Game Music

Aqui é metal! Uma análise dos temas de Bowser's Castle em Mario Kart (Multi)

O temido Castelo do Bowser , um lugar onde não sobra espaço para diversão e alegria, lar do medo e da discórdia e, acima de tudo, o des... (por Ok em 08/11/2013, via Nintendo Blast)


O temido Castelo do Bowser, um lugar onde não sobra espaço para diversão e alegria, lar do medo e da discórdia e, acima de tudo, o desafio final para encanadores que buscam resgatar donzelas em perigo. Bem, a parte sobre "diversão e alegria" pode não ser mesmo verdade, visto que aqueles que aqui chegam são recompensados com alguns dos momentos mais divertidos da franquia Mario, enquanto se aproximam do fim do jogo. 

Muito embora na série tradicional as coisas tenham sido um pouco diferentes, temos visto que, na série de corrida do rechonchudo e bigodudo italiano, a maioria das músicas que remetem ao supracitado local caberiam facilmente no repertório de uma banda de metal. É hora de mais um Game Music.

Aloprando em 16 bits


Vamos começar com o primeiro dos jogos da então novíssima série de corrida da Nintendo, Super Mario Kart. Composta por Koji Kondo e possivelmente arranjada por Soyo Oka, esta música foi retirada diretamente da batalha final de Super Mario World, entre os irmãos encanadores e o soberano dos Koopas.

Castelo ou lago de lava?
Além de uma alta dose de nostalgia para aqueles que finalizaram o game de plataforma, as agitadas batidas de bateria, combinadas com acordes de orchestra hit e uma frenética melodia conseguem transmitir ao jogador a exata sensação de se estar em uma pista no meio de um rio de lava, competindo não só pelo primeiro lugar, mas também pela própria vida. 

Felizmente para os corredores, aquele que acabar caindo no magma incandescente será resgatado por um simpático Lakitu, mas nem por isso a música deixa que uma atmosfera de paz e tranquilidade seja alcançada.

Um coro de Thwomps?


Em Mario Kart 64, nos deparamos com um castelo bem diferente daquele utilizado em seu antecessor. Talvez por isso a música, composta por Kenta Nagata, seja tão etérea, com uma batida leve, porém ritmada, um violino que não para nunca e um coro celestial que deixa as coisas muito mais balanceadas. A não ser pelo fato de que...

Esta pista também é o lar de Marty, o Thwomp verde.

Celestial é a vovózinha! Jogar uma das pistas mais tensas de todo o game utilizando fones de ouvido te dá a sensação de estar no próprio inferno. As vozes só contribuem para deixar tudo ainda mais macabro, e a batida sempre constante não te dá um único momento de sossego. Apenas quando o clima etéreo é substituído por um acorde maior é que a tensão se esvai um pouco. Ufa!

Guitarras avançadas


Para a primeira edição portátil da franquia, tivemos uma verdadeira reviravolta na trilha sonora. Apesar de o Game Boy Advance aceitar apenas músicas em formato "midi" e, com muito custo, alguma gravação em áudio real, o time formado por Kenichi Nishimaki, Masanobu Matsunaga e Minako Hamano fez um excelente trabalho de composição nessa pista.

De volta ao lago de magma.

Isso porque eles conseguiram colocar uma verdadeira - ainda que fabricada em computador - banda de metal para tocar uma eletrizante música com guitarras, baixo, bateria e até teclado. Certamente uma das melhores músicas tocadas em um castelo, lembrando até mesmo a trilha de Doom, ela é empolgante e desafiante na medida certa.

Você já ouviu isso


Apesar do game controverso,
este é considerado por muitos
o melhor castelo da franquia.
Um clima etéreo, uma batida ritmada, vozes sintetizadas que supostamente te elevariam aos céus mas, na verdade, te dão a sensação de estar nas profundezas infernais... Seguindo o mesmo estilo utilizado no Nintendo 64, o castelo do controverso Mario Kart: Double Dash!! não deixa espaço para dúvidas: você está em um lugar infernal e a tensão aqui é extrema. Mas também pudera: um dos compositores é o mesmo da versão de 64 bits, Kenta Nagata, ajudado agora por Shinobu Tanaka.

Abro aqui um parênteses para falar do impressionante poder da música. Quem achava que a trilha sonora que mais geraria tensão nos jogadores seria uma pesada canção em metal enganou-se, pois são as trilhas mais singelas e etéreas as capazes de tirar o sono daqueles que passam pelo castelo de Bowser. Para aumentar a tensão, nada melhor do que o som de órgão.

Duas telas de puro terror


Duas coisas que o Bowser
gosta: poder e lava.
Juntando os melhores elementos das edições anteriores, o tema da pista de Mario Kart DS é um metal tenso e descompassado que já começa com uma introdução no órgão. Ela segue para sons etéreos somados às sinistras vozes sintetizadas, mostrando que Shinobu Tanaka aprendeu bem em seu trabalho no Game Cube.

A música só não é mais tensa porque a ritmada bateria leva o jogador a prosseguir, não importando os perigos enfrentados. A polirritmia gerada entre as partes, no entanto, é de dar medo. O conjunto parece retirado de um verdadeiro filme de terror.

Em meio à tempestade


É notável o trabalho da dupla de compositores Asuka Ota Ryo Nagamatsu. Unindo um belo metal sinfônico tocado por nada menos do que um órgão - o instrumento já está ficando mais recorrente que o próprio dono do castelo -, um conjunto de cordas e uma ritmada bateria à clássica introdução do castelo de Super Mario Bros., eles conseguem criar algo tenso e nostálgico ao mesmo tempo.

O soberano desfila de carrão em seu castelo.

Aproveitando-se da tensa atmosfera criada pelos antecessores, eles simplesmente colocam uma bela e orquestrada melodia em modo maior no meio da batalha pelo primeiro lugar em Mario Kart Wii. Ainda que pareça uma calmaria em meio à tempestade, o tema principal logo volta, deixando aos jogadores um impulso a mais para seguir em frente.

O sete da sorte


Agora é para acabar: combinando o instrumento mais utilizado até agora (preciso mesmo falar que é o órgão?), um sinistro conjunto de cordas e uma verdadeira banda de metal, o tema do castelo de Mario Kart 7 é, sem medo de errar, tudo aquilo que o tema do GBA gostaria de ser.

Você aprenderá a temer este lugar.

Digo isso por causa das limitações da época. O veterano Kenta Nagata, junto com Satomi Terui, não teve dó nem piedade ao colocar gravações reais de guitarras, violinos e um órgão para criar o mais fascinante tema do castelo criado até hoje, e a minha inspiração para escrever este artigo.

O tema já começa com uma escala descendente que lembra o tema do musical "O Fantasma da Ópera". Dali ele segue para uma sinistra melodia de guitarra apoiada por acordes e percussão muito bem destacados, criando uma atmosfera única que não te deixa descansar. Pode não ser o que causa mais tensão, mas a risada do soberano quando você entra em seu castelo já se encarrega disso.
Enquanto esperamos por Mario Kart 8 e no mínimo mais um tema do Castelo de Bowser, este Game Music vai terminar por aqui. Tivemos quase um recital hoje, revisitando os incríveis e muito bem construídos temas do famigerado castelo, cada um com suas próprias peculiaridades. Agora nós queremos saber: dentre todos os temas apresentados hoje, qual é o seu favorito?

Revisão: Rafael Neves
Capa: Stefano Genachi 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google