Perfil

Byron, o homem com corpo de metal

EU AMO BASTIODON!

Se você sonha em ser um paleontólogo assim como Ross Geller, saiba que há uma segunda pessoa que pode servir de inspiração para a profissão e que ama dinossauros tanto quanto o icônico personagem daquela série baseada na amizade. Aqui, esse sentimento também existe, no entanto, é com os Pokémon que esse forte laço é criado e é cultivado.

Estamos nos aproximando do lançamento de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl e começa a bater aquela vontade de jogar essa geração que tanto amamos. E por falar em amor, parece que o líder da vez foi atingido por um Attract mais forte que o Miltank da Whitney.

Sem muitos representantes até então, o tipo STEEL recebeu Pokémon de peso (piada intencional) em Sinnoh. Inclusive, uma mascote possui esse tipo e é um dos Pokémon símbolo da quarta geração. Como se tudo isso não fosse suficiente, temos também um líder de ginásio baseado nesse tipo. Pronto para a escavação? Equipe seu Explorer Kit e boa leitura!

Defesa de Ferro

O termo Byron é a junção de duas palavras (By e Iron) que, quando combinadas formam o adjetivo “De Ferro” respectivamente. Este mineral, inclusive, é essencial para os seres humanos, já que o ferro é um dos responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue e quando combinado com a vitamina C forma uma poderosa dupla em benefício da imunidade do organismo. Uau, aula de ciências agora ao invés de Pokémon…


O tipo principal de seu ginásio é o STEEL, conhecido por suas altas defesas físicas e incríveis 10 resistências nativas (BUG, DRAGON, FAIRY, FLYING, GRASS, ICE, NORMAL, PSYCHIC, ROCK e STEEL) além de uma imunidade (POISON). Será que deram um Sitrus Berry para esse tipo? Dos 18 tipos presentes hoje, apenas três são capazes de causar grandes prejuízos.

Portanto, se quiser muito vencê-lo, arme-se com esses Pokémon. Caso consiga, receberá a Mine Badge, bem como o TM91 - Flash Cannon, um poderoso golpe do tipo STEEL e da categoria Special, e que ainda pode diminuir a Special Defense do alvo, ou seja, causará cada vez mais dano a cada redução.

Canhão de Luz

Assim como foi dito lá no início, Byron é pai de Roark e era o antigo líder do ginásio da cidade de Oreburgh. Após receber uma ligação da liga Pokémon de Sinnoh, assumiu o posto na cidade de Canalave. Fanático por fósseis, sua invejável coleção contém o maior fóssil de Anorith já encontrado.

Por conta desse amor sem precedentes, seu principal Pokémon tinha que ser um fóssil: Bastiodon. No anime, são poucas as vezes que a frase “Eu amo Bastiodon!” não é dita por Byron. Quando Roark o desafia na tentativa de trazer um pouco de juízo para seu pai, o embate Rampardos x Bastiodon não foi nada como nos jogos: aqui a defesa estava claramente vencendo, até serem interrompidos pela equipe Rocket.


A personalidade forte de Byron reflete muito bem seu tipo dominante, pois constantemente alfineta seus adversários dizendo o quão grande, imponente e impenetrável é a sua defesa, mesmo que esteja em desvantagem. Essa fixação com a defesa é tanta que um de seus Pokémon, Bronzor, possui a habilidade Heatproof (apenas no anime), tornando-se mais tolerante a golpes do tipo FIRE.

Byron e seus comandados

Se você acha que o ginásio anterior foi bem projetado, é porque ainda não visitou a cidade de Canalave. A progressão foi feita de forma magistral, possuindo um fluxo envolvente, assim como os ímãs que conhecemos. Novamente temos um ginásio com três Pokémon, só que desta vez, nem todos estão em sua forma final, uma lástima para a comunidade de líderes.


Perceba que enquanto há dois monstros, literalmente falando, o Bronzor é o calcanhar de Aquiles da composição, não há liga, e embora possua a habilidade Levitate para remediar uma de suas fraquezas, um Bronzong nesse time seria muito mais interessante.

E quando a gente acha que a revanche na Survival Area da versão Platinum traria aquela liga metálica resistente, basta um pequeno tremor para abalar as estruturas. Isso porque três dos Pokémon presentes em sua equipe sofrem dano quádruplo ao tipo GROUND. Aliás, os tipos secundários de seus comandados são melhor aproveitados do que o principal. Parece que a Game Freak esqueceu de usar Rock Polish!

O que esperar de Byron

Desde Johto, o tipo STEEL conquistou o coração dos treinadores e recebeu mais atenção a cada nova geração lançada. Ainda que seja a sexta insígnia, o embate contra Byron é de certa forma fácil, comprometendo o potencial de seu incrível ginásio baseado em ímãs. Esperamos que nos remakes Byron seja agraciado com uma batalha dinâmica, movesets mais arrojados e Pokémon dignos de representar o sexto desafio na liga de Sinnoh.

A liga de Sinnoh

  • Byron, o homem com corpo de metal

Referências: Bulbapedia
Revisão: Icaro Sousa
Capa: A Casa do Carvalho


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google