Perfil

Toadette: a carismática aventureira do Reino do Cogumelo

Conheça um pouco mais sobre Toadette, a fiel parceira de Toad.

Você realmente conhece Toadette? Conhece suas origens e as contradições familiares entre ela e Toad? Vale a pena conferir tudo sobre esse perfil carismático e contraditório do universo de Super Mario.

Quem é Toadette? 

Toadette é uma personagem espelhada em Toad, assistente da princesa Peach, que está presente na franquia Super Mario desde 2003 e, até os dias atuais, marca presença em inúmeros jogos. Seu histórico é marcado por vários spin-off e com uma história que pode surpreender os jogadores mais desatentos.

Originalmente introduzida como uma parceira de corrida para Toad em Mario Kart: Double Dash!! (GC), ela já apareceu em diversos jogos como uma personagem jogável e já desempenhou papéis coadjuvantes em vários títulos. Além disso, Toadette está presente como personagem principal em Captain Toad: Treasure Tracker (Switch/3DS). Enquanto muitos pensam que ela formaria um possível casal com Toad, é importante avisar que há muitas contradições a respeito.

Primeiramente, guias oficiais para Mario Kart: Double Dash!!, Mario Kart Wii e Mario Kart 8,  publicados pela Prima Games, afirmam que Toad e Toadette são irmãos. Porém, sempre houve uma certa contradição a respeito do relacionamento entre os dois, uma vez que em Mario Kart Wii, por exemplo, os dois podem ser vistos segurando as mãos e há ocasiões em que Toadette recebe flores de Toad. Felizmente, uma recente entrevista para a Gamespot nos atualizou sobre este assunto.

Durante esta entrevista, discutindo sobre Captain Toad: Treasure Tracker para Wii U em 2014, o produtor Koichi Hayashida ofereceu informações sobre a diferenciação entre Toads machos e fêmeas. Resumindo, a Nintendo nunca se adaptou a um gênero específico para eles, de acordo com Hayashida. Toads são uma raça sem gênero que assumem características de gênero. Ele esclareceu que Toad e Toadette não estão envolvidos romanticamente e garantiu, também, que eles não são irmãos – deixando no ar uma certa contradição sobre seus perfis.

Para compor as características únicas de Toadette, ela tem um conjunto de tranças e sua paleta de cores é composta basicamente de tons suaves de rosa e branco, que compõem uma aparência simpática e meiga. Além disso, Toadette coincidentemente compartilha sua aparência com o Trading Event Toad, que oferece presentes na série Paper Mario, com sua cabeça rosa e uma jaqueta vermelha.

Sempre com um sorriso no rosto… ou quase isso


Toadette é geralmente retratada como uma personagem feliz e positiva – com traços de personalidade semelhantes ao Toad. Ela é, também, muito sentimental. Prova disso é quando o jogador muda a hora no relógio do GameCube (GC), pois Lucky, que cuida da loteria Rogueport em Paper Mario: The Thousand-Year Door, menciona que os números da loteria estão confusos porque alguém mudou o relógio, e quando isso ocorre, Toadette reage com um choro demasiado, mostrando que às vezes ela pode ser muito emocional.

Em Dance Dance Revolution: Mario Mix (GC), Toadette é relativamente agressiva, forçando Mario e Toad a consertarem seu hotel, mesmo que eles estejam com pressa para encontrar as Music Keys. Já em Mario Party DS, é indicado que ela está interessada em música e instrumentos musicais, até ao ponto de ir tocar num recital, e em Super Smash Bros. for Wii U há também a afirmação de que ela gosta de animais e tem interesses musicais, reforçando as suas preferências e seus hobbies.

Por fim, Toadette é retratada desajeitada e esquecida em Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch), uma vez que ela não consegue se lembrar onde encontrar Toad enquanto eles estavam brincando de esconde-esconde durante o modo campanha do jogo, mais especificamente em Guardians of the Oasis e em The Gatecrashers.

Não é apenas uma personagem secundária

Toadette faz muitas aparições como personagem controlável desde sua origem, em 2003. Para começar, a série Mario Kart conta com sua presença desde o GC. Inclusive, como peso leve entre os karts de Mario Kart 8, Toadette é marcada, junto com Rosalina e Wendy, em pôsteres sobre a Organização de Corrida para Mulheres (Women of Racing Organization) na pista Royal Raceway – original de Mario Kart 64.

Além disso, a série Mario Party possui uma forte presença da personagem. Presente em oito jogos da franquia, e uma possível aparição futura em Super Mario Party (Switch). No entanto, a personagem não apareceu em Mario Party 9 (Wii), o que causou uma grande estranheza por parte dos fãs. Inclusive, é interessante mencionar que Toadette aparece em Super Mario Odyssey (Switch) e é responsável por entregar várias missões ao jogador, somando um total de 61 Power Moons.

Em síntese, Toadette aparece, também, nas franquias Mario Golf, Super Mario Maker (Wii U), Mario Baseball, entre outros. Sem dúvidas, a participação mais importante de Toadette é em Captain Toad: Treasure Tracker, título disponível para Wii U, Switch e 3DS. Sua oportunidade de brilhar como personagem principal é aproveitada ao máximo, principalmente por entregar um jogo inteligente e desafiador.


No primeiro capítulo de Treasure Tracker, Toadette é raptada por Wingo, o corvo vilão da narrativa, e deve ser resgatada por Toad. Após o seu resgate, o pássaro rapta Toad, dando início ao segundo livro do jogo – exclusivo para ser jogado como Toadette. O mix entre os dois nos próximos livros é justa e consolida a presença da personagem como forte e que merece um espaço cada vez maior nas histórias e nos jogos da Nintendo.

Portanto, Toadette faz diversas aparições nos jogos da Big N desde sua origem no GC. É ótimo perceber que sua personalidade é cada vez mais desenvolvida e seu espaço na série cresce a cada geração de consoles, principalmente quando Toadette consegue, com seu carisma, cativar grande parte do público.
Revisão: Gabriel Bonafé

É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google