Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 11: Eternizado no Hall da Fama

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!

Se está acompanhando o nosso detonado passo a passo, a essa altura do campeonato, você certamente:

  • Conheceu e se afeiçoou ao seu rival, desbravou a floresta de Viridian e ganhou sua primeira insígnia ao derrotar Brock na primeira parte;
  • Explorou o Mt. Moon, desafiou e se saiu vitorioso em uma batalha pela segunda insígnia contra a líder Misty e conquistou a Nugget Bridge na segunda parte;
  • Fez uma visita ao S.S. Anne, aprendeu as técnicas secretar Chop Down e Light Up e desafiou o Tenente Surge pela terceira insígnia de ginásio na terceira parte;
  • Atravessou o Rock Tunnel, deu a primeira passadinha na Pokémon Tower e derrotou Erika em seu quarto desafio de ginásio na quarta parte;
  • Fez uma baguncinha no quartel-general da Equipe Rocket e explorou a Pokémon Tower em Lavender com maior propriedade na quinta parte;
  • Escolheu dentre os dois caminhos possíveis até Fuchsia City na sexta parte;
  • Derrotou Koga em seu quinto desafio de ginásio, bem como desmantelou mais um esquema da Equipe Rocket na sétima parte;
  • Enfrentou Sabrina, se aventurou na Seafoam Island e capturou o lendário Articuno na oitava parte;
  • Vasculhou os destroços da Pokémon Mansion atrás da chave que dá acesso a Blaine e o derrotou, ganhando assim sua penúltima insígnia na nona parte;
  • Conquistou a última das insígnias ao vencer Giovanni em sua última batalha, desmantelando a Equipe Rocket de vez, além de capturar o lendário Zapdos na décima parte;
Dessa forma, nessa última parte do detonado, vamos percorrer a Victory Road e teremos nossa última provação contra a Elite 4. Entretanto, isso não é tudo, pois ainda nos resta um último desafio nas profundezas da Caverna de Cerulean. Vamos lá?

A Estrada da Vitória

De Viridian, siga para a Route 22, a oeste da cidade — você já batalhou contra seu rival lá uma vez e agora enfrentará de novo, exatamente no mesmo local, no caminho de tijolos logo após atravessar um trecho com grama alta.

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa: $860
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeot 50 Normal/Flying -Quick Attack
-Air Slash
-Sand Attack
-Roost
Vileplume 50 Grass/Poison -Petal Dance
-Acid
-Toxic
Marowak 50 Ground -Focus Energy
-Bonemerang
-Thrash
-Swords Dance
Jolteon 51 Electric -Thunder
-Quick Attack
-Pin Missile
-Double Kick
Rival (Let’s Go Eevee) Recompensa: $8160
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeot 50 Normal/Flying -Quick Attack
-Air Slash
-Sand Attack
-Roost
Vileplume 50 Grass/Poison -Petal Dance
-Acid
-Toxic
Marowak 50 Ground -Focus Energy
-Bonemerang
-Thrash
-Swords Dance
Raichu 51 Electric -Thunder
-Quick Attack
-Thunder Punch
-Slam

Vencendo-o, continue para a esquerda, desça o trecho de terra e dê a volta para o oeste e depois para o norte até chegar na construção-portão. Em direção à Liga Pokémon, você irá sempre ao norte pela Route 23, passando pelas checagens de cada insígnia em particular. Ressalta-se que, depois da verificação da terceira insígnia, você poderá encontrar três Golden Nanab Berries ao leste. Após a quarta, o seu achado são três Golden Pinap Berries a noroeste e, da quinta, cinco Golden Razz Berries sobre o banco de terra, durante o trecho que exige o Sea Skim.



Antes dos portões finais, você irá encontrar um trecho com grama alta. Aproveite:

Em Terra Firme
Nidoran♀ Nidoran♂
Nidorina Nidorino
Nidoqueen Nidoking
Exeggcute Exeggutor
Spearow Fearow
Chansey (aparição rara)

Também é possível encontrar alguns nomes singulares na água:

Durante o Sea Skim
Magikarp Poliwag Poliwhirl

No fim da rota, você se deparará com uma caverna. Entre, então, na Victory Road. Siga para o leste e empurre a rocha até o botão no chão com o Strong Push do seu parceiro. O portão irá se abrir. Dê a volta, suba no morro e passe pelo trecho que se abriu. Siga para o norte e enfrente a Ace Trainer Naomi (Kangaskhan Lv. 47; Venusaur Lv. 48). Siga para o leste, desça a rampa e enfrente o Coach Trainer:

Coach Trainer Alemana Recompensa: $4900 + 5 Pikachu/Eevee Candy
Pokémon Nível Tipo Golpes
Ditto 49 Normal -Transform

Dele, siga para o norte, faça a curva para a esquerda e você verá dois itens atrás de uma rocha. Empurre-a duas vezes para o leste e uma vez para o norte — você ganhará acesso à Leaf Stone. Saia da Victory Road por onde entrou e retorne a esse mesmo ponto. Dessa vez, empurre o pedregulho três vezes para o leste e garanta o TM56 — Stealth Rock.



Retorne à Ace Trainer e siga pelo caminho da esquerda. Desça a rampa, faça a curva para o leste e você logo verá o Ace Trainer Rolando (Rapidash Lv. 47; Starmie Lv. 47; Victreebel Lv. 48) ao norte. Na sequência, pegue as três Ultra Balls e suba pela escada.

Agora no 2F, vá para o sul e você verá mais uma rocha. Empurre-a para a esquerda, para baixo e duas vezes para a esquerda novamente até ela estar sobre o botão. Suba o morro ao nordeste e batalhe contra o Juggler Nelson (Hypno Lv. 46; Slowbro Lv. 46). Siga para o leste e derrote o Black Belt Daisuke (Hitmonlee Lv. 47; Poliwrath Lv. 47). Continue o caminho por esse trecho mais alto e desça qualquer uma das rampas ao fim dele. Siga pelo leste, faça a curva para o norte e, em seguida, oeste.

Enfrente o Tamer Vincent (Primeape Lv. 47; Tauros Lv. 47) no centro dessa área aberta e pegue o Full Restore a sudoeste dele. Siga para o norte, faça a curva para o leste e passe pelo Juggler Gregory (Mr. Mime Lv. 46; Alakazam Lv. 46). Colete o TM49 — Superpower. Volte e suba a escadaria próxima ao Tamer.



De onde você está agora no 3F, siga para o norte, vire para a direita e desça até o Ace Trainer George (Scyther Lv. 48; Marowak Lv. 47). Pegue o Max Revive no fim do beco e retorne, seguindo para o oeste até o fim, alinhado com a parede. Se você precisar recuperar seus Pokémon, fale com a policial que ela dará conta desse serviço para você.

Dito isso, siga para o sul, passe pelo pedregulho e pegue o TM51 — Blizzard. Agora, empurre a pedra uma vez para cima, dê a volta e empurre-a duas vezes para a esquerda. Continuando, empurre-a para o sul uma vez, quatro vezes para o oeste, três vezes para o sul novamente e, por fim, uma vez para o leste, fazendo com que ela fique em cima do botão. Nisso, desça a escadaria.



Você está de volta ao 2F. Siga para o leste até o PP Max no centro da área. Suba o morro para engajar em uma batalha contra a terceira e última ave lendária, Moltres:

Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Moltres 50 Fire/Flying -Air Slash
-Flamethrower
-Agility
-Heat Wave

Nada muito diferente dos outros dois. Enfraqueça-o dentro do tempo limite e capture-o com Ultra Balls — mais uma vez, guarde a Master Ball. 



Capturando-o, volte para o 3F por onde você veio e no 2F, retorne até a escadaria do lado leste. Dela, vá para o oeste e suba o morro. Derrote a Ace Trainer Alexa (Dragonair Lv. 47; Wigglytuff Lv. 47; Hitmonchan Lv. 48) e continue pelo trajeto, pegando a Max Potion, atravessando o portão aberto e descendo o morro.

Na área aberta, há cinco Nanab Berries no canto nordeste, além de dois treinadores, o Ace Trainer Colby (Electrode Lv. 47; Kingler Lv. 47; Pidgeot Lv. 47; Rhydon lv. 48) e a Ace Trainer Caroline (Jynx Lv. 47; Golbat Lv. 47; Arcanine Lv. 48). Colado com a parede inferior do mapa, siga para o leste até encontrar um buraco com um pedregulho ao lado praticamente implorando para ser empurrado. Faça isso e se jogue na fenda no chão. Pule em seguida e empurre a pedra para a esquerda até ela encontrar o botão no chão. Feito isso, imediatamente pegue o TM45 — Solar Beam ao norte.

Vá para o leste, suba o morro e siga pela direita até passar pelo portão que abriu e dar de cara com o Poke Maniac Dawson (Lickitung Lv. 46; Onix Lv. 46; Blastoise Lv. 46). Suba as escadas e você estará no 3F. Ao sul há um Full Restore. Ao norte um Coach Trainer.

Coach Trainer Ryan Recompensa: $4900 + TM39 — Outrage
Pokémon Nível Tipo Golpes
Primeape 48 Fighting -Outrage
-Brick Break
Gyarados 48 Water/Flying -Outrage
-Waterfall
Arcanine 48 Fire -Outrage
-Flare Blitz
Tauros 48 Normal -Outrage
-Thrash

Desça a escadaria à esquerda dele e siga para o leste, quando verá a saída ao sul. Antes de dar o fora, preencha aquele checklist de sempre:

Zubat Golbat Machop Machoke Geodude Graveler
Rhyhorn Rhydon Onix Hitmonchan
(aparição rara)
Hitmonlee
(aparição rara)
Chansey
(aparição rara)

Saindo, siga para a sua esquerda, faça a curva para o norte e continue na mesma direção quando vir uma área aberta com estátuas de Pokébolas. Vendo a escadaria, suba e entre no prédio.



O Planalto Índigo e a Elite 4

Agora é o nosso desafio final. Recupere seus Pokémon e equipe-se com Revives, Hyper Potions e Full Restores. No mesmo local, há uma senhora à direita do balcão do Pokémon Center que, em troca de Heart Scales que você possa ter, ensina golpes já esquecidos aos seus Pokémon.

Estando preparado, salve o jogo, se achar necessário e entre no portão ao norte. Seu primeiro desafio será contra a já conhecida Lorelei:









Elite Four Lorelei Recompensa: $10400
Pokémon Nível Tipo Golpes
Dewgong 51 Water/Ice -Aqua Jet
-Ice Shard
-Waterfall
Jynx 51 Ice/Psychic -Lovely Kiss
-Blizzard
-Psychic
Cloyster 51 Water/Ice -Ice Beam
-Spike Cannon
-Hydro Pump
Slowbro 51 Water/Psychic -Psychic
-Surf
-Flamethrower
Lapras 52 Water/Ice -Hydro Pump
-Blizzard
-Dragon Pulse

Lorelei pode ser especialista em Pokémon do tipo gelo, mas considerando que a maioria deles também é do tipo água, não é muito interessante usar um Pokémon de Fogo diretamente contra ela — a exceção da Jynx. A nossa sugestão é que você utilize um Pokémon do tipo elétrico contra Slowbro, Dewgong, Cloyster e Lapras. Esses três últimos citados também sofrem dano super-eficaz contra tipos lutador.



Vencendo-a, passe para o próximo desafio, Bruno:







Elite Four Bruno Recompensa: $10600
Pokémon Nível Tipo Golpes
Onix 52 Rock/Ground -Iron Tail
-Stealth Rock
-Earthquake
Hitmonlee 525 Ghost/Poison -Brick Break
-Feint
-Rock Slide
Hitmonchan 52 Poison -Ice Punch
-Fire Punch
-Thunder Punch
Poliwrath 52 Poison -Superpower
-Waterfall
-Body Slam
Machamp 53 Ghost/Poison -Earthquake
-Superpower
-Rock Slide

Bruno é um treinador especialista em tipos Lutador. Dessa forma, os Pokémon do tipo voador farão algum estrago aqui —apenas tenha cautela em relação ao Rock Slide e ao Thunder Punch. O tipo Psíquico consegue ser ainda mais útil, não sendo super-eficaz apenas contra o Onix, que pode ser derrotado por um Pokémon do tipo Grass, Water ou, por ironia, Fighting.


Derrotando Bruno, siga para a oponente seguinte: Agatha:





Elite Four Agatha Recompensa: $10800
Pokémon Nível Tipo Golpes
Arbok 53 Poison -Glare
-Crunch
-Poison Jab
Gengar 53 Ghost/Poison -Will-O-Wisp
-Shadow Ball
-Sludge Bomb
Golbat 53 Poison -Air Slash
-Crunch
-Quick Attack
Weezing 53 Poison -Sludge Bomb
-Shadow Ball
-Thunderbolt
Gengar 54 Ghost/Poison -Dazzling Gleam
-Shadow Ball
-Sludge Bomb

No passado, por algum motivo, Agatha era considerada uma especialista do tipo fantasma, mas todos os Pokémon dela são do tipo venenoso, especialmente agora que a equipe dela conta com um Weezing. Dito isso, a melhor opção contra ela são Pokémon do tipo psíquico. Divirta-se caso tenha um Alakazam na equipe — só tome cuidado com as Shadow Ball do Gengar.


Com Agatha sendo um desafio superado, atravesse o portão até o último membro da Elite dos Quatro: Lance.





Elite Four Lance Recompensa: $11000
Pokémon Nível Tipo Golpes
Seadra 54 Water -Hydro Pump
-Dragon Pulse
-Hyper Beam
Aerodactyl 54 Rock/Flying -Rock Slide
-Earthquake
-Hyper Beam
Gyarados 54 Water/Flying -Waterfall
-Iron Tail
-Hyper Beam
Charizard 55 Fire/Flying -Air Slash
-Dragon Pulse
-Hyper Beam
Dragonite 54 Dragon/Flying -Outrage
-Fire Punch
-Hyper Beam

Lance é alegadamente um especialista do tipo Dragão. Independentemente disso, verá que de seus cinco Pokémon, quatro deles sofrem dano super-eficaz contra o tipo elétrico. Dessa forma, se você está jogando Let’s Go Pikachu, aproveite para fazer seu parceiro brilhar — nesse caso, aja com alguma prudência antes de enfrentar o Aerodactyl.

Para enfrentar o Dragonite, a melhor estratégia é colocar um Pokémon de água que saiba Ice Beam ou Blizzard (se quiser abusar da sorte com a chance de acerto mais baixa), visto que o Fire Punch pode causar problemas em um Pokémon de gelo diretamente.


Derrotando o Mestre dos “Dragões”, o Professor Carvalho aparecerá e te dará os parabéns. Ele recuperará seus Pokémon e avisará que um último desafio te aguarda:

Rival (Let’s Go Pikachu) Recompensa: $2240
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeot 56 Normal/Flying -Quick Attack
-Air Slash
-Heat Wave
Vileplume 56 Grass/Poison -Solar Beam
-Reflect
-Sludge Bomb
Marowak 56 Ground -Fire Punch
-Bonemerang
-Brick Break
Rapidash 56 Fire -Flare Blitz
-Quick Attack
-Poison Jab
Slowbro 56 Water/Psychic -Psychic
-Surf
-Light Screen
Jolteon 57 Electric -Thunder
-Quick Attack
-Pin Missile
Rival (Let’s Go Eevee) Recompensa: $2240
Pokémon Nível Tipo Golpes
Pidgeot 56 Normal/Flying -Quick Attack
-Air Slash
-Heat Wave
Vileplume 56 Grass/Poison -Solar Beam
-Reflect
-Sludge Bomb
Marowak 56 Ground -Fire Punch
-Bonemerang
-Brick Break
Rapidash 56 Fire -Flare Blitz
-Quick Attack
-Poison Jab
Slowbro 56 Water/Psychic -Psychic
-Surf
-Light Screen
Raichu 57 Electric -Thunder
-Quick Attack
-Iron Tail


Você travará um último combate contra seu rival. Assim que a batalha começar, ele irá Mega-Evoluir o Pidgeot. Acreditamos que a essa altura do campeonato, você já deva saber de cor e salteado a relação dos tipos, mas vamos lá. 

Contra o M-Pidgeot e contra o Slowbro, você pode utilizar um Pokémon do tipo elétrico. No caso do Marowak e do Rapidash, um Pokémon de água dará conta do recado. Contra o Vileplume, procure utilizar golpes Psíquicos ou de Fogo. Enfrentando o Raichu ou Jolteon, você já deve ter aprendido a utilidade do Earthquake, não é? Portanto, utilize um Pokémon de Terra.

É isso, você finalmente terminou a história principal de Pokémon Let’s Go Pikachu & Eevee. Entretanto, um último desafio nos aguarda!


O desafio final na caverna desconhecida

Assim que os créditos do jogo terminarem, você estará em Pallet Town novamente. Desça as escadas e seu rival aparecerá para bater um papo. Quando tiver terminado, saia. Agora é possível montar em um Charizard, Aerodactyl ou Dragonite para voar sobre o mapa livremente. Você também descobrirá a respeito dos Master Trainers, que são especialistas em uma única espécie de Pokémon — e deverá enfrentá-los usando o mesmo Pokémon que eles.

Sabendo de tudo isso, utilize o Sky Dash até Cerulean. Se você tiver um desses três Pokémon supracitados, utilize-o para atravessar o rio ao noroeste da cidade até o Coach Trainer. Caso contrário, vá para o norte, atravesse a Nugget Bridge e use o Sea Skim no rio ao lado em direção ao sul e depois para o oeste até chegar nele. 

Coach Trainer Harjit Recompensa: $4200 + TM60 — Megahorn
Pokémon Nível Tipo Golpes
Rhydon 52 Ground/Rock -Megahorn
-Rock Slide
-Superpower
Rapidash 52 Fire -Megahorn
-Flare Blitz
Dewgong 52 Water/Ice -Megahorn
-Ice Shard
-Aqua Jet
Seaking 52 Water -Megahorn
-Waterfall
Nidoking 52 Poison/Ground -Megahorn
-Earthquake
-Poison Jab

Vencendo-o, entre na caverna. Siga em direção ao norte e use o Sea Skim para surfar. Continue para o norte e pise em terra assim que avistá-la. Suba a rampa e a escada, mas antes pegue o PP Max.



Você estará agora no segundo andar (2F), uma área bem ampla e aberta. Aproveite para capturar os Pokémon presentes nela:

Zubat Golbat Geodude Graveler Rhyhorn Rhydon Chansey Lickitung Ditto Snorlax
(Aparição Rara)

A oeste da escadaria por onde você acabou de vir há uma Max Lure. Ao sul da escadaria por onde você veio, há um Full Restore. Ao sudoeste, um Max Revive. A mais sudoeste ainda, cinco Ultra Balls. Delas, você encontrará um Rare Candy a oeste.



De onde você está, siga para o nordeste e pegue a primeira escada que encontrar. Desça-a de volta para o primeiro andar (1F) e você verá um Max Revive próximo. Pegue-o e siga para o sul. Faça a curva para o oeste e desça a rampa. Colete o Full Heal e suba a rampa à esquerda da tela. Siga para o norte até encontrar um Max Repel. Na sequência, suba a escadaria à nordeste do item — mas cheque os Pokémon disponíveis nesse andar, pois eles são diferentes:

Em Terra Firme
Zubat Golbat
Pysduck Golduck
Rhyhorn Rhydon
Geodude Graveler
Lickitung Ditto
Snorlax (aparição rara)

Durante o Sea Skim
Magikarp Poliwag
Poliwhirl Poliwrath

Voltando àquele andar bem amplo, siga para oeste e desça a escadaria bem ao lado da parede. Você se verá num trecho com outra escada — desça-a. Você está no B1F — e os Pokémon disponíveis são iguais aos do 1F. Vá para o oeste e desça a rampa. Continue para o oeste e você verá um caminho que se bifurca. Ao norte, há um Escape Rope. Siga para o sul e faça a curva em U, subindo a rampa à esquerda. Indo para o norte, pegue o Full Restore e vire para o oeste.

Desça a rampa ao sul, vire para o leste e para o sul novamente. Ao oeste, há um Max Elixir. Pegue-o, suba o morro, dê a volta e entre na água. Atravesse-o para o leste e suba em terra logo em seguida. Mewtwo te aguarda nessa pequena ilha.

Pokémon Selvagem
Pokémon Nível Tipo Golpes
Mewtwo 70 Psychic -Swift
-Amnesia
-Recover
-Psychic

Salve o jogo antes de interagir com ele e desafiá-lo para uma batalha. Mais uma vez, ela será cronometrada, similar às lutas contra os pássaros lendários. Derrotando-o você entrará numa tela de captura. Aqui chegou a hora de usar a nossa Master Ball. 



Caso não tenha seguido o nosso conselho de poupá-la, use bolas comuns — só tome cuidado pois, de tempos em tempos, ele ativará uma barreira que removerá os efeitos das berries e impedirá a ação das Pokébolas que você jogar.

Uma vez capturado, parabéns! Você finalizou o jogo! Caso ainda esteja em dúvida a respeito de algumas atividades extras que podem ser feitas, confira nosso guia do pós-game.

Revisão: Vinícius Fernandes
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google