Direto do novo Super Smash Bros. (Wii U/3DS), saiba tudo sobre Little Mac, Rosalina, Greninja e os novos lutadores anunciados

Desde o nosso último apanhado de todos os detalhes desse novo crossover de luta, muitos personagens novos e veteranos foram confirmados. Hora de revisitar cada um deles

Logo que Super Smash Bros. for Wii U e for 3DS foram anunciados na E3 2013, nós reunimos todos as informações veiculadas sobre o novo jogo e colocamos tudo num ringue de discussão e especulação. Mas isso já faz mais de seis meses e, de lá pra cá, Masahiro Sakurai não parou de divulgar imagens, detalhes, itens, estágios e personagens para a nova versão desse cross-over de luta. E tudo isso culminou num Super Smash Bros. Direct recheado de toneladas de conteúdo. Já que temos muita informação dispersa, não podemos perder tempo em reunir tudo o que sabemos de novo sobre os próximos jogos da série Super Smash Bros. e, é claro, especular um pouquinho. Essa semana, começaremos pelos novos lutadores. Para saber dos primeiros personagens confirmados, confira nossa matéria anterior

3DS e Wii U

Primeiramente, vamos lembrar que as versões de 3DS e de Wii U de Super Smash Bros. estão no limiar entre o que separa duas versões de jogos diferentes (estilo Pokémon Red & Blue) e games diferentes lançados com o mesmo nome (estilo as versões de Wii U e 3DS de Epic Mickey). Embora a seleção de itens, Assist Trophies e personagens seja a mesma entre ambas as versões, os estágios e os modos de jogo não serão os mesmos entre 3DS e Wii U.

Sakurai, no entanto, confirmou mais uma vez a interação entre ambas as versões, mas não deixou claro como ambas irão se conectar. Já sabemos, porém, que jogadores de 3DS e de Wii U não poderão confrontar-se juntos.

Bem vindos, novos novatos

Depois de Habitante, Treinadora do Wii Fit e Mega Man terem sido anunciados na E3 2013 como os grandes novos estreantes de Super Smash Bros. for Wii U e for 3DS, a Nintendo só foi revelar mais novatos no dia 18 de dezembro de 2013. E aqui vão nossas boas vindas aos novos integrantes da seleção de lutadores!

  • Rosalina & Luma aterrisam
Mais uma representante do sexo feminino, Rosalina surpreendeu muitos com sua chegada em Super Smash Bros., provando mais uma vez que personagens originalmente sem nenhuma relação com combates são, na verdade, os mais interessantes de se ver lutando. Para ajudar essa dócil habitante do espaço está a Luma. A interação de Rosalina & Luma é o foco desse personagem duplo.
Rosalina & Luma inauguram um tipo totalmente novo de lutadora
Elas podem lutar próximas tranquilamente, mas o interessante é quando Rosalina utiliza o golpe Luma Shot, que lança a Luma para longe e permite que a estrela bebê seja controlada remotamente. Ainda não ficou 100% claro como será a jogabilidade dupla, mas sabemos que Luma se moverá automaticamente, enquanto os ataques feitos por Rosalina serão reproduzidos por Luma. Entre os golpes estão tiro de Star Bits, movimentos físicos com efeitos que lembram galáxias e um Final Smash que invoca uma gigantesca Super Star para lançar estrelinhas em todos os adversários. Rosalina é facilmente o personagem com a jogabilidade mais curiosa do jogo e uma candidata fácil a ser a mais estratégica lutadora.
  • Little Mac chega espancando
Depois de ter sido um Assist Trophy de Super Smash Bros. Brawl (Wii), Little Mac finalmente volta aos holofotes após seu revival com Punch-Out!! Wii (Wii). Dessa vez, Little Mac é um personagem jogável como qualquer outro. Entre suas habilidades, está uma variedade imensa de socos inspirados em seus movimentos de boxe. 

Os socos de Little Mac são brutais quando ele está com os pés no chão...
Little Mac mostrou não utilizar chutes ou ataques especiais, mas "apenas" seus ganchos e jabs já são violentos e muito velozes (talvez pelo tamanho reduzido de seu corpo). Sakurai não revelou isso oficialmente, mas, pelo seu trailer introdutório, deu para ver que os ataques de Little Mac não são interrompidos pelas investidas de outros lutadores. Ou seja, Little Mac continuará seus socos mesmo se se meter no meio de um Spin Attack de Link! Para abusar dessas vantagens, Little Mac terá de estar com os pés no chão, afinal, ele é um boxeador.

Em lutas aéreas, ele terá suas qualidades reduzidas - inclusive seu salto recuperador é bem inferior ao da maioria dos personagens. Como você pode ver ao lado, o boxeador tem uma forma alternativa que é uma referência à sua versão para fliperama. Little Mac é um dos poucos lutadores a já ter seu Final Smash revelado: Giga Mac, de Punch Out!! (Wii)!

Mas até seu Final Smash é fichinha quando olhamos para o seu K.O. Uppercut. Além da porcentagem de dano, o ícone de Little Mac nas partidas tem uma Power Meter, que aumenta quando o boxeador inflinge e recebe dano. Quando chega em seu nível máximo, Little Mac pode dar um uppercut que joga para fora do cenário todos os que são acertados. Nocaute instantâneo!
... mas em lutas aéreas o boxeador dá vexame.
  • Greninja surpreende
Pokémon X/Y (3DS) foram lançados após o anúncio do novo Super Smash Bros., mas a fama do Pokémon Greninja foi tão grande como novo "inicial favorito" que Sakurai não perdeu tempo em incluí-lo como lutador estrante. Greninja lembra muito Sheik por sua alta velocidade, cores azuladas e forte temática ninja.

Greninja não perdoa nem os companheiros de franquia
Seus movimentos são muito rápidos e a sua habilidade de teletransporte parece ser uma mecânica de gameplay muito crucial. Ataques de água, como Water Shuriken, também marcam presença. Seu counter é engraçado: trata-se do famoso movimento Substitute, de Pokémon. Seu Final Smash, aparentemente, coloca o adversário atrás de uma grande lua cheia para retalhá-lo de todos os ângulos possíveis.

Nem mesmo companheiros de anúncio

Bem vindos de volta!

Nem todos os veteranos foram confirmados, e alguns guerreiros de guerra desde a época do N64 continuam de fora da lista de lutadores. A maioria que voltou permanece como estava, mas algumas modificações nos golpes e atributos prometem ser decisivas. No geral, Sakurai disse que todos os veteranos estão mais poderosos do que antes.
  • Olimar & Pikmin
Olimar e seu exército de criaturinhas obedientes estão de volta! O anúncio da equipe foi feito com o lançamento de Pikmin 3 (Wii U), o primeiro personagem a ser revelado após a E3 2013. A priori, Olimar não traz muitas alterações em relação a sua estreia em Brawl. Especulava-se sobre a utilização dos novos astronautas vistos em Pikmin 3 ou a estreia de Louie de Pikmin 2 (GC/Wii).
O número de Pikmin que Olimar pode comandar já foi reduzido, com o Yoshi devorando então...
No final, Olimar foi escolhido mais uma vez. Agora, o explorador só pode liderar 3 Pikmin por vez, que brotam numa ordem fixa: vermelho, amarelo, azul, branco e roxo. Sua recuperação não mais utiliza uma corda de Pikmins, mas invoca os Winged Pikmin de Pikmin 3 para carregá-lo no ar. E, ao contrário de Brawl, quanto mais Pikmin você tiver liderando no momento da recuperação, pior ela será, já que isso deixará maior o peso a ser carregado. Uma estratégia interessante mostrada foi lançar os Pikmin para longe antes de usar a recuperação. Seu Final Smash ainda é um mistério.

Cuidado para não estar com muitos Pikmin ou os Winged Pikmin terão dificuldade para lhe carregar
  • Luigi
Com a chegada de Mario & Luigi: Dream Team (3DS), a confirmação de Luigi no novo Smash Bros. deu continuidade ao Ano de Luigi. Nada de grande parece ter mudado também no irmão de Mario, mas recentemente descobrimos que seu Final Smash foi alterado. Agora, o encanador magricela usará a Poltergust. A Negative Zone de Brawl foi um golpe supremo interessante, mas ficamos curiosos sobre o uso da ferramenta principal da série Luigi's Mansion. Além disso, o pulo de Luigi também foi alterado. Ele agora sapateia no ar.
Foi meio difícil encontrar uma imagem do Luigi em que ele não estivesse tomando uma surra, então vai essa mesmo
  • Peach
Peach acabou sendo revelada dissociada de qualquer lançamento relacionada a ela. Ainda assim, foi muito interessante ver a princesa de volta à arena. O design de Peach perdeu o realismo de Melee e Brawl, seguindo o padrão artístico desse novo Smash. E também podemos ver alguns novos movimentos da princesa, que exploram os poderes de corações e arco-íris. Infelizmente, fica difícil prestar tanta atenção nessa princesa quando temos Rosalina dando o que falar. Seu Final Smash ainda é um mistério.
  • Toon Link
Muita gente esperava que cada Super Smash Bros. fosse trazer uma versão alternativa de Link e, com o aguardado Zelda: A Link Between Worlds (3DS) chegando, a esperança era de que chegaria um Link com o visual do clássico de SNES (quem sabe até com o cabelo rosa). Mas, com o lançamento de Zelda: Wind Waker HD (Wii U), Sakurai anunciou o retorno de Toon Link. Ele também perdeu o estilo realista de sua estreia em Brawl, retomando justamente o design mega colorido de sua versão original. Frustrando as esperanças de vermos referências a Phantom Hourglass (DS) e Spirit Tracks (DS) na nova versão do personagem, Toon Link continua hegemonicamente inspirado em Wind Waker. Até mesmo seu Spin Attack traz o mesmo efeito verde visto no clássico de GameCube. Seu Final Smash ainda é um mistério.

  • Sonic
Depois de Mega Man, Sonic foi o primeiro personagem não-Nintendo a entrar na lista de personagens, ou melhor, voltar a ela. Como parte da grande parceria entre Big N e Sega, o ouriço azul mais famoso e veloz dos videogames retorna pra disputar com Mario e companhia após sua grande estreia em Brawl. Sonic não apresenta praticamente mudança alguma em relação à sua primeira aparição. Mas ainda esperamos por algum referência a Sonic Boom, o mais novo jogo do Sonic anunciado (para Wii U). Seu Final Smash ainda é um mistério.
  • Marth
Mais uma vez honrando a série Fire Emblem, Marth volta a Smash como veterano desde Melee para representar essa grandiosa franquia de RPG da Intelligent Systems e Nintendo. Seu design foi mudado e agora, sem o mesmo realismo de antes, nos remete ao recente Fire Emblem: Awakening (3DS). Quanto aos seus movimentos, o pouco que pudemos ver e o que Sakurai explicou não evidencia nenhuma mudança estrutural. Em suma, Marth será praticamente o mesmo de antes. E a espera por um representante atual de Fire Emblem (olá, Chrom) continua. Seu Final Smash ainda é um mistério.


  • Zelda
Zelda está de volta com seu design de Zelda: Twilight Princess (GC/Wii), mantendo grande parte do realismo de Brawl. Quem pensava que Zelda traria uma aparência mais próxima de Skyward Sword (Wii) ou de A Link Between Worlds queimou a língua. Ela também preservou muitos de seus golpes e movimentos. Seu Din's Fire agora está mais forte e ela não mais se transforma em Sheik. Em vez disso, apertando B para baixo, Zelda invoca o Phantom de Spirit Tracks, que serve tanto como ataque quanto como defesa - inclusive pode ser repelido como um projétil qualquer. Seu Final Smash ainda é um mistério.

  • King Dedede
Outro representante da série Kirby, King Dedede marca presença após sua estreia em Brawl. No geral, ele permanece o mesmo desde sua primeira aparição, já que nem mesmo um novo jogo do Kirby deu a ele alguma habilidade nova a ser aproveitada. Sakurai ressaltou a potência avassaladora de seu martelo-canhão e ele agora sempre lançará Gordos (aquele perigosos ouriços de metal) em vez dos inofensivos Waddle Dees. Um outro detalhe interessante são suas expressões faciais: Sakurai fez questão de ressaltar o quão exageradas elas estão.

Quero ver quem é o "gordo, lento e pesado" agora
  • Lucario
Muita gente achava que Lucario se aposentaria como Pokémon representante da quarta geração para dar lugar a um da quinta (como Zoroark) ou ao retorno de Mewtwo. Bom, ter um monstrinho da quinta geração seria interessante, pois Greninja representa a sexta geração e Lucario já está bem defasado. Ainda assim, ele engrossa a lista de veteranos abusando de seus ataques com Aura, que estão muito mais poderosos. Como demonstrado por Sakurai, no entanto, colocar a Aura na potência máxima pode afetar sua recuperação e levar a saltos tão grandes que podem matá-lo. Sakurai também incluiu sua M Evolução: Mega Lucario. Não sabemos se esse é o seu novo Final Smash, mas, pela potência dessa evolução, é natural pensar que só um Final Smash propiciaria algo assim.  Nessa forma, Lucario tem todos os seus ataques de Aura em potência máxima.
Agora a coisa ficou Mega séria
  • Diddy Kong
Eu era um dos que acreditava que outro símio estaria ao lado de Donkey Kong como representantes de sua série com o lançamento de Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Wii U). Quem sabe Cranky Kong, Dixie Kong ou ainda um personagem gêmeo (tipo Ice Climbers) Diddy & Dixie? E o escolhido foi Diddy mesmo, como em Brawl. O macaco continua a jogar irritantes bananas, atirar amendoins e voar com barris a jato (que podem ser destruídos pelos adversários enquanto estão carregando). Diddy está consideravelmente mais colorido do que em Brawl e sua flexibilidade foi bem aumentada. Por exemplo, seu ataque lateral com os dois braços agora tem um alcance muito maior - referência a Lanky Kong?

Eu não comeria isso se fosse ele
  • Zero Suit Samus
Quando mostrou que Samus não mais se transforma em Zero Suit Samus após seu Final Smash Zero Laser, Sakurai brincou dizendo que sua versão sem armadura não estaria presente. Mas, sim, ela estará nos ringues, e agora até poderá lutar contra sua versão armadurada, pois Zero Suit Samus passou a ser uma lutadora independente, ou seja, não mais uma forma alternativa de Samus. Pelo fato de Zero Suit Samus em Brawl ser muito mais fraca que Samus, sua força e agilidade foram intensificadas para que ela não ficasse em desvantagem. O maior exemplo desse acréscimo de potência são suas botas a jato, que permitem muito mais acrobacias e golpes poderosos. Seu design agora segue o visto em Metroid: Other M (Wii), assim como Samus. Seu Final Smash ainda é um mistério.


  • Sheik
Sheik não mais é uma transformação de Zelda, seguindo agora sua carreira solo. Para comemorar sua emancipação, dois novos golpes foram aprendidos. Com Burst Grenade, Sheik atira granadas poderosas. Eu acredito que lançar Deku Seeds seria mais compatível com a personagem. Já o Bouncing Fish é um ataque aéreo com o qual Sheik atinge seus adversários com um chute e salta para trás. Fora isso, Sheik traz sua seleção clássica de movimentos estilo ninja e velocidade absurda. Será que Greninja vai colocar Sheik no chinelo e fazê-la comer poeira?

Pose para foto um pouco antes de morrer
  • Yoshi
Muita gente ficou preocupada quando Yoshi não foi previsivelmente revelado junto ao lançamento de Yoshi's New Island (3DS), mas, no Super Smash Bros. Direct, Sakurai recolocou o veterano de longa data nos ringues de novo. Até Brawl, Yoshi tinha uma postura curvada, como um dinossauro. Agora, a montaria de Mario posiciona-se de maneira mais ereta, uma mudança semelhante à ocorrida com a nova postura de Bowser. De pé, Yoshi agora é muito mais forte, segundo Sakurai. Seus golpes ainda trazem rabadas, sapateados no ar, lançamento de ovos e ataques engolindo os adversários. Seu Final Smash, no entanto, permanece um mistério.

"É de comer?"
  • Charizard
Apesar de termos muitos Pokémon na lista de lutadores, o Pokémon Trainer não foi confirmado como participante, e provavelmente não mais o será, pois Charizard agora luta sozinho. Sem as vantagens propiciadas pelo uso alternado com Ivysaur e Squirtle em Brawl, Charizard ganhou mais velocidade e agilidade, não parecendo ter perdido sua brutalidade. Pudemos ver pouco de Charizard em ação, mas seus golpes misturam movimentos já vistos em Brawl com ataques inéditos, como investidas envoltas em fogo - esse último é um golpe muito forte, mas parece deixar Charizard cansado. Sua Mega Evolução, Charizard X, também foi vista, mas sem confirmação de que será este o seu Final Smash, como aconteceu com Lucario.


Veteranos do N64 ainda não confirmados

Mario, Luigi, Yoshi, Link, Donkey Kong, Samus e Pikachu estão de volta nesse novo Super Smash Bros. após terem participado de todos os games da série... Mas nem todos os veteranos desde o N64 foram revelados por Sakurai. Vamos dar uma atenção a esses três carinhas e ver se eles têm chance de voltar à arena.
  • Ness

Embora a possibilidade de um Mother 4 tenha sido praticamente negada pela Nintendo, Ness teve certa visibilidade com o primeiro relançamento de Earthbound no Ocidente com o Virtual Console do Wii U. O baixinho com super-poderes luta em Super Smash Bros. desde o primeiro game da série e, com Brawl, a participação de sua franquia foi expandida com a estreia de Lucas como lutador jogável. Dois itens da série Mother estão confirmados nesse novo Super Smash Bros., mas será que Ness estará presente? Se pensarmos em alguém que o substituiria, apenas teríamos Ninten, protagonista do primeiro Mother, no entanto, acredito que a Nintendo preferiria usar Ness, por ser ele o herói do único game da série lançado no Ocidente.
  • Captain Falcon
Sem nenhum F-Zero no forno da Nintendo, só o relançamento de F-Zero Maximum Velocity (GBA) no Virtual Console poderia ser um dia bom para revelar a volta de Captain Falcon aos ringues. Bom, assim como Ness, temos um outro indício de que o capitão estará de volta: Samurai Goroh é, novamente, um Assist Trophy. Ou seja, Sakurai não esquece de F-Zero nesse novo Super Smash Bros.

  • Jigglypuff
Ta aí um lutador esquisito... Embora esteja presente na lista de lutadores desde o primeiro jogo da série, o que Jigglypuff tem de especial para ser um Pokémon jogável? Ele não é lendário, não é particularmente forte nem é tão popular assim. Agora que é do tipo Fada, Jigglypuff tem um pouco mais de atenção dos jogadores, mas, como tradicionalmente o máximo de monstrinhos na lista de lutadores é quatro, é difícil arranjar espaço para Jigglypuff como quinto Pokémon desse novo Super Smash Bros.


Espera, mas e Nester?

Alguns fãs quase nos pegaram nas vésperas do primeiro de Abril, quando divulgaram imagens de um possível novo lutador de Super Smash Bros.: Nester. Para quem não sabe, esse moleque engraçado é o mascote da falida revista americana Nintendo Power. Apesar da qualidade das imagens divulgada ser duvidosa, o trabalho de modelagem foi razoável e até deu para acreditar um pouco, afinal, é comum termos esse tipo de personagem bizarro na franquia. Bom, Nester pode não ter sido revelado ainda, mas quem sabe isso já não estava nos planos de Sakurai? Ou quem sabe não teremos o Captain N?

Primeiro de Abril, bobões!
E é isso, pessoal, por hoje é só. Na semana que vem, tratemos tudo sobre os estágios, arenas e ringues de batalha. Fiquem ligados!
Revisãõ: Marcos Silveira
Capa: Vitor Nascimento 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google