Jogatina de FDS #23: o que estamos jogando

Confira o que a equipe Nintendo Blast está jogando neste final de semana.

em 12/09/2025

Sem saber o que jogar no fim de semana? Então vem com a gente! Toda sexta-feira, a equipe do Nintendo Blast compartilha os jogos que pretende curtir, além de algumas curiosidades sobre nossos gostos gamers. Depois de uma semana corrida, nada melhor do que relaxar e aproveitar aquele título que tá na fila, não é?



Não importa a plataforma ou o gênero, a única regra aqui é se divertir! E, claro, você também pode entrar na conversa e dar seus pitacos. Afinal, jogatina boa é aquela que a gente compartilha!

Leandro Alves

Uma semana intensa entre Night City, Fiarlongo e a galáxia, onde cada jogo reserva desafios e conquistas únicas.

Empolgação é a palavra-chave desta semana. São muitos jogos bons disponíveis e pouco tempo para aproveitar cada um, mas, mesmo assim, sigo explorando grandes títulos como Hollow Knight: Silksong, Star Wars Outlaws: Gold Edition e até Persona 5 Royal, que ainda não consegui finalizar por conta da correria do dia a dia. Aliás, falando em finais, continuo em Cyberpunk 2077: Ultimate Edition, cumprindo as missões secundárias restantes antes de seguir para o desfecho da jornada. As coisas estão cada vez mais intensas em Night City!

De volta a Fiarlongo, em Silksong, a experiência está simplesmente incrível: visual belíssimo, jogabilidade refinada, novidades empolgantes e, claro, dificuldade já desde as primeiras horas. Quem não passou aperto em alguns chefes? Já encarei cerca de doze deles e seis hordas, com momentos de frustração e alegria em igual medida. No caminho, garanti upgrades úteis, armas interessantes e até uma máscara extra para resistir a mais golpes. Mas dei uma pausa na aventura para focar em Star Wars Outlaws: Gold Edition, onde sigo entre roubos e alianças com sindicatos, buscando recompensas, novos contratos e, claro, muitos créditos — porque nunca são demais!

Victor Hugo Carreta

Pokémon unidos jamais serão vencidos!

O dia 19/09 está carinhosamente marcado em meu calendário. Neste dia, meu Pokémon favorito, Empoleon, chega em Pokémon UNITE. Desde o lançamento do jogo em julho de 2021, eu espero por esse dia. No dia em que Empoleon foi anunciado, vários amigos me marcaram nas redes sociais. A grande maioria repetiu a mesma frase: “quando vi, lembrei de você!”.

A expectativa está nas alturas para jogar com o pinguim imperador. Por ser da classe all-rounder (versátil), e pelo vídeo publicado no canal do ElChicoEevee, Empoleon será um lutador corpo a corpo com foco em redução de Special Defense e ataques básicos. Em preparação para o grande dia, estou jogando com diversos personagens da classe all-rounder para acostumar o cérebro e os dedos, já que sou suporte de ofício.Agora percebo o quanto “perdi” ao jogar apenas com personagens da classe suporte ou defensor. Nunca gostei de personagens carregadores em jogos MOBA. Porém, em Pokémon UNITE é diferente: depois de ter jogado competitivamente com personagens desse perfil, ainda que de forma breve, gostei da experiência de tal forma que hoje, ao entrar na fila ranqueada, geralmente opto por jogar com Pokémon que causam dano em vez de selecionar um suporte logo de cara. Assim que Empoleon for liberado, eu o definirei como meu favorito no jogo, assim não preciso escolhê-lo dentre todas as opções, sem falar na tela inicial, que sempre o exibirá ao meu lado.

Felipe Castello

Uma aventura de tirar o fôlego no universo de Hollow Knight

Assim como milhões de jogadores ao redor do mundo, passei a última semana completamente mergulhado em Hollow Knight: Silksong. Confesso que, quando joguei o título anterior, Hollow Knight, tive muita dificuldade e larguei o jogo ao menos três vezes — toda vez que eu decidia voltar, precisava recomeçar do zero, pois já havia esquecido praticamente tudo o que precisava fazer. Apesar disso, sempre fui fã do jogo e reconheço seu peso na história dos metroidvanias (ainda mais se tratando de um jogo indie).

Já com Silksong, apesar de sentir a clássica dificuldade do gênero, tenho conseguido me aventurar muito mais livremente do que em Hollow Knight. A movimentação de Hornet, a quantidade impressionante de opções de ferramentas, os vários estilos de combate e o mundo de Fiarlongo me conquistaram desde o primeiro minuto. O jogo está lindo, gigantesco e repleto de desafios. Já estou na reta final da aventura e continuo saboreando cada momento de adrenalina quando derroto um chefão que parecia impossível ou quando desbloqueio uma nova área imensa. Shaw!

E você, querido leitor, o que pretende jogar no FDS?
Revisão: Alessandra Ribeiro
Siga o Blast nas Redes Sociais
Leandro Alves
Leandro Alves é designer gráfico formado e especialista em Design Estratégico pela Unicarioca, além de UX Designer com formação pela ESPM e pela escola britânica Design Institute. Diretor Geral, Diretor Editorial e Diretor de Arte das revistas GameBlast e Nintendo Blast, iniciou sua paixão por videogames com The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fã da Nintendo, mas sem esconder sua admiração pelo PlayStation, tem como séries favoritas Kingdom Hearts, Pokémon, Splatoon, The Last of Us, Uncharted e Xenoblade Chronicles. Está no Instagram e Twitter.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).