Os jogos familiares de sucesso da Nintendo

O que torna estes jogos tão únicos, arrebatando milhões de fãs ao redor do mundo?

Reunir a família é sempre um momento de muita descontração, emoção, diversão e, quem sabe, um pouco de intriga. Dos jogos de tabuleiros aos videogames digitais, a prática de brincar e imaginar com mães, pais, avós e filhos sempre esteve presente no núcleo familiar contemporâneo.


Uma das ondas recentes da indústria dos jogos tem sido a criação de universos online, com intuito de conectar indivíduos ao redor do mundo. Jogos no estilo battle royale tiveram uma ascensão meteórica com títulos como Warzone (Multi), Fortnite (Multi) e PUBG (Multi); por outro lado, os chamados de “jogos de sofá” têm sido reduzidos a pequenos nichos e já faz tempo desde que um jogo familiar arrebatou um grande público de forma viral como foi o Wii Sports em 2006.

Mas afinal, o que são os jogos familiares e o que os fazem serem tão únicos diante de milhares de estilos e gêneros tão disputados pelas distribuidoras?

O que é um jogo familiar?


Diferente de jogos de esporte, RPGs e shooters, jogos familiares não são tão bem definidos por uma categoria específica, já que podem abranger qualquer título dentro dos gêneros mais conhecidos. Contudo, podemos destacar algumas características presentes nos melhores jogos da família:
  • Ação cooperativa ou competitiva para dois ou mais jogadores;
  • Jogos de classificação mais leve, mirando em todos os membros da família, incluindo crianças;
  • Games que usufruem de uma facilidade ou simplificação de comandos, tornando o ato de jogar mais democrático.

Diversão nos números



Não tem como desviar o olhar para o grande fenômeno dos MMORPGs e jogos onlines de hoje em dia, mas nesses títulos falta um fator especial que os jogos familiares abraçaram desde sua concepção: a diversão presencial e física de várias pessoas compartilhando aquela experiência.

Com fortes raízes nos jogos de tabuleiro, quando duas ou mais pessoas se juntavam no mesmo espaço para se divertirem, jogos como Mario Party, Smash Bros e Mario Kart também usam essa força dos números para explorar o melhor da experiência de jogatina conjunta: o fator humano.

Reunir a família ou aqueles amigos próximos para algumas partidas de seus jogos favoritos tem um componente social incrível, capaz de resolver brigas, acalmar ânimos, aproximar parentes distantes e até fortalecer aquela relação que há muito tempo estava fraca.

Nada melhor que poder comemorar, rir e até se irritar com as reviravoltas das pistas de Mario Kart 8 (Switch), a imprevisibilidade dos dados de Mario Party Superstars (Switch)  ou as jogadas impensáveis em Switch Sports (Switch).

Quero reunir a família para uma jogatina, por onde começo?

Bom, nada melhor para a família que ser proprietário de um console da Nintendo. A gigante japonesa mantém ainda hoje viva a filosofia de ser um console para todos. Então, vamos sugerir alguns títulos que vão do saudoso Wii ao recente Switch, passando por gêneros esportivos, de ação e até dos próprios jogos de tabuleiro, os board games.

Wii Sports (Wii)

Não dá pra indicar jogos para família sem falar deste que talvez seja o maior e mais revolucionário caso de sucesso do tipo. 

Wii Sports foi lançado em 2006 com a chegada do Nintendo Wii às casas de todo o mundo. O console, que por si só foi um grande sucesso, foi impulsionado pela venda do jogo esportivo, que não só mantém ainda hoje o título de game mais vendido da Nintendo, como também criou uma cultura própria de jogos familiares interativos, o que lhe renderia um legado que reverbera até hoje.

Mario Party Superstars (Switch)

Uma ótima opção para quem quer um jogo de tabuleiro em formato digital. A série Party da turma do Mario é um dos maiores exemplos de jogos familiares da Nintendo.

Com mais de 100 minijogos, o título reúne até quatro jogadores para competir rolando dados, trapaceando os adversários e contando muito com a sorte para sair campeão de cada partida. 

Nintendo Land (Wii U)

Nintendo Land chegou junto com o lançamento do Wii U para mostrar as diversas funções que o console poderia oferecer. O parque de diversões que o game se propõe a ser é divertido e simplificado, recheado de vários minijogos que remontam a franquias famosas da Nintendo, como Metroid, Legend of Zelda e Mario.

É uma ótima opção para jogar com crianças e até idosos. O game conta com várias aventuras para até cinco jogadores.

Super Mario 3D World  (Wii U)

A sequência de Super Mario 3D Land (3DS) é um prato cheio para diversão em família. Com um estilo familiar dos fãs de Mario, o game tem uma jogabilidade de níveis que mescla as perspectivas 3D e 2D. Com mais três jogadores na pele de personagens icônicos do mundo do encanador, Super Mario 3D World é alegria na certa para adultos e crianças.

Mario Kart 8 Deluxe (Switch)

Não é à toa que o game de corrida mais famoso da Big N é o campeão de vendas do Switch. Mario Kart 8 Deluxe é a versão aprimorada do título de Wii U, com todas as pistas, jogadores e modos disponíveis, ainda contando com um pacote de expansão que promete adicionar mais 48 novas pistas. É uma diversão quase infinita para os familiares. Compita, corra e ganhe em corridas competitivas ou cooperativas para até quatro jogadores em uma das experiências mais únicas do console.

Super Smash Bros. Ultimate (Switch)

Para os amantes de uma boa porradaria franca, Smash Ultimate é ideal para reunir a galera e acertar todas as frustrações nos botões. Traga os tios, primos e sobrinhos para uma arena que suporta até oito jogadores individuais ou em times, com um elenco invejável com grandes nomes da história dos games.

Nintendo Switch Sports (Switch)

O mais novo lançamento da Nintendo resgata com nostalgia as horas de jogatina do Wii Sports, com futebol, voleibol, boliche, tênis, badminton e chambara, utilizando todo o potencial dos adorados Joy-Con! 

Switch Sports é uma ótima forma de reunir a família e apresentar a versão mais atualizada de um dos grandes clássicos de esportes da Nintendo para até quatro jogadores.

A lista de jogos para a família é bem extensa. Poderíamos citar aqui Pikmin 3 (Wii U), Wii Sports Resort (Wii), 1-2 Switch (Switch), Club House (Switch) e muitos outros, mas a tarefa das menções honrosas deixamos com você. Quais títulos você acha que não pode faltar em uma reunião de família?

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google