Dicas e Truques

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) Detonado — Parte 7: Os Poderes do Poké-Ninja!

Desbrave a região de Kanto e descubra todos os seus segredos com a ajuda do nosso guia!



Se está acompanhando o nosso detonado passo a passo, a essa altura do campeonato, você certamente:

  • Conheceu e se afeiçoou ao seu rival, desbravou a floresta de Viridian e ganhou sua primeira insígnia ao derrotar Brock na primeira parte;
  • Explorou o Mt. Moon, desafiou e se saiu vitorioso em uma batalha pela segunda insígnia contra a líder Misty e conquistou a Nugget Bridge na segunda parte;
  • Fez uma visita ao S.S. Anne, aprendeu as técnicas secretar Chop Down e Light Up e desafiou o Tenente Surge pela terceira insígnia de ginásio na terceira parte;
  • Atravessou o Rock Tunnel, deu a primeira passadinha na Pokémon Tower e derrotou Erika em seu quarto desafio de ginásio na quarta parte;
  • Fez uma baguncinha no quartel-general da Equipe Rocket e explorou a Pokémon Tower em Lavender com maior propriedade na quinta parte;
  • Escolheu dentre os dois caminhos possíveis até Fuchsia City na sexta parte.
Dessa forma, chegou a hora de derrotarmos Koga, o líder de ginásio de Fuchsia, e finalmente pisarmos em Saffron para desmantelar mais um esquema da Equipe Rocket. Vamos lá?

O Venenoso Mestre Ninja de Fuchsia City!

O design de Fuchsia é um pouco confuso. Para acessar o Pokémon Center, é necessário chegar ao canto sudoeste do mapa e subir o barranco para a área onde a construção se encontra, algumas casas à direita do ginásio. Depois de recuperar o seu time, entre no Pokémon Gym em questão.

Quando você entrar, o NPC que fica na porta irá exigir que você tenha registrado cinquenta Pokémon na PokéDex. Assim que ele te deixar passar, suba no tatame — caso seja barrado, volte para rotas anteriores atrás de novos Pokémon e capture-os. Obstruindo seu desafio direto no ginásio de Fuchsia há uma névoa que fica aparecendo e desaparecendo. A partir dela é possível indicar qual é o caminho que não está bloqueado por uma parede invisível. Caso esteja em dúvida, é só seguir em direção aos confrontos contra os treinadores ali presentes.



Dessa forma, vá imediatamente para o lado direito da tela e enfrente o Tamer Phil (Nidorina Lv. 41; Nidorino Lv. 41). Dele, siga para o norte, contornando a fumaça e derrote o Ace Trainer Kayden (Muk Lv. 41; Beedrill Lv. 42). Pela esquerda dele, vá em direção aos fundos do ginásio e pegue o caminho para a esquerda. Em determinado momento você perceberá um espaço na névoa que te leva para o sul. Esgueire-se por ele. Juggler Kirk (Haunter Lv. 40) te desafiará para uma batalha. Na sequência, continue seguindo para o sul e enfrente o Juggler Harry (Haunter Lv. 40; Haunter Lv. 40; Haunter Lv. 40).

Assim que derrotá-lo, pegue o caminho para a sua esquerda até encostar na parede do ginásio. Siga para baixo e você será bloqueado por uma parede invisível. Vá contornando a névoa em direção ao sul, fazendo os ajustes de rota necessários. Nesse ponto, você provavelmente deu de cara com o Tamer Edgar (Arbok Lv. 41; Arbok Lv. 41; Arbok Lv. 41). Estando na frente dele, suba e contorne para a direita até a Ace Trainer Annie (Ivysaur Lv. 41; Weezing Lv. 42). Derrotando-a, volte até o Edgar e, da frente dele, dê um passo para o sul e vire para o oeste, você logo estará bem na frente do líder Koga.



Gym Leader Koga
Recompensa: $7040 + TM27 — Toxic
Pokémon Nível Tipo Golpes
Weezing 43 Poison -Toxic
-Protect
-Sludge Bomb
-Explosion
Muk 43 Poison -Toxic
-Protect
-Sludge Bomb
-Moonblast
Golbat 43 Poison/Flying -Toxic
-Protect
-Fly
-Leech Life
Venomoth 44 Bug/Poison -Sludge Bomb
-Protect
-Psychic
-Bug Buzz

Derrotar Koga é uma tarefa que não é complicada, mas exige certas precauções. Um Pokémon do tipo Psychic ou que tenha acesso a golpes do tipo dá conta imediata de três dos quatro Pokémon dele. Contra o Venomoth, um Pokémon do tipo fogo pode ser mais prático por causa do tipo Bug. Golpes de terra também são eficazes contra todos, exceto Golbat, que não pode ser atingido por eles.

Sobre os ataques de forma específica, cuidado com o Explosion — apesar de sacrificar o próprio usuário, causa um dano avassalador no oponente. Leech Life e Bug Buzz também merecem atenção caso você tenha optado por utilizar um Pokémon psíquico, visto que estes são do tipo inseto e podem causar um estrago inesperado.



Toxic é a última técnica com a qual você se deve preocupar, pois ela deixa o alvo imediatamente envenenado, fazendo com que ele perca vida a cada turno. Também é o golpe que você recebe como prêmio no TM27, ao lado da Soul Badge, a insígnia da alma.

Assim que Koga for derrotado, o labirinto de névoa terá sumido, então é só ir em direção à saída normalmente. Recupere seus Pokémon e, do PokéCenter, desça o barranco para o sul. Lá você encontrará Jessie e James, cujo Meowth irá encontrar a dentadura dourada (Gold Teeth) perdida na areia e a Equipe Rocket, com nojo, irá entregá-la a você. Ao sul, descendo os barrancos, você encontrará um Full Heal, e poderá lutar contra o Swimmer Richard (Starmie Lv. 38) e o Swimmer Reece (Dratini Lv. 38) na praia.



Volte para Fuchsia e pule o barranco para o oeste do Pokémon Center. Você verá duas casas, entre na da esquerda. Ele é o responsável por tomar conta da antiga Safari Zone. Em troca da dentadura, ele te dará o conjunto de roupas para safári (Safari Set) e ensinará ao Pikachu uma nova Secret Technique, o Strong Push, que substitui o Strength dos jogos anteriores.

Aproveite para testá-la ainda sem sair dessa casa, no pedregulho nos fundos. Aperte A para “ligar” a técnica — seu parceiro começará a brilhar — e interaja novamente com ela à sua esquerda para empurrá-la para a direita. Será revelado um buraco com um Diglett. Fale com o Pokémon e ele te dará um Nugget.



Saia da construção e entre na casa ao lado. Entre na porta ao fundo para ter acesso ao jardim e pegar a Super Lure. Saia daí e siga para o norte pelo caminho de tijolos. Você entrará no Go Park Complex, onde é possível conectar o seu Switch ao aplicativo Pokémon Go, para celulares. Assim que colocar o pé dentro do parque, acontecerá uma cutscene.

Quando você assumir novamente o controle de seu personagem, vá para o oeste do complexo até encontrar um homem tomando conta de um Lapras. Fale com ele e seu parceiro aprenderá a técnica Sea Skim, que te permite surfar sobre as águas.



Antes de deixarmos a cidade, é válido lembrar que no Pokémon Center é possível ensinar Splishy Splash, um golpe do tipo water, para o seu parceiro Pikachu (no caso de Let’s Go Pikachu) e os golpes Freezy Frost (do tipo Ice), Sappy Seed (do tipo Grass) e Sparkly Swirl (do tipo Fairy) para seu Eevee (no caso de Let’s Go Eevee). Para tal, basta falar com o Tamer sentado à mesa do lado direito do salão.

Assim que tudo estiver resolvido, nossa próxima parada é Saffron City. A sugestão é voltar a pé pelo caminho não utilizado anteriormente quando veio para Fuchsia. Se você veio pela Pokémon Road, saia da cidade pelo portão do lado leste. Caso tenha vindo justamente pela rota à beira-mar, saia pelo portão oeste. Ainda é possível voar diretamente até Celadon ou Lavender (ou mesmo Saffron, caso você tenha seguido nossa sugestão de abrir a cidade com antecedência), se quiser economizar tempo.

Saffron City — Uma cidade sitiada

Estando na cidade à frente do Pokémon Center, vire a esquina à sua esquerda e, seguindo para o norte, entre na primeira entrada à direita. Continue até ver um grande prédio no coração da cidade. É a sede da Silph Co.. Entre nele e a recepcionista irá chamá-lo. Em seguida, logo aparecerão seu rival e Blue, que finalmente te desafiará para uma batalha:

Pokémon Trainer Blue Recompensa: $11200
Pokémon Nível Tipo Golpes
Exeggutor 38 Grass/Psychic -Power Whip
-Psychic
-Light Screen
Charizard 40 Fire/Flying -Heat Wave
-Slash
-Air Slash

Vencendo-o, é hora de mais uma dungeon. Nosso guia irá direto ao ponto no desenvolvimento do enredo do jogo e listaremos as tarefas obrigatórias para a progressão do mesmo. Entretanto, assim como fizemos no S.S. Anne, você terá total liberdade para explorar o local, coletar itens e ir enfrentando os inimigos lá presentes. Sugerimos que você o faça assim que tiver em mãos o item Card Key (veja a seguir).

Dito isso, depois de pegar o X Sp. Attack entre as fontes do térreo, siga para o quinto andar — use o elevador. Saindo dele, siga para o oeste até encontrar Archer, o admin da Equipe Rocket que você já derrotou anteriormente no QG do subterrâneo do Game Corner. Você irá enfrentá-lo novamente, mas agora em uma batalha em dupla: ele e uma capanga contra você ao lado do seu rival (Cubone Lv. 36; Pidgeot Lv. 36; Gloom Lv. 36; Raichu Lv. 37 ou Jolteon Lv. 37).

Team Rocket Admin Archer
& Rocket Grunt
Recompensa: $4652
Pokémon Nível Tipo Golpes
Electrode 37 Electric -Self-destruct
-Thunderbolt
-Swift
Golbat 37 Poison/Flying -Air Slash
-Crunch
Weezing 37 Poison -Sludge Bomb
-Flamethrower
-Dark Pulse
-Protect
Muk 34 Poison -Toxic
-Screech
-Minimize
-Protect
Raticate 34 Normal -Sucker Punch
-Quick Attack

Derrotados, eles fugirão, mas deixarão cair o Card Key, que serve para abrir as portas fechadas eletronicamente — basta interagir com elas apertando A. 



De onde você está, siga para o sul e abra a porta à esquerda, na sala com um contêiner e umas caixas. Dê a volta e suba no botão. Ele é um teletransporte e te levará para o terceiro andar (3F). Siga para o leste e suba quando vir um corredor. Abra a porta à esquerda e enfrente o Scientist Jose (Grimer Lv. 35; Magmar Lv. 35). Pegue a Max Lure nessa mesma sala e entre no teletransporte do lado do Grunt no computador.

Você estará numa nova seção isolada no sétimo andar (7F). Archer irá aparecer novamente, mas ele ficará a cargo do seu rival. Dito isso, entre no próximo teletransporte e siga para o sul. Você verá Jessie e James — e eles não irão deixar você passar dessa vez.

Team Rocket Jessie & James Recompensa: $3456
Pokémon Nível Tipo Golpes
Arbok 36 Poison -Poison Jab
-Glare
-Crunch
-Rock Slide
Weezing 36 Poison -Dark Pulse
-Sludge Bomb
-Flamethrower
-Thunderbolt

A recomendação aqui é salvar o jogo, porque mais um chefão vem aí. Desbloqueie a porta e entre no escritório do presidente da empresa. Giovanni estará lá, exigindo a mais recente tecnologia desenvolvida pela Silph Co.. Vendo você se intrometendo na conversa dos dois, o cabeça por trás da organização criminosa irá desafiá-lo mais uma vez:

Team Rocket Boss Giovanni Recompensa: $6240
Pokémon Nível Tipo Golpes
Persian 39 Normal -Slash
-Feint
-Fake Out
-Play Rough
Rhyhorn 39 Ground/Rock -Drill Run
-Take Down
-Megahorn
-Rock Throw
Nidoking 39 Poison/Ground -Body Slam
-Crunch

Vendo seus planos sendo frustrados mais uma vez, Giovanni irá embora. Fale com o presidente da Silph e ele te dará o que seu oponente tanto cobiçava: a Master Ball, um tipo de Pokébola capaz de pegar qualquer Pokémon com 100% de eficácia.


A partir daqui, volte por onde veio e verá que a construção estará sem mais nenhum invasor. Sem inimigos nos obstruindo e interrompendo, listaremos agora os principais itens (e um Pokémon especial) a serem coletados no prédio:
  • TM54 — Flash Cannon: No quinto andar, na sala a sudoeste, a mesma com os contêineres cujo teletransporte você utilizou logo depois de derrotar o Archer. A Pokébola com o item fica na prateleira. Na prateleira do lado, aliás, há cinco Poké Balls.
  • TM34 — Dragon Pulse: No sétimo andar, na primeira sala do lado direito do mapa, bem ao sul da escadaria que sobe. O TM está próximo à mesa, entre duas cadeiras.
  • TM37 — Flamethrower: O item pode ser encontrado numa sala a sudoeste do décimo andar, em meio a várias caixas em volta de um contêiner. Próximo a ele você também encontra um Rare Candy e um Max Revive.
  • TM42 — Self-Destruct: No segundo andar, há uma seção trancada no canto noroeste do mapa que pode ser aberta com o Card Key. Fale com a mulher sozinha no canto superior direito da sala para receber a technical machine
  • Lapras: No sétimo andar, na sala à esquerda de onde você encontrou o TM34, há dois homens sentados. Fale com o que está na poltrona vermelha e ele te dará o Pokémon. Aproveite para pegar o Rare Candy ao lado do outro indivíduo.
Na próxima parte do nosso detonado, enfrentaremos Sabrina, a líder de ginásio de Saffron, e vamos capturar nosso primeiro Pokémon lendário. Até lá!
Revisão: Vinícius Fernandes.
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo.

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google