Perfil

Harpuia – Guardião dos céus de Neo Arcadia

Conheça a trajetória do guerreiro que lutou pelos seus ideais com coragem.

O caminho de Zero até os domínios de Neo Arcadia esteve repleto de inimigos nos quatro títulos de sua saga. Dentre eles, um guerreiro formidável se coloca diante do protagonista como uma barreira consolidada em seus valores próprios de lealdade. Harpuia, o guardião dos ventos, não detinha outra ambição senão proteger aquilo que acredita.


Quem é Harpuia?

Sage Harpuia é um dos quatro guardiões da cidade de Neo Arcadia. Após a Terra sofrer com os danos deixados pelas Guerras Mavericks e Élficas, Harpuia foi desenvolvido com seus quatro irmãos para ajudar os humanos a limpar a poluição no planeta. Sua atuação militar logo lhe permitiu alcançar o título de líder do Batalhão Militar Aéreo de sua cidade.


O guardião dos ventos detém em sua composição biológica dados de seu líder, X. Sua aparência é semelhante a dois seres mitológicos bastante simbólicos do elemento ar. Enquanto seu design físico mantém uma aproximação com as Harpias (espíritos do vento da mitologia grega), a presença de um capacete com asas e a utilização de espadas gêmeas lhe atribui uma equivalência com as Valquírias, espíritos femininos da mitologia nórdica que levam as almas dos heróis falecidos para Valhalla.

As asas de um guerreiro teimoso

Dentre seus irmãos, Harpuia é o que mais se aproxima dos ideais deixados por X. O guerreiro tem a convicção de que humanos e Reploids podem existir com igualdade e perseverança. Após o governo de Neo Arcadia ser dado a uma cópia do “falecido” X, Harpuia retorna para sua cidade com o intuito de agir sob as ordens de seu novo mestre e trazer paz para aqueles que protege.


O guardião passa então a agir contra a resistência de Ciel, punindo toda máquina que não seja fiel ao ideal de Copy X. Esta conduta logo o fez ficar frente a frente com  Zero, o herói lendário. Harpuia utiliza seu controle dos ventos e eletricidade para lutar. Embora seja um oponente formidável, o guerreiro acaba encarando sua primeira derrota nas mãos do representante da resistência.

Um líder de personalidade mutável

A morte de Copy X trouxe um vazio governamental em Neo Arcadia. Enquanto isso, o crescimento da Resistência e a influência de Zero representavam um perigo real para a cidade. Esta situação contribuiu para a posse de Harpuia como governante substituto. Sua primeira medida foi esconder da população o fato de seu antigo líder está morto. Essa escolha foi tomada pelo seu medo de que a ausência de Copy X trouxesse pânico e caos para o reino.


A derrota no passado tornou-se motivo de reflexão para Harpuia. Enquanto lidava contra as investidas da Resistência, o guardião passou a acreditar que para se sair bem em qualquer combate, não bastava apenas força bruta, mas um desejo fiel e consolidado pela vitória. Esse novo ideal permitiu um crescimento pessoal que se expandiu gradativamente com o passar do tempo. Pode-se afirmar que esse seja o personagem que mais se desenvolveu dentro da saga Zero.

A queda dos Guardiões

Algum tempo se passou e os conflitos entre Neo Arcadia e Resistência voltaram a se agravar após o retorno de Weil, um antigo cientista de Neo Arcadia que havia sido condenado ao exílio eterno no espaço. A situação se torna mais confusa com a aparição do falecido Copy X, o qual foi reconstruído por Weil.

A presença desses dois personagens desencadeou uma nova problemática. Copy X estava enfurecido pela falta de capacidade de seus guardiões em derrotar a Resistência. O antigo líder então destitui Harpuia, Fefnir e Leviathan de seus cargos e lhes coloca sob a supervisão do cientista. Weil então passa a supervisionar cada atividade dentro dos muros de Neo Arcadia.

Não demora muito para que Harpuia perceba a estranha atuação de Weil. O cientista passou a estar ligado com a reforma de alguns Reploids, os quais passaram a segui-lo devotadamente. Suas desconfianças logo se confirmaram após a segunda queda de Copy X e a promoção de Weil como líder de Neo Arcadia.  Esta situação fez com que o guardião se aliasse a Zero com o intuito de lidarem juntos com Ômega, a arma definitiva de Weil. Infelizmente, ambos acabam sendo derrotados, mas Zero consegue fugir com Harpuia.
Harpuia, Fefnir e Leviathan em uma última investida contra Ômega.
Sem alternativa, o guardião se vê em uma situação inesperada. Expulso de sua própria cidade e visto como traidor, Harpuia decide que deterá Weil e alcançará os ideais do X original. Em uma segunda batalha contra Ômega (agora possuindo o corpo original do herói lendário), Harpuia, Fefnir, Leviathan e Zero lutam em conjunto para impedir os planos de Weil. Após a derrota, a arma definitiva do cientista acaba causando uma explosão gigantesca na qual os guardiões encontram o seu fim.

Revisão: Diego Franco Gonçales

Pode ser encontrado viajando pela região de Kanto com seu Bulbasaur ou lendo livros em dias chuvosos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google