Perfil

Elpizo - O heroísmo conturbado de um antagonista

Conheça a trajetória do Reploid que liderou a Resistência em um período sombrio.

Herói ou vilão? Personagens de diversas franquias se apegam facilmente a esses estereótipos. Alguns desses personagens acabam permeando essas definições na busca de um novo rótulo, seja por suas atitudes ou ambições. Na saga de Mega Man Zero, Elpizo, um Reploid membro da Resistência, traz consigo a história de alguém que se colocou como um herói que buscava trazer a paz por meio da força bruta.

Quem é Elpizo?

Elpizo, anteriormente conhecido como TK31, era um dos Reploids produzidos em massa que trabalhava no sistema administrativo de Neo Arcadia. Em uma das pesquisas supervisionadas por Sage Harpuia, o personagem acaba se deparando com informações secretas a respeito das Guerras Élficas. Tal feito acaba sendo o estopim para sua fuga da cidade, com o intuito de se juntar à Resistência.


Elpizo detém uma aparência refinada. Longos cabelos loiros, vestimenta rosa, luvas brancas e capacete em forma de boina refletem o perfil de jovem cavalheiro. Após obter cargos importantes, sua personalidade passa a apresentar traços de megalomania. Sua postura de gentileza acaba sendo substituída por arrogância e, com o tempo, seu papel no desfecho da saga acaba tomando um rumo sombrio.

A fuga de um suposto Maverick

Após descobrir informações a respeito das antigas guerras que trouxeram destruição para o mundo, TK31 ignora as ordens de seu mestre e acaba aprendendo informações consideradas proibidas. Não demora para que o mesmo acabe conversando sobre suas descobertas com um colega de trabalho, HE22, o qual lhe diz que coisas estranhas estão acontecendo por toda a cidade de forma sigilosa. A conversa termina com TK31 afirmando que é melhor ambos esquecerem de tudo.

Para sua surpresa, Sage Harpuia aparece com um mandado de prisão contra TK31, taxando-o de Maverick (Reploid que traz risco aos humanos) e afirmando que o mesmo será julgado como inimigo do Estado. Nesse momento, a Resistência inicia um ataque contra a cidade, criando a oportunidade perfeita para uma fuga. Já nos esgotos, o personagem decide abandonar seu antigo nome e se intitula de Elpizo. Antes de saírem de Neo Arcadia, os dois Reploids conseguem roubar um dos Elfos Bebês que residiam na Área 7.

A casca de um novo líder

Após os eventos do primeiro jogo, Zero desaparece, deixando a Resistência sob os cuidados de Ciel. Nesse período, Elpizo acaba sendo indicado como novo comandante de operações enquanto Ciel se concentra em desenvolver uma nova fonte de energia. A primeira ação do atual líder da Resistência é o início da Operação Righteous Strike, a qual tem como principal finalidade o ataque massivo contra Neo Arcadia.
Os preparativos para as operações especiais são finalizados.

Elpizo carregava muito ódio pela injustiça que havia sofrido e almejava mais do que tudo destruir sua cidade natal. O retorno de Zero acaba por servir de gatilho para o início das operações, uma vez que o herói lendário carregava consigo o poder e a fama de sozinho fazer frente aos exércitos de inimigos.

As operações seguem conforme o planejado até certo ponto. Os Guardiões restantes de Neo Arcadia (Harpuia, Leviathan e Fefnir) acabam frustrando Elpizo, colocando a Resistência em risco. Incapaz de lidar com a derrota, o comandante foge deixando um bilhete no qual ele amaldiçoa sua fraqueza e afirma que colocará um fim em tudo ao descobrir o paradeiro da Dark Elf e utilizar seu poder para criar um paraíso exclusivo para Reploids.

Eu sou um herói e nada mais importa

Os caminhos percorridos por Elpizo logo o levam para dentro de Neo Arcadia. O ex-comandante sabe que está sendo seguido por Zero. Ele acreditava que embora tenham lutado do mesmo lado, o herói lendário não passava de um tolo que não compreendia as verdadeiras necessidades daquele mundo. Com isso em mente, Elpizo reúne os Elfos Bebês e utiliza seus poderes para controlar os Guardiões, assim como outros Reploids, fazendo-os lutar contra Zero.

Cada vez mais obcecado, Elpizo acaba adentrando o Santuário de Neo Arcadia, um local exclusivo e de difícil acesso. Neste ponto se encontra o verdadeiro corpo de X, que está inconsciente pela necessidade de manter a Dark Elf aprisionada. Zero acaba chegando logo depois, mas acaba sendo tarde. O ex-comandante contém seu inimigo enquanto destrói X e libera a Dark Elf.

Cego pelo ódio, Elpizo não hesita em exigir poder da Dark Elf, atacando Zero sem titubear. Embora esteja mais forte, o líder da resistência é derrotado por Zero. Enfurecido, ele pede ainda mais poder, se transformando em uma criatura totalmente insana. Após uma luta difícil, Elpizo acaba sendo totalmente derrotado. O Reploid pede perdão por sua atitude e agradece a Zero por tê-lo parado. Enquanto isso, Dark Elf demonstra sinais de sua antiga programação, salvando a vida de Elpizo ao convertê-lo em um Cyber Elf, antes de desaparecer.

Revisão: Jorge Neto

Pode ser encontrado viajando pela região de Kanto com seu Bulbasaur ou lendo livros em dias chuvosos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Olá. O artigo é muito bem construído. De onde tirou essas informações ?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google