Pokémon Blast

Evoluindo a cada geração - Pokémon Red/Blue/Yellow, FireRed/LeafGreen, Let’s Go!

Relembre como a primeira geração de uma das franquias mais amadas evoluiu nos consoles da Nintendo.

Mapa de Kanto com os três Pokémon iniciais da primeira geração.


















Foi em Pokémon Red/Blue (GB) que uma das franquias mais lucrativas do mundo teve o seu início. As versões foram responsáveis por presentear o mundo com a proposta de um jogo com uma jornada simples e cativante: um garoto de dez anos que sai de casa com a missão de capturar monstrinhos, derrotar seus inimigos e tornar-se um campeão. O sucesso e a aceitação do público surpreenderam, sendo um marco inicial para a franquia que se tornaria multimilionária. Os primeiros jogos da franquia conseguiram dar grande visibilidade para o Game Boy, que diga-se de passagem, não estava em sua melhor fase. Embora iniciada na década de 90, a proposta principal dos jogos da franquia continua a mesma.

Pokémon Red/Blue (GB)

Os games foram lançados em duas versões, com Pokémon exclusivos em cada uma delas. O objetivo era fazer com que os jogadores comprassem ambas as versões para completar a PokéDex ou que trocassem os monstrinhos com outros jogadores. Desde então, os primeiros jogos de uma geração são sempre lançados em duas versões com Pokémon exclusivos em cada uma delas. A possibilidade de trocar de Pokémon foi viabilizada pelo Cabo Game Link, inédito até então na indústria de games, aumentando a interação entre jogadores. Os jogos foram muito elogiados em relação a sua capacidade multiplayer, pois o Cabo Game Link permitia aos jogadores batalharem entre si, além de trocarem Pokémon. Com isso, as interações entre os jogadores se tornaram uma característica importante e muito presente nos futuros jogos da franquia. 


As versões Pokémon Red/Blue (GB) inovaram na comunicação entre os portáteis e os remakes Pokémon Fire Red/Leaf Green (GBA) aprimoraram o sistema de comunicação. O Wireless Adapter foi um novo acessório de comunicação entre GBAs possibilitando a troca e batalha de Pokémon em até três metros de distância sem fios. Os games introduziram uma ferramenta no Centro Pokémon, a Union Room. Ela era uma sala onde até 40 jogadores podiam se comunicar. Em Pokémon: Let’s Go, Pikachu!/Eevee! (Switch), o sistema de comunicação de trocas de Pokémon e presentes ocorre via internet e pode ser integrado ao jogo mobile Pokémon GO

Pokémon Yellow (GB)

Tempos depois, a desenvolvedora Game Freak começou a trabalhar em uma terceira versão chamada de Pokémon Yellow (GB). Esta foi uma versão baseada no anime da série com Pikachu como o  protagonista, assim como Jesse e James como membros da equipe vilã. Nesta versão, o jogador pode conversar e observar diferentes expressões do Pikachu, aumentando a interação entre o treinador e seu Pokémon. Além disso, Pikachu fica fora da pokébola servindo como uma clara referência ao anime. Esta característica foi mantida em alguns jogos da série, inclusive em Pokémon: Let’s Go, Pikachu!/Eevee! (Switch) no qual o Pokémon inicial (Pikachu ou Eevee dependendo da versão) pode ficar fora da Pokébola e interagir com o ambiente e com o treinador em uma mecânica mais sofisticada que a observada em Pokémon Yellow (GB). 


Em Let’s Go, Pikachu!/Eevee!, o treinador pode mudar o penteado, a roupa e os acessórios do Pokémon, assim como oferecer candies, berries e presentes. Pokémon Yellow (GB) foi aclamado pela crítica por causa das interações entre treinador e Pokémon. Em Let’s Go, Pikachu!/Eevee! esse sistema é amplamente otimizado, permitindo ao jogador uma experiência ímpar no que se refere aos jogos da franquia.

Pokémon Fire Red/Leaf Green (GBA)

Com a chegada da terceira geração dos monstrinhos, um remake da primeira geração foi lançado com novos gráficos e trilha sonora no Game Boy Advance. Os gráficos dos remakes foram baseados nos jogos da terceira geração com algumas melhorias, além de receber novas mecânicas e ataques. Os novos recursos introduzidos conseguem melhorar a experiência do game, mas mantêm a jogabilidade tradicional da série. Os jogos da franquia têm a capacidade de inovar e manter a sensação de “volta ao lar”, sentimento tão presente e importante para os fãs.


Os remakes trouxeram novos cenários, tais como Sevii Island. Para integrar os lendários de gerações anteriores aos jogos da primeira geração, tickets especiais permitiam que o jogador visitasse cenários únicos, onde se poderia batalhar com os Pokémon lendários. Munido do Mystic Ticket, o jogador era capaz de ir a Navel Rock e batalhar contra Ho-Oh e Lugia. O Aurora Ticket possibilitava ao jogador visitar a Birth Island e batalhar contra Deoxys.

Em Pokémon Fire Red/Leaf Green (GBA) o jogador está em Kanto, assim como em Red/Blue, com a mesma história principal, mas nos novos títulos há diferentes ambientes, histórias e personagens. Os jogos foram os primeiros remakes produzidos, criando uma tendência para as futuras gerações de monstrinhos que também passaram a ter seus remakes em um novo portátil. Assim como as versões dos primeiros remakes, os demais permitem revisitar um continente e história já conhecidos, mas de uma forma inovadora.



Pokémon: Let's Go, Pikachu!/Eevee! (Switch)

Em 2018, foram lançados os jogos Pokémon: Let’s Go, Pikachu!/Eevee! (Switch), títulos que receberam influência de Pokémon Yellow (GB) e do jogo mobile Pokémon GO, sendo também os primeiros jogos da franquia para a plataforma Nintendo Switch. Os títulos foram inovadores porque mesclam algumas mecânicas aprimoradas de Pokémon Yellow (GB) com o sistema de captura de Pokémon GO. Nesta versão o mundo Pokémon está mais vivo que nunca, com monstrinhos caminhando por todo o ambiente. Esta novidade foi um sucesso entre os fãs e a crítica especializada, pois aumentou a imersão ao longo da jornada. Esta mecânica também foi incorporada nos jogos da oitava geração, Pokémon Sword/Shield (Switch), sugerindo que poderemos esperar o mesmo para os futuros jogos da série principal.

Em Pokémon: Let’s Go, Pikachu!/Eevee! (Switch) o jogador experiencia a mesma história principal de Pokémon Yellow (GB), só que com o sistema de captura do Pokémon GO. Neste novo título é possível ficar com o Pokémon fora da pokébola, lembrando a jogabilidade do Pokémon Yellow (GB), sendo possível montar em alguns Pokémon, ou até mesmo voar neles. A mecânica dos Pokémon fora da pokébola também foi utilizada em jogos da segunda geração de monstrinhos e seus remakes, assim como nas novas DLC de Pokémon Sword/Shield (Switch), Isle of Armor e Crown Tundra.


O sistema de batalhas em turno de Pokémon foi definido em Pokémon Red/Blue (GB) e acompanhou todos os jogos da série principal, o colecionismo iniciado nos primeiros títulos da franquia se mantém nos mais atuais e as mecânicas evoluíram no decorrer da série. Embora os jogos da franquia Pokémon sempre estejam trazendo algo novo e relevante ao gameplay, as características que tornam os games tão queridos para os fãs estão sempre presentes. Qualquer um que experienciou a franquia Pokémon de alguma forma, ao jogar outro título terá sempre a mesma sensação: Este é um jogo de Pokémon! 
Revisão: Ícaro Sousa
Fontes: Serebii e Bulbapedia

Doutorando em química, professor e treinador Pokémon nas horas vagas. Pode ser encontrado em algum lugar de Galar, em algum combate épico de Fire Emblem ou postando algo relacionado à química no Instagram (@prof.fagnermoura).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google