Perfil

Bruno: a ambição ardente do tipo lutador

Saiba mais sobre o misterioso artista marcial da Liga Indigo.


Bruno é o membro da Elite Four especializado em Pokémon do tipo Lutador (Fighting). Conhecido pela postura disciplinada e estilo concentrado e sóbrio, o treinador marcou presença no quarteto privilegiado nas duas primeiras gerações da série principal, o que lhe rendeu aparições em Pokémon Red & Blue (GB), Pokémon Yellow (GBC), Pokémon Gold & Silver (GBC), Pokémon Fire Red & Leaf Green (GBA), Pokémon HeartGold & SoulSilver (DS) e Pokémon Let’s Go, Pikachu/Eevee! (Switch).


Um gênio do esforço

Algo que chama atenção a respeito de Bruno é o destaque que é dado ao seu foco pessoal no treinamento. Tomando o aprimoramento e criação de pokémon do tipo Lutador como um verdadeiro estilo de vida, o treinador se inspira nas artes marciais para conduzir seu modo de batalha. Com isso, Bruno se torna um raro caso onde o próprio treinador pokémon treina em sincronia com suas criaturas: tornando-se ele próprio um artista marcial como forma mais aperfeiçoada de compreender e trabalhar em sinergia aos pokémon do tipo lutador.

As informações que temos a respeito de sua história pessoal nos jogos corroboram essa hipótese. Se Agatha é alguém cuja habilidade vem da vasta experiência, enquanto Lorelei e Lance são apresentados como verdadeiros prodígios com um "gênio natural" para as batalhas, Bruno parece se alinhar mais ao estilo "gênio do esforço", ou seja, aquele cuja habilidade nata é a capacidade de se empenhar em aprender algo, mais do que o dom natural de já "nascer sabendo".


Em Pokémon Red & Blue (e nas subsequentes revisitações da 1ª geração), é revelado que Bruno se uniu à Elite Four motivado principalmente pela ambição de enfrentar os treinadores mais habilidosos. Sua equipe é composta por Machamp (seu pokémon principal), Hitmonlee, Hitmonchan, além de dois Onix.

Apesar de seu pokémon característico ser Machamp (presente em todas as equipes do treinador através de todos os jogos em que marcou presença), curiosamente o não-Lutador Onix é uma das criaturas mais tipicamente associadas a Bruno. Podemos apenas especular sobre a opção: seria uma estratégia de incluir na equipe os parceiros de treinamento de seus tipos Lutador? Ou talvez seja apenas uma defesa contra os ameaçadores tipos Voador?

Na segunda geração, Bruno é o único membro original a permanecer como parte da Elite Four, após a saída de Lorelei e Agatha e a promoção de Lance ao cargo de Campeão. Sua equipe passa a ser composta por Onix, Hitmonlee, Hitmonchan, Hitmontop e Machamp. Nos remakes das duas primeiras gerações, marcam presença em seus times de rematch pokémon como Steelix, Hariyama e Lucario.

Em sua mais recente aparição, em Let's Go, Pikachu/Eevee!, as novidades ficaram por conta da inclusão de Poliwrath na equipe básica - o que tornou a linha evolutiva de Primeape a única do tipo Lutador de Kanto a não figurar nas equipes de Bruno nos RPGs da subsérie principal da franquia; além da presença da Alolan Form de Golem.

As faces do mestre

Assim como ocorre com os outros membros da Elite Four, as adaptações da franquia para o anime e mangá serviram-se da esparsa informação disponível nos jogos para explorar mais a fundo versões possíveis de Bruno.



No anime Pokémon, Bruno faz sua estreia (e, até hoje, única aparição) no episódio 71 - "Domando um Onix Pirado "/"To Master the Onixpected!". O treinador é apresentado como o grande ídolo de Brock, e Ash e seus amigos vão procurá-lo para presenciar um de seus lendários retiros de treinamento nas montanhas. Investindo na paralelo com Brock, o episódio traz Bruno demonstrando suas habilidades ao ajudar um Onix gigante, que acaba sendo capturado por ele.



A aparição de Bruno no mangá Pokémon Special é menos heroica. Embora só apareça como um breve cameo no capítulo Red, Blue & Green, o treinador se torna uma figura central no capítulo Yellow, sendo responsável por desafiar o campeão Red a uma batalha onde o mesmo acaba misteriosamente desaparecido.

Como parte da versão vilanesca da Elite Four, Bruno se destaca por não compactuar da mesma ambição megalomaníaca de seus comparsas, sendo seu foco principal o mesmo de suas outras versões: batalhar contra os treinadores mais habilidosos e elevar suas técnicas ao máximo de seu potencial. Sua marca registrada nessa versão é o uso de pokébolas especiais, mais pesadas e em forma de nunchakus.



Seja em qual de suas versões for, Bruno é um personagem memorável que marcou presença como um dos mais habilidosos treinadores das duas primeiras gerações da franquia. Embora saibamos que ele já treinou ao lado de Brawly, líder de ginásio da região de Hoenn que compartilha vários aspectos do estilo de Bruno, ainda não se sabe muito mais a respeito de suas atividades e relações com outras figuras do ramo como Chuck, Maylene e Marshall. Quem sabe em uma aparição futura?


é gamer pra todo jogo, mas tem predileção por títulos retrô e um bom e velho JRPG. Sonic, Donkey Kong Country, Ratchet & Clank, Final Fantasy e Disgaea são algumas das séries que formaram a paixão pelos games, desde que ganhou seu Mega Drive, muitos (nem tantos!) anos atrás. Além de escrever para o Nintendo Blast e Game Blast, pode ser encontrado tagarelando no Plano Crítico.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google