A história de Smash Bros. na E3

Confira a trajetória da franquia durante o maior evento do mundo dos games.


É notável a grande empolgação dos fãs da franquia Super Smash Bros. após o anúncio oficial do novo título para Switch. Somado a isso, com a revelação dos planos da Big N para a E3 2018, incluindo a afirmação de que Super Smash Bros. (Switch) será o destaque do evento, o entusiasmo sobre a conferência é o grande assunto do momento.


Para tanto, antes das revelações oficiais por parte da Nintendo no dia 11 de junho, decidimos reunir o histórico da franquia durante todas as participações de E3 anteriores. Assim, as apresentações ocorridas em Los Angeles desde 2001 possuem revelações curiosas e que sempre conseguiram transformar o mês de junho em uma época fantástica para os fãs.

E3 2001 e o queridinho dos fãs


A grande exposição de entretenimento eletrônico – traduzindo para o sentido literal – começou em Los Angeles em 1995. Porém, apenas em 2001 a grande japonesa deu as caras e, como grande anúncio, revelou Super Smash Bros. Melee para GameCube como um de seus maiores lançamentos para a época.

Com um trailer completo e uma demonstração jogável para os participantes da feira, Super Smash Bros. Melee, consagrado como o melhor título da franquia por muitos jogadores por diversos motivos, foi apresentado inicialmente com 14 personagens e, no mesmo ano, lançou no Japão e na América do Norte. As datas de lançamento para a Europa e Austrália foram adiadas para maio de 2002.

E3 2005 e a revolução Nintendo

O que chamamos hoje de Nintendo Wii foi anunciado em 2005. Entretanto, na época, Satoru Itawa chamou o projeto de Nintendo Revolution, sendo quatro grandes jogos em desenvolvimento participantes da biblioteca. Na época, foram chamados de Super Mario 128 – conhecido hoje como Super Mario Galaxy –, Metroid Prime 3, The Legend of Zelda: Twilight Princess e, por fim, Super Smash Bros. Revolution – que seria renomeado para Super Smash Bros. Brawl posteriormente. Sem imagens ou vídeos, a E3 2005 se consolidou com as expectativas dos fãs e na espera por mais informações futuramente.

E3 2006 e o anúncio inusitado

Durante a apresentação da E3 2006, o Nintendo Wii foi oficialmente revelado junto com grandes nomes, como Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3: Corruption e Wii Sports, mas nada sobre Super Smash Bros. foi citado durante os anúncios. Logo após o enfoque principal, houve a chamada After-Hour Press Conference, que pegou todos de surpresa e revelou, assim, o primeiro trailer oficial de Super Smash Bros. Brawl, confira:


Com isso, a chegada de personagens inéditos na série, como Solid Snake, Wario, Meta Knight e Pit, somada a novos itens como a famosa Smash Ball consolidou o jogo como um grande destaque durante a conferência.

E3 2007

Em 2007, a Nintendo realizou uma apresentação curta que mostrou o que os jogadores já sabiam sobre Super Smash Bros. Brawl. Durante esse anúncio, Donkey Kong foi revelado como integrante do rol de personagens e a data de lançamento foi agendada para 3 de dezembro de 2007. Entretanto, o game foi posteriormente adiado para 8 de março de 2008.

E3 2011 e o retorno da franquia

A menção de 2011 é breve. Após três anos desde o lançamento de Super Smash Bros. Brawl (Wii), a continuação da franquia foi revelada durante a exposição. Entretanto, o desenvolvimento do novo jogo não havia começado ainda, apenas foi dito que seria jogável tanto no Wii U quanto no 3DS. 

E3 2013 e as versões de Wii U e 3DS


2013 foi o ano de mais detalhes sobre os próximos games: Super Smash Bros. for 3DS e Super Smash Bros. for Wii U. Marcado por grandes destaques como Pokémon X/Y (3DS) e Mario Kart 8 (Wii U), a conferência digital de 40 minutos no dia 11 de junho deixou o trailer de Super Smash Bros. para o final, com direito à introdução de personagens de Animal Crossing logo no começo do vídeo e à confirmação dos personagens clássicos. Confira:

Em seguida, para a surpresa dos fãs, houve o anúncio oficial de Mega Man como próximo integrante do rol de personagens. Depois disso, Nate Bihldorff e Masahiro Sakurai demonstraram o jogo com uma breve batalha entre Mario e Mega Man, com direito a uma breve revelação de mais um personagem no final: Wii Fit Trainer.
A primeira impressão de Smash 4 foi bastante positiva.

E3 2014

A apresentação da Big N deste ano foi marcada para o dia 10 de junho, com direito a mais um trailer de Super Smash Bros. para 3DS e Wii U mostrando mais informações do jogo que seria lançado no mesmo ano, com o lançamento para o portátil primeiro, seguido da versão de Wii U em novembro. A apresentação revelou a aparição de Palutena como lutadora, representando a franquia de Kid Icarus, e as versões de Mii Fighters no jogo. Além disso, os amiibo foram apresentados como compatíveis.

Após a conferência digital, durante uma breve entrevista com Masahiro Sakurai, foi revelado ao público mais um trailer que apresentava Pac-Man como novo integrante do rol de personagens, consagrando diversos ícones do mundo dos games em apenas um jogo.
Pac-Man chegou para completar a lista de personagens clássicos dos games.

Pre-E3 2015 e novos DLC

É importante lembrar que Super Smash Bros. (3DS/Wii U), lançado no segundo semestre do ano anterior, não teve aparição durante a conferência de 2015. Entretanto, para o agrado dos fãs, a Nintendo realizou uma conferência Pré-E3 focada nos próximos anúncios a respeito de Super Smash Bros. para 3DS e Wii U.


Dessa maneira, com pouco menos de vinte minutos de apresentação, foram anunciados novos DLC, incluindo três novos personagens: Roy (Fire Emblem), Lucas (Earthbound) e Ryu (Street Fighter). Além disso, novas fantasias para Mii Fighters, trophies, amiibo e stages foram também revelados. Em síntese, a atração principal desse anúncio foi, de fato, a integração de Ryu como personagem jogável na franquia.

E3 2018


Enfim, com a conferência da E3 2018 que se aproxima, teremos mais informações do próximo título anunciado para Nintendo Switch. Para mostrar a grandiosidade do lançamento, a Nintendo anunciou uma seleção especial de jogadores que irão participar de um torneio durante a feira e terão a oportunidade de experimentar, antes de qualquer outro jogador, o próximo lançamento da Big N.

Como estão suas expectativas para Super Smash Bros. para Nintendo Switch? O que você acredita que podemos esperar esse ano? Não deixe de comentar.
Capa: Windsdon
Revisão: Pedro Franco 


É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google