Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #116: a pedra da agonia, sangue verde em Ocarina of Time, os blocos do 3DS, Hack 'n' Slash ou Beat'em Up?; e mais

AHÁ! Se você clicou para ver minha coluna, não há como escapar! Calma, eu não estou te ameaçando com esta picareta e nem vou destruir meu ... (por Pedra (Gossip Stone) em 07/06/2013, via Nintendo Blast)

Colocou a mão no meu notebook, vai levar uma picaretada! ¬¬'

AHÁ! Se você clicou para ver minha coluna, não há como escapar! Calma, eu não estou te ameaçando com esta picareta e nem vou destruir meu notebook, só estou de Mr. Resetti para comemorar o lançamento de Animal Crossing: New Leaf, que acontecerá neste domingo! Mas vamos às fofocas e perguntas. Hoje temos muitas dúvidas da MINHA série, sobre as diferenças entre Oracle of Ages e Oracle of Seasons, o sangue verde em Ocarina of Time, as chances de vermos um Dementium III, o mistério por trás da morte de Wrinkly Kong e muito mais! Não deixe de ler e contrate um cardiologista, porque a E3 já está aí! \o/
Pedra,eu vi num episódio do AVGN sobre um console chamado 3DO. O que me deixa chateado é que o console tinha o objetivo de insultar o SNES e Sega Genesis dizendo que eles são consoles de bebê.Que se dane o 3DO!! O que você acha disso,Pedra?!?
Anônimo "É Guerra!" da Silva
Pode parecer um absurdo (e é mesmo), mas nessa época a guerra dos consoles estava bem perto de ser uma guerra de verdade e não foi apenas com o 3DO que indiretas bem diretas foram feitas entre as empresas de games. O Genesis, da SEGA, por exemplo, tinha o famoso slogan "Genesis does what Nintendon't" (um trocadilho que pode ser traduzido como "o Genesis faz o que a Nintendo não consegue") e o Atari Jaguar tinha o slogan "Do the math", ou "faça as contas", querendo indicar a sua superioridade em relação aos outros consoles porque tinha um maior número de bits (32, enquanto os demais ainda estavam nos 16). Ironicamente, todas essas empresas que tinham slogans "ousados" acabaram sendo os menos bem sucedidos e o 3DO foi o pior deles.



Pedra, no Ocarina of Time do N64, o prêmio de 20 G.Skultullas era a Stone of Agony, que fazia o controle vibrar se estivesse com o Rumble Pak. No 3DS, qual é o prêmio e qual sua função?
Anônimo "Pedra da Agonia" da Silva
Na versão para o 3DS de Ocarina of Time, a Stone of Agony foi alterada para a Shard of Agony. O item tem a mesma função que o anterior, de indicar segredos escondidos por perto, mas a diferença é que ao invés de fazer isso através de vibração, é feito através de um sinal visual e sonoro. E o item deixou de ser uma representação petrificada do Rumble Pak para ser uma espécie de gancho de cristal. Acho uma pena... qualquer coisa fica mais bonita quando é de pedra.

As pedras são mais úteis em Ocarina of Time do que o alfacinho ¬¬'

Oi Pedra, blz? Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do Wii U, mais precisamente do E-Shop. Os jogos são rodados apenas no Gamepad ou podem ser executados na TV normal, sendo controlado pelo Wii U Pro Controller ou Wii Remote? Obrigado!
Anônimo "Wii Uvida" da Silva
Todos os jogos do Wii U, incluindo os do eShop, usam a TV como tela principal e o Game Pad como controle e tela secundária. Dependendo do jogo, ele pode ser configurado para ser jogado unicamente pelo Game Pad ou então para usar o Pro Controller ou o Wii Remote, mas isso varia de jogo para jogo. Você pode olhar em "Details" no eShop para conferir quais controles são compatíveis com os jogos.

ó grandiosa pedra, agracei-me com sua sabedoria, há alguma coisa diferente na versão do virtual console do zelda: ages e seasons? Qual deles é mais de ação e menos de puzzles? Quantos kbytes ou megas vale um block? Por que raios a Nintendo usa isso? Os jogos virtual console do wii u são em HD?
Anônimo "Five Hit Combo Questions" da Silva
Não, não há diferença. Jogar Oracle of Ages/Seasons no 3DS é exatamente como jogar no Game Boy Color (exceto, é claro, pelo fato que você estará usando um 3DS e não um GBC xD). Na verdade, é bem uma emulação do GBC mesmo, porque a Advance Shop, a loja especial que só podia ser acessada ao se jogar usando um GBA, não pode ser acessada pela versão do 3DS. Bom, não por enquanto pelo menos... quem sabe a Nintendo não lança uma atualização pra mudar isso.

Ages é o que se concentra mais nos puzzles, e Seasons é o que foca mais na ação, mas a diferença não é tão grande assim. Qualquer um dos dois tem o estilo e a jogabilidade características da MINHA série.

Oito blocos equivalem a 1MB. A Nintendo usa o sistema de blocos para facilitar um pouco a medição dos tamanhos do jogos, não tendo que usar números quebrados de kB, MB, etc. Bom, teoricamente, era pra facilitar, mas no fim acaba confundindo de qualquer jeito. xD

Não, os jogos de Virtual Console do Wii U mantêm a mesma resolução dos originais, o máximo de melhoria que pode acontecer é o aumento da taxa de frames por segundo. Afinal, para converter um jogo do SNES para HD, por exemplo, seria necessário refazer todos os desenhos, cenários, etc. É claro que isso não impede de que jogos clássicos sejam recriados em HD (como está sendo feito com o Ducktales, por exemplo), mas nesse caso seria um remake e não entraria como jogo de Virtual Console.

Isso comprova que eu participei dos Oracles antes de o alfacinho chegar
Pedra onde estão as Artworks de Skyward Sword em Ocarina of Time 3d? Eu zerei Skyward Sword e comprei OoT 3D, então queria muito saber...
Anônimo "Artworks Hunter" da Silva
Há 3 artworks de Skyward Sword escondidos em Ocarina of Time 3D:

1) Com o alfacinho adulto, vá para o quarto em Lon Lon Ranch e procure pelos dois potes entre dois móveis. Quebre os potes e você achará um dos quadros;

2) Com o alfacinho criança, vá para a loja de bombas no beco de Hyrule Castle Town, à noite. Vá para o balcão, examine os itens à esquerda e você poderá ver a artwork na parede;

3) A última artwork está no esconderijo Gerudo. Da sala onde o alfacinho é jogado depois de ser capturado, use o Hookshot para subir até a janela. De lá de cima, olhe para baixo e para a esquerda e você verá a entrada do primeiro andar. Pule até lá e entre. Você estará em uma sala com duas caixas. Quebre-as e você verá a arte atrás de uma delas. Agora, a grande pergunta que fica é:... porque raios eles colocaram três desenhos sem-graça do alfacinho e não colocaram nenhum meu?!?!? ò.Ó

Está vendo? O alfacinho já era uma pintura de parede antes mesmo
da sequência de Alfacinho to the Past para o 3DS! xD
Pedra, como eu sei que vc sabe de tudo, queria que vc matasse uma curiosidade minha: sabe a Wrinkly Kong, aquela que salva o jogo em Donkey Kong Country 3? Ela agora é um fantasma. Ela morreu de quê??
Anônimo "Curioso de Morte" da Silva
Nunca foi explicado exatamente como a Wrinkly Kong passou desta para a melhor, mas levando em conta a Kong idosa que ela era, podemos imaginar que foi simplesmente a velhice mesmo... provavelmente aconhegada em sua cama, rodeada de seus amados Banana Birds e ouvindo os resmungos do seu marido Cranky. Irônico, não? Ela salvava os jogos dos outros, mas quando o Game Over chegou pra ela, não houve nada que ela pudesse fazer. Se bem que, com toda a ajuda que ela continuou a oferecer mesmo na forma de espírito, não foi Game Over coisa nenhuma! xD
O Game Over chegou para Wrinkly Kong...
Mas ela continua assombrando e ajudando
Pedra, é verdade que a cor do sangue fica verde em Ocarina of Time do Game Cube?
Anônimo "Clorofila" da Silva
Sim, a cor do sangue do Ganon foi mudado de vermelho para verde para deixar o jogo "menos violento". Mas essa alteração aconteceu já no próprio N64: apenas os primeiros cartuchos do jogo (todos os cartuchos dourados, mas alguns cinzas também) ficaram com o sangue vermelho, sendo que os cartuchos seguintes já foram lançados com a versão modificada (com outras mudanças também, como a música do Fire Temple, por exemplo). Naturalmente, essas alterações foram mantidas em todos os relançamentos subsequentes, como no GameCube e no 3DS.

Isso tá parecendo mais uma fumacinha alucinógena verde... :P

Pedra querida, com quantos até você pode trabalhar no blast? você pode fazer isso só em casa?tem salario? você é obrigadoa escrever todo dia?por ultimo mas não menos importante, você teria o link ou a conta de alguem que está fazendo seu jogo?
Anônimo "Meu Possível Futuro Escravo" da Silva
Não há um limite certo de participantes no N-Blast (e outros Blasts). À medida que o blog e a revista vão crescendo e eu vejo que preciso de mais escrav-- opa, ahem... e os diretores vêm que precisam de mais colaboradores, novas vagas vão sendo abertas e o tamanho da equipe vai crescendo. O site e a revista são feitos inteiramente por fãs, como hobby e forma de diversão, então cada um faz o seu trabalho da sua própria casa, no tempo livre que bem desejar. Como não é um trabalho remunerado, ninguém é "obrigado" a fazer nada (a não ser os infelizes que montam a MINHA coluna, hehehe). Naturalmente, há uma participação mínima desejada para que cada um se mantenha como parte da equipe, mas todos estão sujeitos a contratempos em suas vidas profissionais e pessoais, então não é nada que não possa ser negociado quando necessário. Se você está interessado em fazer parte da equipe, confira o post de abertura de vagas para mais detalhes. As inscrições são até dia 15 de junho, não deixe passar.

Sobre o meu jogo, há tantos fãs pedrásticos trabalhando em jogos e animações minhas que eu já até perdi a conta. Mas você pode encontrar links em várias das minhas colunas mais recentes (e normalmente os responsáveis deixam comentários na parte de baixo).
Participe você também e seja mais um de meus escravos!
Pedra grandiosa de inteligencia avassaladora e aquela babosera toda que você ama ouvir, Pokemon Rumble Blast vale a pena? eu só posso comprar um jogo pelo eShop, teria uma sugestão?
Anônimo "Pokéblástico" da Silva
Epa! Começou bem a pergunta, mas que história é essa de "baboseira toda que eu amo ouvir"?!? Saiba você que elogios dirigidos a MIM não são nenhuma baboseira! São revelações de sabedoria e transcendência intelectual que são submetidas ao remetente de tal elogio a fim de serem expressadas nas mais belas palavras e eloquência. Tamo entendido, mano?!? ò.Ó

Sobre Pokémon Rumble Blast... pra falar a verdade, o jogo não é tão bom assim não. Pra quem é fã da série, pode até divertir no começo e o fato de ter todos os Pokémon até a 5ª geração é realmente interessante... mas infelizmente a coisa se torna repetitiva e cansativa rápido demais. Não há quase nenhuma variedade na jogabilidade e não é necessária nenhuma estratégia ou raciocínio. Há vários outros jogos na eShop do 3DS que valem muito mais a pena. Alguns que eu posso recomendar são: Cave Story, Pushmo e Crashmo, The Denpa Men e The Denpa Men 2, Mighty Switch Force, Mutant Mudds, NightSky, Fluidity: Spin Cycle, HarmoKnight e Gunman Clive. Só pra citar alguns.

Isso, Pikachu! Sinta o meu sofrimento de como é viver sem braços! 
Pedra,qual a diferença entre o gênero Hack 'n' Slash e o Gênero Beat'em Up? Não é tudo de descer a porrada em todo mundo?
Anônimo "Smash da Porrada" da Silva
Na verdade, é isso mesmo que você disse: os dois termos definem o mesmo tipo de jogo, que é onde se tem que dar porrada em todo mundo. O que acontece é que o termo "beat'em up" é mais usado para jogos onde a ação é menos "estratégica". Isto era comum em jogos mais antigos, como Golden Axe, Double Dragon, Battletoads, o jogo de arcade dos Simpsons, etc. Ou seja, é só andar, bater, progredir e repetir o processo. Já "hack and slash" remete mais a jogos com elementos RPG (como experiência, equipamentos, etc.) e que requerem mais estratégia.

Isso é mais comum de ver hoje em dia, em jogos como Diablo e Dark Souls. Outros, como Devil May Cry e God of War, apesar de terem alguns elementos de RPG, talvez se encaixassem mais na classificação de "beat'em up", já que o foco é mais a ação mesmo. Mas como eu falei: não há uma definição certa do que diferencia esses dois gêneros e, na maioria dos casos, qualquer um dos dois pode ser usado.

Melhor do que bater, é bater sobre uma montaria esquisita (ou não)
Pedra, será que algum dia irá sair Dementium 3? Já joguei o 1 e o 2 e sou fã da série. E se saisse, voce prefere que saia pra WiiU ou 3DS?
Anônimo "Sanguinário" da Silva
Atualmente, a Renegade Kid (a empresa responsável pela série Dementium) está trabalhando em um jogo para o 3DS com um estilo parecido a Dementium, chamado Cult County. Até que esse jogo seja lançado, acho pouco provável escutarmos qualquer notícia sobre um possível Dementium III, mas não seria de se surpreender se eles decidissem continuar com um 3º jogo da série, que certamente seria muito bem-vindo, pois os dois primeiros são realmente muito bons. Considerando a afinidade que a empresa parece ter com os portáteis da Nintendo, acho que seria mais provável imaginar que ele fosse para o 3DS... mas, por outro lado, Mutant Mudds (que também é da Renegade Kid) está sendo levado para o Wii U... e não dá pra negar que um jogo no estilo de Dementium ficaria excelente na tela grande e em HD!

Rumores dizem que se você tomar Dolly, seu estômago fica assim

The Legend of Pedra - Uma animação de Mrpoke20XX

Na edição 113 da minha coluna, Mrpoke20XX fez a primeira parte da minha animação e, agora, ele fez a segunda! \o/ Devo dizer que a qualidade está absolutamente pedrástica e as novas cenas mostram eu enfrentando o chefão, inclusive usando um Pedrality!



Um final de batalha mais brilhante que o episódio do Porygon em Pokémon! xD Parabéns, Mrpoke20XX, estou gostando muito desse The Legend of Pedra! E também estou no aguardo da continuação! \o/

E3 2013 pedrástica

É, meus súditos fãs pedrásticos! Um dos eventos mais aguardados do ano está chegando! E, claro, eu vou estar lá também. É bem verdade que vou descobrir umas fofocas, mas vou ter uma conversinha com o Miyamoto pra exigir o meu jogo, senão pedralities vão rolar! ¬¬' Mas não morram de saudaes, semana que vem já estou de volta! BOING-OING!

"E3", 2, 1... Los Angeles, aí vou eu!
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Todas serão respondidas, talvez até esclarecidas e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Até lá!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nada mau, a fadinha agüentando três kamehamehas do boss o.O

    ResponderExcluir
  2. O melhor de ter lido a matéria foi a legenda da foto que diz "... se beber Dolly seu estômago fica assim"

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Concordo em gênero, número e grau!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google