Yoshi preso dentro de um ovo |
Ganhando destaque
Em Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES) a Ilha ganhou maior importância, tornando-se o tema principal do jogo inteiro, aliás, não só a ilha como os Yoshis também ganharam, pois são eles quem precisam ajudar Mario, ou melhor, Baby Mario a salvar o irmão Baby Luigi das garras de Baby Bowser.A ilha é enorme, com territórios tropicais que lembram muito a versão de SMW, além de praias, cavernas e montanhas com neve. Os mundos do jogo estão divididos dentro da própria ilha, diferente do ocorrido em SMW, onde a ilha era inteiramente um único território. Ao final de cada um, Yoshi explode um castelo, e assim sucessivamente, até libertar sua ilha por inteira das forças do mal.
O mesmo ambiente retorna em Yoshi's Island DS (NDS) com algumas pequenas modificações. Desta vez os Yoshis terão a companhia de não um, mas de vários bebês ao longo de cada mundo, utilizando-se de cada uma das habilidades de cada bebê, dentre eles, Baby Peach e Baby Wario. A Ilha do Yoshi nunca fora tão movimentada como neste jogo! Alguns estágios são bem semelhantes aos vistos em SMW2: Yoshi's Island, incluindo os inimigos que habitam a ilha, mas não foi só nestes jogos que a famosa Ilha apareceu.
A Ilha do Yoshi em três dimensões
A Ilha retornou em Yoshi's Story (N64), porém, desta vez, um pouco diferente da que vimos anteriormente. Desta vez, Baby Bowser transformou a ilha toda em um livro infantil a fim de roubar todo o poder da Árvore Feliz que traz felicidade aos Yoshis da Ilha. Embora a Ilha seja vista em forma de um livro ilustrado cheio de retalhos de tecido e pedaços de papelão, é fácil notar que seu tema tropical e paradisíaco continua intacto, apresentando belas praias e cavernas a serem exploradas, recordando muito o que já havíamos visto anteriormente no Super Nintendo.
O legado
Alegre, colorida e ensolarada, a Ilha do Yoshi apareceu em outros diversos títulos da Nintendo, sempre apresentando sua marcante característica de ser um paraíso tropical: Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES), Mario Golf (N64), Paper Mario (N64) e Mario & Luigi: Partners in Time (NDS) são apenas alguns exemplos de onde mais encontramos referências a esta belíssima ilha. E por que não já sonhar com os futuros lançamentos Yoshi's New Island (3DS) e Yarn Yoshi (Wii U), nos quais com certeza teremos novíssimas versões da famosa Ilha? O que vocês esperam encontrar?
Revisão: Luigi Santana
Capa: Douglas Fernandes