Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 8: A Donzela Paranormal

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!



Se está acompanhando o nosso detonado passo a passo, a essa altura do campeonato, você certamente:

  • Conheceu e se afeiçoou ao seu rival, desbravou a floresta de Viridian e ganhou sua primeira insígnia ao derrotar Brock na primeira parte;
  • Explorou o Mt. Moon, desafiou e se saiu vitorioso em uma batalha pela segunda insígnia contra a líder Misty e conquistou a Nugget Bridge na segunda parte;
  • Fez uma visita ao S.S. Anne, aprendeu as técnicas secretar Chop Down e Light Up e desafiou o Tenente Surge pela terceira insígnia de ginásio na terceira parte;
  • Atravessou o Rock Tunnel, deu a primeira passadinha na Pokémon Tower e derrotou Erika em seu quarto desafio de ginásio na quarta parte;
  • Fez uma baguncinha no quartel-general da Equipe Rocket e explorou a Pokémon Tower em Lavender com maior propriedade na quinta parte;
  • Escolheu dentre os dois caminhos possíveis até Fuchsia City na sexta parte;
  • Derrotou Koga em seu quinto desafio de ginásio, bem como desmantelou mais um esquema da Equipe Rocket na sétima parte.
Dessa forma, chegou a hora de enfrentarmos Sabrina, a líder de ginásio de Saffron, e capturarmos nosso primeiro lendário. Vamos lá?

Dois Ginásios

Saindo da Silph Co. e recuperando seus Pokémon, há algumas coisas a serem feitas na cidade antes de desafiarmos o ginásio local. Primeiramente, saindo do Pokémon Center, há um indivíduo do lado de fora esperando. Fale com ele e você receberá o raro Porygon. Depois disso, siga para o leste na mesma rua e entre na casa da esquina. Fale com o senhor e você receberá o TM40 — Psychic.



Saia do prédio e faça a curva para o norte. Vá até o fim até encontrar uma policial. Fale com ela e você receberá a roupa de policial (Police Set). Seguindo a rua para o oeste, você encontrará dois prédios de ginásio. Entre no que fica à esquerda.

Assim que você entrar, verá no canto direito inferior uma Coach Trainer.

Coach Trainer Leona Recompensa: $3300 + TM23 — Thunder Punch
Pokémon Nível Tipo Golpes
Machoke 32 Fighting -Thunder Punch
-Brick Break
Electabuzz 33 Electric -Thunder Punch
-Low Kick

Vencendo-a, sua missão é derrotar a sequência de Black Belts adiante no ginásio. Se você derrotou Koga utilizando algum Pokémon do tipo Psíquico, apenas repita a estratégia aqui. O seu primeiro oponente é o Black Belt Hitoshi (Primeape Lv. 31), seguido pelo Black Belt Aaron (Graveler Lv. 31) logo na sequência.



Siga para o norte para enfrentar o Black Belt Hideki (Poliwhirl Lv. 31) e o Black Belt Mike (Machoke Lv. 31). Com isso, sobrará apenas o líder, Karate Master Koichi:

Karate Master Koichi Recompensa: $952
Pokémon Nível Tipo Golpes
Poliwrath 34 Water/Fighting -Submission
-Body Slam
-Bubble Beam

A grande questão aqui é que o Gym do tipo lutador de Saffron não é o oficial. Sinto muito, mas a sua insígnia está em outro ginásio. Acontece, a vida dá dessas. Entretanto, você não sai dele de mãos abanando.



Você pode escolher entre Hitmonchan, o Pokémon Boxeador, ou Hitmonlee, o Pokémon chutador, como recompensa. O que você deixou de escolher poderá ser capturado mais tarde, então não fique preocupado.

A essa altura, derrotar esse ginásio foi um simples passeio. Agora é o desafio de verdade após o aquecimento. Quando estiver pronto, entre no ginásio à direita.

Sabrina e o Show de Paranormais

Assim que entrar no prédio, você precisará mostrar um Pokémon que esteja ao menos no nível quarenta e cinco. Quando estiver livre para continuar, entre no primeiro teletransporte. Você será levado a outra seção com outros dois transportadores. Escolha qualquer um e será levado para a plataforma à sua esquerda. Enfrente o Psychic Johan (Slowbro Lv. 41; Kadabra Lv. 41).

Derrotando-o, pegue o teletransporte do canto superior direito e, na plataforma seguinte, o do canto superior esquerdo. Derrote a Channeler Stacy (Haunter Lv. 41; Haunter Lv. 40). Suba no transportador do canto inferior direito. Na nova plataforma, mais uma oponente, a Ace Trainer Amanda (Jynx Lv. 42).

Pegue o teletransporte do canto inferior direito novamente e, em seguida, o do canto superior direito. A Channeler Imari (Haunter Lv. 40; Haunter Lv. 40; Haunter Lv. 40) está esperando para ser derrotada. Siga para o transportador do canto sudeste e na nova plataforma, enfrente a Ace Trainer Cameron (Kadabra Lv. 41; Kadabra Lv. 42).

Na sequência, pise no teletransporte do canto nordeste e o Psychic Preston (Hypno Lv. 41) será seu último oponente antes da líder. Pegue o transportador do canto superior esquerdo e você estará frente a frente com Sabrina, a donzela dos Pokémon Psíquicos.





Gym Leader Sabrina Recompensa: $7040 + TM33 — Calm Mind
Pokémon Nível Tipo Golpes
Mr. Mime 43 Psychic/Fairy -Psychic
-Reflect
-Light Screen
-Double Slap
Slowbro 43 Water/Psychic -Psychic
-Yawn
-Surf
-Calm Mind
Jynx 43 Ice/Psychic -Psychic
-Lovely Kiss
-Ice Punch
Alakazam 44 Psychic -Psychic
-Night Shade

Antigamente, nos idos de Pokémon Red & Blue, o tipo psíquico era considerado um dos mais poderosos pela ausência de uma fraqueza comum nos jogos e, como solução para tal, o tipo Dark foi criado. A grande questão é que não existem Pokémon do tipo sombrio em Let’s Go Pikachu e Eevee. Dessa forma, ficaremos restritos apenas a golpes de tal tipo, como Crunch, que pode ser aprendido por um Arcanine, por exemplo. O Eevee, em especial, pode ter aprendido Baddy Bad lá atrás em Celadon — é de uma imensa utilidade.

Outras fraquezas dos Pokémon Psíquicos são o tipo inseto — assim, um Beedrill, Butterfree ou Venomoth serão de grande valia aqui — e o tipo Ghost, cujo único representante do jogo é a linha evolutiva do Gastly que você deve ter capturado na Pokémon Tower. Na hipótese de usá-los, só esteja ciente que da mesma forma que os golpes fantasma são eficazes contra os do tipo psíquico, o contrário também acontece pelo fato de que tal linha também é do tipo Poison e, portanto, também é fraca contra os Pokémon de Sabrina.


Derrotar a líder local renderá a você o TM33 — Calm Mind, que serve para amplificar os atributos de Defense e Sp. Defense dos Pokémon em batalha, além da Marsh Badge, a insígnia da lama. Com o desafio de ginásio concluído, pegue o teletransportador e você voltará novamente à porta do local.

As ilhas da espuma marinha

Voe para Fuchsia e siga para sul onde você encontrou a Equipe Rocket. Na praia, use o Sea Skim para poder viajar sobre as águas. Você está na Route 19 e pode encontrar vários Pokémon espalhados por ela:

Magikarp Tentacool Tentacruel Staryu Starmie Lapras
(Aparição Rara)

Siga a rota pelo sul. Você logo irá se deparar com a Beauty Alice (Golduck Lv. 41; Cloyster Lv. 41). A sudoeste dela, está o Swimmer Axie (Poliwhirl Lv. 42). Continuando seu caminho em direção ao sul, mas agora um pouco à sua direita, você poderá engajar uma batalha contra o Swimmer David (Seel Lv. 42; Seel Lv. 42; Seadra Lv. 42).

Continue a nadar em direção ao sul e à sua esquerda você encontrará a Beauty Connie (Vaporeon Lv. 41) e a Beauty Anya (Seel Lv. 41; Seaking Lv. 41). Vire em direção ao oeste para entrar na Route 20. Um pouco ao norte você avistará o Swimmer Douglas (Gyarados Lv. 42). Voltando para a nossa rota, bem ao sul estará o Swimmer Darrin (Golduck Lv. 44; Gyarados Lv. 44) te esperando. Continuando pela rota em direção à esquerda da tela, bem ao longe você irá de encontro com a Beauty Shirley (Wartortle Lv. 41; Starmie Lv. 41).

Continue seguindo em direção a oeste até avistar uma porção de terra. Nela, há uma caverna e, ao lado da entrada, há uma moça que irá recuperar seus Pokémon se você falar com ela. Antes de entrar na gruta, cheque se você já tem os Pokémon da vigésima rota:

Magikarp Gyarados Tentacool Tentacruel Lapras
(Aparição Rara)

Entrando na caverna, siga para a direita ignorando a rampa e passe pela Picnicker — ela não irá te desafiar para uma batalha. Ao norte, você verá um pedregulho. Use o Strong Push que aprendemos em Fuchsia e empurre-o para a direita até que ele caia no buraco. Volte para a entrada e suba o morro. Colete o Ice Heal à sua esquerda e suba em direção ao norte até encontrar o Coach Trainer. A recompensa é boa:

Coach Trainer Yas Recompensa: $4600 + 5 Rare Candy
Pokémon Nível Tipo Golpes
Jolteon 46 Electric -Quick Attack
-Double Kick
-Thunder
Flareon 47 Fire -Quick Attack
-Double Kick
-Fire Blitz
Vaporeon 46 Water -Quick Attack
-Double Kick
-Hydro Pump

Siga para o leste, mas não desça as escadas. Continue até encontrar o Escape Rope e, na sequência, o NPC que te entrega Pokébolas. Desça a rampa e use o Strong Push na pedra novamente. Empurre uma vez para cima, três vezes para a esquerda e uma para o sul no intuito de fazer o pedregulho cair no buraco.

Desça a escadaria mais próxima, ao norte do buraco. Na nova área, pegue as cinco Great Balls e então empurre a rocha novamente no buraco. Suba por onde veio e volte até aquela escadaria próxima ao Coach Trainer. Desça, siga para o sul, desça o morro, vire para a direita e vá para o norte, subindo mais um morro. Pegue o Super Repel e continue em direção ao norte. Contorne a escadaria central, vire para a direita e desça o morro. Empurre o pedregulho no buraco e, em seguida, pule nele.

No novo andar, empurre a rocha mais uma vez. Depois disso, siga para o norte, faça a curva para a esquerda e suba a escadaria. Você vai estar de volta ao andar anterior. À sua direita está uma Max Potion. Em seguida, volte para aquela escadaria central que contornamos da primeira vez, mas agora você irá descer por ela.

Desça a rampa a sudeste. À sua esquerda tem uma Poké Ball com o TM55 — Ice Beam. Siga para o oeste e desça mais uma vez a escadaria. No novo andar, você dará de cara com um X Speed. Pegue-o. Vá em direção ao leste e se deparará com uma bifurcação. Pegue o caminho para o sul, onde há uma Hyper Potion. Em seguida, desça o morro e vire à direita. Há um pequeno quebra-cabeça a ser resolvido aqui.



Primeiramente, use o Strong Push na pedra a dois passos do buraco e empurre-a para a esquerda até encostar na parede. Volte para o trecho em que há dois pedregulhos próximos e empurre o que está à esquerda dois passos para o norte. Com o outro, empurre-o dois passos para o sul e, três passos para o oeste e, em seguida, mais uma vez para o sul, fazendo-o cair no buraco. A outra rocha estará bem à esquerda do outro buraco. Basta  empurrá-la e, em seguida, pule você mesmo no buraco até cair na água.

Seguindo em direção ao norte, você irá se deparar com uma pequena ilha e colete a Big Pearl. Ah, lá também está o lendário Pokémon Articuno. Recomendamos que você salve o jogo para poder reiniciá-lo depois caso alguma coisa dê errado.

Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Articuno 50 Ice/Flying -Mirror Coat
-Ice Beam
-Agility
-Reflect

A batalha é exatamente no mesmo esquema do Snorlax, mas com um cronômetro de cinco minutos para você derrotar o Pokémon. Em seguida, o jogo entrará na tela de captura. Boa sorte. Apegue-se apenas às Ultra Balls aqui — mais para frente no jogo há coisa mais difícil de se capturar e que pode exigir a Master Ball que você recebeu do presidente da Silph Co.


Derrotando e — esperamos — capturando Articuno, desça o morro da ilhota e volte a surfar sobre as águas. Dê a volta e pise em terra firme a oeste. Pegue a Big Pearl. Suba rapidamente as escadas, pegue a Super Lure e desça-as de volta. Vá em direção ao nordeste e desça a rampa para o sul. Lá estará outra Big Pearl. Suba a escadaria que está imediatamente ao seu norte. Pegue o Super Repel e suba mais um lance.

Descendo o morro, você verá mais um pedregulho pronto para ser empurrado no buraco. Faça isso e pule nele. Você cairá sobre as águas novamente. Pise na porção de terra ao leste e suba a rampa, há três Ultra Balls para serem coletadas. Dê a volta e suba mais um lance de escadaria. Pegue a Ice Stone e suba de novo. Na nova área, há uma Super Lure atrás da pilastra a oeste. Pegue-a e, pela última vez, suba as escadas. A saída da caverna está ao seu sudeste. Como de praxe, verifique se você deixou de capturar algum Pokémon no local:

Em Terra Firme
Slowpoke Slowbro Zubat Golbat Seel Dewgong Jynx Squirtle
(Aparição Rara)


Nadando durante o Sea Skim
Magikarp Shellder Cloyster Tentacool Tentacruel

Saindo da gruta, você estará de volta na Rota 20. Logo na saída você verá a Picnicker Irene (Marowak Lv. 43; Gloom Lv. 43; Wigglytuff Lv. 43). À direita dela você poderá coletar o Heart Scale. Tendo feito isso, use o Sea Skim e siga sempre em direção a oeste a partir daqui. Você logo verá a Beauty Shirley (Slowbro Lv. 43).


Continuando pelo caminho, você verá uma porção de terra com três Ultra Balls e o Bird Keeper Roger (Fearow Lv. 45; Dodrio Lv. 45; Pidgeot Lv. 45). Ao norte dele, nadando, você poderá batalhar com o Swimmer Dean (Starmie Lv. 44; Tentacruel Lv. 44; Kingler Lv. 44). 

Na próxima porção de terra, a sudoeste de Roger, está a Picnicker Missy (Jolteon Lv. 41) te esperando. À esquerda dela, derrote a Beauty Nora (Cloyster Lv. 41). Na porção de terra ao norte, colete o Max Repel e enfrente o Ace Trainer Marty (Golem Lv. 45; Pinsir Lv. 46) na ilha do lado direito da Beauty, ao seu sudoeste. Por fim, derrote a Beauty Melissa (Seaking Lv. 43; Jynx Lv. 43) e você logo chegará em Cinnabar Island.
Na próxima parte do detonado, você irá enfrentar o seu penúltimo ginásio, mas antes terá de vasculhar dentre os destroços da Pokémon Mansion atrás da chave que vai abrir as portas para o seu desafio. Até lá!
Revisão: Vinícius Fernandes.
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google