Pokémon Blast

Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch): O melhor time para a região de Sinnoh

Com a chegada dos remakes da quarta geração, saiba quais são os melhores Pokémon para ter em sua jornada até o topo.


O ano está chegando ao fim e decidimos ajudar você, leitor do Nintendo Blast, a vencer os desafios da região de Sinnoh. Estudamos, testamos e aplicamos todo nosso tempo e conhecimento para confeccionar esta matéria. 

Se você é novo e não conhece nosso "modus operandi", a cada novo jogo da série principal da franquia Pokémon nós criamos um conjunto de seis Pokémon para compor a melhor equipe de sua região. Diferente das outras equipes que montamos, desta vez faremos três matérias, uma para cada Pokémon inicial. Nesse formato, teremos como abordar, nos mínimos detalhes, cada Pokémon presente no elenco. 

Para o processo de criação consideramos os mesmos critérios de sempre: todos os Pokémon presentes no time (inclusive opcionais) podem ser encontrados em ambas as versões, não teremos a presença de Egg Moves e Move Tutors, e claro, não iremos considerar os Pokémon lendários/míticos.

Devido às mudanças entre as versões originais e os remakes, de antemão podemos avisá-lo de que o time não será o mesmo, ainda que algumas peças permaneçam fiéis. Há poucas semanas, fizemos uma prévia com base no que foi postado antes do lançamento

Pronto para conhecer seus comandados? Então ligue seu Nintendo Switch, abra sua cópia de Brilliant Diamond ou Shining Pearl e boa leitura!

Inicial - Infernape

Mesmo após 15 anos, o macaco de fogo é, definitivamente, o melhor Pokémon inicial para a região de Sinnoh. Com uma combinação fantástica de tipos em FIRE/FIGHTING, movepool incrivelmente vasto e atributos ofensivos para acompanhá-lo, temos aqui um exemplo de inicial perfeito. 

Evoluindo para Monferno no Lv.14, o Chimchar é o primeiro dos três possíveis Pokémon para começar nossa jornada a alcançar seu segundo estágio. Com isso, logo no primeiro ginásio temos acesso ao golpe Mach Punch, que causa dano super efetivo no tipo ROCK.

Assim que o Monferno chega no Lv.36 e torna-se Infernape, a festa começa. Extremamente veloz e capaz de causar dano tanto corpo-a-corpo como à distância, o primata infernal será o principal Pokémon de nossa equipe, que contará com membros capazes de mitigar suas fraquezas e realçar ainda mais (como se precisasse) seu potencial ofensivo. 

A escolha de um moveset misto tem como objetivo aproveitar as ótimas bases de Attack e Special Attack do monstrinho, permitindo que Infernape aplique a maior quantidade de dano possível e na maior variedade de Pokémon possíveis. 


Começamos com Flamethrower, golpe STAB (Same-type Attack Bonus) do tipo FIRE e que será a principal ferramenta de dano. Seu segundo golpe será Close Combat, também STAB e do tipo FIGHTING, que irá demolir qualquer coisa que não seja resistente ou imune. Para fechar a cobertura, temos Earthquake do tipo GROUND e Grass Knot, do tipo GRASS. Com essa combinação, o Infernape é capaz de causar dano dobrado em 12 dos 18 tipos presentes. É ou não é uma potência? 

No entanto, por ser um Pokémon ofensivo, não espere que ele sobreviva a muitos golpes, pois seus atributos defensivos são relativamente baixos, ou seja, em alguns casos até mesmo um dano neutro causará grandes prejuízos no Infernape.

Gyarados

O segundo membro da equipe a retornar do melhor time original é o Gyarados. Seu papel no time é acumular aumentos de atributos com Dragon Dance e dizimar qualquer coisa que apareça em sua frente. Assim como nas versões originais, o Gyarados será o responsável por lidar com o Garchomp da Cynthia em virtude de sua imunidade ao tipo GROUND, capacidade de aumentar seu Attack e causar toneladas de dano com Ice Fang.

Com a presença do Exp.Share coletivo, evoluir uma Magikarp será menos trabalhoso e muito recompensador. Sua combinação de tipos, WATER/FLYING, é excelente para o estilo de equipe que montamos. Ainda, com a habilidade Intimidate, sua defesa (que não é seu melhor atributo) é de certa forma aliviada e levando em consideração que a região de Sinnoh possui muitos Pokémon com foco no Attack, com certeza irá ajudar não só a serpente marinha de Kanto como os demais colegas de equipe.


Na prática, teremos Waterfall para STAB do tipo WATER e ainda podendo causar o efeito de flinch no oponente. Sua segunda opção de dano será Ice Fang, um golpe do tipo ICE que visa complementar a cobertura de seu primeiro golpe e ainda ajuda na luta contra treinadores importantes no jogo. 

Em seguida temos Dragon Dance para elevar o Attack e Speed do usuário. Com apenas um deles o Gyarados consegue levar equipes inteiras. Por fim, temos Crunch, um poderoso golpe do tipo DARK e que será de grande ajuda contra a líder de ginásio Fantina e Lucian, membro da Elite Four.

Magnezone

O ímã elétrico de Sinnoh retorna de forma triunfal para compor o melhor time. Conforme dissemos na prévia da melhor equipe, todos os tipos que causam dano dobrado ao Gyarados são resistidos pelo Magnezone em virtude da combinação de tipos ELECTRIC/STEEL, e todos os tipos que causam dano dobrado nele são resistidos pelo Gyarados. Quando combinados, formam uma dupla de extrema sinergia ofensiva e defensiva.

Na quinta geração, tivemos a criação do golpe Volt Switch, que causa dano e força uma substituição imediata por outro companheiro. Por conta de sua baixa Speed, esse golpe é muito bem vindo em seu moveset, que poderá posicioná-lo enquanto causa dano no adversário. Em suma, a função do Magnezone é absorver dano para o Gyarados, rotacionando a equipe, mantendo assim a pressão ofensiva.


Seu moveset é bem simples, contando com dois golpes de STAB fortíssimos em Thunderbolt e Flash Cannon. Para completar, temos o já mencionado Volt Switch e o último espaço fica a critério do treinador: Tri-Attack ou Thunder Wave. A ideia é termos uma boa opção de cobertura neutra e com 10% de chance de causar uma das três condições negativas (PARALYZE, BURN ou FREEZE), enquanto que o segundo paralisa o alvo e ajudará companheiros mais lentos, inclusive o próprio Magnezone.

Drapion

Mais um integrante do time original, Drapion foi muito bem presenteado com o passar das gerações. Nas versões X/Y, sexta geração, tivemos a inclusão do tipo FAIRY, que mudou completamente a forma de se jogar Pokémon. Uma das fraquezas das fadinhas é o tipo POISON e, olha que legal, o Drapion também é um Pokémon desse tipo. Mas não pense que é somente por isso que ele está no time.

Uma das alterações importantes ocorridas também na sexta geração foi um "pequeno" enfraquecimento do tipo STEEL, que perdeu a resistência dos tipos DARK e GHOST. Por coincidência (ou não), o escorpião ogro também carrega esse tipo em sua combinação. Isso, somado à habilidade Sniper, que aumenta o dano crítico causado e com as melhorias de qualidade de vida adicionadas, transformam o Drapion em um Pokémon ainda melhor.


No departamento de golpes, temos algumas opções que podem ser utilizadas, tendo apenas a preferência do treinador como principal fator decisivo. Se a habilidade desejada for Sniper, Cross Poison e Night Slash são as primeiras opções, pois nativamente possuem uma taxa de acerto crítico maior do que os outros golpes. 

Sua cobertura de dano gira em torno das mordidas elementais Ice Fang e Thunder Fang. Agora, se essa combinação não te atrai, uma construção voltada para o suporte do time com Rock Tomb, Crunch e Toxic Spikes também é viável.

Mamoswine

É, houve uma pequena mudança de planos. A ideia inicial era ter o Garchomp no time, porém, passado um mês do lançamento, avaliamos melhor a proposta de ambos e o Mamoswine acabou se provando uma escolha mais efetiva para a equipe. Literalmente um colosso e com uma combinação de tipos invejável em ICE/GROUND, o mamute suíno de Sinnoh conquistou seu lugar ao sol (ou neve) dentre os melhores para a campanha.

Ao longo das gerações, as qualidades do Mamoswine foram refinadas com o acréscimo de golpes fortes em seu desenvolvimento. Leves mas importantes alterações em suas habilidades também contribuem para seu bom desempenho.


A habilidade Oblivious agora não só impede o efeito de provocações (como Taunt ou Cute Charm) como também o torna imune à Intimidate. Considerando seu alto Attack e a cobertura que pode alcançar, temos no Mamoswine uma boa fonte de dano e que não é tão frágil, já que sua base de HP é bem alta, acima dos padrões de um Pokémon ofensivo.

Quanto aos golpes utilizados pelo Mamoswine, temos Ice Fang e Earthquake como opções de STAB, formando uma excelente combinação ofensiva resistida apenas por Bronzong. Já para sua cobertura, temos como alternativas Rock Slide ou Stone Edge, podendo formar o famoso combo EdgeQuake de extrema presença ofensiva.

A quarta e última opção fica entre Strength como forma de causar dano neutro e Stealth Rock para ajudar em batalhas importantes. Se preferir, Ice Shard também é opção em vez de Strength para finalizar adversários com pouco HP.

Togekiss

O último membro da equipe completa muito bem a sinergia de tipos e é um dos pilares defensivos, auxiliando seus colegas enquanto mantém uma certa pressão ofensiva. Devido à mudança de tipos na sexta geração, o Togekiss passou de um Pokémon dos tipos NORMAL/FLYING para FAIRY/FLYING, ou seja, mudou da água para o vinho. Antes, o tipo FIGHTING causava dano neutro, agora, é quadruplamente resistido. Acredite, faz MUITA diferença. 

Outro Pokémon que se beneficia do Magnezone na equipe, o Togekiss parece que foi feito sob medida para a jornada na região de Sinnoh. Com bons atributos no geral, o beijo alegre de Sinnoh pode realizar diversas funções. A que mais se destaca é a do "atacante que aguenta porrada". Suas resistências e imunidades são parecidas com as do Gyarados, contudo, a presença do tipo FAIRY é seu maior diferencial.


Por esses motivos, daremos ao Togekiss opções ofensivas e algumas que podem ajudar o bom andamento da equipe. Dazzling Gleam e Air Slash são as opções de STAB e, considerando a habilidade Serene Grace, temos uma máquina de causar flinches. Se considerarmos o Thunder Wave do Magnezone na jogada, há um total de 15% de chance do adversário se mover em virtude do combo Air Slash + Serene Grace. Legal não? 

Ainda, para ajudar seus colegas de equipe e manterem-se vivos na jogada, temos Yawn e Roost. Caso seja um treinador mais ousado, uma combinação ofensiva com Flamethrower e Aura Sphere é completamente viável.

Opcionais

Staraptor

Não dá para imaginar uma aventura por Sinnoh sem considerarmos aquele que é, para a grande maioria dos treinadores, um dos Pokémon mais fortes da campanha. Nas versões originais tínhamos o HM02 - Fly para agilizar o acesso às cidades previamente visitadas. Agora, nos remakes, não há mais necessidade, visto que essa opção passou para o Pokétch/Mapa. Dessa forma, a presença do Staraptor já não é mais a mesma de antes.

A característica marcante e que o tornou famoso é o golpe Close Combat. No entanto, o Infernape também usa esse ataque e, com isso, a cobertura da ave de rapina torna-se redundante. Ter dois Pokémon que fazem a mesma coisa “meio que” impede o potencial total da equipe. Isso não quer dizer que o Staraptor ficou pior, longe disso: ainda continua uma forte escolha e que, nas mãos de treinadores hábeis, pode causar um estrago gigantesco nas equipes adversárias.

Garchomp

Se nos jogos originais o Gastrodon foi substituído pelo Gyarados nos 45 minutos do segundo tempo, desta vez sobrou para o símbolo da região de Sinnoh: Garchomp. Inserido na prévia, o tubarão terrestre exige muito esforço para tornar-se útil ao time. A título de comparação, o Gabite evolui para Garchomp no Lv.48. O Mamoswine aprende Earthquake no Lv.51. Certo, mas qual a finalidade dessa comparação? A gente explica:

Para capturar o Gible, temos que vencer o sexto ginásio, que está em torno do Lv.40, relativamente alto. O detalhe é que o Gible é encontrado no Lv.15, ou seja, até chegar no mesmo ponto de experiência que os demais colegas, muito tempo e esforço serão empregados. 

Com o Swinub isso não acontece, pois é possível capturá-lo logo após o primeiro ginásio no Grand Underground. Quando atingimos seu último estágio, o ganho de Effort Points e a sinergia do time já estarão bem avançados. Similar ao Staraptor, o Garchomp é uma ótima adição e que, quando fica "pronto", poucos são capazes de pará-lo.

Gastrodon

Outro Pokémon beneficiado pelos avanços das gerações. Agora, sua habilidade Storm Drain o torna imune aos golpes aquáticos e ainda aumenta seu Special Attack. Com isso, parceiros como Infernape e qualquer Pokémon que tenha fraqueza ao tipo WATER são bem vindos. No geral, o Gastrodon faz a mesma função do Togekiss, ou seja, um Pokémon com bons atributos e que pode tanto ser uma resposta rápida a uma ameaça como um bom atacante.

Gardevoir

Nem precisamos falar o porquê desta escolha, certo? Bons atributos ofensivos, bom movepool e a cereja do bolo: é do tipo FAIRY. Ser um Pokémon exclusivamente do tipo PSYCHIC  em Sinnoh não é algo tão fora da curva. Agora, quando adicionamos o segundo melhor tipo do jogo na mistura, o resultado é um dos Pokémon mais interessantes de se utilizar em nossa jornada.

Snorlax

Finalmente não será mais uma epopéia ter o Snorlax na equipe. Isso porque, com o Grand Underground, temos acesso ao Munchlax logo após habilitarmos o app do Defog, que está disponível antes do quarto ginásio no Great Marsh. O grande problema para nosso amado comilão dorminhoco é que seu processo evolutivo depende da felicidade do Munchlax. 

Nesse estágio do jogo, os Pokémon capturados nos Hideaways estão entre os níveis 29-34. Dessa forma, o ganho de experiência já está passando dos 3000 pontos por nível. Entretanto, com muito trabalho, dedicação e ajuda do item Soothe Bell, teremos um poderoso Pokémon ao nosso dispor.
Gostou da equipe amigo leitor? Trocaria alguma peça? Acredita que o Infernape não seja o melhor inicial? Ou ainda, usaria uma equipe completamente diferente desta? Deixe seu comentário!
Revisão: Icaro Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google