Nintendo diz que continuará a desenvolver jogos para dispositivos móveis

O presidente da empresa disse que os dispositivos móveis continuam como um importante ponto de contato para suas marcas.

em 10/02/2025
Imagem de Shigeru Miyamoto segurando celular rodando Super Mario Run.

Em sessão de perguntas e respostas com acionistas realizadas após o anúncio de seus resultados financeiros para os meses de outubro a dezembro de 2024, nesta terça-feira (04), a Nintendo comentou sobre o futuro de seus negócios no mercado de dispositivos móveis, como smartphones. A empresa disse que pretende continuar a desenvolver jogos e lançar iniciativas nesse meio.


A confirmação veio do presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, ao responder uma questão que destaca que a companhia não lança novos jogos por meio de apps há certo tempo. O último título mobile publicado completamente pela Big N foi Mario Kart Tour, lançado em 2019.

O investidor lembrou que, recentemente, a empresa tem usado dispositivos móveis para disponibilizar experiências, como o serviço Nintendo Music, e como complemento à gameplay de certos jogos, como Everybody 1-2-Switch!.

Confira a declaração completa de Furukawa:
Pergunta: "Qual você percebe ser a posição atual dos dispositivos inteligentes nos negócios da Nintendo e quais são seus planos para eles daqui para frente?

Vocês não lançaram aplicativos de jogos novos recentemente, mas começaram a fornecer o serviço de streaming de áudio Nintendo Music para membros do Nintendo Switch Online, e Everybody 1-2-Switch! utiliza dispositivos inteligentes como controles. Então parece que, em vez de lançar aplicativos de jogo independentes, vocês pretendem incorporar dispositivos inteligentes à jogabilidade.

No passado, os primeiros dispositivos de jogo das pessoas eram os hardwares da Nintendo, mas agora isso mudou para dispositivos inteligentes. Por favor, compartilhe suas percepções sobre essa situação."

Furukawa: "A Nintendo lançou aplicativos móveis em muitas partes do mundo, incluindo países e regiões que não alcançamos com nosso negócio dedicado a plataformas de videogames. No final de setembro de 2024, os downloads cumulativos de aplicativos da Nintendo ultrapassaram 900 milhões (veja observação). Acredito que isso aumentou as oportunidades para mais pessoas acessarem as IPs e os personagens da Nintendo.

Atualmente, estamos operando três aplicativos de jogos: Fire Emblem Heroes, Mario Kart Tour e Super Mario Run. Além disso, Pikmin Bloom, distribuído pela Niantic, foi desenvolvido e está sendo operado em conjunto com a Nintendo. Animal Crossing: Pocket Camp encerrou as operações e serviço em 29 de novembro de 2024, mas foi convertido em um aplicativo pago chamado Animal Crossing: Pocket Camp Complete, que foi lançado em 3 de dezembro de 2024. Embora não possamos fornecer detalhes sobre lançamentos futuros de aplicativos, continuamos a desenvolver novos aplicativos de jogos.

Além disso, lançamos o Nintendo Music em outubro do ano passado. Nossa intenção é utilizar dispositivos inteligentes, que têm ampla penetração, para criar oportunidades para os consumidores entrarem em contato com os mundos e músicas dos jogos da Nintendo, mesmo fora dos sistemas de jogos dedicados. No futuro, gostaríamos de continuar a desenvolver esses tipos de iniciativas, incluindo integração com jogos, para títulos individuais.

Como você apontou, é verdade que nos últimos anos a primeira plataforma de jogo de muitas pessoas mudou de um sistema de videogame dedicado da Nintendo para um dispositivo inteligente. Dado esse ambiente, consideramos várias maneiras de utilizar dispositivos inteligentes e continuaremos a deliberar sobre esse tópico. No Briefing de Política de Gestão Corporativa realizado no ano passado, declaramos que estamos utilizando parques temáticos, lojas oficiais, conteúdo visual e conteúdo móvel para gerar interesse em nosso negócio principal, que é o negócio dedicado a plataformas de videogames. No futuro, mesmo com a transição para o Nintendo Switch 2, continua sendo importante aumentar os pontos de contato além dos videogames. Acreditamos que os dispositivos inteligentes assumirão um papel muito importante nesse esforço, e continuaremos a conduzir pesquisas e implementar iniciativas."

Observação: número total de usuários únicos para aplicativos lançados até agora pela Nintendo.

A Nintendo iniciou suas iniciativas em dispositivos móveis em 2016, com o lançamento de Miitomo, aplicativo que foi desativado dois anos depois. A empresa também lançou e encerrou serviços dos jogos Dragalia Lost e Dr. Mario World.

Fonte: Nintendo

Siga o Blast nas Redes Sociais
Daniel Morbi
Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)