O que podemos esperar da E3 2021 para o Nintendo Switch?

Algumas possíveis novidades de software e hardware que podem estar muito perto de serem anunciadas.




A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, é a mais importante feira internacional relacionada à indústria dos videogames, por reunir novidades relativas a lançamentos (tanto em software quanto em hardware) e tendências em geral de mercado de várias empresas importantes no setor dos games. O evento é organizado e apresentado pela Entertainment Software Association (ESA) e é usado com fins mercadológicos por muitos desenvolvedores, editores, fabricantes de hardware e acessórios, varejistas e veículos de imprensa.


Tradicionalmente o evento é sediado em Los Angeles, no Los Angeles Convention Center. De modo geral, a ocasião envolve uma exposição para desenvolvedores, editores e fabricantes mostrarem títulos e produtos à venda no próximo ano e, antes e durante o evento, editores e fabricantes de hardware costumam realizar coletivas de imprensa para anunciar novos jogos e produtos.

Porém no ano passado (2020) o evento foi cancelado, devido ao agravamento da pandemia da COVID-19, e neste ano (2021) ocorrerá integralmente de modo online entre os dias 12 e 15 de junho. Todavia, e como de costume, o evento contará ainda com a participação de empresas importantes no ramo, como Microsoft e Nintendo.

No atual contexto, o que podemos esperar de novidades relacionadas ao Nintendo Switch? Isso é o que procurarei tratar neste artigo. Primeiramente, a partir de um breve levantamento de rumores a respeito; depois, a partir de algumas especulações com base em tendências de lançamento de software e estratégias recorrentes de mercado.



Rumores de desenvolvimentos da Nintendo na E3

O ano de 2021 já começou com muitos rumores, um deles que causou bastante repercussão veio por meio de um tuíte de @phluttilippe (PH Brazil), jornalista do The Enemy, que no ano anterior já havia antecipado com alguma precisão alguns lançamentos de jogos da Nintendo. O usuário do Twitter comemorou a virada do ano compartilhando uma expectativa por quatro títulos da Big N: Splatoon 3 (Switch), a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Fire Emblem: Genealogy of the Holy War (SNES) e Metroid (NES).

Por enquanto, apenas o primeiro desses títulos (Splatoon 3) veio a se realizar enquanto anúncio, particularmente na última Nintendo Direct, embora sua data de lançamento tenha sido fixada para o próximo ano (2022). Todavia, os quatro títulos podem aparecer na E3 deste ano, sendo ou não previstos para lançamento em 2021. Mas devemos enfatizar também algumas ressalvas para essas expectativas.

A sequência de Breath of the Wild já está sendo desenvolvida há pelo menos dois anos. Em se tratando de um jogo com o mesmo motor e que reutiliza muito do que foi feito no título de 2017, não seria nenhuma surpresa se ele saísse ainda este ano ou no próximo. Contudo, fãs e analistas esperam, em breve, uma Direct com foco no aniversário de 30 anos de The Legend of Zelda, de modo análogo ao Direct do ano anterior, em homenagem à série Super Mario, ainda que a série de Link seja muito menos popular que a do mundo de Mario. Mas, na hipótese de que ocorra, parece mais plausível que a sequência seja divulgada na ocasião.

Além disso, atualmente a Nintendo trabalha no marketing de The Legend of Zelda: Skyward Sword (Switch), e não é de seu costume ofuscar um lançamento próximo com outra de suas IPs, especialmente quando da mesma franquia. Por fim, vale lembrar que a Nintendo prometera, à época do lançamento do Switch, lançar ao menos um título de The Legend of Zelda por ano, pelo que bastaria o remake de Skyward Sword para 2021. É muito provável, porém, que ainda este ano o título nos seja ao menos apresentado e tenha sua data de lançamento revelada.

Quanto a um possível Metroid ser anunciado na próxima E3, especula-se em três direções: uma remasterização de Metroid: Samus Returns (3DS); um remake de algum Metroid 2D clássico; ou um port em HD da trilogia metroid Prime. No primeiro caso, trata-se de um título ainda recente, de 2017, em um console popular de oitava geração, e não há maiores indícios de que algum estúdio estivesse trabalhando em tal projeto nos últimos anos.




No caso de um remake de Metroid em perspectiva 2D, especula-se se seria um remake de Super Metroid (SNES), seguindo a tendência de remakes da série, considerando que já foi feito um remake do primeiro título da franquia para GBA e um do segundo para 3DS. Nessa direção, surgiu no mês passado (maio) um rumor de que há um Metroid 2D pronto para ser anunciado e que foi desenvolvido pela mesma equipe que trabalhou no último remake para 3DS. Por fim, a trilogia Metroid Prime seria bem-vinda para introduzir os jogadores ao universo de FPS da franquia antes da chegada de Metroid Prime 4, e um rumor do último mês de maio também apontou isso.

Quanto a Fire Emblem, é sabido desde pelo menos 2019 que a Nintendo estava desenvolvendo  projetos para o 3DS que foram adiados devido a estar se focando no Nintendo Switch. Como divulgado pela Eurogamer à época, um desses projetos adiados era um remake da clássica franquia de RPG tático da Intelligent Systems. A julgar pela tendência de remakes, já tendo sido feito do primeiro para DS e do segundo para 3DS, é esperado que o próximo seja justamente de Fire Emblem: Genealogy of the Holy War (SNES). Reforça ainda essa hipótese o fato de que até o momento só há um título de Fire Emblem no Switch, e é comum que haja ao menos dois títulos nos consoles da Nintendo.

Outro rumor às vésperas do mês da E3, ao menos digno de nota, é de que haveria um Donkey Kong sendo desenvolvido pela mesma equipe de desenvolvimento de Super Mario Odyssey (Switch) e que poderia ser anunciado também na E3 de 2021.



Desenvolvimentos de terceiros para o Switch

Mas não podemos esquecer de contribuições de outras empresas que podem chegar para o híbrido da Nintendo. Nesse âmbito, vale destacar principalmente Platinum, Square Enix e Microsoft.

Sabemos que a Platinum trabalha em uma sequência da série Bayonetta desde pelo menos 2017, o que significa que já está em desenvolvimento há bastante tempo, sobretudo se reutilizar a base gráfica do título antecessor. E sabemos também que a Platinum pretende divulgar mais a respeito do projeto em breve. A E3 parece um bom lugar para isso ocorrer.

Do lado da Square Enix, para o final de julho, já está anunciada para Switch a sequência de The World Ends with You. É possível que mais um pouco do jogo seja divulgado durante a conferência da Square Enix na E3. Outro título que também pode aparecer por lá é o já anunciado TRPG Project Triangle Strategy, previsto para 2022 e com uma demo já disponível para download.

A Microsoft é outra empresa que tem tido grande parceria com a Nintendo, possibilitando a vinda de jogos como Cuphead (Switch) e Ori and the Will of the Wisps (Switch), além dos protagonistas de Minecraft para DLC de Super Smash Bros. Ultimate (Switch). Rumores do último mês de maio também têm apontado que a Microsoft pode estar preparando alguma novidade junto com a Nintendo, embora não se saiba nada concretamente a respeito.

Muito mais poderia ser dito, tanto em desenvolvimentos da própria Nintendo quanto de indies e mesmo desenvolvimentos maiores de terceiros, em forma de alguma parceria. Há quem espere, por exemplo, que a Atlus mostre mais de Shin Megami Tensei V, já previsto para Switch. Outros ainda aguardam algum anúncio da Capcom de Resident Evil para o híbrido; o que não seria de se espantar, haja vista que o 3DS recebeu Resident Evil Revelations. Sem esquecer ainda que é bem possível que um novo lutador de Smash seja anunciado também durante a conferência da Nintendo.



Dias memoráveis estão por vir

Nesse contexto, caso só ao menos parte do que dissemos aqui ocorra na E3, já teremos um ótimo evento pela frente, pelo menos no que diz respeito a Software. E quanto ao hardware do Switch? Seria possível vermos uma nova versão do híbrido da Nintendo? Um novo integrante da família Switch? A julgar pela tradição da Big N com seus portáteis, isso é o esperado.

Comumente a gigante japonesa tem o hábito de, de dois em dois anos, lançar uma nova versão de seus consoles no mercado. De fato, assim foi com o DS, com o 3DS, e tem sido com o Switch, se considerarmos o lançamento do Switch Lite em 2019. Rumores e notícias não faltam para especular sobre esse assunto. Entre eles, sobretudo é de se destacar a da Bloomberg, que apurou que um novo modelo do híbrido chegaria este ano com recursos novos, tais como uma tela maior, OLED, e performance em 4K na dock.

Tudo indica que o anúncio dessa peça de hardware é iminente (inclusive podendo já ter ocorrido antes da publicação deste texto), mas, se não for o caso até lá, quem sabe não apareça na própria E3? Afinal, também há precedentes para isso no histórico da Big N nesse evento.

Mas e você, o que está esperando para a E3 deste ano? A cada dia que passa mais notícias, rumores, especulações e expectativas acumulam-se nas redes sociais, sobretudo no Twitter. O que mostra que a comunidade de gamers ainda se mantém interessada no evento, ano após ano,  mesmo no caso de se tratar de uma edição completamente online. Deixe nos comentários a sua opinião sobre o evento, sobre o que acha de seu formato online desta vez e sobre o que você espera e/ou deseja ver de hardware e software durante as conferências.
Revisão: Icaro Sousa

Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google