Seleção 2019: novas vagas na equipe do Nintendo Blast! Redação, revisão, design, social media, e podcast. Saiba mais e participe!
Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 10: O Declínio da Equipe Rocket

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!


Se está acompanhando o nosso detonado passo a passo, a essa altura do campeonato, você certamente:

  • Conheceu e se afeiçoou ao seu rival, desbravou a floresta de Viridian e ganhou sua primeira insígnia ao derrotar Brock na primeira parte;
  • Explorou o Mt. Moon, desafiou e se saiu vitorioso em uma batalha pela segunda insígnia contra a líder Misty e conquistou a Nugget Bridge na segunda parte;
  • Fez uma visita ao S.S. Anne, aprendeu as técnicas secretar Chop Down e Light Up e desafiou o Tenente Surge pela terceira insígnia de ginásio na terceira parte;
  • Atravessou o Rock Tunnel, deu a primeira passadinha na Pokémon Tower e derrotou Erika em seu quarto desafio de ginásio na quarta parte;
  • Fez uma baguncinha no quartel-general da Equipe Rocket e explorou a Pokémon Tower em Lavender com maior propriedade na quinta parte;
  • Escolheu dentre os dois caminhos possíveis até Fuchsia City na sexta parte;
  • Derrotou Koga em seu quinto desafio de ginásio, bem como desmantelou mais um esquema da Equipe Rocket na sétima parte;
  • Enfrentou Sabrina, se aventurou na Seafoam Island e capturou o lendário Articuno na oitava parte;
  • Vasculhou os destroços da Pokémon Mansion atrás da chave que dá acesso a Blaine e o derrotou, ganhando assim sua penúltima insígnia na nona parte.
Dessa forma, chegou a hora de conquistar a última das insígnias e, de quebra, capturar mais um poderoso Pokémon lendário. Vamos lá?

Lá e de volta para Pallet Town

O nosso próximo ginásio fica em Viridian City. Tendo isso em vista, é possível voar diretamente para lá ou seguir pela Route 21, que te renderá experiência contra os vários treinadores do local e vários itens. Se isso for do seu interesse, continue com o nosso detonado. Caso contrário, é só usar o Sky Dash.

Pois bem, a Rota 21 fica ao norte de Cinnabar, é só usar o Sea Skim. Ela é um caminho de sentido único em direção ao norte, com vários trechos de terra durante o trajeto. Dessa forma, o primeiro deles conta com um PP Up.



Na sequência, batalhe com o Swimmer Jerome (Slowbro Lv. 42). Siga pelo caminho em direção a noroeste, para outro trecho a pé. De volta ao mar, enfrente o Swimmer Roland (Starmie Lv. 42; Kingler Lv. 42). O próximo banco de terra conta com o Sailor Claude (Primeape Lv. 42; Machoke Lv. 42), enquanto no seguinte há uma Water Stone e o Fisherman Nolan (Tentacruel Lv. 42; Starmie Lv. 42).

Continuando o trajeto,  passe pelo Swimmer Jack (Tentacool Lv. 42; Golduck Lv. 42; Tentacruel Lv. 42) e pelo Swimmer Spencer (Seel Lv. 42; Seadra Lv. 42). Na pequena ilha, o Roughneck Martin (Raticate Lv. 42; Onix Lv. 42) te aguarda solitariamente.

No próximo trecho com terra há dois treinadores. Um é o Fisherman Ronald (Seadra Lv. 42; Kingler Lv. 42), enquanto o outro é uma Coach Trainer:

Coach Trainer Pam Recompensa: $4500 + TM35 — Ice Punch
Pokémon Nível Tipo Golpes
Machoke 44 Fighting -Ice Punch
-Brick Break
Jynx 44 Ice/Psychic -Ice Punch
-Body Slam
-Lovely Kiss
Kangaskhan 45 Normal -Ice Punch
-Dizzy Punch

Ao nordeste está seu último oponente dessa bateria de treinadores, o Fisherman Wade (Magikarp Lv. 42; Magikarp Lv. 42; Magikarp Lv. 42; Magikarp Lv. 42; Magikarp Lv. 42; Magikarp Lv. 42). Próximo a ele está uma Hyper Potion.

Siga para o norte e verá terra firme, lá você voltará ao continente, em um trecho com grama alta. Nele você pode encontrar Tangela, um Pokémon que só pode ser achado ali. Aliás, nesse ponto do jogo, é a única novidade, seja em terra ou em mar:

Em Terra Firme
Tangela Pidgey Pidgeotto Rattata Raticate Oddish
(LGP)
Gloom
(LGP)
Vileplume
(LGP)
Bellsprout
(LGE)
Weepinbell
(LGE)
Victreebel
(LGE)
Chansey
(aparição rara)


Surfando durante o Sea Skim
Magikarp Staryu Starmie Tentacool Tentacruel

Pegando-o, volte  a surfar e continue pelo trecho na água. Você se verá em Pallet. De lá, siga para Viridian, igual a quando começamos a nossa jornada. Vá em direção ao ginásio e você se deparará com seu rival. Do mesmo jeito que você teve que voltar porque precisava devolver o pacote do Professor Carvalho, você retornará ao laboratório agora porque o ginásio continua fechado — selecione a primeira opção quando ele te perguntar a respeito do que fazer.

Lá, você verá Blue, além do próprio professor. Juntos eles explicam a mecânica de Mega Evolução, entregando a você a Key Stone, que pode reagir com a Venusaurite, Blastoisinite, Charizardite X e Charizardite Y, que fazem com que Venusaur, Blastoise e Charizard adquiram novas formas mais poderosas em batalha.

O autoproclamado mais poderoso dos treinadores

Mais uma vez, vá ao ginásio de Viridian. Agora sim ele estará aberto. Dentro dele, você verá um pequeno quebra-cabeça semelhante ao do quartel-general da Equipe Rocket em Celadon. Do primeiro piso amarelo, pegue a esteira que direciona para a direita, ao seu noroeste. Sendo parado pela mureta, enfrente o Ace Trainer Samuel (Nidoking Lv. 48).

Na sequência, suba na esteira ao lado dele, que aponta para a esquerda da tela. Você irá parar na cara do Tamer Cole (Nidorino Lv. 47; Rhyhorn Lv. 47). Pegue a esteira para o norte, ela te deixará  de frente com a Ace Trainer Kelly (Nidoqueen Lv. 48). Pise na esteira ao lado dela e você dará a volta pelo ginásio até parar em um piso amarelo estrategicamente posicionado a frente do Ace Trainer Yuji (Dugtrio Lv. 47; Rhyhorn Lv. 48) — não deixe de pegar o Revive ao lado.



Seguindo pela esteira à esquerda, você voltará ao piso amarelo logo na porta do ginásio. Sem sair dele, vá para a esteira ao oeste. Quando você parar em outro piso amarelo, siga para o norte com cuidado até a esteira azul. Ela te lançará para uma seção central com o Tamer Jason (Sandslash Lv. 47) e o Black Belt Takashi (Graveler Lv. 47). Pegue a última esteira azul e siga pelo corredor.

É isso. Seu último embate de líder de ginásio é contra Giovanni, que também é a mente por trás da Equipe Rocket.





Gym Leader Giovanni
Recompensa: $8000 + TM41 — Earthquake
Pokémon Nível Tipo Golpes
Dugtrio 49 Ground -Earthquake
-Sucker Punch
-Slash
Nidoqueen 49 Poison/Ground -Earthquake
-Super Fang
-Crunch
Nidoking 49 Poison/Ground -Earthquake
-Megahorn
-Horn Drill
-Poison Jab
Rhydon 50 Ground/Rock -Earthquake
-Rock Slide
-Megahorn

Não há muito segredo para vencê-lo também. Um Pokémon com golpes do tipo Water ou Grass resolve a situação com tranquilidade. No caso dos Nidos há ainda a opção de utilizar golpes psíquicos. Vencendo-o, você leva a Earth Badge e o TM41 — Earthquake, um dos golpes mais úteis do jogo.

Atividade Opcional: Usina de Força

A atividade agora é completamente opcional. Caso não queira executá-la, basta seguir para a próxima parte do detonado, mas ressaltamos que é nesse momento em que você poderá capturar Zapdos, o segundo pássaro lendário do nosso guia.

Pois bem, voe até Cerulean City e faça o mesmo caminho como se estivesse indo até o Rock Tunnel. Assim que você chegar na Route 10 (a mesma que tem um PokéCenter), siga para o norte e use o Sea Skim no trecho de água. Existe uma pequena chance de aparecer um novo Pokémon e uma chance menor ainda de encontrar sua evolução:

Surfando durante o Sea Skim
Magikarp Dratini Dragonair Tentacool Tentacruel

Seguindo o trajeto pelo sul, você logo verá um trecho de terra e o Poké Maniac Mark (Rhyhorn Lv. 42; Lickitung Lv. 42). Continue e faça a curva para o sul até ver a usina de força. Do lado direito dela há uma Thunder Stone. Pegue-a e entre na Power Plant.



Siga em direção ao norte pelo caminho que serpenteia. Você encontrará uma Coach Trainer.

Coach Trainer Mable Recompensa: $4500 + 5x Rare Candy
Pokémon Nível Tipo Golpes
Omastar 44 Rock/Water -Hydro Pump
-Spike Cannon
-Ice Beam
Kabutops 44 Rock/Water -Leech Life
-Slash
-Rock Slide
-Aqua Jet
Aerodactyl 45 Rock/Flying -Take Down
-Rock Slide
-Crunch

Derrote-a, vá para a direita e você chegará numa área com duas opções de caminhos. Pegue o que te leva para o leste. Seguindo por além dos barris, há uma Max Potion. Se você for por trás deles, verá uma Pokébola de ponta cabeça. Interaja para batalhar contra um Electrode:

Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Electrode 42 Electric -Swift
-Self Destruct
-Screech
-Thunderbolt

A batalha contra ele é similar à do Snorlax: derrote-o para ter a oportunidade de capturá-lo. Volte por onde você veio e pegue o caminho do sul agora. Pegue o X Sp. Def e serpenteie pelo trajeto.


Entrando num salão ao sul, você vai encontrar um Rare Candy. Assim, vá pelo corredor ao leste. Pegue a primeira entrada que aparecer, ao sul. Além do TM38 — Thunder, há  mais um Electrode na sala:


Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Electrode 42 Electric -Swift
-Self Destruct
-Screech
-Thunderbolt

Entre na sala ao sul. A sala dá acesso a uma área menor com um Paralyze Heal e o último Electrode:

Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Electrode 42 Electric -Swift
-Self Destruct
-Screech
-Thunderbolt

Não chegou a capturar nenhum deles? Tudo bem, além de ser possível capturar um Voltorb nesse mesmo local e posteriormente evoluí-lo, há também uma chance de mais Electrodes aparecerem aleatoriamente:

Voltorb Electrode Magnemite Magneton Electabuzz
Grimer
(LGP)
Muk
(LGP)
Koffing
(LGE)
Weezing
(LGE)
Chansey
(aparição rara)

Pois bem, a saída oeste do local onde você está agora leva até um salão maior onde poderá engajar sua batalha contra o lendário Zapdos:

Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Zapdos 50 Electric/Flying -Drill Peck
-Thunderbolt
-Agility
-Light Screen

Você enfrentou o Articuno e aqui acontece exatamente a mesma coisa: derrote-o antes de dar os cinco minutos do contador e entre na tela de captura. Mais uma vez, guarde a Master Ball para um desafio maior.


Capturando-o, pegue o teletransportador no canto sudoeste do salão e você voltará à entrada da usina de força. Voe até Viridian City.
Na próxima e última parte do detonado, percorreremos a Victory Road e superaremos nossa última provação antes dos créditos rolarem na tela: a Elite 4. Entretanto, este ainda não será o fim do jogo e um último desafio nos aguarda nas profundezas da caverna de Cerulean. Até lá!
Revisão: Vinícius Fernandes.
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.
João Pedro Boaventura é jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Não perde a chance de usar conceitos acadêmicos para discutir sobre videogame. Se você realmente gosta das groselhas que ele escreve, pode ler mais um pouco de suas asneiras em seu blog particular.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook