Dicas e Truques

Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee! (Switch): Guia do pós-game

Elite Four derrotada, e agora? Confira nossa lista de eventos pós-game para não deixar nada de fora!

Muitos já devem ter passado por isso: insígnias conquistadas, Elite Four derrotada, os créditos rolam pela tela. Parece até o fim da jornada — mas, felizmente, no mundo de Pokémon pode ser apenas o começo. Mandado de volta para onde tudo começou — o conforto de seu quarto — é hora do treinador explorar um novo mundo de desafios e aventuras. Mas... Por onde começar? E depois, como saber se não ficou nada para trás?


Sendo que os jogos da série frequentemente variam em termos do conteúdo pós-game oferecido — e muito dele usualmente se encontra "escondido" sem muita cerimônia pelos cantos do mapa — é sempre uma boa ter em mãos um guia de atividades para evitar ter que passar os seus dias de Campeão apenas admirando sua foto gloriosa no Hall of Fame. Foi pensando nisso que preparamos uma lista compreensiva do conteúdo pós-game de Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee! (Switch). 


A vitória na Pokémon League não apenas desbloqueia o acesso à Cerulean Cave, lar dos monstros selvagens mais poderosos de Kanto, mas sinaliza também que o treinador se encontra habilitado a encarar tarefas opcionais complexas como completar a Pokédex, desafiar os peritos Master Trainers e até mesmo encontrar os icônicos protagonistas da primeira geração de Pokémon. Confira conosco quais desafios e atividades o game ainda reserva ao recém-loureado Campeão da Liga Pokémon!

Encontre todos os pokémon lendários

Caso não tenha capturado ainda os três pássaros lendários — Articuno,  ZapdosMoltres —  saiba que agora é um ótimo momento para fazê-lo. Articuno  encontra-se escondido nas profundezas de Seafoam Islands, Zapdos pode ser encontrado na Power Plant e Moltres aguarda os treinadores mais poderosos no terceiro andar da Victory Road

Se as aves míticas já se encontravam sob seu comando, resta encontrar o poderoso Mewtwo, que se esconde na Cerulean Cave rodeado por alguns dos monstros mais poderosos do game. Para esses quatro pokémon, é importante lembrar que a captura segue um modelo totalmente único, mesclando o que era visto nos jogos tradicionais com as mecânicas de Let's Go. É necessário derrotar suas versões fortalecidas dentro de um tempo pré-determinado, para então prosseguir com o tradicional lançamento de pokébolas.

Além dos lendários clássicos de Kanto, os novos pokémon Meltan e Melmetal podem ser obtidos no GO Park em Fuchsia City, através da interação com Pokémon GO (Mobile). Veja mais detalhes sobre a captura de Meltan no nosso guia de dicas gerais. Lembrando que para obter Melmetal, é necessário evoluir o Meltan em Pokémon GO, ou seja: trate de juntar aqueles Doces Meltan!

Complete a Pokédex

Com todas as áreas de Kanto ao seu alcance e os lendários devidamente encapsulados, é hora de cumprir o icônico desafio: completar a Pokédex. Por sorte, com apenas 150 pokémon necessários e contando com opções de trocas locais, online e da interação com Pokémon GO, a tarefa nunca foi tão fácil. A Pokédex interna do jogo traz informações o suficiente para facilitar a busca.



Os maiores desafios para o jogador provavelmente serão os pokémon que evoluem através de trocas — Gengar, Machamp, Alakazam e Golem —, além dos exclusivos da versão oposta. Recapitulando, são eles:
    • Exclusivos de Pokémon Let's Go Pikachu: Oddish, Gloom, Vileplume, Sandshrew, Sandslash, Growlithe, Arcanine*, Grimer, Muk, Scyther, Mankey, Primeape.
    • Exclusivos de Pokémon Let's Go Eevee: Bellsprout, Weepinbell, Victreebell, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian*, Koffing, Weezing, Ekans, Arbok, Pinsir.
(*No caso de Arcanine e Persian, eles podem ser obtidos excepcionalmente nas versões em que se encontram ausentes com um Black Belt que se localiza ao lado do Pokémon Fan Club em Vermillion City. Na versão Pikachu, é necessário capturar 5x Growlithe, enquanto que na versão Eevee o pedido é de 5x Meowth.)



Tanto nas evoluções por troca quanto nos casos dos excluisvos, embora não contemos com a conveniência do GTS (onde poderíamos facilmente encontrar qualquer um desses pokémon sendo oferecidos em troca de um lendário level 91 ou acima), basta combinar com outros jogadores para conseguir fechar a lista rapidamente. Com o jogo ainda recém-lançado, não deve ser difícil encontrar online pessoas interessadas em ajudar com as trocas — por que não tentar, por exemplo, em nosso grupo do Nintendo Blast?



Lembrando que Mew, Meltan e Melmetal não são requisitados para se obter as recompensas pela Pokédex completa. O mesmo vale para as Alolan Forms. No entanto, são desafios extra que mantém um incentivo ao treinador mais entusiasmado para continuar buscando. E se a Pokédex estiver fácil demais, que tal tentar fazer uma "Living Dex"?



Após realizar o feito, não esqueça de passar no escritório da Game Freak, em Celadon City (Celadon Condominiums — o arranha-céu mais alto), para receber os parabéns diretamente dos desenvolvedores do game e obter sua merecida diplomação — e o valiosíssimo Shiny Charm. Ah, e aproveite a viagem para desafiar a versão virtual do developer Shigeki Morimoto que nesse jogo aparece como um Coach Trainer.

Explore os Catch Combos e embarque na caçada aos Shiny Pokémon

Agora que você é o Campeão, uma forma muito divertida de investir seu tempo é através dos Catch Combos. Investindo o dinheiro obtido ao longo de sua jornada em Lures e Poké Balls o suficiente, é hora de colocar para uso suas técnicas de captura e obter criaturas mais poderosas e raras.



Uma adição interessante às caçadas é a nova habilidade de vôo. Após a derrota da Elite Four, é possível voar por todas as rotas e cidades de Kanto com Charizard, Aerodactyl e Dragonite. Com combos altos o suficiente, é possível encontrar não apenas Charizard e Dragonite selvagens, mas Rare Spawns de Articuno, Zapdos e Moltres!



Outro grande destaque dos Combos é o citado Shiny Charm. Com ele em mãos, as chances de encontro de pokémon shiny aumentam bastante, potencializando ainda mais o efeito das sequências de captura. É a melhor chance de se conseguir o pokémon shiny dos seus sonhos! Confira mais sobre o tema em nosso guia para captura de shinies.

Obtenha as Mega Stones

Estreando pela primeira vez em um jogo ambientando em Kanto, as Mega Evolutions marcam presença efetivamente no pós-game, embora Venusaurite, Charizardite X, Charizardite Y e Blastoiseinite sejam obtíveis em Pallet após a vitória no ginásio de Cinnabar Island.

Após a vitória na Pokémon League, o restante das pedras encontra-se disponível para o jogador: Mewtwonite X e Mewtwonite Y podem ser obtidas em Cerulean Cave, enquanto o restante das pedras encontra-se à venda por um sujeito excêntrico vestido de Slowbro em Indigo Plateau — por salgados $30,000 cada... Mas não se preocupe, logo mais veremos como evitar problemas financeiros!

Ajude a Equipe Rocket a decolar pela última vez

Mesmo depois de desmantelarmos o maior esquema criminoso da região de Kanto, alguns membros da Equipe Rocket permanecem soltos por aí. Aborde-os enquanto ainda estão remoendo suas mágoas e aproveite para se despedir desses carismáticos vilões secundários. 



Archer pode ser encontrado no escritório de Giovanni, na base subterrânea da Equipe Rocket em Celadon, onde pode ser visto tramando um retorno triunfal para o grupo, em referência ao seu papel nas sequências Pokémon HeartGold & SoulSilver. Por sua vez, os icônicos Jessie, James & Meowth podem ser enfrentados pela última vez na Route 17, recompensando o jogador com trajes temáticos.

Pokémon Trainer Archer
Recompensa: $5,400
Pokémon
Nível
Tipo
Golpes
Electrode
54
Electric
-Thunder
-Foul Play
-Explosion
-Reflect
Golbat
54
Poison/Flying -Air Slash
-Crunch
-Sludge Bomb
-U-Turn
Magmar
54
Fire -Fire Punch
-Thunder Punch
-Clear Smog
-Brick Break
Weezing
54
Poison -Dark Pulse
-Flamethrower
-Sludge Bomb
-Shadow Ball


Team Rocket Jessie & Team Rocket James
Recompensa: $4,992
Pokémon
Nível
Tipo
Golpes
Arbok
52
Poison -Poison Jab
-Glare
-Crunch
-Rock Slide
Weezing
52
Poison -Dark Pulse
-Flamethrower
-Sludge Bomb
-Thunderbolt


" — Meowth, é isso aí!"

Encare os Master Trainers

Uma novidade inédita de Let's Go Pikachu/Eevee é o sistema de Master Trainers. Tratam-se de treinadores especiais espalhados por todo o cenário do jogo, os quais se tornaram-se peritos em espécies de pokémon específicos. Cada Master Trainer batalha apenas com um pokémon de level altíssimo, e só aceita ser desafiado por um único pokémon da mesma espécie. Vencer um Master Trainer garante ao treinador o título de mestre da respectiva espécie utilizada em batalha.


Por exemplo, derrotando o Gastly do Master Trainer localizado em Lavender Town, obtemos o título de Gastly Master. Para poder ostentar seu título por aí, basta visitar o escritório da Game Freak em Celadon, onde uma das developers do jogo oferece a opção de selecionar o pronome de tratamento adequado à vossa senhoria. 

Com dificuldades variadas (mas sempre bastante elevadas), os Master Trainers apresentam um nível de desafio bastante alto, exigindo planejamento estratégico, uma boa dose de grinding e um bom uso dos Candies para dar aquele boost nos stats. Seus pokémon possuem IVs e AVs altíssimos, e não raramente são equipados com golpes específicos para tirar vantagem da situação de batalha espelhada. Um desafio muito bacana que nos incentiva a conhecermos mais cada uma das criaturas presentes no jogo!

Desafiando Green

Esse evento na verdade é um desdobramento da busca pelo Mewtwo. Após capturar o lendário em Cerulean Cave, o treinador perceberá que não é o único que teve a ideia de tentar se apossar do clone fugitivo. Através de uma cutscene hilária, onde acabamos confundidos com o próprio pokémon, somos apresentados a Green,uma das protagonistas de Pokémon Fire Red & Leaf Green. Hora de batalhar pelo seu recém-adquirido Mewtwo (e por umas recompensinhas bacanas a mais)!



Pokémon Trainer Green
Recompensa: $19,040 + Mewtwonite X, Mewtwonite Y
Pokémon
Nível
Tipo
Golpes
Clefable
66
Fairy
-Moonblast
-Light Screen
-Reflect
-Tri Attack
Gengar
66
Ghost/Poison -Dark Pulse
-Shadow Ball
-Sludge Bomb
-Will-O-Wisp
Victreebel
66
Grass/Poison -Power Whip
-Poison Jab
-Sucker Punch
-Leech Life
Ninetales
66
Fire -Fire Blast
-Dark Pulse
-Foul Play
-Hyper Beam
Kangaskhan
66
Normal -Dizzy Punch
-Sucker Punch
-Thunder Punch
-Brick Break
(Mega) Blastoise
68
Water -Hydro Pump
-Flash Cannon
-Ice Beam
-Fake Out

Após derrotá-la nessa primeira batalha, a treinadora recompensará o jogador com as Mega Stones Mewtwonite X e Mewtwonite Y — na tentativa de tentar capturá-lo como seu pokémon (!?). Após esse primeiro encontro é possível batalhar novamente com Green, desde que cumprido um requisito: após vencer a revanche contra a Elite Four, a treinadora aparece ao lado da fonte de Cerulean, pronta para ser desafiada novamente!

Desafiando Red

De forma semelhante ao que ocorre com Green, o outro protagonista de FR/LG — e personagem principal dos primeiríssimos games da franquia — também dá as caras para nos enfrentar em Let's Go, caso nossos feitos chamem atenção o suficiente para merecer sua silenciosa aparição. Assim como ocorre em HG/SS, o Pokémon Trainer Red é o NPC que traz criaturas de maior nível de todo o jogo, podendo ser considerado um dos desafios mais elevados (embora derrotá-lo seja tarefa simples se comparada a vencer todos os Master Trainers).



Para enfrentar o mais icônico treinador Pokémon de todos os tempos, basta derrotar 6 Master Trainers de quaisquer espécies. Provando ter ao menos um time completo de pokémon poderosíssimos, Red estará disponível para ser desafiado em uma batalha de 6 contra 6 logo na porta de entrada de Indigo Plateau

Pokémon Trainer Red
Recompensa: Título "Battle Master"
Pokémon
Nível
Tipo
Golpes
Pikachu
85
Electric
-Thunderbolt
-Brick Break
-Iron Tail
-Reflect
Machamp
85
Fighting -Superpower
-Fire Blast
-Earthquake
-Hyper Beam
Arcanine
85
Fire -Heat Wave
-Crunch
-Will-O-Wisp
-Roar
Lapras
85
Water/Ice -Ice Shard
-Waterfall
-Body Slam
-Megahorn
Snorlax
85
Normal -Toxic
-Protect
-Rest
-Body Slam
(Mega) Venusaur
85
Grass/Poison -Sludge Bomb
-Mega Drain
-Leech Seed
-Amnesia

Apesar de não conceder nenhuma remuneração em dinheiro ao vencedor, a vitória sobre Red é a única forma de conseguir o título customizado de Battle Master. Assim como ocorre com Green, Red fica disponível para novas revanches a partir de cada vitória na Pokémon League.

Desafiando Blue

Do trio de personagens centrais da primeira geração de Pokémon, o desbocado Blue é quem mais participa da trama de Let's Go Pikachu/Eevee!, fazendo-se presente ao longo de toda a aventura de nosso protagonista e de seu (não tão desbocado) rival. Na reta final da trama, o neto do Professor Oak se interessa por investigar o ginásio de Viridian City, o que acaba levando-o a ser convidado a assumir o local.



Pokémon Trainer Blue
Recompensa: $19,040
Pokémon
Nível
Tipo
Golpes
Tauros
66
Normal
-Double-Edge
-Earthquake
-Rock Slide
-Iron Tail
Gyarados
66
Water/Flying -Waterfall
-Crunch
-Outrage
-Earthquake
Aerodactyl
66
Rock/Flying -Rock Slide
-Crunch
-Iron Tail
-Earthquake
Alakazam
66
Psychic -Dazzling Gleam
-Reflect
-Psychic
-Foul Play
Exeggutor
66
Grass/Psychic -Power Whip
-Psychic
-Stomp
-Light Screen
(Mega) Charizard
66
Fire/Flying -Fire Blast
-Hyper Beam
-Air Slash
-Dragon Pulse

Visitando o antigo ginásio abandonado após a vitória sobre a Elite Four, é possível finalmente enfrentar um Blue que não decide pegar leve com você. As revanches contra o eterno rival são mais simples de se conseguir do que contra os rivais Red e Green: como todo líder de ginário, é possível enfrentá-lo uma vez a cada dia, sem necessidade de derrotar a Elite Four primeiro.

O dia-a-dia do Campeão

Por falar nisso, para encerrar, listemos os eventos diários do pós-game, ou seja, tudo aquilo que se encontra disponível para ser feito apenas uma vez a cada dia. Lembrando que o dia segue conforme o relógio interno do Switch, ou seja, todos esses eventos resetam sempre à meia-noite (e não 24h após terem acontecido pela última vez).

  • Revanche contra os líderes de ginásio

Uma função bacana que felizmente está de volta em Let's Go é a possibilidade de desafiar os oito líderes de ginásio para revanches. Ao contrário do que já ocorreu em jogos anteriores, os requisitos para enfrentá-los novamente são os mais simples possível: basta aparecer no Gym e desafiar um dos icônicos treinadores.



Todos os líderes possuem equipes mais cheias e reniveladas para um nível de força compatível com o pós-Liga. Conforme já citado, Blue fica no lugar de Giovanni no ginásio de Viridian City. Sem a possibilidade de desafiar os treinadores comuns, as oito batalhas com os líderes são as principais opções de duelos para o pós-game — e uma excelente fonte de dinheiro rápido para financiar as pokébolas e lures necessários para uma boa caçada pokémon.

  • Desafiando Mina e descolando Bottle Caps

Lembra-se de Mina, a treinadora de Alola que perdeu o barco e nos desafiou depois de nosso passeio pelo St. Anne? Após vencer a Elite Four, a Trial Captain de Pokémon Sun & Moon (3DS) torna a aparecer com uma equipe turbinada de pokémon do tipo Fairy no pier de Vermillion City, sendo possível desafiá-la uma vez por dia para obter os valiosos Bottle Caps, itens raríssimos que podem ser utilizados para maximizar os IVs de seus pokémon através do Hyper Training.



Pokémon Trainer Mina
Recompensa: $6.600 + 1 Bottle Cap
Pokémon
Nível
Tipo
Golpes
Mr. Mime
54
Psychic/Fairy
-Psychic
-Light Screen
-Reflect
-Dazzling Gleam
Wigglytuff
54
Normal/Fairy-Flamethrower
-Thunderbolt
-Shadow Ball
-Dazzling Gleam
Ninetales
55
Ice/Fairy-Blizzard
-Dazzling Gleam
-Dark Pulse

Para trocar os Bottle Caps por IVs, basta visitar o Mr. Hyper, localizado no Daycare da Route 5. Para maximizar um IV, é necessário trocar um Bottle Cap com Mr. Hyper. A pegadinha é que, para isso, é necessário que a criatura já se encontre no Level 100. Para tornar o processo mais fácil, nada nos impede de ir acumulando um Bottle Cap por dia enquanto upamos nossos favoritos até o nível necessário.

  • Coletando itens diários

Alguns itens de difícil obtenção no jogo podem ser "farmados" aos poucos, já que ressurgem dia após dia:
    • Moon Stones podem ser encontradas nas crateras do Mt. Moon.
    • Helix Fossil Dome Fossil podem ser encontrados na Cerulean Cave.
    • Pewter Crunchies podem ser comprados (um pacote por dia) no Pokémon Center de Pewter.

    • Uma Big Pearl pode ser obtida vigiando o Slowpoke no canto superior esquerdo de Pewter.

    • Uma Nugget pode ser obtida empurrando a pedra na casa do Safari Warden (o cara para quem devolvemos os dentes de ouro perdidos) em Fuchsia City. Um Diglett generoso nos presenteia com o item valioso todos os dias.
    • Diversas Berries podem ser colhidas ao longo de toda a Route 17, nos arbustos floridos;
    • Diversos itens valiosos e raros podem ser encontrados com a ajuda da cauda de Pikachu/Eevee, que serve como radar de objetos ocultos. Isso inclui Stardust, PP Up, PP Max e até mesmo o Golden Bottle Cap, capaz de maximizar todos os IVs de um pokémon instantaneamente. Os lugares especialmente interessantes são: Mt. Moon, Celadon Game Corner e o Undeground Path que liga as Routes 5 e 6.
Percorrendo todas essas atividades diariamente, é possível juntar dinheiro e itens valiosos para auxiliar tanto na caça de pokémon quanto nas batalhas em si.

 













E agora eu te pergunto: faltou alguma coisa? Tem alguma dúvida ou sugestão? Se for o caso, não pense duas vezes antes de deixar seu comentário!
Giba Hoffmann é gamer pra todo jogo, mas tem predileção por títulos retrô e um bom e velho JRPG. Sonic, Donkey Kong Country, Ratchet & Clank, Final Fantasy e Disgaea são algumas das séries que formaram a paixão pelos games, desde que ganhou seu Mega Drive, muitos (nem tantos!) anos atrás. Além de escrever para o Nintendo Blast, pode ser encontrado tagarelando no Plano Crítico e no Aventurine Brasil.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook