Blast Test

Blast Test: Order Up!! (3DS)

Esta semana o eShop completou um ano de existência. A loja virtual da Nintendo já possui demos, vídeos, trailers e inúmeros games para sere... (por Alex Sandro de Mattos em 08/06/2012, via Nintendo Blast)

Cozinhar em 3D é com Order Up!!Esta semana o eShop completou um ano de existência. A loja virtual da Nintendo já possui demos, vídeos, trailers e inúmeros games para serem baixados. Um dos próximos lançamentos do eShop será Order Up!!, um simulador de culinária. Recentemente foi disponibilizada uma demo gratuita para os jogadores testarem o título. Mas será que Order Up!! é um prato interessante para os donos do portátil tridimensional?

Faça inveja à Ana Maria Braga... ou não


Order Up!! é o terceiro jogo virtual no qual foi disponibilizado uma versão demonstrativa (os anteriores foram Mutant Mudds e Pyramids). A demo ocupa exatamente 271 blocos do cartão SD e pode ser executada até 30 vezes antes de expirar.

Este game de culinária foi lançado para o Nintendo Wii em 2008 e também teve versões para PlayStation 3 e IOS. Mas você sabia que na Europa o jogo foi lançado para o Nintendo 3DS em dezembro de 2011 em formato físico? Agora a versão para a América está prevista para dia 21 de junho em formato digital.
É... você vai ter que se esforçar pra ser o melhor chef de Port Abello

Colocando a mão na massa


Ao iniciar a demo, você pode escolher entre ser um chef do sexo masculino ou feminino. Independentemente de sua escolha, o cozinheiro cairá de um avião em Port Abello, em um fast food que, coincidentemente, precisa de um empregado para preparar os pratos. Coisa do destino, não?
Escolha entre o homem ou a mulher. Não importa: se você for ruim de culinária, isso não resolverá nada

Você pode escolher entre duas opções: o Tutorial, no qual é apresentado a jogabilidade, e o Quick Play, para ir direto ao jogo e colocar a mão na massa. De qualquer forma, preparar os pedidos dos clientes é um processo bem simples, pois eles chegam de carro e os itens desejados por eles aparecem na tela inferior.

Fica ao critério do jogador escolher a ordem e o que fazer primeiro. Há quatro diferentes tipos: bebidas, verduras, frituras e carnes. O interessante é o uso simultâneo das duas telas do portátil. Na superior são exibidos os alimentos e o identificador de como está o seu prato, enquanto a jogabilidade é praticamente toda feita pela tela tátil.
Port Abello precisa de cozinheiros. Jamais pense em passar férias lá... Olha a cara linda do cliente...

Então, por exemplo, para cortar um tomate, você precisará selecioná-lo e arrastá-lo para a mesa e riscar a tela inferior. Para fazer batatas fritas, arraste-as para o óleo, faça um traço de cima para baixo para colocá-lo no líquido e um traço inverso para retirá-lo. As verduras e legumes são os únicos alimentos no qual a precisão dos cortes é levada em consideração para classificar o seu desempenho. Os outros, o que contam é o tempo exato de preparo.
Cortes perfeitos garantem recompensas de clientes
Quando você coloca o bacon na chapa, por exemplo, precisa esperar até que o marcador chegue ao ponto verde para fazer um risco curvado na tela tátil para virar o alimento, e deve esperar o mesmo chegar novamente ao ponto verde para retirá-lo. Dessa forma, se o alimento ficou “no ponto”, você pode guardá-lo na bandeja ou, caso não esteja bom, pode descartá-lo.
Não deixe as bebidas abaixo do nível e nem cair do copo.
Quando o jogador está cozinhando, o marcador classifica como está o preparo do respectivo alimento. Essa classificação varia entre poor, good, ok e perfect. Além disso, o tempo que você leva para fazer o pedido também conta, ou seja, quanto melhor e mais rápido o prato for feito, mais dinheiro ganhará dos clientes. Portanto, fazer várias coisas ao mesmo tempo é uma tática interessante, mas que pode fazer com que você se complique, caso não consiga dar conta de cozinhar tudo.

O visual do game é cartunesco e agradável. O efeito 3D do portátil é perceptível, mas nada muito surpreendente. O áudio aparenta ser repetitivo, porém, apresenta o bom humor que o jogo proporciona.

Um cardápio sem variedade


A demo se resume apenas a fazer os pedidos no fast food. O legal é que os pratos são escolhidos de forma randômica, ou seja, você não fará a mesma sequência de pratos quando for jogar a versão demonstrativa novamente. Talvez se mostrassem mais opções, como por exemplo, o jogador fazendo pratos em restaurantes (fato que acontece na versão completa), deixaria a demo menos repetitiva e mais interessante.

Se você gosta de jogos de simulação de culinária, Order Up!! é uma boa escolha. Agora, se você não se interessa por games desse gênero, o jeito é escolher outra opção no “cardápio” do eShop, pois o preço de R$ 16,99 parece ser um pouco amargo e caro. Há opções melhores e mais interessantes, como Sakura Samurai: Art of the Sword, Pushmo e Dillon’s Rolling Western, com preços mais acessíveis ou semelhantes. Até porque a comida feita por nossas mães é sempre a melhor e insubstituível.
Ser cozinheiro não é o bastante. Tem que ser músico também!
Revisão: Marcos Vargas Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google