeiro ginásio (quadruplicado, se considerarmos que Onix e Geodude são rock/ground), o mesmo pro segundo ginásio (water-type, Cerulean) e ainda tem resistência contra o terceiro (electric) e quarto (grass) ginásios. Enquanto Charmander causa dano reduzido em rock-type (além de receber dano dobrado) e o mesmo pro segundo ginásio. Charizard pode ser tão amado especialmente por treinadores novatos, mas até os dias de hoje eu não me arrependo de ter começado com o meu... meu... sapão? Ele é um sapo? Enfim, grass-type não é tão ruim como dizem.

O maior terror de quem escolhe um Pokémon desse tipo são suas fraquezas para fire, ice, flying, poison e bug. Mesmo que tenha suas resistências contra ground, grass, electric e water, não é suficiente para eliminar o receio e medo que treinadores têm de colocar um Pokémon desse tipo em sua equipe. Ainda assim, não é incomum ver equipes munidas de Breloom, Tangrowth, Ludicolo, Roserade e especialmente Ferrothorn. Ofensivamente, golpes desse tipo são efetivos contra water, rock, ground, mas causam dano reduzido em fire, grass, poison, flying, bug, dragon e steel. Pegaram aí a semelhança com bug-type? Golpes do tipo grass também causam dano reduzido em sete tipos. Ao usar um Pokémon, uma das primeiras coisas que treinadores pensam é em aproveitar o STAB em seu moveset, mas isso é realmente difícil com esses dois tipos. Apesar de suas fraquezas, grass-type ainda consegue ser bom defensivamente, assim como bug-type (mas nunca os dois juntos, por favor!). Tangrowth, que é puramente grass-type, consegue mostrar isso muito bem quando é utilizado corretamente. Lembrando que Pokémon desse tipo são imunes aos "pós" (Stun Spore, Spore, Poison Powder, Sleep Powder), Leech Seed e efeitos da ability Effect Spore.

Alguns Pokémon desse tipo que eu recomendo que vocês conheçam: Meganium, Sceptile, Leafeon, Lilligant, Vileplume, Victreebel, Exeggutor, Jumpluff, Torterra, Whimsicott, Amoonguss, Trevenant e Gourgeist.
Não existe Pokémon ruim, existe treinador inexperiente. Certamente os desenvolvedores da Game Freak nunca criaram um Pokémon pensando "vamos adicionar esse Pokémon horrível e fraco". Cada Pokémon tem seu potencial, mas esse potencial pode ser melhor explorado em um estilo diferente do qual você costuma jogar. Sim, há treinadores mais ofensivos, mais defensivos, mistos, de diversos estilos diferentes e por aí vai.
Revisão: Rafael Neves
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Legal a aula, eu tb sempre comecei a minha versão azul e a leafgreen com o Bulbasaur.(n por achar ele o melhor, quando comecei nem entendi dos tioos direito, mais por ele ser pra mim o mais legal do desenho na 1' liga)
    Nos gramas que vc recomendou n incluio ele, por isso pergunto como montaria um Venusaur(mega ou não) competitivo?

    Entre os insetos pergunto das abelhas(Beedrill e Vespiquen)

    Vlw!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google