Stage Select

Stage Select: Viridian City (Pokémon)

As cidades de Kanto são baseadas em cores, sendo Viridian baseada em um tom de verde. Isso fica mais evidente em suas primeiras visitas na... (por Unknown em 12/02/2013, via Nintendo Blast)

As cidades de Kanto são baseadas em cores, sendo Viridian baseada em um tom de verde. Isso fica mais evidente em suas primeiras visitas nas versões do Game Boy. Em geral, o que os jogadores conhecem sobre essa cidade é basicamente ser a cidade do último ginásio, a primeira cidade depois de Pallet e onde devemos pegar uma entrega para levar ao Prof. Oak. Mas, é só isso mesmo? Hoje vamos aprender algumas curiosidades sobre essa cidade que marca o início e o fim da jornada dos treinadores veteranos que já tiveram o gosto de viver suas aventuras em Kanto.


O portão de entrada para o Planalto Indigo


É na cidade de Viridian que os treinadores começam suas aventuras por Kanto. A primeira cidade com um Pokémon Center e um PokéMart. Apesar de ter um Ginásio Pokémon, este não está acessível no início da jornada (por motivos que são explicado mais adiantes na história), fazendo com que o jovem treinador busque seu primeiro desafio na cidade de Pewter. A cidade conta com 30 habitantes nos remakes da primeira geração (FireRed/LeafGreen) e passa a ter 34 habitantes três anos depois na história de HeartGold/SoulSilver. A cidade tem saídas para a Route 1, por onde o treinador vem de Pallet, Route 2, que dá acesso à Viridian Forest (onde é dito ser o local onde Lance e Giovanni nasceram) e Route 22, que dá acesso ao Indigo Plateau.

Uma dos aspectos mais marcantes dessa cidade não é o apenas o ginásio fechado, mas também aquele velho que fica próximo da Route 2 impedindo sua passagem. Nas versões ocidentais ele parece estar de mal humor por não ter tomado seu café, enquanto na versão oriental ele é um velho bêbado caído no chão em companhia de seu envergonhado neto. Esse fato foi modificado nas versões ocidentais, uma das muitas censuras sofridas por aqui. Depois de entregar o pacote para o Prof. Oak, o velho não apenas permite que você passe, como também ensina como capturar um Pokémon. Além disso, esse velho é responsável pelo glitch mais infame e bizarro da franquia até hoje.

Ginásio


O Ginásio de Viridian, originalmente liderado por Giovanni, acaba "herdado" por Blue anos depois. Por ser o líder da maior organização criminosa de Kanto e Johto, a Equipe Rocket, Giovanni costuma comandar seus esquadrões em uma base secreta em Celadon. Quando as coisas ficam conturbadas devido a alguns escandalos (onde Red, o protagonista, é responsável), Ele resolve não chamar atenção e volta ao ginásio, mas acaba por ser encontrado novamente por nosso herói. Desde então, não houve notícias sobre o vilão, apenas comentários aleatórios e suposições. Giovanni era especialista em Pokémon do tipo terra.

Três anos se passam entre a primeira e a segunda geração. Agora o ginásio é liderado por Blue, o rival de Red, que também já foi o campeão de Kanto (mesmo que por alguns instantes). Diferente de seu antecessor, Blue não é especialista em um único tipo, usando um time misto, basicamente o mesmo que usou para vencer a Liga Pokémon.

Em outras mídias


Nas versões japonesas, o game carrega o lema "Tokiwa wa midori eien no iro" ( トキワは みどり えいえんのいろ, algo próximo de "a cor do verde eterno") que também é uma referência ao início, a empolgação do começo, o que encaixa perfeitamente no contexto do jogo. Entretanto, isso é perdido em outras mídias. Até mesmo a Trainer House, que tem uma participação relevante na cidade, não recebe citações em outras mídias. Em Pokémon Pinball (GBC) também temos um cenário de Viridian, onde é possível capturar Bulbasaur, Squirtle, Poliwag, Nidoran e Tentacool.

No Trading Card Game (o jogo de cartas colecionáveis), a citação que temos é Viridian City Gym, lançada na coleção Gym Challenge em 1999. Um card Stadium que permite remover dois marcadores de dano de qualquer Pokémon de Giovanni quando este evolui. O que se torna pouco útil nos dias atuais, já que é válido para os Pokémon de Giovanni que são obtidos apenas naquela coleção. Uma curiosidade sobre essa carta, é que ela é rara apenas no Japão.


No anime, muitos conhecem por ser a primeira cidade depois de Pallet. O que algumas pessoas que não continuaram assistindo o anime podem não saber, é que Agatha lidera o ginásio episódios mais a frente, quando Ash precisa obter a insignia! Seria natural esperar Gary, a contraparte de Blue, defender o ginásio, mas esse apenas aparece tendo seu Nidoking e Arcanine derrotados pelo novo brinquedinho de Giovanni, Mewtwo. E apesar de não ser parte da trilha sonora do anime, Viridian ganhou uma música no CD 2.B.A. Master lançado em 1999.

No mangá, Viridian é apresentada logo no segundo capítulo, quando Red e Oak estão buscando pelo Bulbasaur que fugiu do laboratório. Até o ginásio é apresentado, mesmo abandonado, apenas com um Machoke selvagem dentro. A cidade volta a aparecer nos capítulos 22 e 23 da primeira série do mangá.

E com isso encerramos a nossa viagem pela cidade que marca o início e o fim da jornada de muitos treinadores. Não deixem de conferir as outras cidades de Kanto como Celadon, Cerulean e outras. Espero que tenham gostado e até a próxima!


Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google