2013: O Ano do Luigi - A saga do personagem mais carismático da Nintendo

Quem nunca quis um irmão como Luigi, o medroso da turma, aquele cara que só quer passar despercebido, sem arrumar confusão, apenas para... (por Unknown em 30/03/2013, via Nintendo Blast)


Quem nunca quis um irmão como Luigi, o medroso da turma, aquele cara que só quer passar despercebido, sem arrumar confusão, apenas para ser mais um? Aquele que, acima de tudo, chegou para ser o mais amável, cativante e heroico da maneira que ninguém jamais imaginou. Este é Luigi, o irmão gêmeo de Mario que veio ao mundo apenas para ser um "player 2", mas que acabou conquistando milhares de fãs ao redor do globo e hoje disputa um lugarzinho no coração dos amadores do encanador, que não sabe mais viver sem seu fiel parceiro que completa 30 anos em 2013 e homenagens não irão faltar!

Parceiro inseparável


Em 1983 nasceu Luigi!
Luigi nasceu em 1983 no jogo Mario Bros. para arcades. Semelhante ao seu irmão Mario, apenas com uma ligeira mudança na paleta de cores de vermelho e azul para preto e verde, Luigi era sinônimo de similaridade  de acordo com a pronúncia Ruiji, do seu nome em japonês, que significa "similar". Luigi começou assim, quieto, de lado, era chamado apenas quando um jogador queria um amigo para se divertir, como aquele garotinho franzino e sem graça que espera para ser chamado para o jogo de futebol da turma. E foi assim por alguns anos, dos arcades ao NES, onde Luigi ganha seu primeiro papel de destaque em Super Mario Bros. 2.

Tudo bem que a presença de Luigi, assim como de Toad e Peach no jogo, foi ocasionada pela mudança dos sprites do jogo original Yume Kōjō: Doki Doki Panic, inclusive foi ai que Luigi começou a dar seus saltos gigantescos com aquele balançar de seus pezinhos, que se tornaram marca do personagem em jogos posteriores. Aqui Luigi também aparece diferente de Mario pela primeira vez. Se em Super Mario Bros. e The Lost Levels tínhamos um Luigi baixinho e gordinho como Mario, em SMB2 tudo mudou. Luigi agora se mostra mais esbelto e mais alto, mas ainda levando as cores verdes que consagraram o personagem. Porém não fica assim por muito tempo, já que em SMB3 e Super Mario World, Luigi volta a receber aquela barriginha, devido a limitação dos jogos. Acontece que em SMB2 cada personagem tem seu perfil, como velocidade, força e altura do pulo, o que facilitou os sprites diferentes; já nos demais jogos, Luigi é apenas um "Mario verde", se comportando como o irmão vermelhinho. Isso perdurou por alguns anos, até o remake de Super Mario World no pacote All-Stars + SMBW, onde tivemos o Luigi magrinho novamente.

Nasce um herói


Ainda no SNES Luigi estrelou seu primeiro jogo como protagonista em Mario is Missing!, um jogo educativo lançado em 1992 que, diga-se de passagem, era muito sem graça. Neste jogo, Luigi deveria procurar seu irmão Mario, que fora capturado por Bowser, ao redor do nosso planeta, juntando pistas e recuperando artefatos históricos. Mas que começo horrível para o Luigi, mas ele teve uma excelente aula de História e Geografia. Está certo, mas será que Luigi estava fadado a ser apenas o segundo jogador ou um personagem apático de um jogo educativo sem pé nem cabeça? Bem, passando pelo abismo do esquecimento em Super Mario 64, Luigi fez pequenas aparições na série Mario Kart e Mario Party (perceba o bullying com o verdinho até nos nomes das franquias). Porém, tudo muda na era do GameCube, onde Luigi tem sua primeira estreia de peso com Luigi's Mansion!

De Mario is Missing! a Luigi's Mansion: agora sim um jogo digno para o verdinho!

Aqui, a fama de medroso que Luigi vinha ganhando por seu histórico em alguns jogos foi intensificado, porém questionado, colocando-o dentro de uma mansão mal assombrada infestada de fantasmas, para salvar seu irmão Mario da posse dos Boos. O jogo ganhou grande popularidade no GC e foi um grande marco para aqueles fãs que já adoravam Luigi e não esperavam por um game só dele e tão bom quanto os estrelados por Mario, mesmo porque o jogo não segue a mesma linha dos jogos de plataforma do bigodudo: neste o que vale é a exploração e é preciso usar a cabeça para resolver enigmas e quebra-cabeças. Um título de peso da Nintendo que merecia uma continuação.

Não abra esta porta, Luigi... esta mansão está infestada por fantasmas!
Luigi ganhou destaque de tal forma que conseguiu até mesmo uma princesa, Daisy de Sarasaland - sim aquela de Super Mario Land (GB) - e um antagonista, Waluigi, infelizmente encontrados apenas em jogos multiplayer como Mario Kart, Mario TennisMario Party, ou Mario Golf, neste último sendo Daisy a parceira de Luigi na versão para NES.

Qual casal levará a melhor?

De volta ao multiplayer


Luigi ficou um bom tempo no banco de espera. Durante a era Wii e DS, Luigi voltou a participar dos jogos do encanador vermelhinho como sendo seu companheiro inseparável. Na saga New Super Mario Bros., presentes nos consoles DS, Wii, 3DS e Wii U, Luigi serve de grande ajuda para Mario, ainda mais se tratando de um jogo de plataforma multiplayer onde os jogadores dividem a mesma tela. Uma boa pedida chamar um amigo para controlar Luigi e te ajudar a procurar pelas Star Coins escondidas ou te jogar em um buraco apenas para te sacanear.

Puxe a cordinha e Luigi dirá: "Você é meu melhor amigo!"

30 anos de Luigi


Amigo para todas as horas, Luigi nunca se cansou de ajudar o irmão em suas aventuras. Mas Luigi tinha mais para mostrar e os fãs aguardavam ansiosamente por uma sequência de Luigi's Mansion ou um jogo novo estrelado por Luigi. Finalmente, a espera terminou, pois chegamos em 2013: o ano do Luigi, que já começou com o novíssimo Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS) e muitas outras novidades de jogos para nosso personagem mais querido da Nintendo. Mario que me desculpe, mas este que vos escreve prefere o verdinho.

Amamos você, Luigi. E seus gritos também!

Para este ano também foi anunciado o novo RPG dos irmãos Mario, desta vez para o 3DS: Mario & Luigi: Dream Team. Não será um jogo estrelado por Luigi, mas ele terá um papel importantíssimo para a história, já que Mario irá entrar em seu sonhos para combater as forças do mal que ameaçam o Reino do Cogumelo, semelhante ao que aconteceu em Bowser's Inside Story (DS). E também um jogo de plataforma todinho do Luigi, ou quase. Acontece que foi anunciada uma DLC para New Super Mario Bros. U onde será adicionada uma trama a parte para o Luigi: Super Luigi U, contando com níveis únicos, montados exclusivamente para o medroso.

Luigi, aquele amigo dorminhoco que você adora cutucar enquanto tira um cochilo.
Seja por seu espírito aventureiro e amigo para todas as horas, ou por seus gritos de horror, ou por seu sorriso singelo, Luigi vem conquistando mais e mais fãs ao redor do globo e hoje não é visto apenas como um segundo jogador: Luigi hoje tem qualidades e características únicas que encantam e divertem os jogadores fiéis que sempre o escolhem para uma partida de kart ou de tênis. Luigi merece tudo isso e muito mais em seu trigésimo aniversário e que venham outros 30!


Revisão: Gabriel Toschi

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google