Ação, RPG, Plataforma? Saiba mais sobre os gêneros de jogos e quais games se classificam nos mais conhecidos - Parte 1

O mercado dos jogos está em grande expansão. Com a inovação dos desenvolvedores, novos gêneros surgem a cada dia e os antigos ganham um ... (por Gabriel Toschi em 22/04/2012, via Nintendo Blast)

generos de jogos nintendo blast
O mercado dos jogos está em grande expansão. Com a inovação dos desenvolvedores, novos gêneros surgem a cada dia e os antigos ganham um novo diferencial a cada lançamento. Por isso, é sempre bom conhecer mais sobre os gêneros de jogos existentes atualmente. Que tal conhecer os mais conhecidos? Uma grande dica para que você faça uma boa escolha na hora de começar a desenvolver.
AVISO: Estas classificações levam em conta o estilo de jogabilidade, ou seja, como se joga cada título. Os jogos também podem ser classificados de várias formas, como, por exemplo, por meio de sua história (medieval, futurista, etc.).

Os campeões de vendas

Dentre todos os gêneros, existem alguns que se sobressaem por terem mais destaque entre os jogadores:
Ação/Aventura: este deve ser o gênero mais abrangente de todos, além de teremacao aventura nintendo blast diversos subconjuntos em especial, que serão tratados em separado aqui. O gênero de Ação (ou Aventura) compreende muitos jogos atuais, onde você deve guiar um personagem por um mapa e coletar itens, realizar missões, matar inimigos em tempo real ou, simplesmente, chegar a um determinado local. Quando tem muitos elementos de RPG, se torna uma variante chamada de Action RPG. Os Nintendistas conhecem muito bem este gênero: Super Mario 64, Sunshine e Galaxy são ótimos jogos de Aventura. Na parte de Action RPGs, muitos dos jogos da série The Legend of Zelda representam o gênero muito bem!
The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii/Action RPG)
RPG: este gênero é uma versão eletrônica do Role-Playing Game (conhecidorpg nintendo blast também como RPG de Mesa). Você deve incorporar um ou mais personagens e seguir por uma história, como a de um livro. É usual ter batalhas em turnos, missões, cavernas exploráveis e um banco de dados bem definido e complexo entre personagens, itens, habilidades, equipamentos, inimigos e atributos. Quando estas batalhas são feitas em tempo real, se assemelha ao gênero de Ação e se torna uma variante chamada de Action RPG. Um dos maiores exemplos deste gênero é a famosa franquia Final Fantasy.
Final Fantasy III (SNES/RPG)
Esportes: este gênero é conhecido por representar em jogos todos os tipos deesporte nintendo blast esporte existentes no mundo real. Entre eles, podemos destacar o futebol, o basquete e o tênis. Podem aparecer com alguns elementos de RPG como itens, habilidades, equipamentos e atributos (como na maioria dos jogos de esporte da série Mario). Pode haver coletâneas de jogos (como a franquia Mario & Sonic).
Mario & Sonic at the 2012 London Olympic Games (Wii/Esportes)
Corrida: este gênero separa a corrida, em todas as suas modalidades, dos outroscorrida nintendo blast gêneros esportivos. Ele incorpora a corrida com todos os objetos e maneiras possíveis, sendo mais comuns as corridas de carros, motos e karts. São uma ótima opção para fazer cross-over entre franquias (Diddy Kong Racing e Sonic & SEGA All-Stars Racing) e também podem conter elementos de RPG (Mario Kart, alguém?).
Mario Kart 7 (3DS/Corrida)
Plataforma: este gênero abriga jogos onde se deve percorrer fases ou mapas emplataforma nintendo blast side-scrolling, ou seja, em duas dimensões (pra frente ou pra trás), podendo haver algumas variações nesta jogabilidade, como avançar para o fundo do jogo, como em Mutant Mudds (3DS/eShop). Se tornou um estilo bem abrangente, assim como o de Ação. Como exemplo, temos o maior clássico da Nintendo: Super Mario Bros. (NES). Também aparecem frequentemente elementos de RPG;
Super Mario Bros. (NES/Plataforma)
Luta: este gênero traz jogos onde aparecem personagens, muitas vezes em duas luta nintendo blastdimensões, que se enfrentam em lutas com golpes e possíveis habilidades especiais. Podem corresponder a lutas reais (como jogos sobre o MMA) ou lutas com personagens fantásticos e habilidades sobre-humanas (como Street Fighter e Mortal Kombat). Muitas vezes são feitos em duelos em cenários 2D com diversos botões e as famosas combinações de botões. Quando o jogo ocorre com o mesmo estilo de movimento dos jogos de plataforma, ele entra em um sub-gênero conhecido como Beat 'em up, como a série Double Dragon;
Mortal Kombat 9 (PS3/Luta)
Musical/Rítmico: todos os jogos que trazem a música como elemento principalmusica nintendo blast encaixam neste gênero. Podem representar os mais diversos instrumentos musicais: desde guitarra e bateria (como Guitar Hero e Rock Band) até outros mais desconhecidos como o tambor (Donkey Konga) e as maracas (Samba de Amigo). Pode ter em sua composição a dança (como em Dance Dance Revolution) ou apenas o desafio de seguir o ritmo da música (como em Rhythm Heaven Fever);
Rhythm Heaven Fever (Wii/Musical)
Estratégia: jogos em que é necessário o uso de estratégias, das mais diversas,estrategia nintendo blast por parte dos jogadores se encaixam neste gênero. São divididos, em sua maioria, em duas categorias: Real-Time Strategy (RTS, estratégia em tempo real), onde os rivais se batalham ao mesmo tempo (como os jogos Starcraft e Warcraft, da Blizzard) e Turn-Based Strategy (TBS, estratégia baseada em turnos), onde a batalha ocorre organizada em turnos (o xadrez é um bom exemplo).
Starcraft II (PC/Estratégia em Tempo Real)
Tiro: nesta categoria, se encaixam todos os jogos em que a principal forma detiro nintendo blast jogabilidade é a capacidade de atirar, tanto de forma estratégica, quanto de forma “atire em tudo que ver pela frente”. É subdividido de acordo com a forma da câmera do jogador: tiro em primeira pessoa (First-Person Shooter - FPS), onde o jogador incorpora a visão em 1ª pessoa, a mesma do protagonista, e em terceira pessoa (Third-Person Shooter - TPS), onde você consegue visualizar todo o mapa em outra visão.
Call of Duty: Modern Warfare 3 (PS3/First-Person Shooter)
Shoot 'em up: por mais que possa ser considerado uma subcategoria dos jogos deshoot-em-up nintendo blast Tiro, tem a sua importância. Neste gênero, se encaixam todos os famosos jogos de “navinha”, como o nostálgico Space Invaders, onde se deve controlar uma nave (ou algo parecido) lançando projéteis com o objetivo de destruir inimigos. Pode se passar em um ambiente 3D (como em Star Fox 64). Com o tempo, as tecnologias do entretenimento fossem melhorando e possibilitando que os desafios deste gênero se tornassem mais difíceis, originando um novo subgênero do subgênero, o Bullet Hell. Nele, o foco não é mais apenas destruir seus inimigos, e sim desviar dos diversos tiros (bullet hell significa inferno de balas).
Space Invaders (Sega SG-1000/Shoot 'em up)
Puzzle: quebrar a cabeça é o objetivo destes jogos. Os jogos de puzzlepuzzle nintendo blast geralmente trazem desafios, enigmas e quebra-cabeças para serem desvendados, onde o raciocínio lógico e a imaginação são fundamentais. Aparecem muito em coletâneas e são ótimos artifícios para algumas partes do enredo de jogos de Ação, Plataforma e RPG. Alguns jogos rítmicos também podem ser considerados puzzle, por causa de sua complexidade. Entre os jogos famosos deste gênero, podemos destacar o lendário Tetris e Puzzle Quest, um puzzle com diversos elementos de RPG.
Tetris Axis (3DS/Puzzle)

Esqueça os padrões


Estes são apenas alguns dos mais famosos gêneros de jogos e que fazem mais sucesso atualmente, mas nada que você também não possa combater! Todos os desenvolvedores de jogos têm o grande papel de inovar, criar e até recriar tudo o que nós conhecemos! Existem diversos exemplos de jogos que fazem sucesso por criarem novos gêneros ou até recriar alguns novos.
Só acredita vendo? Considere um dos maiores sucessos mobile hoje, a famosa saga Angry Birds (que está prontinha para vir ao lado Nintendista da força). Em que gênero você acha que ela se encaixa? Puzzle? Talvez. Mesmo se for, a Rovio conseguiu criar um jogo carismático cujo papel é arremessar pássaros para destruir o cenário, cada um com sua própria habilidade! E o que dizer de Rhythm Heaven, que acabou de ganhar seu novo episódio no Wii? Esqueça as guitarrinhas de plástico e preste atenção no ritmo da música! Foi isto que o pessoal da Nintendo conseguiu inovar no gênero de jogos musicais.
angry birds rhythm heaven nintendo blast
Se você é um aspirante a um futuro desenvolvedor de jogos, não se esqueça de uma coisa: conhecer os tipos de jogos é muito bom, mas inovar e criar é bem melhor! E você: que tipo de jogo você mais gosta? Ou melhor, que tipo gostaria que fosse criado?
Revisão: Vitor Tibério

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu adoro jogos de RPG. São, na minmha opinião, os melhores jogos de todos! Apesar de eu gostar de outros gêneros também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro os RPGs! Na verdade, 90% dos jogos que eu jogo são RPGs O.o

      Excluir
  2. Gosto de rpg,aventura e luta,e quando os tres generos se misturam sempre saem bons games,como na serie monster hunter

    ResponderExcluir
  3. Eu curto todos os tipos de games, mas confesso que RPG é um gênero que me fascina mais. Matéria caprichada, uma grata surpresa quando entrei no site hoje! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  4. esqueceu de mencionar o gênero Sandbox, como Minecraft e Sim City

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo artigo é realmente muito bom recordar os games.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google