Desenvolvido pela Chunsoft (agora Spike Chunsoft) e lançado em 1993 para o Super Nintendo exclusivamente no Japão, Torneko's Great Adventure: Mystery Dungeon é um spin-off de Dragon Quest focado na exploração de masmorras. Além de ser o primeiro título derivado da franquia concebida por Yuji Horii, o jogo também marca o início da série Mystery Dungeon.
Um sonho ambicioso
Ambientado no mesmo universo de Dragon Quest IV, o game é protagonizado pelo simpático comerciante Torneko. Após viver uma grande aventura ao lado dos heróis de DQIV e ajudar a derrotar o mal que ameaçava o mundo, ele retorna à vida pacata com a esposa Tessie e o filho Tipper.
Em um determinado dia, o protagonista ouve boatos sobre uma masmorra misteriosa, repleta de riquezas, situada nos arredores de um reino distante. Movido pelo desejo de abrir a maior loja do mundo e contando com o apoio incondicional de sua família, ele se muda para a região e monta um pequeno comércio no local.
Para explorar o calabouço, Torneko precisa da permissão do rei, que só a concede após o comerciante recuperar uma caixa de joias. Com a autorização em mãos, ele começa a se aventurar nas profundezas da dungeon para coletar itens raros, enquanto sua esposa cuida das vendas e expande os negócios da família.
A narrativa de Torneko's Great Adventure é simples, mas cumpre perfeitamente seu papel. Seu tom leve e acolhedor se alinha ao de Dragon Quest, trazendo um pouco do humor, carisma e constante espírito de aventura que permeia a série. Além disso, a relação e apoio entre os três membros da família rende alguns momentos bonitos ao longo da jornada.
Explorando o calabouço
Assim como nos jogos posteriores da série Mystery Dungeon, Torneko's Great Adventure traz uma jogabilidade centrada na exploração de masmorras e no gerenciamento de recursos. A cada nova incursão, o layout da dungeon muda completamente, e Torneko sempre começa do nível um, precisando encontrar armas, equipamentos e itens durante o trajeto.
O combate acontece em um formato de turnos, trazendo uma dinâmica em que cada ação do jogador, seja ela de ataque ou simplesmente de movimento, permite que os inimigos também atuem uma vez. Caso seja derrotado, o protagonista perde os objetos adquiridos, além de todo o dinheiro acumulado, e retorna para casa.
O título conta com cerca de 30 tipos de oponentes, todos vindos do universo de Dragon Quest. Embora o número não seja tão alto, muitos desses adversários possuem comportamentos diferentes que acabam gerando preocupações diversas e exigindo estratégias adaptáveis para cada situação.
Para exemplificar, os Drooling Ghouls têm a capacidade de se multiplicar a cada golpe que recebem. Por isso, enfrentá-los em áreas abertas pode se transformar em um desastre, com Torneko rapidamente cercado por diversas cópias da criatura. Já os Bag o' Laughs conseguem roubar o dinheiro do protagonista e se teletransportar para outro local. Considerando que o ouro é um dos recursos mais valiosos do jogo, é fundamental manter atenção constante a esse monstro.
Ainda que a variedade de armas e itens também não seja muito extensa, o título oferece opções interessantes para enfrentar os desafios, como flechas, cajados mágicos e ervas com efeitos debilitantes. Dessa forma, mesmo com um escopo mais modesto, Torneko's Great Adventure já demonstrava um nível de qualidade impressionante para a época, revelando o potencial de um sistema que seria refinado e ampliado nos futuros produtos da série Mystery Dungeon.
Expandindo o comércio
O ciclo central da campanha gira em torno de acumular cada vez mais dinheiro para expandir a loja de Torneko. A cada novo estágio de crescimento, o valor necessário para a próxima melhoria aumenta, o que obriga o jogador a se aventurar cada vez mais fundo na masmorra em busca de tesouros.
É importante mencionar que, além dos inimigos, precisamos ficar atentos às armadilhas espalhadas pela dungeon e à fome do personagem, que pode ser saciada com alimentos encontrados durante a exploração. Devido à estrutura típica dos roguelikes, a sorte tem grande influência, com cada incursão podendo variar em dificuldade conforme a qualidade dos objetos encontrados nos primeiros andares.
Como mencionado, ser derrotado em uma expedição significa que Torneko retorna para casa sem os artefatos conquistados e sem o dinheiro acumulado. Para equilibrar essa dinâmica, o jogo oferece itens especiais que permitem escapar instantaneamente do calabouço ou conservar o ouro mesmo após a derrota.
Nesse sentido, considerando que temos objetivos definidos que podem ser cumpridos em etapas, o título incentiva uma constante avaliação entre risco e recompensa, tornando essencial saber o momento certo de recuar para preservar o progresso conquistado. Para exemplificar, embora uma arma poderosa possa abrir caminho para avançar mais fundo na masmorra, perder o dinheiro acumulado pode atrasar significativamente o crescimento da loja e o avanço da campanha.
Um legado importante
Torneko's Great Adventure foi uma obra bem recebida e o seu impacto foi significativo. Além de inaugurar os spin-offs de Dragon Quest, ele deu início à influente franquia Mystery Dungeon, que mais tarde incluiria personagens originais e receberia crossovers com séries populares como Pokémon e Final Fantasy.
O título também recebeu duas continuações diretas. A primeira se chama Torneko: The Last Hope, que saiu para PlayStation em 1999. Já a segunda é denominada Torneko's Great Adventure 3 – Mystery Dungeon e foi lançada para PlayStation 2 em 2002, ganhando uma versão para Game Boy Advance em 2004. Infelizmente, apenas o segundo jogo da trilogia chegou ao Ocidente.
Ainda divertido
Torneko's Great Adventure: Mystery Dungeon não apenas abriu novos caminhos dentro do universo Dragon Quest, como também lançou as bases para uma das franquias mais duradouras e divertidas do gênero roguelike. Embora ofereça muito menos variedade que seus sucessores, o primeiro título da série da Spike Chunsoft continua divertido e vale a pena ser conferido.
Revisão: Beatriz Castro









