Perfil

Candice, cristalina como pó de diamante

Professora, líder de ginásio e até aspirante à coordenadora: Candice é tão poderosa quanto o gelo que a rodeia.

Calma, você não leu errado. O famoso “pó de diamante” (eu sei que você leu e ouviu a fala do personagem com armadura de Swanna) é o fenômeno meteorológico que ocorre com frequência nas regiões polares e em regiões montanhosas, formado por cristais de gelo muito finos, também conhecidos como prismas de gelo, que cintilam ao refletir a luz do Sol.

Quando passamos esse conceito para o universo Pokémon, temos o sétimo desafio de ginásio da liga de Sinnoh. No extremo norte da região, temos uma cidade isolada e que não recebe muitos visitantes, que dirá desafiantes. Contudo, é de suma importância para completarmos as oito insígnias e podermos desafiar a liga.

A especialidade do ginásio é o tipo ICE, conhecido por ser um dos melhores ofensivamente mas que não é um exemplo no lado defensivo. Com os remakes estando cada vez mais próximos, nada mais justo do que apresentar mais um líder de ginásio. Se deseja saber mais sobre o penúltimo desafio, equipe um casaco (ou capture uma Ponyta) e boa leitura!

Vento Gelido

O nome de Candice é a junção de duas palavras: “Candida” (do latim, algo extremamente branco, assim como a neve) e “Ice” (literalmente gelo em inglês). A cidade de Snowpoint tem tudo a ver com esses dois termos, afinal, é coberta pela neve e sua líder de ginásio costuma utilizar uma camisa branca, sem falar que dois Pokémon de seu time são, em sua essência, brancos.


Conforme dito no começo, o tipo dominante é o ICE, bem conhecido entre os treinadores por conta de golpes como Ice Beam, Blizzard, Ice Punch e Ice Shard. Ainda, a maioria dos golpes desse tipo podem causar o efeito de FREEZING, impossibilitando qualquer tipo de ação do alvo congelado, sendo considerada a pior condição negativa para se sofrer em uma batalha.

Aos (poucos) vencedores, a Icicle Badge é concedida juntamente do TM72 - Avalanche, um golpe físico do tipo ICE que causa dano dobrado no adversário caso o seu usuário tenha sofrido algum tipo de dano direto no mesmo turno.

Avalanche

Por conta da distância entre a cidade de Snowpoint em relação às demais, Candice não recebe muitos desafiantes em seu ginásio e com isso não leva muito a sério as batalhas. No entanto, quando há a necessidade de competir, perder não é uma opção. Essa estratégia inclusive foi utilizada no treinamento de seus Pokémon, capazes de repelir ataques do tipo FIRE, uma das principais fraquezas de sua especialidade.


Quem a vê batalhar não imagina que por trás de toda essa determinação e personalidade forte há também uma garota meiga e que adora passar o tempo com seus amigos. Uma de suas características mais marcantes é surpreender seus colegas com festas ou “ataques” surpresas. Ainda, está sempre encorajando as pessoas ao seu redor, assim como fez com Zoey, uma das rivais de Dawn nos torneios Pokémon. Talvez por isso seu lado como mentora seja mais explorado no anime ao invés de suas habilidades em batalha como líder.

Candice e seus comandados

Todos sabemos que a Pokédex das versões Diamond/Pearl não é das melhores quando o assunto é a variedade de Pokémon por tipo. Sendo assim, Candice foi forçada a utilizar membros da mesma cadeia evolutiva para compor sua equipe. Agora, o que não tem “cabimento” é a presença de um Pokémon que não é da sua especialidade.

Se bem que, você já parou para pensar que a combinação de tipos do Medicham (FIGHT e PSYCHIC) ajuda a mitigar algumas fraquezas? Não entendeu? A gente explica: o tipo ICE possui ao todo quatro fraquezas: FIRE, FIGHT, ROCK e STEEL. Agora, se pegarmos a combinação de tipos do lutador telepata, há vantagem sobre três deles, restando somente o tipo FIRE para causar grandes danos.

Já em Pokémon Platinum, durante nossa revanche na Survival Area, poderemos batalhar novamente contra Candice, que agora possui uma equipe digna de um especialista no tipo ICE. O poder é tanto que garantiu a ela o título de líder de ginásio mais forte da região de Sinnoh. Não a subestime, seu poder é imenso e irá te derrotar caso esteja despreparado.

O que esperar de Candice

Pode parecer estranho, mas a equipe de Candice é boa ainda em Pokémon Diamond/Pearl. Talvez uma pequena mudança seja necessária para torná-la ainda mais competitiva, que seria a troca de seu Snover por algum outro Pokémon de tipo ICE presente na Pokédex como Glaceon ou Froslass. Ficamos na torcida para que os remakes tragam de volta nosso querido Mamoswine, que certamente tornaria seu desafio mais interessante.

 

Referências: Bulbapedia
Revisão: Icaro Sousa
Capa: A Casa do Carvalho


Fã de carteirinha dos monstrinhos de bolso desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com a franquia no Game Boy Color e desde então, são mais de 20 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.


Disqus
Facebook
Google