Top 10

Os guerreiros que mais queremos ver em Hyrule Warriors

Ansioso pelos personagens jogáveis do novo spin-off da série Zelda? Nossa expectativa é tanta que fizemos nossas apostas daqueles que mais queremos ver.

A expectativa pelo anúncio dos guerreiros jogáveis de Hyrule Warriors só perde para a de Super Smash Bros for Wii U & 3DS. Talvez o novo spin-off da série Zelda não tenha impressionado tanto na sua primeira revelação, mas, agora, já é um dos jogos mais esperados para o Wii U esse ano. E grande parte do hype se deve por essa opção de jogar com diferentes estrelas da franquia Zelda. Agora que estamos próximos do lançamento do jogo e os personagens estão sendo revelados aos montes, ficam as nossas apostas de quais guerreiros queremos ver jogáveis em Hyrule Warriors.



Para selecionar esses dez guerreiros e guerreiras, usamos alguns princípios que parecem reger a escolha de personagens em Hyrule Warriors. É claro que adaptamos algumas coisas, mas os critérios basicamente foram:
  • Relevância para a série e para o jogo em que aparece;
  • Possíveis aproveitamentos do personagem e mecânicas de gameplay;
  • Pertencer a games de visual mais realista e com proporcionalidade fiel.
  • Ser "preferencialmente" um aliado ou herói

10. Dark/Shadow Link

Sabemos que Dark Link não é o mesmo inimigo que Shadow Link, embora ambos sejam, basicamente, réplicas das trevas de Link. Em Zelda II: The Adventure of Link (NES) e Ocarina of Time (N64), Dark Link é um inimigo que reflete os movimentos do jogador, sendo um dos adversários mais difíceis desses dois jogos.

Ele também faz pontas em Zelda: Spirit Tracks (DS), no port para GBA de A Link to the Past e em Oracle of Ages (GBC). Já o Shadow Link é o resultado da raiva de Ganondorf por ter sido derrotado por Link em Twilight Princess (GC/Wii). Embora tenha estrelado o modo StreetPass de Zelda: A Link Between Worlds (3DS), Shadow Link tem maior destaque em Four Swords Adventure (GC).

Como funcionaria: Dark/Shadow Link seria o mais próximo de um "clone" em Hyrule Warriors, por serem basicamente uma outra versão de Link. Para se destacar, o anti-herói teria de apresentar outros golpes, como os rastros de trevas em suas espadadas (vistas em Spirit Tracks) ou lançar Big Bombs (visto em Four Swords Adventure). Seu golpe supremo com certeza seria aquela sinistra cena de Twilight Princess com os vários Dark Interlopers.

9. Ralph (Oracle of Ages)

Com uma aparência de rival de JRPG genérico, Ralph é um dos personagens mais memoráveis de Zelda: Oracle of Ages (GBC). Apesar de ser pavio curto e sempre competir com Link na tarefa de resgatar Nayru, é um leal guardião da deusa. Embora sempre fique atrás de Link na aventura, Ralph tem alguns momentos bem interessantes de protagonismo. Além do mais, sua canção tema é memorável.

Como funcionaria: Como os sprites de Oracle of Ages deixam pouco claras as habilidades de Ralph, é uma incógnita sua participação em Hyrule Warriors. Ele, provavelmente, seria uma personagem quase que refeito para o jogo, como Agitha. Dentre suas armas, uma espada faria parte, já que ele é visto usando uma no jogo. Além das habilidades de espadachim, Ralph poderia contar com a ajuda de Nayru, utilizando magias clássicas da série Zelda. Como mostrado ao fim do jogo, Ralph tem dificuldade para controlar o Spin Attack ensinado por Link, então uma versão gigantesca e desgovernada do golpe poderia ser seu ataque supremo.
Ainda tem muito o que aprender, Ralph...

8. Ashei (Twilight Princess)

Talvez todos os membros da Resistência, grupo de guerreiros de Twilight Princess, merecessem estar em Hyrule Warriors, mas, tendo de escolher um, essa seria Ashei. Treinada pelo pai, é uma valente guerreira de poucas palavras, porém muita sabedoria. Foi Ashei quem ajudou Link a descobrir os segredos de Snowpeak, além de salvar-lhe a vida em Hyrule Castle. A guerreira reclama da falta de valor dos guerreiros de Hyrule, e acho que Hyrule Warriors mostraria a ela do que esse mundo é feito.

Como funcionaria: Ashei contaria com suas incríveis habilidades de espadachim, abusando provavelmente de um estilo rápido e eficiente. Ela já tem uma arma secundária, seu arco e flechas, o que daria menos trabalho para a equipe de produção. Além disso, golpes envolvendo as nevascas de Snowpeak ou os Yeti (já que ela se fantasia de um) seriam muito bem vindos.

Seria interessante poder alternar entre
Ashei normal e Ashei Yeti

7. Osfala (A Link Between Worlds)

Arrogante descendente de um dos Sete Sábios, Osfala apareceu em A Link Between Worlds como uma figura de destaque. Apesar de ter se dado mal ao não acreditar nas notícias trazidas por Link e, confiando em sua própria força e título, ter sido pego pelas garras de Yuga, Osfala auxília Link em sua aventura como um novo Sábio. Esse aprendiz de Sahasrahla, original de A Link to the Past (SNES), acaba sendo um grande aliado na batalha contra Ganon.

Como funcionaria: Osfala seria diferente de tudo o que já vimos em Hyrule Warriors por poder abusar de seu Sand Rod. Com a arma, da qual se vangloria, ele poderia invocar pilares de areia, materializar tempestades desérticas e utilizar o material arenoso de inúmeras formas possíveis. Seu ataque supremo poderia ser algo grandioso feito de areia (talvez até invocar o deserto do jogo).

Com Osfala no jogo, poderíamos usar o
incrível Sand Rod

6. Irene/Maple (Série Oracle/A Link Between Worlds)

Por terem papéis correspondentes em Oracle of Ages/Seasons (GBC) e em A Link Between Worlds, além de partilharem um design muito semelhante, seria difícil escolher qual dessas aprendizes de feitiçaria utilizar como personagem jogável. Ambas são muito icônicas nos jogos em que aparecem, mas teriam ainda mais relevância se figurassem em Hyrule Warriors – tais qual Agitha.

Como funcionariam: Provavelmente, os feitiços da bruxa de A Link Between Worlds e de Syrup seriam usados por suas respectivas aprendizes, Irene e Maple. Daria para aproveitar ainda muitas magias de outras bruxas semelhantes, como Twinrova. Ambas fariam uso ainda de suas vassouras para voar em poderosas investidas e quem sabe até manufaturar poções para conceder buffs. Entre as duas, provavelmente, Irene seria escolhida, por ser, além de bruxa, uma das Sábias do recente A Link Between Worlds. Ela também poderia usar o seu sino para atordar os inimigos com uma estridente badalada.


5. Skull Kid (Majora's Mask)

Mesmo com a confirmação da presença da Lua de Zelda: Majora's Mask (N64) em Hyrule Warriors, queremos mais do que isso. Sim, estamos falando de poder jogar com o Skull Kid, aquele personagem que cativou muitos jogadores como vilão em Majora's Mask e acabou se mostrando ser muito mais uma criança solitária e frustrada sob o controle de uma máscara maligna do que um ser perverso e com mania de destruição. Obviamente, o Skull Kid estaria usando a Majora's Mask no jogo.

Como funcionaria: A magia das trevas da Majora's Mask seria seu principal poder. Com ela, Skull Kid poderia flutuar sob os inimigos, transformá-los em outras criaturas e executar feitiços que fizessem referência às catástrofes que ele proporcionou a Termina. Além disso, a flauta e o trompete usado pelo personagem em Ocarina of Time e Twilight Princess dariam ótimas armas. Seus golpe supremo, obviamente, seria a queda da Lua, com direito a toda aquela cena apocalíptica.



4. Saria (Ocarina of Time)

Personagens bonitinhas e que não parecem dispostas a uma batalha contra exércitos gigantescos têm se tornado comuns em Hyrule Warriors, como Agitha e Fi. Ou seja, é a chance para Saria entrar na luta, tendo mais uma Sábia de Ocarina of Time na lista. A Kokiri é uma personagem central na história de Link, mantendo uma das relações mais bonitas com o jovem vistas na série Zelda. Foi ela, afinal, quem presenteou Link com a Fairy Ocarina, esteve sempre disponível para conversar com ele via Saria's Song e desempenhou papel crucial no selamento de Ganondorf como Sábia da Floresta.

Como funcionaria: A Fairy Ocarina seria sua principal arma, obviamente. Com ela, seria interessante Saria invocar fadas para ajudá-la ou fazer uso de plantas e ataques envolvendo folhas ou coisa do tipo. Provavelmente seria uma invocadora, pois não mostrou nenhuma habilidade de combate físico em Ocarina of Time. Seu golpe supremo poderia, quem sabe, invocar a Great Deku Tree.

Um momento muito memorável

3. Nabooru (Ocarina of Time)

Se a ideia é transformar o máximo de Sábios em guerreiros e guerreiras jogáveis, Nabooru está na ponta da língua. Assim como Sheik e Impa, Nabooru é uma das principais guerreiras da série Zelda, uma exímia representante da raça Gerudo. Seu papel crucial em Ocarina of Time e sua contraparte, Aveil, em Majora's Mask, já fizeram de Nabooru uma personagem clássica. Além disso, seria mais um par de seios e pouca roupa para exibirem em alta definição no Wii U.
Como funcionaria: Nabooru provavelmente seguiria o estilo rápido e poderoso de luta de Sheik e Impa. Ela poderia usar golpes que remetessem a Gerudo Valley, Desert Colossus e o Spirit Temple, como tempestades de areia e os itens Silver Gauntlets e Mirror Shield. Suas armas poderiam ser o conjunto de duas espadas e a lança usadas pelas demais Gerudos.

2. Deku King (Majora's Mask)

Já temos Ruto como representante dos Zora e Darunia como ícone dos Goron. Hyrule Warriors não estará completo se não tiver também um personagem da raça Deku, e o rei dessa raça visto em Majora's Mask seria um ótimo candidato. Além de robusto e repleto de detalhes que ficariam lindos em HD, ele representa bem a cultura dos Deku e seria um personagem imenso, contrastando bem com os demais guerreiros. Apesar de ter feito um papel bem maligno no jogo, ele termina percebendo que errou ao acusar um pequeno macaco pelo sequestro de sua filha e o liberta.

Como funcionaria: Todos os itens, armas e utensílios dos Deku (e talvez até dos Koroks e Kokiris também) poderiam ser usados por Deku King. Deku Sticks, Deku Nuts e até as abelhas Deku Hornets estariam no arsenal do rei de Woodfall. Infelizmente, este já é um dos modos de Lana lutar, o que torna difícil repetirem-no. Além disso, o monarca poderia abusar de sua autoridade para invocar Deku Scrubs e Deku Babas para ajudá-lo. Ataques envolvendo sua imensa raiva sentida em Majora's Mask também seriam muito bem vindos, assim como o uso da canção Sonata of Awakening. Ele provavelmente seria um guerreiro bem lento, por outro lado.


1. Zubora & Gabora (Majora's Mask)

A dupla de ferreiros Zubora e Gabora marcou presença em Majora's Mask, permitindo a Link aprimorar sua espada até chegar à poderosa Glided Sword. O design dos dois é incrível, deixando aquela dúvida de por que têm um papel tão restrito no jogo. Zubora vem do termo japonês para "preguiça", pois é apenas quem faz as negociações. Já o gigantesco Gabora é o responsável por criar e aprimorar armas, fazendo uso de um físico robusto e um martelo gigante.

Como funcionariam: Zubora e Gabora poderiam funcionar como a dupla Ferra e Torr de Mortal Kombat X, ou seja, o pequeno nas costas do grande. Seus golpes teriam um alcance e força imensos pelo tamanho do martelo e pela força de Gabora. Eles poderiam aindar usar golpes de gelo, uma vez que vivem na gélida Snowhead e tinham seus corações congelados. Já Zubora poderia ser lançado por Gabora nos inimigos ou atirar armas produzidas pela dupla.


Menção honrosa: Tingle

Se Super Smash Bros. sempre tem aquele personagem que deveria ser qualquer coisa, menos um lutador jogável, Hyrule Warriors também poderia fazer o mesmo. E Tingle é facilmente o personagem mais aleatório e bizarro para entrar na lista de guerreiros como uma espécie de extra. Esse exímio cartógrafo já apareceu várias vezes pelos jogos da série, sempre realizando papéis estranhos e falando coisas esquisitas. Interessante é que ele é protagonista de um spin-off da franquia, assim como Hyrule Warriors.

Como funcionaria: É estranho pensar em como Tingle lutaria contra centenas de soldados e contra vários chefes gigantescos da série. Dessa forma, a melhor maneira de aproveitar Tingle seria como um guerreiro extra, com um estilo totalmente exagerado e que não poderia ser imaginado de maneira mais bizarra. Seus golpes poderiam explorar efeitos visuais com corações, Ruppes, balões e até mulheres – aproveitando os temas dos jogos de sua série própria. O ataque supremo deveria ser o seu bordão "Kooloo-Limpah", que poderia invocar uma magia poderosíssima que deixaria todos os jogadores boquiabertos com o contraste.
Kooloo-Limpah!
E você, leitor, espera que quais guerreiros engrossem a lista de personagens de Hyrule Warriors? Quais personagens deveriam juntar-se a Link, Zelda e companhia nessa épica batalha? Conte-nos nos comentários!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado 
Rafael Neves é estudante de psicologia na UFBA e planeja ingressar no mundo da literatura como escritor. A paixão por videogames e a vontade de escrever unem-se na experiência como jornalista do ramo. Também trabalha em sua HQ virtual. Encontre-o no Facebook.

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