O trio da criação - Parte II

Conheçam um pouco mais sobre outro trio que também está ligado à criação do Universo Pokémon

 Estamos de volta com a série de matérias sobre os trios lendários da franquia Pokémon e para isso, preparamos com carinho a sequência de um assunto muito intrigante, a origem do Universo Pokémon. Anteriormente, havíamos mostrado esse processo a partir de Arceus, o Deus Pokémon, seus derivados (Dialga, Palkia e Giratina) e dos outros três seres (Uxie, Mesprit e Azelf) que auxiliaram nessa tarefa. Só que desta vez, veremos uma segunda vertente dessa história que não tem relação alguma com o que já foi visto. Representando o conceito da dualidade, ou seja, todo objeto precisa de um segundo para tornar sua existência válida, em outras palavras, o Yin-Yang (Taoísmo) foi utilizado como base para a criação, entenderam? Trio da criação, criação... Se levarmos esse conceito para o Universo Pokémon, temos dois Pokémon que se encaixam perfeitamente, tanto pelo significado como pelas "cores" do Yin-Yang. Mas, como a matéria é sobre trios, temos também a ausência desse quesito, que também é representada por um Pokémon. Senhoras e senhores, conheçam Reshiram, Zekrom e Kyurem, o trio da criação de Unova. Boa leitura!

Apresentando o Trio

A origem do trio tem base em um mito da região de Unova, que conta a história de dois irmãos que herdaram o trono do rei. Junto deles, havia um dragão poderoso, capaz de controlar a dualidade como bem entendesse. Ainda de acordo com a lenda, os dois irmãos foram responsáveis pela criação da região de Unova. Entretanto, uma briga entre os irmãos causou a separação do dragão em dois, no caso, Reshiram e Zekrom, deixando uma casca vazia para trás (Kyurem). Após diversos conflitos sem que houvesse um consenso, eles decidiram que não teria como haver um vencedor e por isso, liberaram os dragões para o mundo em busca de um herói digno. O "Tao Trio" como ficou conhecido é composto por Reshiram (Yin - Branco no Preto), Zekrom (Yang - Preto no Branco) e Kyurem (Wuji - Ausência do Yin-Yang), possuindo características bem marcantes e que lembram alguns trios que já vimos anteriormente. Todos possuem o tipo como principal, além dos tipos secundários , e , bem parecido com as Miragens Aladas de Kanto.

Reshiram

O primeiro membro do trio, Reshiram, representa a luz e o lado feminino, por isso é na cor branca e possui um visual mais "leve". Outra possível origem está relacionada ao Zoroastrismo do povo persa, logo, possui uma relação estreita com a divindade "Ahura Mazda", inclusive por ser associada ao fogo, e como o Reshiram possui o tipo FIRE como secundário, há uma ligação também nesse sentido. Seu nome é a derivação "Shiro" (Branco) e o prefixo "Re", possui uma sonoridade mais suave, referenciando até a fraca presença física do Reshiram. Sua aparência está ligada ao Pterodáctilo por conta das asas e um Wyvern, uma espécie de dragão que dizem ter vivido na Europa nos tempos da idade média. Na questão de stats, o Reshiram é mais forte no lado Special, totalizando 150 pontos de base no Special Attack.
Wyvern

Zekrom

O segundo membro do trio, Zekrom, representa a escuridão e o lado masculino, tendo como sua cor principal a preta e visualmente é "mais forte" do que sua contraparte. Também baseado em uma figura do Zoroastrismo chamada "Angra Mainyu", que não é do mal e sim, uma força oposta a Ahura Mazda, lembrando ainda mais o Yin-Yang. Representa o trovão e por isso, sua cauda lembra bastante uma turbina que gera eletricidade através da água. Seu nome é a derivação de "Kuro" (Preto) e o prefixo "Ze" utilizado para ter um impacto maior na sonoridade, tornando-o mais robusto e forte. Sua aparência está ligada ao Alossauro, uma espécie de dinossauro que é conhecida por sua ferocidade e tamanho, já que é cerca de 2,5 metros maior que o Tiranossauro Rex. Por ter essa presença física marcante, o Zekrom possui o Attack com base 150, ou seja, é o contrário do Reshiram.

Alossauro

Todo trio tem o seu comandante

Após a separação do poderoso dragão em dois outros dragões, sobrou apenas uma casca fria e vazia. Essa casca agora habita uma região fria e sem vida, atacando qualquer um que entra em seu território. Nos jogos Black 2 / White 2, testemunhamos o Team Plasma tentando obter os poderes dessa poderosa criatura para congelar toda a região de Unova, forçando a reunião entre os dragões. Esse ser poderoso é o Kyurem, mestre do trio da criação.

Como houve uma "divisão", o Kyurem perdeu o fogo e o trovão, adquirindo o gelo em seu lugar, ou seja, ele representa o "Wuji", que é a ausência do Yin-Yang e o conceito de "Zero Absoluto", tornando-se uma criatura extremamente fria. Visualmente, o Kyurem lembra muito um Tiranossauro Rex, tendo uma relação direta com Zekrom, que também é baseado em um dinossauro. Seu nome é a junção dos termos "Kyuurei" (Resfriamento Rápido) e "Mu" (Vazio). Graças a continuação dos jogos Black / White, temos acesso às formas "completas" de Kyurem através do item chave "DNA Splicers"DNA Splicers, sendo Kyurem-White (combinação entre Kyurem + Reshiram) e Kyurem-Black (combinação Kyurem + Zekrom) e seus golpes únicos, Ice Burn (White) e Freeze Shock (Black).
Tyranossauro Rex
Por ser o recipiente inicial, o Kyurem possui as bases de Attack e Special Attack igualadas em 130 pontos, dando a entender que ele "perdeu" as forças na divisão. Entretanto, ao se unir com Reshiram ou Zekrom, as bases aumentam exponencialmente, atingindo 170 pontos de Special Attack na versão White e 170 pontos de Attack na versão Black. Uma curiosidade entre os três membros é a parte final de seus nomes: Em japonês temos Reshiramu, Zekuromu e Kyuremu, ou seja, todos possuem o mesmo sufixo.

Além dos verdadeiros ideais

Parece que não é só Arceus que tem poderes suficientes para criar um universo. Ao que tudo indica, o Kyurem também é capaz de realizar feitos parecidos quando combinado com Reshiram e Zekrom. Entretanto, os dois lados parecem ter visões diferentes do mundo, causando uma separação. Aliás, não é de hoje que isso ocorre. Antes, era dado valor à dualidade como unidade, ou seja, um só corpo e uma só alma. Levando esse contexto para o Pokémon, temos como exemplo as formas White e Black do Kyurem. Contudo, ao longo do tempo, esse conceito foi perdendo força, até que a separação da dualidade em duas unidades diferentes tornou-se possível.


Em nosso próximo encontro, entraremos em um outro plano, envolvendo temas como a vida, morte e tudo o que está em volta. Quem souber o próximo trio, não dê spoilers e quem não sabe, volte na próxima semana para conhecê-los. Até mais!


Revisão: Diogo Mendes
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google