Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9 | Parte 10 | Parte 11 | Parte 12 | Parte 13 | DLC
Conhecendo o Emblem Leif
Leif, chamado de Emblem of Genealogy, está disponível a partir do capítulo 8; porém, em decorrência de eventos no jogo, seu Emblem Ring só é recuperado no 17. A partir do 18, temos acesso ao seu mapa exclusivo, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com Leif de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo Light Brand, sua arma-assinatura.
As habilidades de Leif abrem um leque no quesito versatilidade, especialmente nas proficiências oferecidas, que permitem que um personagem possa mudar de classe sem grandes esforços. O Emblem também é o único que oferece skills que aumentam a Bld das unidades, mitigando o impacto que armas mais pesadas causam à velocidade de ataque.
O Emblem of Genealogy também esconde um trunfo com a Engage Skill Adaptable, que permite que a unidade equipando seu Emblem Ring sempre contra-ataque inimigos com armas efetivas, desde que elas estejam no inventário do personagem; por fim, duas das armas de Leif, a Master Lance e a Light Brand, permitem iniciar combates a curta e longa distância.
Habilidades
A maior parte das habilidades de Leif pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.
Arms Shield | Quando a unidade tem vantagem de arma, recebe 3 a menos de dano durante o combate. | Custo de SP: 200 |
Vantage | Se o HP da unidade for igual ou menor que 25% e o inimigo iniciar o combate, a unidade pode contra-atacar antes do primeiro ataque do oponente. | Custo de SP: 500 |
Arms Shield+ | Quando a unidade tem vantagem de arma, recebe 5 a menos de dano durante o combate. | Custo de SP: 400 |
Vantage+ | Se o HP da unidade for igual ou menor que 50% e o inimigo iniciar o combate, a unidade pode contra-atacar antes do primeiro ataque do oponente. | Custo de SP: 1000 |
Arms Shield++ | Quando a unidade tem vantagem de arma, recebe 7 a menos de dano durante o combate. | Custo de SP: 600 |
Vantage++ | Se o HP da unidade for igual ou menor que 75% e o inimigo iniciar o combate, a unidade pode contra-atacar antes do primeiro ataque do oponente. | Custo de SP: 2000 |
Engage Skill | Adaptable: Se o inimigo inicia o combate, a unidade contra-ataca com a melhor arma disponível (em termo de alcance, vantagem, efetividade contra tipos etc.) | Bônus por tipos de unidade [Dragon] Hit+30 durante o combate [Backup] Crit+10 durante o combate [Armored] Def+5 durante o combate [Flying] Res+5 durante o combate [Covert] Avo+20 durante o combate |
Engage Attack | Quadruple Hit: Use para atacar com espada, lança, machado e arco na sequência | Bônus por tipos de unidade [Dragon] +20 de dano. [Covert] Inimigos podem derrubar 1,000 G. Chance de ativação: (Lck)% [Qi Adept] Causa o efeito [Break] no inimigo |
Habilidade | Bond Level necessário | Tipo | Disponível para Skill Inheritance? |
Arms Shield | 1 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 200 |
Adaptable | 1 | Engage Skill | Não. Habilidade exclusiva. |
Quadruple Hit | 1 | Engage Attack | Não. Habilidade exclusiva. |
Killer Axe | 1 | Arma. | Não. Arma exclusiva. |
Axe Prof. | 2 | Proficiência com machado necessária para promoção para certas classes | Não. Bônus passivo. |
Bow Prof. | 3 | Proficiência com arco necessária para promoção para certas classes | Não. Bônus passivo. |
Vantage | 3 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 500 |
Knife Precision 1 | 4 | Habilidade. Garante Hit/Avo +3 ao equipar adagas | Sim. Custo de SP: 100 |
Knife Prof. | 4 | Proficiência com adaga necessária para promoção para certas classes | Não. Bônus passivo. |
Skill Inheritance | 5 | Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem. | Não. Bônus passivo. |
Build +4 | 6 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 1000 |
Staff Prof. | 6 | Proficiência com cajado necessária para promoção para certas classes | Não. Bônus passivo. |
Arms Shield+ | 7 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 600 |
Lance Prof. | 7 | Proficiência com lança necessária para promoção para certas classes | Não. Bônus passivo. |
Sword Prof. | 8 | Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Knife Precision 2 | 9 | Habilidade. Garante Hit/Avo+6 ao equipar adagas | Sim. Custo de SP: 300 |
Master Lance | 10 | Arma. A unidade pode atacar de qualquer distância. | Não. Arma exclusiva. |
Strong Bond | 11 | Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Vantage+ | 12 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 1000 |
Knife Precision 3 | 13 | Habilidade. Garante Hit/Avo+7 ao equipar adagas. | Sim. Custo de SP: 700 |
Build +5 | 14 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Light Brand | 15 | Arma. A unidade pode atacar de qualquer distância. | Não. Arma exclusiva. |
Arms Shield++ | 16 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 600 |
Knife Precision 4 | 17 | Habilidade. Garante Hit/Avo+10 ao equipar adagas. | Sim. Custo de SP: 1000 |
Vantage++ | 18 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Knife Precision 5 | 19 | Habilidade. Garante Hit/Avo+15 ao equipar adagas. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Deep Synergy | 20 | Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Lista de Bond Rings
Assim como os demais Emblems, Leif tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.
Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Thracia 776.
Finn | Str +1, Dex +1, Spd +2 Miracle: Evita o ataque inimigo se a unidade pode ser derrotada em combate. Chance de ativação: (Lck)% (Máximo: 50%) |
Olwen | Mag +1, Spd +2, Lck +1 Dire Thunder: Quando a unidade inicia o combate equipada com Thunder, ataca duas vezes. Exclui Elthunder e Thoron |
Linoan | Mag +1, Dex +1, Spd +2 |
Sara | Mag +1, Dex +2, Spd +1 |
Ced | Mag +2, Dex +1, Spd +1 |
Nanna | Dex +1, Spd +1, Lck +2 |
Osian | Spd +1, Lck +1, Bld +2 |
Asbel | Mag +1, Dex +1, Spd +2 |
Shiva | Str +1, Dex +2, Lck +1 |
Mareeta | Dex +1, Spd +2, Lck +1 |
Dicas para vencer o Paralogue do Leif
Bridges in a Row é um Paralogue que requer, acima de tudo, paciência. O mapa possui reforços equipados com a habilidade Triangle Adept, que permite que eles sempre ataquem duas vezes durante o combate, independentemente de sua Spd, se tiverem vantagem de arma em relação à unidade do jogador. Outra grande dificuldade é a presença de Balistas, cujo alcance enorme impede um avanço rápido pelo mapa, e os Mages podem ser uma verdadeira dor de cabeça para personagens com baixa Res.
Durante a segunda parte do desafio de Leif, a ponte é destruída, impedindo que o jogador possa recuar. Ao todo, o time é composto por até 12 unidades para 25 unidades inimigas, não inclusos os reforços; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.
Leif não há fraquezas de armas graças à sua habilidade Adaptable, mas possui uma baixa Res, então Mysticals são a melhor pedida para lidar com ele, mas unidades com boa Def também auxiliam no combate. No caso de unidades equipando lanças, Killer Axe não é uma arma capaz de causar um dano muito alto, a não ser que o Emblem acerte um golpe crítico; entretanto, Leif sempre atacará primeiro caso seu HP seja igual ou inferior a 75%, então o ideal é tentar derrotá-lo em um único combate.
Leif possui duas Life Stones, garantindo a ele duas barras de vida extras.
A seguir…
Na parte 10 do nosso guia de Paralogues, abordaremos o Emblem Roy, o nono que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!