Perfil

AiAi, o carismático primata orelhudo de Super Monkey Ball

Um dos símios mais famosos da história dos games é uma figura carimbada constante em consoles da Nintendo e é muito mais do que só um macaquinho.

Escondam as bananas! O protagonista da franquia Super Monkey Ball, o simpático chimpanzé AiAi, é ainda hoje uma figura desconhecida por parte de muitos jogadores ao redor do globo, ainda que seus jogos estejam presentes em mais de 20 consoles em variados títulos que o estampam por duas décadas.

Além de ser o personagem principal e protagonista da série Super Monkey Ball, AiAi é um macaco de família: ele é marido de MeeMee e pai de Baby, outros primatas recorrentes da série. Além disso, é o líder de toda a equipe Monkey Ball, que ainda conta com figuras como GonGon, seu antigo arquirrival e atual melhor amigo, e Doctor, um macaco cientista.

Cara de macaco!

Com mudanças substanciais em sua aparência ao longo dos anos, AiAi tem consistentemente pelos castanhos e pele clara, com orelhas extremamente grandes e redondas. Com olhos que se assemelham com Pac-Man e feições bem expressivas, AiAi possui uma cauda bem curta e veste uma camiseta alaranjada com uma grande letra A branca estampada. Recentemente, ele tem aparecido também utilizando uma mochila azulada, ainda que não em todos os momentos. 

AiAi é mais um residente da Jungle Island junto de sua família e, como de praxe para a espécie, adora bananas e pensa sempre nelas, estando disposto a aventurar-se para obter as frutas. 


É nessa disputa por bananas que ele e seus amigos recebem poderes mágicos nomeados “Ei-Ei-Poo!” para tentar chegar à Banana Island antes de GonGon, que desejava se apropriar de todas. Após os eventos do primeiro jogo, os dois, agora amigos, se aliam contra o Dr. Bad-Boon e continuam na busca pelas frutas. As aventuras então se seguem por vários cenários diferentes, entre templos antigos, florestas densas ou até mesmo o espaço.

Naturalmente muito expressivo e feliz, AiAi adora bananas a ponto de ter dificuldade em dividi-las com os demais, ainda que sempre disposto a servir sua família — apesar de pensar mais nas frutas diariamente do que em seus filhotes. Como lema de vida, ele acredita fielmente que as bananas vão ajudá-lo a superar alegremente quaisquer dificuldades. 

Macacos em bolas… tem como dar errado?!

Apesar de inicialmente visto como algo negativo — em especial por aqueles grupos que encontram apologias a maus tratos a animais com frequência em games — AiAi entende que estar dentro de uma Monkey Ball é um ato de heroísmo acima de tudo e se sente totalmente à vontade dentro dela, descrevendo-a como rápida e ágil, mas não muito leve.

Com várias aventuras surgindo constantemente, AiAi é quem mantém a equipe Super Monkey Ball reunida. De todos ele é, com certeza, o mais corajoso e ousado, ainda que possa ser bastante cabeça quente quando há uma dificuldade extra ou quando bananas não estão envolvidas.


Às vezes ele pode ser espalhafatoso, chamando muito a atenção por simples macaquice, mas segue como sendo o cérebro da operação Monkey Ball, odiando a tristeza, deixando de lado qualquer problema e motivando a todos ao relembrar o prêmio final. Sim, esse mesmo: o macaco simplesmente não consegue ter bananas suficientes.

Com a chegada da vizinha lêmure YanYan, a família chega a ser um pouco abalada, principalmente porque AiAi fica perplexo e conivente com os flertes da nova primata, que vive jogando charme para cima do protagonista. Ao final, AiAi opta por cortar de vez as cantadas e não dar ouvidos a YanYan, mantendo-se firme ao seu propósito como pai de uma família símia. 

Além das bananas...

Além de entradas próprias da série Super Monkey Ball e em spin-offs, AiAi é uma figura constante como personagem extra em dúzias de jogos da SEGA, com aparições em diversos títulos tradicionais. Alguns exemplos incluem:
  • Franquia Sonic
Além de marcar presença como roupa desbloqueável em Sonic Forces (Switch), AiAi aparece em Sonic Riders (Wii) como um personagem desbloqueável. Ele é um surfista do tipo Power e monta até mesmo em uma prancha em forma de banana — uma adição, no mínimo, apropriada.


Ainda, em Sonic & SEGA All-Stars Racing (Wii/DS) e sua sequência, AiAi aparece com um carro com tema de banana chamado Banana Blazing. A sua manobra All-Star faz com que ele role na sua Monkey Ball, atropelando qualquer um que se meta em seu caminho. 
  • Yakuza 5
AiAi, juntamente com MeeMee, Baby, GonGon e várias outras personagens da SEGA, a turma primata fez uma pequena aparição no jogo Yakuza 5 (Multi), como bonecos de um jogo em um arcade. 

  • Saga Samurai & Dragons

AiAi é uma das muitas personagens da SEGA que fez uma pequena aparição no jogo como um card jogável.

  • Coletâneas SEGA

Como típico da empresa japonesa, diversos games foram produzidos justamente com o intuito de reunir todos os principais personagens de IPs conhecidas da SEGA, e é claro que AiAi de Super Monkey Ball não poderia ficar de fora, sendo ele, e até mesmo sua família e amigos, personagens jogáveis em SEGA Superstars Tennis (Wii), SEGA Slots (Multi) e SEGA Heroes (Multi).

Um macaco adulto

Com 20 anos completos neste ano, AiAi continua uma figura extremamente familiar para vários jogadores de games da SEGA, ainda que vários não conheçam o seu nome propriamente. Com o lançamento do mais recente Super Monkey Ball: Banana Mania (Switch), que retorna a série às suas origens, torçamos para uma presença cada vez maior do personagem no hall da fama dos games e pelo desenvolvimento ainda maior do carismático macaquinho.
E você? Já teve contato com o AiAi em algum de seus jogos ou participações? O que achou da mudança de design? Tem alguma memória bacana com o personagem? Conte-nos abaixo!
Revisão: Thais Santos

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google