Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #173: dinheiro em Pokémon X/Y; backup de jogos e mais!

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


Boooing-oing!!! Mais um N-Blast Responde na área! Falando em área já sabe: gol da Alemanha!! Deixando mais esse trauma para muitos brasileiros de lado, trago-lhes as melhores respostas das perguntas feitas durante a semana no meu Ask. Temos como ganhar dinheiro fácil em Pokémon X/Y, diferenças entre os tipos de empresa party (First, Second e Third), resumo de Hyrule Warriors, os novos minigames de Kirby que saíram para o Japão e muito mais. E já votaram na sua alternativa preferida para a continuação da minha HQ? Corre lá que ainda dá tempo. Semana que vem teremos um novo capítulo! XD

Pedra dona do conhecimento supremo, o que significa exatamente First-Party, Second-Party e Third-Party?
Anônimo "Festeiro" da Silva
Isso é uma noitada, onde você vai para a primeira festa, depois para a segunda e então terceira, só curtindo. Ok, essa foi fraca. XD Vou usar a Nintendo para ficar mais fácil de entender.
  • "First party" se refere à própria Nintendo ou empresas que pertencem à ela e, portanto, fazem jogos exclusivamente para seus consoles. Exemplos são os jogos do Mario ou da MINHA série que são desenvolvidos pela própria Nintendo ou então Xenoblade Chronicles e Donkey Kong Country Returns que são desenvolvidos, respectivamente, pelas empresas Monolith Soft e Retro Studios, ambas pertencentes à Nintendo;
  • "Second party" se refere a uma empresa que é separada da Nintendo, mas que de maneira geral produz jogos exclusivamente para ela. Exemplos são a Camelot, responsável pelos jogos das séries Golden Sun, Mario Golf e Mario Tennis e a Game Freak, responsável pelos principais jogos da série Pokémon;
  • Por último, "third party" significa uma empresa totalmente separada da Nintendo e que desenvolve jogos livremente para consoles de várias empresas. Exemplos são os jogos da Capcom, Konami, Ubisoft, etc.
Esses tão na tenth-party!
Pedra, sou nintendista e tenho um Xbox 360 e I kissed a Xbox 360 and I liked it, the taste of it's 3RL. Sou traidor?
Anônimo "beijoqueiro" da Silva
Traidor não, mas se você anda beijando o seu Xbox, acho que tem questões mais urgentes para serem tratadas...

Tem que ver isso aí... ou não!
Pedra, estou meio por fora das notícias, você poderia resumir pra mim o que seria o Hyrule Warriors? É um jogo de luta com os personagens de The Legend of Zelda?‎
重野 まゆみ (espero que não esteja xingando ¬¬)
Realmente está por fora, hein! E olha que você é japonesa! Deveria saber melhor que todo mundo! xD
Mas enfim, vamos lá... Hyrule Warriors é um jogo "spin-off" da MINHA série, que mistura os personagens e cenários de vários jogos da MINHA série com o estilo e a jogabilidade da série Dynasty Warriors (por isso o "Warriors" do título). O gênero dessa série não é luta, mas sim de ação do tipo "hack n' slash", onde você é colocado no meio de enormes exércitos de inimigos e você deve usar diferentes armas e poderes pra abrir caminho na porrada, eventualmente enfrentando inimigos mais poderosos e chefões. Os jogos da série Dynasty Warriors são conhecidos por sempre apresentar uma grande quantidade de personagens diferentes para poder escolher e com Hyrule Warriors não será diferente. Dentre os personagens já mostrados, estão o alfacinho, a Zelda, a Impa e até a Midna, de Twilight Princess. Você consegue acreditar que ainda não anunciaram a MINHA ilustríssima presença?!? Mas com certeza ainda há novos personagens a serem mostrados, então deve ser só uma questão de tempo... Enfim, o jogo está parecendo bem promissor e a sua data de lançamento é 14 de Agosto no Japão e 26 de Setembro nos EUA. Para mais informações sobre o jogo, você pode visitar a página oficial (em japonês, mas acho que para você não vai ser problema xD).

Alfacinho e essa mania de quebrar vasos alheios: temos que denunciar! ¬¬
Pedra eu tenho uma pergunta: se um pato perder uma pata ele fica manco ou viúvo?
Anônimo "O Pato" da Silva
Nenhum dos dois, ele será teletransportado para uma realidade alternativa onde o planeta é dominado por cangurus. E patos são diplomatas.



Era uma vez uma Gossip Stone estava torcendo pro Brasil, porém, o mesmo perdeu para a Alemanha de 7x1 e depois disso aquela Gossip Stone ficou magoada e percebeu que todos os seus sonhos eram ilusões.
Anônimo "Argentino" da Silva
Ora essa, e quem disse que minha nacionalidade é brasileira, pra eu torcer pro Brasil?? Eu sou de Hyrule, esqueceu? E em Hyrule nós não temos campeonatos de futebol, apenas torneios de pesca...

Estou com pena do Alfacinho que não manja de pescaria... BRINKS! XD
Pedra,como eu consigo novos quadros no Troca Puzzle se eles são limitados por tempo? Quer dizer que não posso mais tê-los? É que eu gosto muito desses quadros mesmo não tendo completado nenhum‎.
Matheus Eiji Tsuboi, quadromaníaco
Quadros novos são disponibilizados em intervalos regulares através do SpotPass (quando o 3DS está conectado à internet). Mas com exceção apenas de alguns quadros promocionais que foram disponibilizados apenas no Japão (incluindo um do McDonald's! xD), não há data limite para obter os quadros novos. Pelo menos não por enquanto. Veja, abaixo, os quadros que existem atualmente, para a região americana:
  • Metroid: Other M
  • Mario and Bowser
  • Super Mario Galaxy 2
  • The Legend of Zelda
  • Kirby's Dream Land
  • Pikmin
  • New Super Mario Bros. Wii
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
  • Star Fox 64 3D
  • Super Mario 3D Land
  • Mario Kart 7
  • Rhythm Heaven Fever
  • Donkey Kong Country Returns
  • Pilotwings Resort
  • Kid Icarus: Uprising
  • Fire Emblem Awakening
  • Mario Tennis Open
  • Kirby's 20th Aniversary
  • Brain Age: Concentration Training
  • New Super Mario Bros. 2
  • Kirby's Return to Dreamland
  • Animal Crossing: New Leaf
  • Luigi's Mansion: Dark Moon
  • Dillon's Rolling Western: The Last Ranger
  • Nintendo Starlets
  • Xenoblade Chronicles
  • New SUPER MARIO BROS. U + New SUPER LUIGI U
  • The Legend of Zelda: Skyward Sword
  • Mario & Luigi: Dream Team
  • Chibi-Robo! Photo Finder
  • Pokémon X and Pokémon Y
  • Kirby: Triple Deluxe
  • SUPER MARIO 3D WORLD
  • YOSHI'S New ISLAND
  • Rusty's Real Deal Baseball

Pedra, hoje de manhã eu soube que os minigames do Kirby serão vendidos separadamente com um "Z", o problema é: ontem eu comprei o jogo! E só queria ele pelo Kirby Fighters! tem um jeito de eu adquirir todas as atualizações dos minigames sem pagar nada? Ou só comprando separadamente mesmo???
Anônimo "Dedede" da Silva
Até o momento não foi dito nada se haverá algum tipo de promoção ou desconto de comprar o minigame para os que compraram o Triple Deluxe. Mas acho difícil que isso aconteça. Provavelmente será necessário comprar separadamente mesmo...



Pedra, tem chance de vir um vírus com uma atualização no 3DS/Wii U? Sem ser atualização, tem mais vírus? Existe antivírus pra esses dois consoles?
Anônimo "Avast" da Silva
Não, os únicos vírus que você irá encontrar por lá são os vírus do Dr. Mario e Dr. Luigi! xD

Isso é porque os consoles rodam sistemas completamente diferentes dos de computadores e afins. Isso significa que os malfeitores teriam que desenvolver um vírus específico para tais consoles, o que demandaria um esforço muito maior do que o normal. E um esforço que não valeria muito a pena, porque infectar um console de videogame não seria tão "vantajoso" como infectar um computador ou um smartphone, por exemplo. Além disso, normalmente os únicos downloads que podem ser feitos nos consoles são pela eShop, ou seja, downloads da própria Nintendo. Diferente de um computador, por exemplo, onde você pode facilmente baixar qualquer coisa de qualquer lugar. Assim, os downloads são muito mais protegidos e seguros. O que poderia sim acontecer, seria que o serviço online da Nintendo fosse hackeado, a fim de obter informações e dados dos usuários, como aconteceu com a PSN algum tempo atrás. Mas daí não depende dos jogadores, mas sim da Nintendo de manter a segurança em seus servidores.

Vírus no seu videogame, só se for assim!
Pedra, responda por favor (já que você não responde certas perguntas), recentemente zerei Paper Mario (N64), assim que eu resetei o jogo após a tela de The End, eu voltei exatamente para o save point antes da batalha com o Bowser. Isso deveria acontecer ou fiz algo errado?
Anônimo "Sixty-FOOOOOOOOOOUR" da Silva
Já que me pediu com tanta educação, irei responder. Você não fez nada de errado, é assim mesmo. Como é o caso de muitos jogos do N64, o primeiro Paper Mario não salva o jogo depois de vencer a batalha final e nem sequer volta para a tela inicial, deixando o jogador preso na tela final até que o console seja resetado. Isso significa, de fato, que o seu jogo ficará permanentemente salvo no último save, a não ser que você o delete.



PEDRA!!!! Por favor me ajuda, se eu reiniciar meu 3DS, meus Saves do Praça Mii e jogos baixados do Club Nintendo irão embora?
Anônimo "Save" da Silva
OI!!! Se você formatar o 3DS, todos os seus saves serão perdidos. Isso não é problema para jogos de mídia física, pois os saves ficam salvos no próprio cartucho. Quanto aos jogos de mídia digital, há uma opção para fazer um backup dos saves no cartão SD. Para fazer isso, selecione o jogo no menu inicial do 3DS e arraste a setinha no canto inferior esquerdo para a direita. Você então verá a opção de fazer o backup. Entretanto, nem todos os jogos permitem o backup (Animal Crossing New Leaf é um exemplo) e se você não vir a setinha é porque é um desses casos. Quanto aos jogos baixados, se você criou um NNID e se depois de formatar você vincular novamente a mesma NNID, você poderá baixar os jogos novamente. Agora, se você usar outra NNID, daí não poderá ter acesso aos jogos que você tinha baixado.

Arraste a seta da esquerda para a direita para fazer backup do jogo.
Pedrinha, como conseguir dinheiro fácil em Pokémon X e Y? Quero comprar todas as roupinhas!!!
Anônimo "Pokéfashion" da Silva
A minha estratégia preferida pra ganhar dinheiro e experiência é participar das batalhas triplas no Restaurante Le Wow, em Lumiose City. O preço da entrada é alto, mas se você conseguir uma quantidade pelo menos razoável de cogumelos no final, você pode vendê-los e ter um ótimo lucro. Outras formas rápidas de ganhar dinheiro também é enfrentando novamente a Elite ou então no Battle Chateau (depois que enfrentar vários treinadores e os verdadeiramente fortes começarem a aparecer). Ah, lembre-se de equipar o item Amulet Coin e usar o Prize Money O-Power para aumentar os ganhos ainda mais!

Três estrelas, hein! Só comida da boa.
Pedra quando sai seu Amiibo?
Anônimo "Figure" da Silva
Eu já mandei alguns protótipos lindos de bonequinhos MEUS para a Nintendo, mas eles ainda não aprovaram, dizendo que está grande demais para os padrões dos Amiibos. Mas como é que eu posso retratar toda a minha infinita beleza em um boneco que não seja em tamanho real?!?

Não entendo porque não quiseram o meu Amiibo. ¬¬
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google