Pokémon Blast

Evoluindo a cada geração — Pokémon Sun/Moon e Ultra Sun/Ultra Moon

Mais um passo para dentro do mundo dos polígonos e das câmeras em 3D.

Em 2016, a The Pokémon Company comemorava o vigésimo aniversário da franquia Pokémon quando anunciou, para o final daquele ano, Pokémon Sun/Moon (3DS), o sucessor de Pokémon X/Y (3DS), título que foi altamente popular e revolucionário para a série, especialmente em termos gráficos, mas também em alguns aspectos de gameplay. Apesar disso, os fãs sabiam que muito ainda poderia ser melhorado, considerando as potencialidades da franquia e do hardware do 3DS.


Por essas e outras razões, o sucessor de Pokémon X/Y era ansiosamente aguardado pelos fãs. A continuação da série, como de costume, viria em dose dupla, oferecendo duas diferentes versões com variação de Pokémon lendários e motivando jogadores a trocarem Pokémon com outros amigos que possuíam uma versão diferente. Outras mudanças também eram notáveis, como, por exemplo, os relógios das duas versões do jogo (Sun e Moon), que eram ajustados com 12 horas de diferença um do outro; com o Sol operando no tempo do 3DS e a Lua operando 12 horas à frente.

A revelação da sétima geração da série foi feita em um teaser que recapitulava os principais títulos de Pokémon desde o Game Boy, enfatizando elementos de multiplayer local e online, até chegar ao título que chegaria em 18 de novembro. Relembre no trailer oficial dos 20 anos de Pokémon em que divulgava o lançamento de Sun/Moon:

Aprimoramento dos gráficos em 3D e novos Pokémon

Os modelos 3D dos Pokémon das gerações anteriores são reutilizados em Pokémon Sun/Moon, porém novos modelos foram feitos para os 81 novos monstrinhos de bolso. Apesar de recentes, já se pode dizer que alguns dos Pokémon dessa geração já caíram no gosto dos fãs da série, e não somente os iniciais: Rowlet (grama), Litten (fogo) e Popplio (água); representando, respectivamente, uma coruja, um gato e uma foca.

Entre os principais outros destaques, estão: o lobo tipo pedra Lycanroc (evolução de Rockruff); o curioso Mimikyu, Pokémon de tipo híbrido fantasma e fada que faz um cosplay sinistro de Pikachu; e a evolução máxima de um dos três iniciais, Incineroar, Pokémon que entrou para o panteão de lutadores de Super Smash Bros. Ultimate (Switch). Todos os novos Pokémon, como de costume, também sendo acrescentados aos baralhos da franquia.

Também como de costume, os novos Pokémon estrearam na TV por meio de uma nova temporada do anime Pokémon. No Brasil, a temporada foi chamada de “Sol e Lua”, e causou um grande estranhamento nos fãs da série pelo fato de trazer um design diferente para os personagens. Veja abaixo uma comparação de quatro versões do protagonista (Ash):




Para além do design dos monstrinhos colecionáveis, o gráfico em 3D, embora com mais serrilhados, foi substancialmente aprimorado, chegando ao limite das capacidades de hardware do 3DS; o que também acarretou em ocasionais quedas de FPS. A câmera em 3D ganhou maior amplitude, embora continuasse fixa. O mapa também aumentou. E os objetos do cenário tornaram-se mais vivos, ricos, interativos e dinâmicos.

Os personagens de Sun/Moon, por sua vez, ganharam modelos mais realísticos, e não mais em estilo chibi, como em Pokémon X/Y, além de serem ainda mais personalizáveis com roupas, acessórios etc. do que no título anterior. Veja abaixo uma comparação do protagonista da série em cada geração (com repetição da terceira e da quarta) até Sun/Moon.




A nova jornada ambientada no Hawaii

Inspirada na ambientação insular e turística das ilhas do Hawaii, a região de Alola, em Pokémon Sun/Moon, divide-se em quatro ilhas. As quais estão repletas de praias, roupas e itens de verão, paisagens litorâneas e vários desafios divertidos para se tirar férias com seus Pokémon.

A história começa com o protagonista (garoto ou garota) se mudando com sua mãe da região de Kanto para a Ilha Melemele de Alola. Depois de conhecer Lillie e resgatar seu Pokémon especial que ela chama de Nebby, o jogador obtém um Pokémon inicial do Professor local, Kukui, e embarca em um desafio tradicional da região junto de um outro jovem, Hau.


Ao contrário dos jogos anteriores, cuja aventura gira em torno de batalhas de ginásio, os testes em Alola envolvem batalhas com Pokémon aprimorados, seguidos por batalhas com os Kahuna de cada ilha após a conclusão dos respectivos testes. Durante a aventura, será necessário utilizar várias habilidades especiais de Pokémon para passar por determinados locais ou utilizá-los como montaria.

Ademais, ao longo desses desafios, o jogador encontrará membros da Equipe Skull, uma gangue de pessoas que abandonou os julgamentos da ilha cujos membros incluem seu líder Guzma e o executor Gladion. O jogador também encontrará a Aether Foundation, uma organização que visa proteger Pokémon de várias ameaças.

Rotom Pokédex, Z-Moves, Pokémon Refresh e outras novidades

Do ponto de vista de gameplay, Pokémon Sun/Moon trouxe consideráveis mudanças. Por exemplo, as habilidades conhecidas como Z-Moves, que só podem ser usadas uma vez por batalha, de modo similar às Mega Evoluções de Pokémon X/Y, as quais também retornaram em Sun/Moon.

Além disso, os Hidden Moves, que eram usados ​​para navegar por determinados terrenos em jogos anteriores, foram substituídos por Pokémon especializados que podem ser convocados à vontade para servir de montaria ou ajudar a obstruir obstáculos.

A interação com os Pokémon também foi aprofundada com o "Poké Finder", que é uma função do Rotom Pokédex que permite aos jogadores tirar fotos de Pokémon na natureza, semelhante ao Pokémon Snap. Ademais, um novo recurso, o "Pokémon Refresh", permite aos jogadores cuidar e alimentar seus Pokémon.

Alguns locais também enriqueceram a jogabilidade de Sun/Moon. A Battle Tree, por exemplo, surgiu como um local que permitia aos jogadores batalhar ou formar equipes com treinadores Pokémon, incluindo os treinadores da região de Kanto, de Pokémon Red/Blue. E os jogadores podem negociar ou batalhar com outros jogadores online. Ainda a partir de um local chamado Festival Plaza, os jogadores podem agora participar de "Missões Globais", onde jogadores de todo o mundo trabalham em direção a um objetivo definido — como o de capturar 100 milhões de Pokémon coletivamente.

Os demais elementos da série continuaram intactos: batalhas por turno, tipos e habilidades dos Pokémon, um treinador rival, número de Pokémon no grupo (party), tipos de Pokébola etc.

Talvez ainda o melhor Pokémon 3D

Depois dos Pokémon da oitava geração terem decepcionado parte dos fãs da série e mais ainda aos críticos, resultando nas mais baixas médias de avaliação dos títulos principais da série, ainda hoje muitos fãs e críticos dividem-se entre considerar ou Pokémon Sun/Moon ou Pokémon X/Y como o melhor Pokémon 3D.

A preferência pelos títulos acima da sexta e sétima gerações deve-se a razões distintas que não cabe a esta matéria detalhar. O fato, porém, é que Pokémon Sun/Moon continua um ótimo representante da série em gráficos 3D e ainda merece sua atenção, caso disponha de um 3DS para experimentá-lo.

Com base em 104 críticas, Pokémon Sun/Moon ficou com uma média de 87/100 no Open Critic e com a mesma média em ambas as versões no Metacritic. Quanto às vendas, Pokémon Sun/Moon consolidou-se como o terceiro jogo mais vendido do 3DS com 16.20 milhões de cópias vendidas, apenas 0,29 mi atrás de Pokémon X/Y; o segundo título mais vendido da plataforma.

No ano seguinte, em 2017, ainda foi lançado Pokémon Ultra Sun/Ultra Moon, uma versão definitiva da sétima geração que expandiu o mundo, aprimorou o desempenho técnico, trouxe alguns poucos novos elementos de gameplay e prolongou um pouco mais a trama. Ultra Sun/Ultra Moon ficou com médias críticas um pouco abaixo, por volta de 83/100 e 84/100, e vendeu quase 9 milhões de cópias no 3DS.

A baixa nas vendas e nas críticas refletiu, entre outros fatores, a falta de justificação para se vender uma nova versão completa da sétima geração no lugar de se disponibilizar um pacote de DLC. Estratégia essa que veio a ser tomada na próxima geração, em Pokémon Sword/Shield (Switch).
Após esse passeio pelas paradisíacas ilhas de Alola, é a sua vez de nos dizer como a sétima geração marcou a jornada de vocês! Comente na seção dedicada abaixo!

Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google