Top 10

Do Wii U para o Switch: Quais games ainda merecem um retorno?

Depois de Mario Kart e Pokkén, quais outros games do extinto Wii U merecem um retorno no novo console da Nintendo?

Mario Kart 8 Deluxe (Switch) fez um enorme sucesso em seu lançamento, ajudando as vendas do primeiro console híbrido da Nintendo a subir espantosamente, mesmo com o grandioso The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) lançado em conjunto com o lançamento do Switch. Além disso, semanas antes da E3 2017 a Big N divulgou que Pokkén Tournament DX também seria lançado para o console híbrido. Ambos os games com novos conteúdos e os DLC inclusos em uma versão “definitiva”.


Além disso, é importante contar que o elogiadíssimo Breath of the Wild foi pensado originalmente para Wii U, bem como Splatoon 2 (Switch) já representa também um transporte da franquia dos Inklings para o Switch. Agora, chegou a hora de abrir a mente e imaginar quais outros grandes jogos do Wii U mereceriam um retorno digno no Switch. Preparados para a lista?

10 – Wonderful 101

Pra começar nossa lista, que tal um dos games mais elogiados do início da vida do Wii U? Uma IP nova, desconhecida, produzida pela Platinum Games e que dividiu opiniões inicialmente. Entretanto, demonstrou um dos usos mais criativos da tela tátil do Wii U até hoje. O game é excelente e uma versão melhorada dele para Switch não seria de se reclamar. Talvez pudesse seguir os moldes de Splatoon 2 e lançar um “Wonderful 102” ou algo do gênero.


9 – Pikmin 3

Outro game do início da história da vida rápida do Wii U. Pikmin sempre chama atenção e o terceiro game da franquia, aguardado desde o GC, fez bastante sucesso no Wii U. Claro que não tanto como outras franquias mais antigas da Big N, mas o mundo de Olimar merece sim uma versão atualizada para o Switch. Talvez, arrisco dizer, até uma versão “Pikmin Trilogy”, quem sabe, com os três jogos da série numa coletânea à la “Crash N’sane Trilogy”.


8 – Twilight Princess HD + Wind Waker HD

Breath of the Wild fez um imenso sucesso e sua qualidade chega a ser inquestionável para alguns. Por que não trazer então os outros dois episódios de Zelda que foram refeitos para o Wii U em uma versão combinada para o Switch? Twilight Princess HD + Wind Waker HD seria uma forma de aproveitar as excelentes remasterizações e trazê-las para um universo portátil, com novas mecânicas liberadas através dos amiibo de Breath of the Wild. Os dois jogos em um único combo seria interessante também, mas claro, por um preço reduzido.


7 – Donkey Kong Country Tropical Freeze

Uma das melhores franquias de aventura da Big N, Donkey Kong fez um retorno excelente no Wii com Country Returns e, logo em seguida, teve um dos melhores capítulos da franquia lançado para o Wii U. Tropical Freeze chamou muito a atenção pelo retorno das fases aquáticas, mas também pela excelente trilha sonora. Já vimos na versão de 3DS do seu antecessor que a jogabilidade da franquia funciona muito bem num portátil. Então por que não trazer este recente título de volta para o Switch para que possamos jogá-lo em qualquer lugar?


6 – Bayonetta 2

Mais um excelente título da Platinum lançado exclusivamente para o Wii U. Bayonetta 2 reviveu vários pontos positivos do primeiro jogo e melhorou muitas outras coisas. A sua jogabilidade rápida e visuais incríveis chamam atenção até hoje e não seria nada ruim pedir que esse excelente título venha para o Switch em uma reformulação com alguns conteúdos extras e, quem sabe, um DLC com um novo capítulo da saga. Claro que tudo isso seria uma premissa para lançarem Bayonetta 3 futuramente.


5 – Star Fox Zero Remix

Calma, Calma, já explico! Muita gente não gostou tanto da jogabilidade de Star Fox Zero (Wii U), lançado mais para o final da vida do console e que era há muito esperado por vários fãs da franquia de Fox McCloud. O jogo não é um inteiro fracasso e muita gente curtiu bastante o retorno da franquia. Uma saída seria relançar o título para Switch com sua jogabilidade totalmente repaginada, focada mais nos seus artifícios clássicos. Quem sabe até um modo versus ou cooperativo com os Joy-Cons separados?


4 – Hyrule Warriors Ultimate 

Que o Nintendo Switch é o console de Zelda, ninguém pode negar. Além disso, um hack n’ slash já está sendo produzido para o console retomando a franquia Fire Emblem em uma repaginação para um gênero mais de ação. Já vimos isso acontecer antes com Hyrule Warriors (Wii U), hack n’ slash baseado na franquia The Legend of Zelda que fez bastante sucesso no Wii U e depois foi relançado para 3DS. Uma ideia interessante seria lançar uma versão definitiva do game para Switch com todos os conteúdos de DLC inclusos no pacote. Talvez até alguns personagens da versão de 3DS, quem sabe?


3 – Super Mario Maker Switch Version

Super Mario Odyssey roubou vários holofotes durante a E3 2017 e agradou bastante tanto à crítica como aos fãs. Mas ele representa a linha de jogos do bigodudo que ficou conhecida pelas plataformas em 3D iniciadas em Super Mario 64 (N64) e seguido da série Galaxy e 3D World. Uma versão de Switch de Super Mario Maker traria para o console o ar mais clássico da franquia, bem como as excelentes mecânicas de compartilhamento de fases online. Um game com mecânicas de criação de fases tão boas não pode ficar “esquecido” no Wii U ou apenas com a sua versão reduzida de 3DS.


2 – Xenoblade Chronicles X

De longe um dos games mais ambiciosos do Wii U. Xenoblade Chronicles X foi um spin-off da série iniciada no Wii que chamou bastante atenção por seus gráficos, pelo seu extenso mundo aberto e claro, pelos Skells, os robôs controlados pelos protagonistas após algumas dezenas de horas de gameplay. Com Xenoblade Chronicles 2 chegando já, já para o Switch, uma versão melhorada de X não seria nada mal. Talvez até um “Xenoblade Chronicles X2”, vistos os buracos que a história do jogo principal possui em seu final. Não custa sonhar, não é mesmo?


1 – Super Smash Bros. DX

Claro, a franquia mais aguardada para o Switch desde que Zelda foi lançado e Pokémon RPG foi confirmado na E3. É fato que todo console de mesa da Nintendo possui um excelente Mario Kart e um excelente Super Smash Bros. Já vimos a saída da Nintendo para ter mais tempo para desenvolver um “Mario Kart 9” futuramente. Então por que não fazer o mesmo com o Smash Bros. e lançar uma versão “Deluxe” da franquia de luta com todos os personagens de DLC disponíveis? Isso mesmo! Imagina como seria bom comprar o jogo e ele já vir com Mewtwo, Cloud, Bayonetta, Ryu e alguns outros! Fica a dica para a empresa e o sonho para nós, jogadores.


Não só de remakes vive um console

Claro que esta lista tratados melhores games de Wii U que seriam interessantes no Switch. Mas isso não diz do poder do console. Todos estes games, com a exceção de uma ou outra continuação sugerida aqui, serviriam apenas como paliativos para que os grandes títulos do console fossem de fato desenvolvidos com qualidade, como é o caso do já aguardado Metroid Prime 4 (Switch) e do novo título de RPG de Pokémon anunciado.

Se tudo for feito com estratégia e compreensão, entendendo os movimentos da indústria e os anseios do público que pretende comprar ou já comprou o Switch, a Nintendo pode finalmente voltar com força total para o mercado, tal qual foi na época do Wii. Resta-nos esperar e ver os próximos movimentos da empresa. Este ano já estamos recheados de novidades, então vamos que vamos e, claro, bons jogos!

Revisão: Vitor Tibério


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google