Perfil

Conheça King Dedede (Kirby), o orgulhoso monarca de Dream Land

Ora oponente, ora aliado, esse egoísta personagem adora fazer o que bem entende e vive criando problemas para Kirby e seus amigos resolverem.

Um grande pinguim azul, vestido em um robe de veludo vermelho que lembra a realeza, sempre carregando uma grande marreta. Esse é King Dedede, o auto-proclamado monarca do reino de Dream Land. O excêntrico personagem, que só quer saber de fazer o que bem entende, já deu muita dor de cabeça a Kirby com suas atitudes egoístas e orgulhosas. Mas debaixo de tanta pompa, existe um coração generoso e que se importa com os outros.

O (quase) soberano de Dream Land

Kirby e seus amigos vivem no pacífico reino de Dream Land, localizado no distante planeta Pop Star. É nessa região que mora também King Dedede, que se auto proclamou rei do local. O orgulhoso personagem possui inúmeros castelos espalhados por Dream Land e tem à disposição um grupo de Waddle Dees, que trabalham para ele como servos. O mais curioso é que Dedede pouco exerce sua suposta monarquia, ou seja, nada de decretos e resoluções de conflitos entre seus “súditos”. Na verdade, os habitantes de Dream Land pouco ligam para ele, ignorando-o na maior parte do tempo.

Egoísmo e muita confusão

King Dedede é considerado um dos maiores antagonistas da série Kirby. A bolota rosa sempre tem que resolver as inúmeras bagunças causadas pelas atitudes egoístas do monarca, como a ocasião em que Dedede engoliu toda a comida do reino em Kirby’s Dream Land (GB). Em outros momentos, o pinguim simplesmente tenta provar que é melhor que Kirby, não se importando com os problemas causados por isso. O motivo de tanto atrito entre a dupla se dá pelo fato de Dedede acreditar que o fofo Kirby é uma ameaça a sua força e popularidade.


Mas, na verdade, Dedede tem um bom coração. Muitas vezes o rei agiu com boas intenções, tentando proteger seu reino. Um exemplo claro aconteceu em Kirby’s Adventure (NES): Dedede escondeu o Star Rod para evitar que ele caísse nas mãos do maligno Nightmare. Já em outros inúmeros momentos, o monarca foi possuído por forças nefastas, que o fizeram cometer atos contra sua vontade. Todo esse orgulho e ostentação não passam de pose, pois King Dedede já ajudou Kirby em inúmeros momentos e ele até tem estima pelo herói — só não espere que ele vá admitir isso, claro.

Um rei formidável

Quando precisa entrar em ação, King Dedede se revela um ótimo lutador. Sua principal arma e marca registrada é uma grande marreta, que ele utiliza para derrotar facilmente os inimigos. O rei é também um ótimo corredor, mesmo estando um pouco fora de forma, como pode ser observado no minigame Gourmet Race de Kirby Super Star (SNES/DS). Dedede é capaz de flutuar e engolir inimigos, assim como Kirby. A origem desses movimentos é curiosa: depois de ser derrotado em Kirby’s Dream Land, o monarca passou por um treinamento rigoroso e aprendeu estas técnicas.


Dedede participou praticamente de todos os jogos da série estrelada pela simpática bolota rosa, salvo Kirby & The Amazing Mirror (GBA). Ele aparece como chefe em boa parte dos títulos, mas também é possível controlá-lo diretamente em algumas aventuras. Suas próximas aparições serão em Kirby Triple Deluxe (3DS), Super Smash Bros. for Wii U e Super Smash Bros. for 3DS.

Jogos em que participou


Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google