Fail

Fail: Mega Man Legends 3 (3DS)

No final de 2012, a série Mega Man chegará à icônica marca de 25 anos. No entanto, o simpático roboz... (por Jardeson Barbosa em 11/09/12, via Nintendo Blast)

No final de 2012, a série Mega Man chegará à icônica marca de 25 anos. No entanto, o simpático robozinho azul não está nos seus melhores dias e, só nos últimos anos, vem sofrendo com diversos cancelamentos de jogos importantes. Infelizmente, é rotineiro na indústria dos videogames o anúncio de um jogo que, fatidicamente, acaba sendo cancelado pela produtora. Mega Man Legends 3 é um desses exemplos. Anunciado em 2010, para o Nintendo 3DS, o jogo faz parte da primeira leva de títulos cancelados para o portátil tridimensional. Esse seria o retorno da aclamada série Legends, mas tudo deu errado. O que houve, afinal? E o que esperávamos desse jogo? Se ligue na matéria e descubra um pouco mais sobre esse diamante azul perdido.

O anúncio

Anunciado em setembro de 2010, junto de Resident Evil: The Mercenaries 3D, Mega Man Legends 3 marcaria o tão aguardado retorno da série “Legends”. O último jogo dessa série havia sido lançado em agosto de 2000 no Ocidente, fazendo com que a sequência chegasse mais de 10 anos depois.

Legends 3 era, sem dúvidas, um dos títulos mais aguardados pelos fãs do personagem e entusiastas do Nintendo 3DS. A frase “To Be Continued” ao fim de Legends 2 já deixa claro que a Capcom sempre teve interesse na série que, por não ser uma mina de ouro, acabou caindo no esquecimento.

A proposta da Capcom com esse jogo era nobre. Durante a produção de Legends 3, os fãs seriam ouvidos e partiriam deles os principais conceitos a serem utilizados no game. Sendo assim, a chance do título se tornar bem sucedido era muito maior, já que seria um jogo moldado por fãs e para fãs. Foram criados diversos canais onde todo mundo poderia dar opiniões, críticas e sugestões, inclusive em relação aos personagens e partes do enredo.

Foi anunciada ainda uma versão intitulada Mega Man Legends 3: Prototype Version, que seria distribuída digitalmente, via eShop, e serviria como prólogo para a aventura principal, além de ser, claro, uma versão de testes. Sim, a Capcom pretendia vender uma versão beta.

A “Prototype Version” marcaria a estreia de um novo personagem: Barret, um garoto de 15 anos de idade, líder da Bright Bats, uma skybiker gang de Klickelan Island. Além disso, todos os jogadores que concluíssem a versão protótipo ainda teriam acesso às fases não finalizadas de Legends 3, algo inédito na relação produtora-jogador.

O cancelamento

Foi no dia 18 de julho de 2011 que a Capcom anunciou o cancelamento do jogo. A saída de Keiji Inafune da companhia surpreendeu a todos, principalmente por ocorrer durante o período da produção do game. Os rumores acerca do título eram nada positivos. No entanto, os representantes da Capcom resistiram bastante antes de assumirem que o jogo não estava mais nos planos da empresa. Mas não dava mais. Em maio do mesmo ano, o lançamento da versão protótipo, que deveria ocorrer junto com a abertura do eShop, foi adiado indefinidamente. O que restava era apenas a esperança dos fãs – que foi a última a morrer, dois meses depois.

As razões para o cancelamento, apontadas pela própria Capcom, foram a falta de interesse do público e os diversos problemas na produção. Ainda segundo a produtora, o jogo foi anunciado cedo demais, antes mesmo que algo concreto pudesse ter sido feito. O passo precipitado (mas necessário, já que ela recebia a ajuda dos fãs durante o processo) fez com que a produtora criasse, desnecessariamente, esperanças no público e no projeto.

 

 

 

 

 

 

Na época, muito se especulou que a razão para o cancelamento seria o fracasso comercial do Nintendo 3DS, que ainda não havia recebido o corte de preço e vendia mal, mas nada foi confirmado.

A luz no fim do túnel

Não demorou muito para que os fãs se revoltassem com a decisão da Capcom. O site Capcom-Unity, que antes recebia sugestões dos fãs, passou a ser o principal local onde eles despejavam revolta e descontentamento em relação à empresa. Alguns sites foram mais além e até improvisaram algumas campanhas a favor do jogo. Algumas dessas campanhas ainda existem em grupos no Facebook e pequenos blogs.

 

 

 

 

 

 

Infelizmente o principal atrativo do título foi, também, seu ponto fraco. Unir desenvolvedora e fãs gerou expectativas demais por parte da Capcom, que não viu a quantidade esperada de jogadores se envolvendo na produção. Cancelá-lo também pode ter sido uma atitude precipitada, já que nem mesmo a versão protótipo chegou a ser lançada.

A chance de ainda vermos Mega Man Legends 3 no 3DS é muito remota, mas não é impossível – ainda mais agora, que o portátil está vendendo muito bem. Com outros jogos como Super Street Fighter IV: 3D Edition, ResidentEvil: Revelations e Monster Hunter 3G demonstrando o potencial do 3DS, a Capcom pode até voltar atrás na decisão e criar um final feliz para essa história.

*Esta matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #33.

Revisão: Alex Sandro

Jardeson Barbosa escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais