Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 9: Leif, the Sage Lord

Conheça o Emblem Leif e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.

em 16/03/2023


Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta nona parte, abordaremos Leif.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9 | Parte 10 | Parte 11 | Parte 12 | Parte 13 | DLC

Conhecendo o Emblem Leif

Leif, chamado de Emblem of Genealogy, está disponível a partir do capítulo 8; porém, em decorrência de eventos no jogo, seu Emblem Ring só é recuperado no 17. A partir do 18, temos acesso ao seu mapa exclusivo, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com Leif de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo Light Brand, sua arma-assinatura.

As habilidades de Leif abrem um leque no quesito versatilidade, especialmente nas proficiências oferecidas, que permitem que um personagem possa mudar de classe sem grandes esforços. O Emblem também é o único que oferece skills que aumentam a Bld das unidades, mitigando o impacto que armas mais pesadas causam à velocidade de ataque. 

O Emblem of Genealogy também esconde um trunfo com a Engage Skill Adaptable, que permite que a unidade equipando seu Emblem Ring sempre contra-ataque inimigos com armas efetivas, desde que elas estejam no inventário do personagem; por fim, duas das armas de Leif, a Master Lance e a Light Brand, permitem iniciar combates a curta e longa distância.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Leif pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.

Arms Shield

Quando a unidade tem vantagem de arma, recebe 3 a menos de dano durante o combate.

Custo de SP: 200

Vantage

Se o HP da unidade for igual ou menor que 25% e o inimigo iniciar o combate, a unidade pode contra-atacar antes do primeiro ataque do oponente.

Custo de SP: 500

Arms Shield+

Quando a unidade tem vantagem de arma, recebe 5 a menos de dano durante o combate.

Custo de SP: 400

Vantage+

Se o HP da unidade for igual ou menor que 50% e o inimigo iniciar o combate, a unidade pode contra-atacar antes do primeiro ataque do oponente.

Custo de SP: 1000

Arms Shield++

Quando a unidade tem vantagem de arma, recebe 7 a menos de dano durante o combate.

Custo de SP: 600

Vantage++

Se o HP da unidade for igual ou menor que 75% e o inimigo iniciar o combate, a unidade pode contra-atacar antes do primeiro ataque do oponente.

Custo de SP: 2000

Engage Skill

Adaptable: Se o inimigo inicia o combate, a unidade contra-ataca com a melhor arma disponível (em termo de alcance, vantagem, efetividade contra tipos etc.)

Bônus por tipos de unidade

[Dragon] Hit+30 durante o combate

[Backup] Crit+10 durante o combate

[Armored] Def+5 durante o combate

[Flying] Res+5 durante o combate

[Covert] Avo+20 durante o combate

Engage Attack

Quadruple Hit: Use para atacar com espada, lança, machado e arco na sequência

Bônus por tipos de unidade

[Dragon] +20 de dano.

[Covert] Inimigos podem derrubar 1,000 G. Chance de ativação: (Lck)%

[Qi Adept] Causa o efeito [Break] no inimigo

Habilidade

Bond Level necessário

Tipo

Disponível para Skill Inheritance?

Arms Shield

1

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 200

Adaptable

1

Engage Skill

Não. Habilidade exclusiva.

Quadruple Hit

1

Engage Attack

Não. Habilidade exclusiva.

Killer Axe

1

Arma.

Não. Arma exclusiva.

Axe Prof.

2

Proficiência com machado necessária para promoção para certas classes

Não. Bônus passivo.

Bow Prof.

3

Proficiência com arco necessária para promoção para certas classes

Não. Bônus passivo.

Vantage

3

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 500

Knife Precision 1

4

Habilidade. Garante Hit/Avo +3 ao equipar adagas

Sim. Custo de SP: 100

Knife Prof.

4

Proficiência com adaga necessária para promoção para certas classes

Não. Bônus passivo.

Skill Inheritance        

5

Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem.

Não. Bônus passivo.

Build +4

6

Habilidade

Sim. Custo de SP: 1000

Staff Prof.

6

Proficiência com cajado necessária para promoção para certas classes

Não. Bônus passivo.

Arms Shield+

7

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 600

Lance Prof.

7

Proficiência com lança necessária para promoção para certas classes

Não. Bônus passivo.

Sword Prof.

8

Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Knife Precision 2

9

Habilidade. Garante Hit/Avo+6 ao equipar adagas

Sim. Custo de SP: 300

Master Lance

10

Arma. A unidade pode atacar de qualquer distância.

Não. Arma exclusiva.

Strong Bond

11

Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Vantage+

12

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 1000

Knife Precision 3

13

Habilidade. Garante Hit/Avo+7 ao equipar adagas.

Sim. Custo de SP: 700

Build +5

14

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 2000

Light Brand

15

Arma. A unidade pode atacar de qualquer distância.

Não. Arma exclusiva.

Arms Shield++

16

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 600

Knife Precision 4

17

Habilidade. Garante Hit/Avo+10 ao equipar adagas.

Sim. Custo de SP: 1000

Vantage++

18

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 2000

Knife Precision 5

19

Habilidade. Garante Hit/Avo+15 ao equipar adagas.

Sim. Custo de SP: 2000

Deep Synergy

20

Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Leif tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Thracia 776.

Finn

Str +1, Dex +1, Spd +2

Miracle: Evita o ataque inimigo se a unidade pode ser derrotada em combate. Chance de ativação: (Lck)% (Máximo: 50%)

Olwen

Mag +1, Spd +2, Lck +1

Dire Thunder: Quando a unidade inicia o combate equipada com Thunder, ataca duas vezes. Exclui Elthunder e Thoron

Linoan

Mag +1, Dex +1, Spd +2

Sara

Mag +1, Dex +2, Spd +1

Ced

Mag +2, Dex +1, Spd +1

Nanna

Dex +1, Spd +1, Lck +2

Osian

Spd +1, Lck +1, Bld +2

Asbel

Mag +1, Dex +1, Spd +2

Shiva

Str +1, Dex +2, Lck +1

Mareeta

Dex +1, Spd +2, Lck +1

Dicas para vencer o Paralogue do Leif

Bridges in a Row é um Paralogue que requer, acima de tudo, paciência. O mapa possui reforços equipados com a habilidade Triangle Adept, que permite que eles sempre ataquem duas vezes durante o combate, independentemente de sua Spd, se tiverem vantagem de arma em relação à unidade do jogador. Outra grande dificuldade é a presença de Balistas, cujo alcance enorme impede um avanço rápido pelo mapa, e os Mages podem ser uma verdadeira dor de cabeça para personagens com baixa Res.

Durante a segunda parte do desafio de Leif, a ponte é destruída, impedindo que o jogador possa recuar. Ao todo, o time é composto por até 12 unidades para 25 unidades inimigas, não inclusos os reforços; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre. 

Leif não há fraquezas de armas graças à sua habilidade Adaptable, mas possui uma baixa Res, então Mysticals são a melhor pedida para lidar com ele, mas unidades com boa Def também auxiliam no combate. No caso de unidades equipando lanças, Killer Axe não é uma arma capaz de causar um dano muito alto, a não ser que o Emblem acerte um golpe crítico; entretanto, Leif sempre atacará primeiro caso seu HP seja igual ou inferior a 75%, então o ideal é tentar derrotá-lo em um único combate.

Leif possui duas Life Stones, garantindo a ele duas barras de vida extras.

A seguir…

Na parte 10 do nosso guia de Paralogues, abordaremos o Emblem Roy, o nono que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Diogo Mendes
Capa: Thais Santos


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.