A Nintendo pode não estar sempre liderando a corrida do mercado de games, mas de uma coisa podemos ter absoluta certeza: ela é a empresa que traz as melhores inovações, criando sempre novas e divertidas maneiras de entreter o jogador. Algumas não dão certo e desaparecem logo em seguida. Muitas outras, entretanto, dão tão certo que as empresas concorrentes rapidamente copiam a ideia, tentando se aproveitar do sucesso criado pela Nintendo. Como esta é uma situação que já aconteceu tantas vezes, listaremos nesta edição do Top 10, algumas de suas maiores criações. Os jogos, acessórios ou consoles que causaram maior impacto no mundo dos games e criaram as tendências mais importantes, dentro e fora da Nintendo.Lembre-se que não estamos falando das melhores criações e sim das mais influentes e tenha em mente que foram consideradas apenas as de autoria da Nintendo. Também é importante esclarecer que a Nintendo pode não ter sido a pioneira nas ideias por trás de alguns dos itens abaixo, mas foi ela que, usando-a de forma criativa e inovadora, a popularizou. Por último, como nas demais edições do Top 10, este ranking é extremamente subjetivo e certamente variará muito de pessoa para pessoa, mas, mesmo assim, deixe sua opinião. Você concorda com a listagem? Trocaria algum item? Acha que faltou alguma coisa? Comente!
Então, sem mais delongas, vamos para as 10 Criações mais influentes da Nintendo!
10. Rumble Pack (Nintendo 64, 1997)
Um acessório que, conectado à parte de trás do joystick do Nintendo 64, faz o controle vibrar em certas situações, como quando a nave do jogador é atingida em Star Fox 64, por exemplo. A principio, isso poderia parecer um acessório interessante, mas com pouca utilidade e que logo cairia no esquecimento. Quem poderia imaginar que esta “pecinha” - que deixava o controle consideravelmente mais pesado, tomava o lugar do Memory Pack (fazendo com que o jogador tivesse que ficar trocando um pelo outro, quando precisasse salvar o jogo) e gastava um par de baterias AAA - faria tanto sucesso? As vibrações do Rumble Pack possibilitaram uma nova imersão do jogador no mundo virtual, fazendo-o sentir na pele a ação que acontecia na tela. A Sony rapidamente se aproveitou do sucesso do Rumble Pack para criar o DualShock, um controle para o PlayStation que também tinha um motor para vibração. Depois disso, tornou-se praticamente obrigatória a existência de um motor deste tipo nos controles de qualquer console. 9. Controle do Nintendo 64 (1996)
8. Metroid (NES, 1986)
A primeira missão de Samus Aran, no NES, trouxe muitas inovações ao gênero plataforma que podem ser vistas em centenas de outros jogos, até os dias atuais. Ao invés de mundos divididos em “fases”, nas quais o personagem tinha que percorrer até o fim para passar para a próxima, em Metroid havia um único e gigantesco mundo, que deveria ser explorado aos poucos. Itens e armas encontrados no decorrer do jogo davam a Samus novas (para relembrar Metroid com mais detalhes, veja Blast from the Past – Metroid)
7. Super Mario Kart (Super NES, 1992)
Super Mario Kart trouxe um significado completamente novo ao conceito de jogos de corrida. Ao invés de oferecer simplesmente uma disputa pela maior velocidade e habilidade no volante, o jogo introduziu a obtenção de itens durante a corrida, possibilitando estratégias nunca antes vistas, como derrubar adversários com cascos de tartaruga e cascas de banana ou ultrapassá-los usando cogumelos e estrelas, o que deixava o resultado da corrida dificilmente previsível até os últimos segundos. Os diferentes cenários, personagens e modos de jogo ofereciam muita diversidade, tornando o jogo ainda mais divertido. E o melhor: tudo protagonizado pelos personagens de Mario Bros., marcando assim o início da participação do encanador e sua turma em modalidades de esporte, o que resultou em grande sucesso. Depois de Super Mario Kart, virou tradição que os principais personagens e mascotes de séries de videogame tivessem um jogo (para relembrar Super Mario Kart com mais detalhes, veja Blast from the Past – Super Mario Kart)
6. Wii (2006)
Além de ser muito mais acessível que os demais consoles de sua geração, o Wii introduziu aos jogadores um mundo completamente novo: o controle por movimento. O sensor acoplado ao console detecta os movimentos do controle em três dimensões, permitindo que o jogador faça movimentos com as mãos ao invés de simplesmente apertar botões para executar ações, elevando a sua imersão no mundo virtual. É verdade que esta detecção de movimentos não foi tão perfeita quanto muitos esperavam e veio com suas falhas, mas não há dúvidas quanto à revolução causada pelo Wii e como este direcionou o mercado de games. A Microsoft e a Sony se viram obrigadas a seguir os passos da Nintendo com o Kinect for XBox 360 e o PlayStation Move (este segundo ainda com um controle extremamente semelhante ao do Wii), copiando até a idéia do Wii Sports de usar uma compilação de esportes como jogo demonstrativo. E, mesmo com tecnologias mais avançadas, o impacto e sucesso destes dispositivos foram incomparáveis aos do Wii. 5. Super Mario 64 (Nintendo 64, 1996)
4. Game Boy (1989)
A concepção do Game Boy original foi feita com algumas poucas características básicas em mente: ele deveria ser pequeno, leve, barato, durável e ter uma biblioteca de jogos bons e variados, desde seu lançamento. Com essa receita, o Game Boy conseguiu revolucionar o conceito de videogames portáteis, que até então estava limitado a jogos simples do tipo Game & Watch. Mesmo servindo de inspiração para muitos outros portáteis, poucos são os que conseguiram sequer chegar perto do sucesso do “menino” da Nintendo e esta, sempre se aprimorando, ainda permanece imbatível quando se trata de consoles portáteis. (para mais detalhes sobre a história do Game Boy, veja Nintendo Chronicle #5)
3. Super Mario Bros. (NES, 1985)
(para relembrar Super Mario Bros. com mais detalhes, veja Blast from the Past – Super Mario Bros.)
2. Pokémon Red / Green / Blue (Game Boy, 1996)
O que começou modestamente com duas versões de um mesmo jogo para Game Boy logo espalharia a febre de “capturar todos” por todo o planeta, como uma epidemia, atingindo a população de tal maneira que atualmente existem mais de 40 jogos da série (entre tradicionais e spin-offs) e o número de diferentes Pokémon, que começou em 151, já subiu para mais de 600. Uma série animada foi criada, atualmente beirando 700 episódios e com 13 longa-metragens. Além disso, deu origem à mangás, cards colecionáveis, brinquedos e até mesmo um parque de diversões de Pokémon chegou a existir no Japão. Várias outras séries foram criadas, imitando Pokémon e algumas, como Digimon, chegaram a ter um êxito considerável mas ficaram longe do sucesso da criação da Nintendo e acabaram caindo no esquecimento. O interessante é que os jogos da série tradicional de Pokémon conseguem fazer tanto sucesso, mesmo mudando pouca coisa da fórmula: sempre consistem um um garoto ou uma garota que deve começar sua jornada escolhendo um entre (para relembrar Pokémon Red/Blue com mais detalhes, veja Blast from the Past – Pokémon Red e Blue)
1. Nintendo Entertainment System (1983)
O NES, lançado no Japão em 1983 com o nome Famicom, foi o console que fez o mundo voltar os olhos novamente para a indústria de videogames em uma época em que esta estava passando por uma crise e que, com a falência de muitas empresas do ramo, corria perigo de se extinguir. O NES não só ajudou a ressuscitar a indústria de games como também definiu novos padrões para consoles que o seguiriam, desde design dos jogos até o estilo dos controles. Outra grande novidade que a Nintendo introduziu com o NES foi o (para mais detalhes sobre a história do Famicom / NES, veja Nintendo Chronicle #3 e Nintendo Chronicle #4)