Perfil

Fantina, uma insigne dançarina e coordenadora

Líder de ginásio, jurada em torneios Pokémon e viajante nas horas vagas, conheça o quinto desafio dos treinadores de Sinnoh.

Quem nunca sonhou em ser um líder de ginásio? Agora, imagine-se ocupando esse posto e, ainda por cima, seja um exímio competidor em torneios Pokémon. Parece muito, não é mesmo? Para a grande maioria sim, mas para a Fantina, isso é só mais um dia na cidade Hearthome.

Estamos em junho, logo, a cinco meses do lançamento de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl. Inclusive, cinco é o número que representa muito bem nossa líder de ginásio na região de Sinnoh por ser o quinto desafio dos treinadores em Pokémon Diamond/Pearl.

O tipo da vez: GHOST, um dos mais fortes nessa geração e com representantes de peso. Para saber mais sobre Fantina e suas conquistas, ligue seu DS, aumente a luz no máximo para afastar os fantasmas e tenha uma boa leitura!

Garra Sombria

A origem de Fantina é diferente dos demais personagens da franquia, pois é dito em diversos momentos que ela não é nativa da região de Sinnoh, já que possui um sotaque diferente dos residentes da cidade de Hearthome. Seu nome é derivado da palavra “Phantom”, que literalmente significa fantasma. Uma segunda possibilidade é um jogo de palavras considerando também o termo “Fantasia”, dada a sua aptidão em torneios Pokémon.

Sua especialidade são os Pokémon do tipo GHOST, que receberam um certo destaque na quarta geração com a chegada de novos golpes e Pokémon que se tornaram, de certa forma, símbolos dessa geração, com Mismagius e Dusknoir. Ainda, por ter Drifblim como seu mascote de torneios e inspiração para seu vestido (repare o X amarelo que imita o remendo do balão), todo esse conjunto aponta para um desafio e tanto no ginásio e nos torneios, chamados de Super Contests.

E por falar nos torneios, sua presença é uma de suas muitas qualidades como treinadora. Não basta participar, tem que ser a melhor. Se você é como eu e disputa os torneios nos jogos, saberá que Fantina pode ocasionalmente aparecer no Master Rank e certamente será uma das candidatas à vitória, junto de seu Drifblim.

No entanto, vencê-la aqui não é obrigatório como em seu ginásio: aos que conseguem superar seu exército das sombras nas batalhas tradicionais, a Relic Badge é concedida juntamente com o TM65 - Shadow Claw, um golpe físico com alta chance de causar dano crítico. Nos torneios, é o único golpe do tipo GHOST que pertence à categoria Cute.

Vento Sinistro

Muito alegre e extrovertida, Fantina adora dançar e talvez seja uma característica presente pela sua paixão por torneios Pokémon, que envolvem a arte nessa geração. Em sua essência, a dança é sobre graciosidade, precisão e estilo. Não é à toa que o convite para se tornar líder de ginásio veio após o título de top coordenadora, algo que poucos conseguem em Sinnoh.

Sua busca incessante por melhoria costuma frustrar seus desafiantes, pois Fantina viaja muito a fim de aprimorar suas técnicas de batalha. Talvez essa seja uma característica de seu povo, já que líder púrpura claramente não é de Sinnoh: o sotaque que mencionamos antes é adaptado do francês para nós do ocidente, agregando ainda mais classe e propriedade em suas falas.


Aliás, a relação com o povo francês vai além de sua forma de falar: um de seus Pokémon, Drifblim, é inspirado em um balão de ar quente. No ano de 1783, os irmãos franceses Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier desenvolveram o veículo aéreo em Annonay, uma cidade ao sul da França. Curiosamente, a localização da cidade no país europeu é bem similar em relação à localização de Hearthome em Sinnoh.

Fantina e seus comandados

Este é um bom exemplo de como se faz um ginásio criativo e com uma batalha que vale a pena salvar o jogo antes de disputá-la. Uma equipe de apenas três Pokémon parece inofensiva, porém, estamos no quinto ginásio e entende-se que nossa equipe está pronta para lidar com qualquer desafio que apareça.


Com base na imagem acima e com a Pokédex presente nas versões Diamond/Pearl é melhor rever as suas estratégias para enfrentá-la. Se você começou com o Turtwig, sugiro que não utilize a linha desse inicial. E não é só por conta do tipo GHOST e secundários, mas também pela cobertura que seus Pokémon possuem. Bobeou? Ficou confuso! Errou um golpe? Dormiu no ponto...

Para os jogadores da versão Platinum, há a oportunidade de uma revanche na Survival Area. Agora, com uma equipe contendo cinco Pokémon e movesets assustadores, essa batalha contra Fantina servirá para testar a resposta de sua equipe contra uma vasta quantidade de golpes, pois a cobertura presente em Mismagius e Gengar é surreal.

O que esperar de Fantina

Depois de todas as reviravoltas nas histórias das versões Diamond/Pearl/Platinum, a ideia é que Fantina seja um grande desafio no meio de nossas jornadas nos remakes Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl, provando-se uma das líderes mais completas da região de Sinnoh. Com as recentes adições e ajustes em seus principais Pokémon, certamente teremos muito trabalho para derrotá-la, seja em seu desafio ou, caso tenha, em sua revanche.

A liga de Sinnoh

  • Fantina, uma insigne dançarina e coordenadora Pokémon

Referências: Bulbapedia
Revisão: Felipe Fina Franco
Capa: A Casa do Carvalho


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google