Pokémon Blast

Quando Pokémon vira coisa séria: hoje conheceremos Yan Sym, autor de um livro sobre... Pokémon!

Que Pokémon não é coisa de criança, todos sabemos. O público alvo pode até ser de uma faixa etária diferente do que acaba realmente atingi... (por Unknown em 20/08/2013, via Nintendo Blast)

Que Pokémon não é coisa de criança, todos sabemos. O público alvo pode até ser de uma faixa etária diferente do que acaba realmente atingindo, já que crianças não fazem ideia do que são Individual Values, Effort Points e outras mecânicas tão complexas que estão escondidas por trás daqueles monstrinhos fofinhos. E é sobre essa mecânica, o cenário competitivo, e todo esse conhecimento que Yan Sym escreveu um livro com a colaboração de comunidades de treinadores de Pokémon que ele teve oportunidade de conhecer durante sua jornada. Sim, jornada, pois Yan Sym é o atual campeão da Liga Pokémon nacional.


Entre um tempo e outro, tive a oportunidade de ter uma conversa com Yan sobre seu livro, A Arte do Pokémon Competitivo, e gostaria de compartilhar com vocês essa semana. Não foi prolongar muito, pois o papo ficou extenso o suficiente para desafiar o interesse de vocês. Por favor, desfrutem.

Sheen: O que deu a ideia para você escrever um livro sobre Pokémon?

Yan: Bem, na verdade foram duas as questões que me motivaram a escrever o livro. Em primeiro lugar, já faz vários meses que eu queria compilar todas as experiências que eu havia adquirido ao longo de aproximadamente 7 anos jogando Pokémon competitivo, deixando um "legado" para futuros treinadores. Contudo, eu nunca tinha paciência pra começar, e foi quando alguns amigos meus resolveram escrever pequenos guias pontuais para postar em fóruns e eu aproveitei a iniciativa deles e usei (com permissão) parte do conteúdo como ponto de partida pro meu livro, facilitando a escrita das partes mais "triviais". Um segundo motivo foi uma frustração própria com relação a serem pouquíssimos os bons guias em português sobre Pokémon competitivo, sendo que quando eu comecei a jogar não havia nenhum! Desse modo, resolvi me juntar com alguns amigos pra tentarmos fazer o mais completo guia possível, tendo como objetivo expandir a visão das pessoas sobre o mundo de Pokémon competitivo.

Sheen: Sete anos? É verdade, você comentou que começou em... meados de 2006, se não me engano. Caramba, é muito tempo. Então há muitas experiências também, ótima ideia. Não apenas Pokémon, mas alguns outros games que partem para uma mecânica mais elaborada e trabalhada, acabam por se tornarem algo bem de "nicho". E o Pokémon competitivo se tornou algo assim. Você acredita, então, que o livro pode ajudar aqueles treinadores mais novos e que não tem muita habilidade com o idioma estrangeiro?

Yan: Exatamente. O livro foi dividido em três partes principais: Iniciante, Intermediário e Avançado. Desse modo, o conteúdo abrange desde o básico do básico (Stats, Itens e Regras, por exemplo) para quem está começando a jogar, até o mais avançado (Predicts, times competitivos e distribuições de probabilidade) para agradar até os mais experientes jogadores. Acredito que, após uma boa leitura do livro e um pouco de prática, qualquer treinador poderá ganhar batalhas e começar a pensar competitivamente por si mesmo.

Sheen: Ah, esse é um ponto muito importante! Uma coisa que me incomoda, e muito, não apenas em Pokémon, mas até mesmo em cardgames, são pessoas pegando "estratégias prontas", copiando-as e usando-as. De certo modo, quem elaborou aquela estratégia teve suas próprias experiências para criar aquilo e raramente funcionará da mesma maneira na mão de outra pessoa. Se bem que algumas coisas são bem simples, como Scizor que é usado em quase todos os times atualmente e tem um desempenho excepcional. O que você pensa sobre isso? Concorda que há muitos treinadores que copiam estratégias (que podem não funcionar da mesma forma) ou acredita que esse seja ao menos um bom exercício para praticarem?

Yan: Acredito que no começo copiar seja fundamental. Eu mesmo, quando comecei a jogar, recebi diversas críticas por vencer torneios usando times dos outros; já cheguei até a ganhar de vários jogadores usando as estratégias que eles mesmos haviam elaborado! Mas penso que isso é bom até certo ponto. Copiar é interessante, pois propicia um fácil, rápido e consideravelmente bom aprendizado, fazendo com que um jogador iniciante passe a entender como funciona o jogo, um determinado metagame ou um estilo de batalha específico. Mas um jogador que só copia nunca será tão bom quanto o que pensa por si mesmo, pois errar e buscar melhorar com isso é um processo de aprendizado fantástico e, na minha opinião, o mais eficiente de todos. É importante notar que, em metagames "manjados" como B2W2 OU, é muito fácil copiar uma estratégia e se sair bem com ela, pois é uma regra pouco diversificada estrategicamente. Mas os jogadores que fazem isso não costumam ganhar torneios ou se destacar, permanecendo na "média". Na verdade, só copiando e deixando de pensar por si mesmo, um jogador deixa de aprender a essência de Pokémon competitivo, tendo só memorizado um jeito específico de jogar uma determinada regra. Por outro lado, quem testa suas próprias ideias a longo prazo tende a conseguir jogar qualquer metagame, pois aprendeu a pensar por si mesmo e entendeu como funciona o jogo.

Sheen: Um ponto que muitos treinadores menos experientes confundem é essa diferença entre os estilos de jogo. Um treinador que joga bem em uma tier OverUsed, pode não se sair tão bem em Uber. Com base no seu livro, você acredita que é um iniciante consegue entender isso ao decorrer da leitura ou é algo que ele pegaria apenas na experiência em contato com o jogo?

Yan: Diferente de muitos outros tutoriais, meu livro não foca em uma regra específica, e sim em fazer com que o leitor aprenda a jogar Pokémon competitivo e consiga pensar por si mesmo. Por ser o metagame mais popular, foi tomado como referência o metagame B2W2 OU do Smogon, mas também são abordadas diversas outras regras e modos de jogo. Do mesmo modo que uma criança após aprender bem a operação matemática de soma consegue facilmente expandir o que foi ensinado para números com vários dígitos, a ideia do livro é ensinar o leitor a jogar qualquer regra. Obviamente tudo fica mais fácil com a prática e o contato direto com o jogo, mas o livro oferece uma boa base teórica para isso.

Sheen: Você comentou que o livro foi escrito com ajuda e permissão de alguns amigos por meio de alguns tutoriais já publicados. Então, isso faz o livro ser algo mais "de uma comunidade", não concorda? Parece um trabalho em equipe, mesmo você sendo o avatar, a personificação desse trabalho. Isso me lembra como Pokémon é um jogo social. Você faz amigos, você joga pelos amigos, ajuda os amigos. É difícil não fazer boas amizades jogando Pokémon. Nesses anos em meio essa comunidade, quais foram as melhores experiências que teve com esse grupo? Chegou a viajar para vistar treinadores em outros locais? Ou participar de torneios além de sua cidade?

Yan: Sim, de certo modo é algo feito pela comunidade para a própria comunidade. Quanto a viagens, já visitei 4 outras LOP (SJC, RJ, DF e SC) além da LOP-SP para conhecer pessoas e participar de campeonatos. Mas as melhores experiências são sempre jogando a "Smogon World Cup", um torneio online anual onde jogam os melhores dos melhores, formando equipes e tendo como objetivo representar seu país (ou região) no campeonato. É um tipo de "copa do mundo pokémon". É de longe o campeonato mais divertido, pois diversos jogadores, mesmo aqueles que não conseguiram entrar no time, deixam as rivalidades de lado e trocam experiências e estratégias, tudo para o Brasil conseguir o melhor resultado possível.

Sheen: Smogon é realmente a maior comunidade do mundo, sem dúvida alguma. Uma surpresa é você ter vindo da comunidade online e torna-se campeão da Liga Pokémon nacional. São ambientes muito diferentes, principalmente com regras. Você teve alguma dificuldade para viver nesses "dois mundos" ao mesmo tempo?

Yan: Sim, e muito! Em uma época eu cheguei a jogar em três regras diferentes: a da LOP-SP, a da Pokeland e a do Smogon, então era realmente bem confuso. Fora que sempre tinha gente criando confusão com "qual tier é a certa" ou "qual é a melhor", então era realmente complicado. No fim, acredito que as experiências adquiridas em cada "mundo" (online e offline) acabaram se completando e me ajudando a ganhar torneios em ambos. Em torneios presenciais a concentração e a paciência são determinantes em uma luta, enquanto em partidas online conhecer a fundo um metagame, criando estratégias cada vez mais complexas e elaboradas, acaba pesando mais.

Sheen: Você acabou por se tornar um especialista em todos esses modos diferentes, hahah! Mas há alguma dica, sugestão ou conselho que você gostaria de deixar para os leitores que estão começando agora no mundo competitivo de Pokémon?

Yan: Acredito que o fundamental é ler bastante sobre o assunto, ficando sempre atualizado, pensar por si mesmo e, principalmente, divertir-se. Em qualquer atividade ou situação, não só em pokémon, todos estão sujeitos a falhas. Muitas derrotas (algumas por "hax", outras nem tanto) provavelmente virão pela frente, mas o verdadeiro vencedor deve sempre buscar aprender com seus erros e almejar o constante aprimoramento. Tenha certeza, com o tempo as vitórias virão!

A jornada para ser um Mestre Pokémon não é simples. É necessário muito esforço, dedicação e paciência. Com a chegada das versões X & Y, não apenas treinadores veteranos explorarão as terras de Kalos, como novos treinadores que foram atraídos pelo novo visual que os jogos da franquia receberam. Todos devem se esforçar igualmente para atingir seus objetivos. Ainda mais se esse objetivo for atingir o cargo de campeão nacional, pois esse cargo é ocupado apenas um por vez.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google