Meus jogos favoritos de 2021 — Felipe Lemos

Os redatores do Nintendo Blast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.

Após mais um ano atípico que tivemos com 2021, chegou o momento de rever o que foi jogado de melhor durante esse período sob a perspectiva de um jogador assíduo — ou nem tanto — de games da Big N. Para tal, a equipe do Nintendo Blast preparou uma sequência de publicações por parte de seus redatores para recomendar aos leitores quais títulos valeram as longas horas aproveitadas com jogos neste ano, na opinião de quem os avalia aqui no Nintendo Blast.

Entre belas surpresas e vários lançamentos de expectativa elevada, o ano certamente contou com ótimas novas adições à biblioteca do Switch, que avança para o seu 5º ano nas prateleiras com bons números e um incrível repertório de títulos, seja de grande ou baixo orçamento. Sem mais delongas, esses foram os games que brilharam no meu 2021, o primeiro ano como redator do N Blast deste que vos escreve.

A Lenda do Herói: Edição Definitiva 

Lançado de supetão na eShop do Switch na metade do ano, o game brazuca da desenvolvedora Dumativa esbanja criatividade e singularidade do início ao fim. Apesar de já estar disponível em outras plataformas há mais tempo, o pacote disponibilizado no Switch dá orgulho de ser brasileiro e apresenta um belíssimo fim para a saga iniciada pelos influenciadores Marcos e Mateus Castro há quase uma década.

De gameplay simples e severamente inspirado em clássicos do mundo dos games, A Lenda do Herói é um prato cheio para fãs de jogos indie e é mais uma grande oportunidade de jogar um game criativo e marcante do começo ao fim e de quebra ainda apoiar a indústria nacional.

Super Mario 3D All-Stars

Com o fim da sua produção e distribuição em meios oficiais decretado no início do ano, pude colocar as minhas mãos em uma cópia do limitado game por conta de uma ótima promoção da versão chinesa encontrada e difundida nas comunidades de Nintendo do Brasil, após uma recusa inicial devido às polêmicas. Ao final, no entanto, valeu cada centavo!

Não tinha particularmente nenhum vínculo especial aos games disponíveis na coletânea, mas após jogá-los nesta versão aprimorada — ainda que com vários poréns — pude enfim me desafiar a coletar cada estrela disponível e colecionar também ótimas memórias nestes verdadeiros clássicos do gênero plataforma, que se consolidam cada vez mais como referências do gênero, ainda que com jogabilidades já bastante datadas para os dias de hoje no caso dos dois mais antigos.

Mario Golf: Super Rush

Após um início extremamente conturbado, fico feliz em voltar aqui para elogiar um game que soube melhorar, consideravelmente, alguns de seus principais erros. Sim, o game ainda fica devendo em diversos pontos que o fizeram ter uma nota abaixo do esperado, mas a constante adição de conteúdo mensal como novos personagens, modos e tracks — como esperado da Camelot — fizeram deste um pacote que valesse mais a pena agora do que no momento de seu lançamento.

É um pouco complicado não haver real desafio para o desbloqueio da maior parte desse conteúdo, mas a simples adição dele, como em uma tentativa de consertar a decepção inicial dos fãs, já credencia a menção do título nessa lista. Ademais, os rankings atualizados mensalmente me fizeram voltar ao modo online do game a cada mês para desbloquear a roupa ou acessório para meus personagens com imensa satisfação, sempre me surpreendendo por não ter dificuldades em encontrar parceiros de jogatina — resta dizer até quando…

Ninja Gaiden: Master Collection

Em mais um retorno a uma franquia clássica muitas vezes esquecida pela comunidade, pude experimentar pela primeira vez a franquia Ninja Gaiden, em seu reboot com a saga Sigma, retornando a plataformas da Nintendo mais uma vez após um longo hiato — desconsiderando o port do terceiro game para o Wii U de 2013.

Pessoalmente, nunca fui muito fã de jogos com temática para maiores de 18 anos, mas a fluidez do combate hack’n slash da franquia me pegou de vez, colocando minha habilidade à prova como poucos títulos me incentivaram a fazê-lo. Apesar das melhorias gráficas nas sequências e uma fluidez bastante meia-boca nas versões mais recentes, o primeiro título continua firme no pedestal de melhor dessa saga para mim e sigo no aguardo de novidades para uma quarta sequência para a franquia.

WarioWare: Get It Together!

Para quem nunca jogou um game da franquia WarioWare, Get It Together! é provavelmente a melhor porta de entrada para tal e foi mais uma ótima surpresa no ano. Apesar de também ser recebido com um gosto amargo pela falta de utilização dos elementos únicos do Joy-Con, ignorando a marca registrada da série em usufruir dos recursos de hardware da maneira mais criativa possível, a escolha abriu portas para que os donos de Nintendo Switch Lite também se divertissem com o game.

Muito mais do que apenas uma mera coletânea de minigames, o jogo me capturou de maneira muito natural e pôde funcionar como um ótimo jogo grab’n go, no maior estilo de jogatinas curtas, porém diretas e divertidas. A tendência é que o preço caia com o tempo e faça do jogo uma opção ainda mais agradável para que novatos ou veteranos na franquia passem ótimas horas dando risadas com os amigos.

Ultra Age

De um indie extremamente desconhecido a uma das melhores experiências de jogo que tive em 2021, Ultra Age certamente merece o seu lugar nesta lista. É verdade que o game sul coreano não fez quase nenhum barulho e conta ainda com uma falta de carisma em grande parte, mas os seus gráficos, até mesmo para o Switch, e a sua jogabilidade colocam ele em um local de destaque ainda mais relevante na biblioteca do híbrido nintendista.

O jogo é simplesmente uma delícia de se jogar e a mecânica de troca de espadas funciona incrivelmente bem, ao ponto de cada combo somado e inimigos derrotados fornecerem uma satisfação tão boa, se não maior que em games consagrados como Bayonetta 2 (Wii U/Switch) dada à simplicidade e característica de um combate direto ao ponto. Certamente trata-se de um game que vale a pena conferir e de uma desenvolvedora que merece mais atenção e olhos abertos para seus próximos títulos.

Cada jogo terminado é mais um desafio superado!

Com a rapidez que o ano passou, certamente foi difícil conseguir jogar tudo o que eu queria — como a maioria das pessoas —, mas os jogos supracitados certamente merecem o seu local de destaque, sem contestações. Após um 2021 recheado de altos e baixos tanto dentro quanto fora da indústria dos games, continuamos na torcida por um ano novo que promete ser mais uma montanha-russa de sentimentos e emoções.

Line-up de de jogos confirmados para 2022
Em nome da equipe do Nintendo Blast, desejo a todos os leitores um abençoado período natalino, um Ano Novo repleto de crescimento e formalizo meus votos para que possamos todos usufruir de mais diversão e entretenimento nesses momentos em que parece faltar esperança e perspectiva de futuro para o nosso país e mundo. Um abraço!
Confira os títulos selecionados pelos outros redatores da nossa equipe:
Revisão: Icaro Sousa

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google