Top 10

Os dez melhores jogos multiplayer para Switch

Carregue seus Joy-Con e chame os amigos.


É do conhecimento de muitos que as plataformas da Big N, há um bom tempo, deixaram de focar prioritariamente em qualidade gráfica, mas, sim, nos momentos de lazer e nas possibilidades multiplayer oferecidas. Após um ano da chegada do Nintendo Switch, o posicionamento da empresa foi claramente apresentar uma diversidade de gêneros e, com lançamentos constantes, jogos ideais para dividir o Joy-Con com um amigo ou marcar jogatinas online em grupo.


Antes de começar a lista dos Top 10 jogos multiplayer para Nintendo Switch, é fundamental salientar quais fatores nortearam a grade de avaliação. Primeiramente, a qualidade do fator local, seja pela conexão wireless ou pelo formato splitscreen (tela dividida); o fator online, caso exista, checando a qualidade dos servidores existentes e a variedade de modos disponíveis; e, por fim, o padrão de qualificação, as notas do público e a comunidade ativa.

10. Resident Evil: Revelations 2















Para abrir a lista, escolhi os frutos da Umbrella Corporation como um dos melhores usos dos Joy-Con até hoje. Além de mecânicas single-player com controles de movimento bem elaborado, como na recarga da arma e nos golpes para esfaquear o inimigo, o cuidado da Capcom em introduzir o multiplayer da versão de Resident Evil: Revelations 2 com suporte de uma tela para dois Joy-Con simultâneos proporciona uma experiência tensa e interessante para os fãs de survival horror.

9. Overcooked: Special Edition



Após o sucesso de vendas do simulador culinário nas mais diversas plataformas, Overcooked se tornou um dos dez jogos indies mais vendidos da eShop em um curto período de tempo. A mecânica simples de chefes de cozinha contornando obstáculos para preparar refeições específicas em um certo período de tempo ganhou o público e abraçou as vantagens da portabilidade do Nintendo Switch.

Por ser fácil de aprender, a criação da Team17 pode ser uma opção divertida e desafiadora com suporte para até quatro Joy-Con simultâneos, tornando o multiplayer local ideal para reunir os amigos no sofá ou dividir um controle com um(a) parceiro(a) enquanto realiza uma longa viagem de ônibus, por exemplo, digno de presença nesta lista.

Pronto para o caos na cozinha?


8. Kirby Star Allies


Não há dúvidas sobre a funcionalidade de quatro jogadores na tela quando Kirby Star Allies entra em ação. Com habilidades variadas e a capacidade de fusão de poderes entre os aliados, o jogo apresenta funções recreativas simples e fáceis de ensinar a qualquer pessoa que queira se juntar na aventura do gênero plataforma.

Mesmo fluindo durante a gameplay, a criação da HAL Laboratory falha brevemente na carência de maiores desafios para alguns jogadores, mas não impede que Kirby brilhe novamente, dessa vez no Switch, com uma das melhores versões da série para jogar com os amigos.

7. Snipperclips: Cut It Out, Together!



Um dos títulos de lançamento para o Switch, Snipperclips: Cut It Out, Together! apresenta três mundos, com 15 níveis bem elaborados em cada um, somados ao modo party e aos minigames estruturados de forma inteligente e criados com foco na cooperação entre jogadores.

Além disso, o DLC lançado em novembro de 2017, Snipperclips Plus, entregou dois novos mundos adicionais desafiantes e que valem o investimento de qualquer fã de jogos que instigam seu raciocínio, principalmente acompanhado. Afinal, duas cabeças, ou melhor, dois clipes, juntos pensam melhor que um.

Mesmo sem um modo online, a SFB Games fez questão de entregar para o console híbrido um jogo de puzzles engenhoso e perfeito para uma reunião de amigos que comporte até quatro jogadores simultaneamente. Conquistando, assim, uma posição merecida entre os melhores jogos multiplayer para a plataforma.

6. Puyo Puyo Tetris



Quem nunca jogou Tetris que atire a primeira pedra — ou melhor, primeiro bloco. O mix do clássico com o famoso Puyo Puyo desde o lançamento do híbrido da Big N é o ideal para jogatinas simples, competitivas e em grupo.

Recheado de modos multiplayer, Puyo Puyo Tetris apresenta, para até quatro jogadores locais, os seguintes modos: versus, swap, fusion, big bang e party. Além disso, a comunidade online, ainda muito ativa, contém os modos Free Play e Puzzle League, com partidas ranqueadas perfeitas para jogadores que buscam mais desafios, mostrando, assim, a grande gama de opções oferecidas pelo jogo.

Confesso que eu não entendia muito bem de que modo essa criação da Sega influenciava o mundo dos games até agosto do ano passado. Durante meu intercâmbio, eu costumava levar meu Switch para jogar durante os intervalos das aulas e, para minha surpresa, Puyo Puyo Tetris foi um dos jogos mais populares entre meus amigos coreanos e japoneses. A febre e a fama oriental desses puzzles é digna de menção e, quem sabe, de uma futura popularidade merecida no Brasil.

5. Rocket League



Desenvolvido pela Psyonix, Rocket League é lei quando o assunto é multiplayer. O preço em conta somado à popularidade do jogo classifica o futebol com veículos turbinados um dos melhores investimentos se o interesse é jogar partidas tanto online quanto local.

Além de tudo, a versão para Switch possui suporte cross-platform, ou seja, os jogadores poderão disputar partidas com oponentes da Steam e do Xbox One com até oito participantes. Por fim, a possibilidade splitscreen para partidas locais também agrega a Rocket League o destaque entre os cinco melhores jogos multiplayer da lista.

4. Pokkén Tournament Deluxe



Mesmo sem muitos dos Pokémon que gostaríamos de ver na versão definitiva de Pokkén Tournament, os 21 monstros de bolso jogáveis inicialmente trazem um contexto acessível a qualquer admirador de jogos de luta. O suporte de um Joy-Con para cada jogador somado à comunidade competitiva e online — com os modos friendly e ranked battles — torna Pokkén Tournament Deluxe uma das melhores opções dos jogos de luta para Switch.

Juntamente a isso, os updates da versão definitiva — como o lançamento de dois novos lutadores, Blastoise e Aegislash, por DLC — mantém os servidores, ainda, movimentados e capazes de tomar um grande tempo para o desenvolvimento de estratégias.

3. ARMS



Não é difícil entender como o multiplayer é massivo e essencial para que ARMS funcione. Com suporte de até quatro jogadores simultâneos tanto online quanto local, a possibilidade de jogar com controles comuns ou com controle de movimentos agrada os mais diversos tipos de público, além de contemplar o competitivo com novos conceitos criativos e inovadores.

Durante meses, ARMS recebeu updates constantes, desde a adição de novos personagens até novos modos e sistema de badges, o que sempre retomou a atenção dos jogadores e fez com que o game se consolidasse como uma das melhores aquisições para o híbrido da Big N. Entretanto, o anúncio recente da interrupção de novos updates, diferente do próximo colocado dessa lista, foi um motivo decisivo para não elevar mais a sua posição no ranking, mesmo contemplando, merecidamente, o terceiro lugar.

2. Splatoon 2



Autêntico e original desde sua primeira versão de Wii U, Splatoon se tornou uma das franquias mais famosas da Nintendo e, talvez, a melhor escolha quando a procura é partidas online. Com atualizações constantes e conteúdos que agradam o público, Splatoon 2 tem tudo para te amarrar por horas em busca do melhor armamento e rank em todas as modalidades disponíveis — Splatzones, Tower Control, Rainmaker e Clam Blitz — e faz questão de sempre mover a comunidade mensalmente com os chamados Splatfest.

Apesar de tudo, o que irá diferenciar o primeiro para o segundo colocado é o fator local. Mesmo com conexão entre consoles — algumas vezes com problemas de estabilidade — a limitação de apenas um jogador por aparelho diminui a diversidade multiplayer, mas que, felizmente, não impede essa mistura incomum entre lulas e pessoas seja um destaque merecido.

Por fim, a adição do modo Salmon Run é mais um estímulo à cooperação entre amigos ou entre jogadores aleatórios. Mesmo com problemas a respeito do chat de voz, Splatoon 2 consegue se consagrar como um ícone para o Switch e, com futuros updates e DLC, manterá o fator replay por um longo tempo.
Deixar o Grizzco feliz não é tarefa fácil


1 - Mario Kart 8 Deluxe



Acredito que não seja surpresa quando Mario Kart 8 Deluxe é consagrado como um dos melhores jogos multiplayer disponíveis atualmente. Mesmo sendo um lançamento aprimorado do título do Wii U, o polimento e o cuidado oferecido à franquia é brilhante e divertido, sendo que uma série de fatores corroboraram para a primeira colocação dessa lista, sendo justo mencioná-los.

A configuração local com suporte de até quatro Joy-Con simultaneamente e a praticidade de iniciar uma partida versus em qualquer lugar são fatores determinantes para levar Mario Kart 8 Deluxe como companheiro de viagem ou de uma reunião com amigos.

Além disso, a comunidade online é portada de suporte para friend list e worldwide, trazendo variedade de partidas e oponentes ao redor do globo e reforçando o fator replay, mesmo se a opção for jogar apenas com jogadores aleatórios. Por fim, um dos grande diferenciais da versão deluxe é o Battle Mode, aclamado pelos fãs da franquia. Assim, com cinco diferentes modos — Balloon Battle, Renegade Roundup, Bob-omb Blast, Coin Runners e Shine Thief — o ápice da franquia é atingido em diversos aspectos, sendo a diversidade de jogatinas consagradora, enfim, do título vencedor desse Top 10.

Estourar balões nunca foi tão competitivo


Menções Honrosas

Não é justo resumir toda a biblioteca multiplayer do console em apenas dez sem citar outros lançamentos também relevantes, certo? Então é considerável mencionar os seguintes jogos:

1-2 Switch

Mais um título de lançamento do console, 1-2 Switch faz questão de mostrar os poderes atribuídos aos Joy-Con, desde competições de comer sanduíches mais rápido à ordenhar vacas, 1-2 Switch é um título divertido e focado para o entretenimento entre amigos e familiares. Contudo, o sentimento de falta de mais modos e funções para um jogo de US$ 49,99, inicialmente, gerou uma certa angústia e dúvida para alguns consumidores sobre a validade e o fator replay do jogo.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Com cinco personagens jogáveis (Donkey Kong, Diddy Kong, Dixie Kong, Cranky Kong e Funky Kong), a versão definitiva de Tropical Freeze manteve o modo co-op e, com isso, pode oferecer horas de desafios e exploração. Pela necessidade de comunicação entre os jogadores muito mais evidente, a experiência multiplayer de Donkey Kong Country pode ser divertida e instigante para alguns jogadores, mas, também, pode frustrar outros pelo compartilhamento da mesma tela.

Franquia Just Dance

Para os brasileiros, a franquia Just Dance (Ubisoft) sempre foi bem popular e recebida em reuniões de amigos — principalmente se passar um pouco de vergonha estiver na programação. Com playlists variadas e dois títulos na plataforma, Just Dance 2017Just Dance 2018, a facilidade de arranjar controles para jogar, seja com Joy-Con ou com o aplicativo de celular, e as vantagens do Just Dance Unlimited são merecedoras de citação nesta publicação.

Minecraft

Impossível falar de multiplayer sem citar Minecraft (Mojang/Microsoft Studios). A possibilidade de dividir a tela para até quatro jogadores locais somada a quase infinitude de opções oferecidas no modo online e um futuro crossplay, ainda sem data, entre as versões de Switch, Windows e Xbox One, a versão também portátil e melhorada para Switch é bem-vinda para todas as idades, gostos e de respeitável referência.

Possui algum dos jogos da lista? Melhoraria a posição ou excluiria algum jogo? Nos conte aqui nos comentários.

Capa: Windsdon
Revisão: Vinicius Veloso
Paulo Vinícius é estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar suas séries em dia. Está no Facebook e Instagram.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook