Mario & Luigi: Paper Jam (3DS) traz grandes referências à franquia

Como os outros jogos da série, Paper Jam é repleto de referências ao universo Mario.

Ao pegar um jogo da série Mario & Luigi, uma das primeiras coisas que me vêm à cabeça é o carinho que os desenvolvedores dedicam para manter o produto interessante. Seja por meio de mecânicas, canções ou diálogos bem planejados, percebe-se facilmente o empenho em trazer um conteúdo que seja tanto divertido para os iniciantes quanto um prato cheio de referências para os que acompanham a trajetória do bigodudo há um bom tempo — e Paper Jam, última iteração lançada da série, não é diferente. Confira alguns detalhes que podem até passar despercebidos, mas remetem a diversas faces da franquia Mario.

Série Paper Mario

O Emergency Block foi uma útil adição no sentido de ajudar quando os padrões de ataque de um inimigo tornam-se complicados demais para serem antecipados. Sua existência alude ao movimento defensivo que pode ser executado nos jogos da série Paper Mario. Entretanto, diferentemente do Guard do mundo de papel, ativar o Emergency Block não requer precisão — é possível segurar o botão para diminuir os danos tomados.
Pode até ser mais fácil, mas é melhor aprender a esquivar os golpes.
Um dos Expert Challenges de Paper Jam tem o mesmo nome de um presente que Peach envia ao encanador em Paper Mario (N64): Lucky Star. Com a ajuda desse item, o personagem pode executar os Action Commands, que servem para aumentar danos causados aos oponentes ou diminuir os recebidos.

O primeiro Paper Mario recebeu ainda outra referência em Paper Jam, embora ela tenha sido, provavelmente, um erro na localização dos diálogos. Quando se descreve a Paper Peach, Starlow menciona ser um membro dos Star Spirits, entidades do jogo do Nintendo 64, embora saibamos que ela é um Star Sprite.
Proposital ou não, continua sendo uma referência.
A habilidade que Paper Mario tem de virar um avião de papel durante as batalhas e no overworld é uma herança de The Thousand-Year Door (GC). Outra referência ao jogo são os Star Points; embora não haja uma audiência como em TTYD, esses pontos funcionam de maneira bastante semelhante ao Star Power do jogo de GameCube.

Outro Expert Challenge se chama Super Paper Mario, que tem o mesmo nome do jogo do Wii. Além disso, algumas ações em Paper Jam remetem a habilidades dos parceiros Pixls do mesmo jogo: Trio Grab a Thoreau e Dash a Dashell.

Jogos de esporte da franquia Mario

Quando estão no topo do Mount Brr sob a vigilância dos Bowser Jrs., Peach e Paper Peach têm uma longa conversa a respeito de suas aparências. Ambas pensam em alguma forma de trazer uma mudança radical no visual, ao passo que mencionam que um rabo de cavalo é sempre útil nos esportes. Essa é uma clara referência às aparições de Peach nos jogos de esporte da franquia Mario, nos quais seu cabelo geralmente está preso.

Série Mario & Luigi

Se você jogou Superstar Saga (GBA), o primeiro tema de batalha deverá ser bastante familiar — isso porque ele é uma nova versão do tema utilizado neste jogo. Até que seria uma boa ideia manter a nostálgica Come On! como música até o final do jogo, mas Mixed-Up Scramble também é uma bela composição para celebrar a união de Mario, Luigi e Paper Mario.

É difícil encontrar um jogo da franquia Mario que não tenha uma referência, mesmo que sutil, ao Super Mario Bros. original. Em Paper Jam, um remix da música dos tutoriais de Partners in Time (DS) — que, por sua vez, é um remix do tema do clássico do NES — é utilizado com a mesma finalidade.

Em uma parte do jogo, ao mesmo tempo que quebra a quarta parede, Starlow faz referência a uma frase de Stuffwell. Esse personagem de Partners in Time é uma mala falante inventada pelo Professor E. Gadd e que carrega diversos itens para Mario, Luigi e suas versões bebês, além de dar diversas orientações ao grupo.
Confesso que essa frase foi golpe baixo.
De maneira parecida com o primeiro tema de batalhas de Paper Jam, a música que se ouve no castelo de Peach é um remix de outro remix. Nesse caso, trata-se de uma nova versão da música encontrada em Bowser’s Inside Story (DS), que por sua vez é um arranjo desse tema em Super Mario 64 (N64).

Por ter a engine gráfica de Dream Team (3DS) e trazer diversos sprites de Sticker Star (3DS), elementos de ambos os jogos foram reaproveitados. Como exemplo, o Bros. Attack Mega Thwonk, presente em Paper Jam, traz o mesmo Luigi gigante que é controlado em algumas batalhas de Dream Team.


Captain Toad: Treasure Tracker (Wii U)

Toadette, a mente por trás dos Papercrafts que o trio usa em algumas batalhas do jogo, mostra-se bastante independente em Paper Jam — apesar de ser sequestrada mais uma vez, mas não vamos tirar seu mérito. Ela faz diversas referências ao que vivenciou no Wii U ao lado de Captain Toad para justificar seu lado mais aventureiro.

 

Luigi Time!

Em um certo ponto do jogo, o jogador controla apenas Luigi, separado de Mario e Paper Mario. Segundo os próprios desenvolvedores, o seu modo assustado de andar foi baseado nos jogos da série Luigi’s Mansion. Ainda nesse momento do jogo, Starlow faz referência ao Ano do Luigi, um evento que durou de 2013 a 2014 na celebração da primeira aparição do irmão mais novo de Mario em Mario Bros.
O ano do Luigi pode até ter acabado, mas ele ainda
tem alguns momentos de estrelato em Paper Jam.

Nem só de Mario vivem as referências

Até mesmo a versão melhorada do portátil da Nintendo recebeu uma certa homenagem em Paper Jam. O design das máquinas do Arcade, que dão acesso aos minigames, foi baseado em um híbrido do New Nintendo 3DS e do 3DS comum.
Mensagem subliminar, talvez?
Essas são apenas algumas das referências encontradas no divertido Mario & Luigi: Paper Jam. Detectou mais alguma? Descreva-a nos comentários!

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Peterson Barros

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google