Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #235: Kimishima-San; Eco nas músicas Pokémon e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Galera pedrástica de plantão, mais uma sexta-feira, mais um N-Blast Responde. Enquanto não estive criando fases maléficas em Super Mario Maker e no aguardo da nova Splatfest em Splatoon, respondi dúvidas sobre os ecos nas músicas de Pokémon, mudança de região do eShop, como conseguir diamantes em Pokémon Shuffle Mobile e até sobre o novo presidente da Nintendo. Confira tudo antes de aproveitar o fim de semana!

Pedra! O que é spoofed GTS? (Pokémon)
Anônimo "GTS" da Silva
O “spoofed” GTS é uma espécie de GTS falso, para facilitar a troca de Pokémon. A ideia é que você configure uma conexão específica de internet, através da qual você pode acessar um servidor especial onde este GTS falso foi criado. Através deste, é possível trocar Pokémon com pessoas de qualquer lugar do mundo sem a necessidade das duas pessoas estarem conectadas ao mesmo tempo. É uma ideia interessante, mas é importante lembrar de que se trata de um serviço não oficial e, portanto, um hack. E sendo assim, o seu uso está sujeito a vários riscos de falhas e problemas, então é melhor evitar.
Spoofed tem cara de ser coisa da Equipe Rocket...
Pedra, vc viu o novo presidente da Nintendo? Ele parece ser sem graça, será que vai mudar alguma coisa?
Anônimo "New Presidente" da Silva
Bom, está certo que o novo presidente, Tatsumi Kimishima, não tem uma cara tão carismática quanto a do nosso querido mestre Iwata… sinceramente, não consigo imaginá-lo segurando um cacho de bananas ao final de um Nintendo Direct. Mas isso não quer dizer que ele não seja competente. Aliás, Kimishima já foi presidente da Nintendo of America antes do tio Reggie, e agora, antes de ser nomeado chefão da Nintendo, era presidente da Pokémon America, então ele sem dúvida sabe das coisas.

Pedra, eu vi umas pessoas falando que esse cara que é o novo presidente da Nintendo fez coisas ótimas nos anos 90 aqui no Brasil. é verdade? Se sim, tipo o que? Se sim de novo, vc acha que ele pode fazer coisas ainda melhores como presidente?
Anônimo "Esse cara" da Silva
Na verdade não, acho que houve alguma informação incorreta aí, porque Tatsumi Kimishima, o novo presidente da Nintendo, começou a trabalhar para a empresa em 2000 quando entrou na Pokémon Company como chefe de setor financeiro. Antes disso ele trabalhava para o Sanwa Bank of Japan, então ele não poderia ter feito muita coisa a respeito da atuação da Nintendo no Brasil. Em todo caso, infelizmente eu acho pouco provável que esse relacionamento melhore em um futuro próximo, já que tem mais a ver com os problemas políticos do Brasil do que com as políticas da Nintendo. Vale lembrar também que Kimishima foi colocado no cargo de forma temporária, pelo período de 1 ano. Então eu imagino que nesse período ele mantenha as coisas mais ou menos da mesma forma, até que o sucessor definitivo do mestre Iwata entre em cena.

Pedra, viajei pra San Francisco e fui comprar um ammibo do Mario da linha Smash, mas comprei um da linha Mario Party 10! Poderia me dizer qual é a diferença entre ambos? PS: Se não rodar em smash vou ficar muito triste. :(
Anônimo "Too much Mario" da Silva
Não se preocupe, a única diferença que você vai ter entre um amiibo do Mario da série Smash Bros. e Mario Party é a pose do boneco. De forma geral, todos os amiibo de um mesmo personagem funcionam da mesma forma em todos os jogos. Então, assim como esses dois que você citou funcionam igual, o amiibo do Mario dourado, por exemplo, também funciona igual. Da mesma forma, os amiibos do Yoshi da série Smash Bros., Mario Party e Yoshi’s Woolly World, todos podem ser usados igual no Super Smash Bros.

Aqui tem um link (não o Alfacinho) bem útil mostrando todos os amiibo e as suas compatibilidades nos jogos.

Pedra, como consigo os diamantes no Pokémon Shuffle (sem pagar por eles).
Max Wilson, o Comendador
Na versão de 3DS do Pokémon Shuffle é um pouco mais fácil conseguir os valiosos diamantes, já que você ganha um sempre que vence o chefão de cada área (o Pokémon Mega Evoluído no fim da área). Além disso, um diamante normalmente é dado como prêmio de participação nas competições, independente da sua colocação final (e quando acontece de uma competição ser repetida, há até a chance de ganhar dois diamantes, se a sua colocação for boa o suficiente). Por fim, há também um password para a versão do 3DS que dá um diamante: 20150917 (há outros passwords para receber outras coisas, que você pode consultar aqui).

Já na versão mobile do jogo, os diamantes são bem mais raros, já que os prêmios dos chefões foram substituídos por 5 corações. Provavelmente ainda serão distribuídos como prêmios nas competições, mas como estas ainda não começaram nessa versão do jogo, ainda não dá pra confirmar com certeza.

Finalmente, nesta última segunda-feira, deu-se início o evento especial do Diancie, nas duas versões do jogo. Ao vencer essa fase pela primeira vez, o prêmio é nada mais nada menos que um diamante, então não perca essa oportunidade!

Ô, sábia e esplêndida Pedra! Responda, por favor, a pergunta desse reles mortal: se eu mudar a região da eShop, perderei conteúdos extras que são desbloqueados após o final de jogos de mídia física? Eles estão atrelados a minha conta da Nintendo Network?
Anônimo "Nômade" da Silva
Não, mudar a região da sua conta não vai alterar em nada o acesso aos conteúdos dos jogos. A região da sua conta está apenas relacionado com o acesso online. Em Pokémon Shuffle, por exemplo, de vez em quando aparecem eventos de competição, no qual você ganha prêmios dependendo do ranking em que ficar, em relação aos demais jogadores que submeterem as suas pontuações online. Nesse caso, pessoas que estejam usando a região do Brasil ou EUA, por exemplo, não apenas participarão de rankings diferentes, como também terão metas diferentes para ganhar os prêmios (geralmente as metas no Brasil requerem colocações mais altas do que na região dos EUA). Mas são só coisas desse tipo, quanto a conteúdo disponível nos jogos, pode ficar tranquilo que não mudará nada com regiões diferentes.


Pedra eu tava vendo a Soundtrack dos originais Pokemon Red e Blue, e percebi que tem um eco em algumas musicas, algo como se a musica estivesse num palco, então eu queria saber do por que tantas musicas do Pokemon no Youtube tem esse efeito, então… você sabe?
Anônimo "Eco" da Silva
Isso é porque as músicas originais desse jogo realmente têm esse efeito de eco. Isso é chamado de “reverberation”, ou simplesmente “reverb”, e era uma técnica bastante usada nas trilhas sonoras de jogos mais antigos – como de NES e Game Boy –, quando a tecnologia da época ainda não permitia sons muito sofisticados. O vídeo abaixo mostra exatamente como funciona esse efeito, usando uma música do jogo Ducktales (NES) como exemplo:


É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google