Senhoras e senhores, bem-vindos à cerimônia de premiação do Nintendo BlastAwards 2013 com os melhores jogos do ano que se passou

2013 foi um ano muito especial para todos os amantes de bons jogos. Desde os novos consoles que chegaram para fazer companhia ao Wii U até... (por Gabriel Toschi em 01/01/2014, via Nintendo Blast)

2013 foi um ano muito especial para todos os amantes de bons jogos. Desde os novos consoles que chegaram para fazer companhia ao Wii U até os verdadeiros clássicos que chegaram às duas telas do 3DS, passamos 365 dias de altas aventuras entre os botões e direcionais de nossos videogames. Porém, mesmo entre tantas coisas boas nos consoles da Big N, tivemos que escolher os melhores e precisamos da ajuda da nossa querida Pedra, estrela do N-Blast Responde. Ladies and gentlemen, bem-vindos à premiação do Nintendo BlastAwards 2013, nos prêmios por categorias!

Gossip Stone: Sim, galere! Cá estou em forma esbelta e parada para fofocar sobre o que tivemos de melhor (e pior) neste ano. É claro que essa equipe não sabe fazer nada sem mim, então deixarei minhas observações (in)úteis sobre as premiações. Simbora!

Melhor jogo de ação: The Wonderful 101 e Batman: Arkham Origins (Wii U)

Nesta categoria, tivemos um empate técnico de dois ótimos jogos que, sem sombra de dúvidas, merecem o prêmio de “melhor jogo de ação”: de um lado, The Wonderful 101, uma excêntrica aventura criada por Hideki Kamiya trazendo à tona o tema dos super-heróis coloridos e cheios de poderes; do outro, Batman: Arkham Origins, o jogo que fecha a trilogia Arkham do morcego mais famoso da DC e que desempenhou muito bem como um jogo maduro no Wii U.

Gossip Stone: Santa ação, Bátima! Qual é? Essa categoria só é dedicada a heróis mascarados? ¬¬’


Melhor jogo de aventura: The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS)

É bem difícil de imaginar que Zelda estaria fora da premiação desta categoria, não é? A Link Between Worlds não inovou apenas na falta de lineariedade dos calabouços ou em revisitar a magia trazida por A Link to the Past no SNES, mas também manteve o “selo de qualidade Zelda”, com um gameplay impecável, uma história envolvente e dois mundos lindos, inclusive em 3D. Hyrule e Lorule se orgulham de levar o prêmio de “melhor jogo de aventura”!

Gossip Stone: Tão previsível do que o jogo da MINHA série ser o melhor quanto o Alfacinho só dizer “HIIIYYAAH EIE ARRRRR!”. Mas ainda quero saber por que não estou no jogo...

Melhor jogo de plataforma: Rayman Legends (Wii U)

Rayman Origins já foi considerado uma verdadeira obra-prima quando foi lançado. Mas a Ubisoft conseguiu repetir a dose e ainda melhorá-lo ao ponto de conseguir fazer um game digno do prêmio de “melhor jogo de plataforma” deste ano! Rayman Legends é, de longe, uma das melhores opções para o Wii U atualmente, trazendo uma experiência quase impecável em todos os momentos.

Gossip Stone: Peraê! Como um jogo de um personagem sem braços, sem pernas e nem pescoço consegue ser o melhor? Também não tenho braços, pernas e pescoço e ainda não tenho meu jogo… ¬¬’. Mas ok, Legends é um jogaço, só o Rayman que não tem o mesmo carisma que eu… :P

Melhor RPG: Fire Emblem: Awakening (3DS)

Não teve pra ninguém depois do lançamento do episódio tridimensional da série Fire Emblem. Com uma jogabilidade polida e muito bem executada, gráficos incríveis — mesmo que os personagens não tenham pés — e uma história digna de Fire Emblem, Awakening conseguiu se destacar, com muito louvor, como o melhor RPG de 2013 nas plataformas Nintendo!

Gossip Stone: Acho que Fire Emblem: Awakening também merecia vencer a categoria “Jogo do ano em que os personagens não possuem pés”. Hahahaha, não têm pés, onde já se viu iss.. Oh, wait, eu também não tenho pés… Próxima categoria! ¬¬’

Melhor jogo de luta: Injustice: Gods Among Us (Wii U)

Os personagens da DC mostraram para o que vieram: receber o prêmio de “melhor jogo de luta”! Injustice: Gods Among Us, lançado para Wii U, trouxe uma história cheia de reviravoltas, um gameplay que permitiu lutas épicas entre heróis e vilões clássicos dos quadrinhos e, claro, diversão garantida por muitas horas. Seria até uma injustiça (sacaram?) não dar o prêmio de pancadaria para Injustice!

Gossip Stone: Injustice é ter que ler esse trocadilho infame! :P

Melhor jogo multiplayer: Super Mario 3D World (Wii U)

Os modos multiplayer dos jogos tentam trazer sempre a diversão ou a competitividade entre seus jogadores. E vamos aceitar que controlar Mario, Luigi, Peach e Toad andando pelas perfeitas fases de 3D World, todos ao mesmo tempo, é algo tão divertido ao ponto de levar o nosso cobiçado prêmio de melhor multiplayer do ano!

Gossip Stone: Deveria mudar o nome dessa categoria para “Melhor jogo de discórdia multiplayer”, afinal jogos multiplayer do Mario continuam divertidos (e causando brigas).

Melhor jogo de puzzle/estratégia: Pikmin 3 (Wii U)

A primeira vez que conhecemos Olimar e seus Pikmin foi no GameCube e, depois de um longo hiato com apenas remakes para o Wii, finalmente pudemos ver esta saga se tornar uma trilogia no Wii U. Pikmin 3 trouxe novos Pikmin, novos modos de jogo, DLCs e até mesmo um modo cooperativo para a tela do GamePad, tudo com a qualidade que já conhecemos e alcançando o prêmio de “melhor jogo de puzzle/estratégia” do nosso BlastAwards!

Gossip Stone: Também, depois de sete anos prometendo Pikmin 3, tinha que ser o melhor, né? E ainda acho uma injustiça criarem um jogo para Pikmin de Pedra. Por que não me convidaram? ¬¬’

Melhor jogo de esporte: Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games (Wii U)

Alguém tinha alguma dúvida quanto a nossa premiação esportiva? O maior encanador do mundo e o ouriço mais veloz do universo, quando se unem, só protagonizam ótimos jogos e isto não poderia ser diferente com Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games. Jogabilidade competente, gráficos bonitos, muita diversão e um frio de lascar marcam o nosso campeão desta categoria.

Gossip Stone: Vou fofocar um segredo: o Sonic só participa dos jogos Olímpicos com o Mario porque é a única forma dele vencer o encanador da Nintendo! :P

Melhor jogo de ritmo: Just Dance 2014 (Wii/Wii U)

A Ubisoft sabe mesmo como fazer um jogo de dança. Just Dance 2014 leva o nosso prêmio de “melhor jogo de ritmo” com vários hits novos (incluindo “Dançando”, de Ivete Sangalo, a participação brasileira desta versão), novos modos de jogo, como o “Party Master”, que usa o GamePad, e a pontuação pelo karaokê, em que cantar também vale pontos e muita diversão em grupo, como sempre foi.

Gossip Stone: “Ritmoooo, é ritmo de festaaaaaaa…”

Melhor jogo para download: Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies (3DS)

Eu falei que deixaríamos Ace Attorney de fora da premiação, mas o único grito que eu ouvi nesta hora foi um belo “Objection!”. A volta de Phoenix Wright aos tribunais em Dual Destinies se torna o “melhor jogo para download” de 2013 trazendo uma história digna da série, uma belíssima adição à jogabilidade com o modo Mood Matrix e gráficos tridimensionais que só o 3DS pode trazer.

Gossip Stone: Sem objeções, Phoenix Wright continua ótimo (e usando dois potes de gel para manter o cabelo intacto).

Melhor trilha sonora (original): Super Mario 3D World (Wii U)



Todos sabemos que 3D World é um jogo lindo, divertido, engraçado e com um ótimo multiplayer; só esquecemos de falar que sua trilha sonora é excepcional. Uma verdadeira obra de arte, em todos os seus aspectos. Só tome cuidado para não parar de jogar só para ouvir as belíssimas canções do título.

Gossip Stone: Ouvir as canções de Super Mario 3D World faz qualquer ouvido com cera se limpar sozinho (comentário nojento esse, hein?)!

Melhor trilha sonora (licenciada): Just Dance 2014 (Wii/Wii U)



Just Dance 2014 está fazendo dobradinha aqui no BlastAwards! Trazendo músicas do momento como Get Lucky (Daft Punk) e Gentleman (PSY), até verdadeiros clássicos da balada, como I Will Survive (Gloria Gaynor) e Y.M.C.A. (Village People), e até mesmo do cinema, como Prince Ali (do filme Aladdin) e o tema do filme Ghostbusters, o jogo da Ubisoft recebe o prêmio de “melhor trilha sonora licenciada” com muito louvor!

Gossip Stone: Muito louvor e suor. Essa categoria já pode ser nomeada Melhor Just Dance.

Melhor visual: Rayman Legends (Wii U)

Rayman se tornou uma das principais séries de plataforma pela diversão que seus novos jogos proporcionam. Mas, além disso, Legends é lindo. Podemos tirar screenshots, emoldurar e colocar no Museu do Louvre, porque todo o jogo é uma verdadeira obra de arte e agrada mais que muitos jogos next-gen que vemos por aí. Até os mais críticos dariam a Rayman Legends o prêmio de “melhor visual”.

Gossip Stone: Rayman Legends é uma verdadeira obra-prima interativa. Mas meu voto para melhor visual vai para o Paper Alfacinho em Between Worlds! :P

Melhor história: The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS)

Um jogo que tem toda a fama de A Link to the Past deve ser tão bom quanto ele, e A Link Between Worlds não fez feio. A trama da nova parte da Lenda de Zelda consegue trazer a famigerada Lorule de forma bem interessante, cheio de referências a ALttP e com revelações muito interessantes sobre a saga da Triforce pelas eras. Uma história digna de ganhar prêmios no BlastAwards, claro!

Gossip Stone: Melhor história? Mas é sempre a mesma coisa: Alfacinho dorminhoco acorda, ganha escudo e espada, passa três dungeon, a princesa que não faz nada e leva o nome do jogo é raptada e mais dungeons até acabar com o malvado. ¬¬’ Brincadeira, os jogos da MINHA série mereciam vencer todas as categorias :P

Surpresa do ano: anúncio de Pokémon X/Y

Para entender o quanto o anúncio da nova geração dos monstrinhos de bolso foi uma surpresa, deixo vocês com o depoimento de Fellipe Camarossi, um dos redatores da coluna Pokémon Blast: “Então, todos esperavam mais um ano, ao menos, para sair a nova geração depois de Black & White 2. Aí a Nintendo falou: ‘então, faremos um anúncio bacaninha de Pokémon dia 7’. Tanto que eu nem levei a sério, fui dormir e nem acordei pra ver o Nintendo Direct. Quando levantei, fui ver o Blast e WHAT IN THE ACTUAL FUC--”. É, acho que deu pra entender que esta foi a surpresa do ano.

Gossip Stone: O que todo mundo disse com o anúncio de X & Y: “Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii” !@@#$@#%@%$@#%$%!

Decepção do ano: third-parties no Wii U

Por mais que a Nintendo tenha tido um belíssimo trabalho no Wii U, com vários jogos que, com certeza, serão clássicos, mas as third-parties não fizeram um trabalho tão bom. Claro que muitas empresas não entram nesta história, como a Ubisoft, a SEGA e muitas outras thirds e indies, mas muitas desenvolvedoras se configuram como decepção neste ano por muitos jogos que podiam ter chegado ao Wii U e não vieram. Sim, estou falando de você, EA, principalmente.

Gossip Stone: Podemos incluir aí o vergonhoso anúncio de Reggie Fils-Aime na VGX 2013. Perdi meus momentos de fofocas pra ver Cranky como personagem, tsc, tsc, tsc...

Melhor final: Pokémon X/Y (3DS)

Até os fãs têm que concordar: Pokémon X/Y não tem a história como foco principal da sua jogatina. Porém, o final da nova geração de monstrinhos trouxe uma grande reviravolta, digna de uma ótima cara de surpresa e até mesmo algumas lágrimas masculinas de emoção. Quer saber como aproveitar o “melhor final de 2013”? Vá jogar Pokémon então!

Gossip Stone: Olha o Spoiler! ¬¬’

Personagem do ano: Luigi

Este prêmio não foi dado por nós, mas pela própria Nintendo. Afinal, se 2013 foi o “Ano do Luigi”, quem mais seria o personagem deste ano? O eterno jogador nº 2 ganhou um grande destaque este ano com vários jogos (Luigi’s Mansion: Dark Moon, New Super Luigi U e Mario & Luigi: Dream Team são exemplos), um 3DS XL tematizado e até mesmo um Direct só para o nosso Mario verde favorito. Esperamos que este destaque não pare e que continue também nos outros anos!

Gossip Stone: Você jamais imaginou que o Player Two, o Mario verde, o medroso, teria um ano só dele, não é? Eu também não. Bem que 2014 poderia ser o ano da Pedra...

Fato do ano: lançamento oficial do Wii U no Brasil

Demorou, mas chegou. Sem dúvidas, o fato do ano para os amantes da Nintendo foi o lançamento oficial do Wii U aqui em terras brasileiras, depois de um ano de seu lançamento. E tudo com muito estilo durante o Brasil Nintendo Showcase, um grande evento com a presença de Charles Martinet. Ainda falta muito apoio da Big N no Brasil, mas já é um começo e esperamos que fatos como este se tornem cada vez mais recorrentes.

Gossip Stone: Mais atrasado que aquele seu amigo ruim de Mario Kart, mas ao menos o Wii U está entre nós. Mas ainda sem eShop nacional… eita, Nintendo…

Mico do ano: vendas do Wii U

O Wii U chegou ao Brasil, recebeu vários jogos, muita propaganda, muito hype, enfim: muita coisa. O console de mesa da Nintendo tentou e tentou muito (e até andou conseguindo), mas não conseguiu vender o que precisa para cair na graça dos jogadores pelo mundo. Maior que um mico desses é o medo de ter um novo Virtual Boy (esperamos que não!).

Gossip Stone: Já falei: pra vender milhões de Wii U é só lançar um jogo meu! Mas esse final de ano, o Wii U se saiu bem melhor.

Jogo mais esperado de 2014: Super Smash Bros. for 3DS/Wii U

Podem vir Mario, Zelda, Pokémon ou qualquer outro jogo para o ano que vem: a pancadaria sempre é a mais esperada. Super Smash Bros. ganha nosso prêmio de “mais esperado de 2014” por trazer aquela expectativa de sempre: quais batalhas poderemos montar? Quais estágios teremos para apreciar? E o melhor: como SSB ficará em um portátil? Isto é só mais pra frente em 2014, mas já podemos começar a imaginar, não é?

Gossip Stone: Nada disso, o jogo mais esperado de 2014 é o meu! ¬¬’

Categorias extras


2013 foi um ano maravilhoso para o mundo dos jogos Nintendo, com jogos que vão ficar para sempre em nossas memórias e em nossos consoles. Esperamos que 2014 seja um ano tão bom quanto esse — e até melhor, é claro! Qual premiação você achou justa? E qual seria diferente na sua opinião?


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Stefano Genachi
Comentários: Gossip Stone

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Melhor psicopata : Espurr (Pokemon X e Y

    ResponderExcluir
  2. O Villager é SINISTRO!!! Mas creio que o SC Blacklist devia ter aparecido assim como o ACIV.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google