Pokémon Blast

Equipe Flare por um mundo mais belo

Acompanhe os planos da Equipe Flare para deixar a região de Kalos a mais bela de todas.



De todas as equipes vilãs já apresentadas, esta é a que mais se diferencia do padrão. Tem até membro da Elite dos Quatro como membro. Aliás, quando falamos em padrão, estamos quase que explicando metade do contexto dessa equipe, que não está para brincadeiras. Com seu alto poder aquisitivo, tem como missão impor a todos em Kalos seu alto padrão. Essa é a Equipe Flare. Como a maioria já sabe, a região de Kalos é inspirada na França (se não sabia, agora sabe, ou vai me dizer que nunca notou que as cores das três Pokédex presentes na região são nas cores Azul, Branca e Vermelha, que por acaso são as cores da bandeira francesa?) e por isso, muitos aspectos do jogo extraem a essência do povo francês (calma gente, não são os perfumes), que é a sua classe, nobreza mas com toques de sutileza. Podemos notar esse atributo marcante na equipe vilã a partir de seus uniformes, se é que podemos tratar ternos de cor laranja (pelo menos para mim é laranja) como uniformes. Como se não bastasse, eles não precisam de dinheiro para dominar o mundo, porque já possuem muito dinheiro, até porque, seu líder é o desenvolvedor do Holo Caster, maior ferramenta de comunicação da região de Kalos. A seguir, veremos com mais detalhes sobre seu plano, que é de ter uma região toda seguindo o mesmo padrão, descartando todos aqueles que forem contra. Boa leitura a todos!

O que é a Equipe Flare?

Capangas da Equipe Flare
Basicamente, temos aqui uma "cópia" da Equipe Rocket, só que com mais dinheiro e roupas maneiras. Não é à toa que todos os encontros do protagonista com a equipe vilã ocorrem em cenários similares aos da Equipe Rocket, vejam: o primeiro ocorre em uma caverna onde estão localizados os fósseis da região, após temos o encontro na usina de força, temos também uma invasão em uma fábrica de Pokébolas e por fim, experimentos com Pokémon selvagens. Sério Game Freak? Por que tentar copiar a fórmula pela segunda vez? Será que a tentativa de recriar Kanto em Hoenn não foi o bastante? Aparentemente não. Até o esconderijo da equipe tem como fachada um estabelecimento comercial. Embora a fórmula tenha sido copiada, a personalidade de seus integrantes é bem diferente. Enquanto a Equipe Rocket parece não se importar com o que acontece por onde passam, a Equipe Flare realmente quer tornar o mundo em um lugar mais bonito, só esqueceram que nem todos nasceram em berço de ouro. Com isso, seu objetivo parece ser meio vazio, seu propósito parece ser superficial demais. Inclusive, essa característica é atribuída, em sua grande maioria, às pessoas que possuem uma condição financeira acima dos demais. Claro que isso não é um padrão, nem todas as pessoas que são super-hiper-mega ricas são mesquinhas, vazias e superficiais mas estamos falando da Equipe Flare, que segundo uma das garçonetes presentes no café da equipe fala, é preciso 5.000.000 de Pokedollars para se juntar à equipe, podemos colocar dessa forma. Eu sei que vocês já cansaram de ler a palavra "padrão" nesse texto mas esse eu não poderia deixar de descrever: os cientistas da equipe: Aliana, Bryony, Celosia, Mable e Xerosic possuem as iniciais dos cinco níveis de explosões solares, sendo A, B, C, M, e X, que variam de acordo com o fluxo de energia.

O líder - Lysandre

Lysandre em Pokémon Generations
Normalmente, quando imaginamos um vilão, pensamos sempre em destruição, caos e desordem. Lysandre não é esse tipo de vilão. Aliás, tudo aquilo que ele idealiza é a beleza. Beleza eterna para ser mais preciso. Só que para Lysandre, essa beleza eterna não vem sem que antes haja um pouco de luta. Para isso, ele decide reviver um Pokémon lendário da região de Kalos na tentativa de recriar a arma utilizada por AZ, seu ancestral e dono da famosa Floette. Inclusive, ele oferece ao protagonista, diversas vezes, para que o mesmo se junte à Equipe Flare e o ajude a restaurar a beleza da região. Ele até consegue forçar seu Gyarados a evoluir em Mega Gyarados, mas não através do elo que ele possui com seu Pokémon, na verdade, ele usa uma máquina que simula os efeitos de um bracelete e mega pedra, podendo assim mega evoluir seus Pokémon. Quando é derrotado pelo protagonista,  Lysandre deixa claro sua expressão de desgosto ao saber que sua beleza idealizada nunca existirá. Então, decide disparar sua arma e acabar com tudo aquilo que tentou construir. O raio atinge o quartel general da equipe e começa a se despedaçar, aparentemente enterrando ele e todos os membros restantes da equipe. Depois desse evento, um dos membros diz que os objetivos de Lysandre eram nobres e que ele fez o máximo que pôde para ajudar as pessoas necessitadas, porém, devido à sua fraqueza, cedeu à "estupidez" humana, resultando em sua derrota.

Por um Mundo Belo

Arma Secreta da Equipe Flare
O objetivo da equipe é bem simples: tornar Kalos a mais bela região de todas, mas como fazer isso? Essa é fácil: acordar os Pokémon Xerneas e Yveltal a fim de reconstruir a poderosa arma que destruiu Kalos no passado. Sim, a mesma arma que AZ utilizou 3000 anos atrás para devastar toda Kalos após a morte de sua Floette durante a grande guerra. Essa arma na verdade seria usada por Lysandre para erradicar da face da terra, todos aqueles que não concordem com seus ideais ou não queiram seguir seu padrão de vida. Até Malva, uma das integrantes da Elite dos Quatro, se juntou à equipe. Isso mostra o quão poderoso e influente Lysandre conseguia ser. De seu café em Lumiose City, era capaz de dar todas ordens, já que essa cidade fica exatamente no meio de Kalos, tendo acesso à diversas cidades da região de Kalos. Através do Holo Caster, Lysandre tenta convencer todos de que seu plano seria a melhor opção para Kalos. O que ele não previu, é que há várias formas de tornar um mundo mais belo e não é necessário força bruta e imposição para que se possa governar. Aliás, temos esse exemplo nos dias atuais, onde políticos desonestos utilizam de sua força, influência e dinheiro em benefício próprio. No fim, Lysandre acaba derrotado, perde sua equipe e vê todo seu plano sendo destruído pela arma que ele mesmo criou. Afinal de contas, será que ele realmente acreditava em seu plano? Ou era apenas um vilão comum que estava buscando o caos e terror, julgando ser uma beleza, como todos os vilões fazem?

Kalos em Paz

Após o término da Equipe Flare, a região de Kalos pode finalmente entrar em período de paz. AZ, o antecessor de Lysandre, reaparece durante a comemoração do campeão da liga de Kalos e reencontra sua Floette, que aparentemente não morreu. Para quem não jogou, essa cena é emocionante, me fez até chorar. A partir desse dia, pude experimentar um dos melhores jogos que já tive a oportunidade de jogar e aprendi que agir por impulso ou raiva terá consequências terríveis no futuro, pois Lysandre queria uma Kalos melhor, melhor do que a de AZ de 3000 anos atrás, porém, acabou fazendo a mesma coisa. Em nosso próximo encontro, iremos para uma região ensolarada, com diversas praias para falarmos sobre as duas equipes que criaram uma reviravolta total. Até mais!

Revisão: Pedro Franco
Referências: Bulbapedia
Victor Hugo Carreta escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook